[AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
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[AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Bom dia galera, la vem eu de novo...
Deixa explicar oque aconteceu do início ate agora.
A 2 anos comprei esse Gol AP 1.6 a álcool.
Rodei com ele normal e depois tive problemas da agua sumir do reservatório, procurei por vazamentos e não achava por fim a agua e óleo se misturaram, levei em um mecânico "porco" que só abriu tirou a junta velha e montou de novo.
Beleza o carro rodou 7 meses com a nova junta e logo depois mais uma vez queimada, mas dessa vez a agua voltava pela tampa do reservatório e não sujava o óleo, testei 5 tampas diferentes e o problema persistia...
Decidir procurar um amigo que faz "Gaiolas" e entende muitos desses motores AP, conversamos e ele optou por abrir o motor e verificar tudo.
Assim logo descobrimos que a junta havia se partido no primeiro cilindro jogando compressão para dentro do sistema de Arrefecimento.
Ele fez o trabalho corretamente eu ainda acompanhei passo a passo:
Plainou o cabeçote, verificou bloco, limpou todo sistema de arrefecimento ( estava sem aditivo ),
Montou novamente o motor, colocando aditivo e tudo mais... por morar no interior e não termos achado na época a válvula de marca original MTE, usamos umas LTW ou LDW não estou certo, resultado?
Travou mesmo com aditivo depois de 8 meses, la vai eu de novo abrir o motor...
Conversando com o rapaz da retifica ele nos deu uma garantia do serviço e refez a plaina e dessa vez ainda diamantou o cabeçote pra mim para não a ver erro de que era no cabeçote. Novamente mediu o bloco e nada consta nele...
Bom o mecânico montou de novo e ficou com o carro 1 dia testando, até aqui foi tudo tranquilo do não colocamos aditivo por medo de dar erro noa testes.
Peguei o carro ontem e fui rodar com o carro tudo normal carro tava frio, depois de uma distância na cidade o ponteiro atinge o meio mais não dá sinal de ventoinha, ele colocou uma lâmpada para acender quando a ventoinha armar. E a surpresa ponteiro foi quase la em cima perto do vermelho para ela armar...
Tenho um manometro auxiliar para acompanhar temperatura e ele estava com escala la no 100°
Parei o carro e liguei pro mecânico ele pediu pra eu fazer olhar o nivel de agua e ver como estava, tava normal, pediu pra eu deixar esfriar e ligar novamente e deixa esquentando e colocar a não na mangueira da válvula e observar se circulava por ali a agua, sim a válvula abre e a água circula, a bomba água retorna água normal, tanto na lenta ou quando acelera volta água ao reservatório.
Ja to cansado de tanto procurar defeitos e de testes em cima de testes confesso que até fiquei desanimado dessa vez e pensei em parar o Gol e deixa ele la até resolver arrumar, o mecânico que não deixou e disse que preferia abrir.
Dessa vez troquei:
Válvula termostatica MTE Thomson 87°
Cebolão MTE Thomson 92/87°
Plaina e Diamantado no cabeçote
Reservatório
Tampa do reservatório ( original da Vw comprado numa concessionária )
A cebolinha é uma MTE Thombson também mais não achei o código nela não.
Vindo trabalhar hoje o ponteiro veio da minha casa ate o meu trabalho perto de encostar no vermelho.
Porém a luz não pisca hora nenhuma e o carro não ferveu e aparentemente a agua água ta normal não abaixou nada...
Foto tirada quando tinha chegado no serviço mais acho que da pra se ter uma noção de como ponteiro está trabalhando.
Se alguém poder me dar uma luz/ajuda eu agradeço !
Deixa explicar oque aconteceu do início ate agora.
A 2 anos comprei esse Gol AP 1.6 a álcool.
Rodei com ele normal e depois tive problemas da agua sumir do reservatório, procurei por vazamentos e não achava por fim a agua e óleo se misturaram, levei em um mecânico "porco" que só abriu tirou a junta velha e montou de novo.
Beleza o carro rodou 7 meses com a nova junta e logo depois mais uma vez queimada, mas dessa vez a agua voltava pela tampa do reservatório e não sujava o óleo, testei 5 tampas diferentes e o problema persistia...
Decidir procurar um amigo que faz "Gaiolas" e entende muitos desses motores AP, conversamos e ele optou por abrir o motor e verificar tudo.
Assim logo descobrimos que a junta havia se partido no primeiro cilindro jogando compressão para dentro do sistema de Arrefecimento.
Ele fez o trabalho corretamente eu ainda acompanhei passo a passo:
Plainou o cabeçote, verificou bloco, limpou todo sistema de arrefecimento ( estava sem aditivo ),
Montou novamente o motor, colocando aditivo e tudo mais... por morar no interior e não termos achado na época a válvula de marca original MTE, usamos umas LTW ou LDW não estou certo, resultado?
Travou mesmo com aditivo depois de 8 meses, la vai eu de novo abrir o motor...
Conversando com o rapaz da retifica ele nos deu uma garantia do serviço e refez a plaina e dessa vez ainda diamantou o cabeçote pra mim para não a ver erro de que era no cabeçote. Novamente mediu o bloco e nada consta nele...
Bom o mecânico montou de novo e ficou com o carro 1 dia testando, até aqui foi tudo tranquilo do não colocamos aditivo por medo de dar erro noa testes.
Peguei o carro ontem e fui rodar com o carro tudo normal carro tava frio, depois de uma distância na cidade o ponteiro atinge o meio mais não dá sinal de ventoinha, ele colocou uma lâmpada para acender quando a ventoinha armar. E a surpresa ponteiro foi quase la em cima perto do vermelho para ela armar...
Tenho um manometro auxiliar para acompanhar temperatura e ele estava com escala la no 100°
Parei o carro e liguei pro mecânico ele pediu pra eu fazer olhar o nivel de agua e ver como estava, tava normal, pediu pra eu deixar esfriar e ligar novamente e deixa esquentando e colocar a não na mangueira da válvula e observar se circulava por ali a agua, sim a válvula abre e a água circula, a bomba água retorna água normal, tanto na lenta ou quando acelera volta água ao reservatório.
Ja to cansado de tanto procurar defeitos e de testes em cima de testes confesso que até fiquei desanimado dessa vez e pensei em parar o Gol e deixa ele la até resolver arrumar, o mecânico que não deixou e disse que preferia abrir.
Dessa vez troquei:
Válvula termostatica MTE Thomson 87°
Cebolão MTE Thomson 92/87°
Plaina e Diamantado no cabeçote
Reservatório
Tampa do reservatório ( original da Vw comprado numa concessionária )
A cebolinha é uma MTE Thombson também mais não achei o código nela não.
Vindo trabalhar hoje o ponteiro veio da minha casa ate o meu trabalho perto de encostar no vermelho.
Porém a luz não pisca hora nenhuma e o carro não ferveu e aparentemente a agua água ta normal não abaixou nada...
Foto tirada quando tinha chegado no serviço mais acho que da pra se ter uma noção de como ponteiro está trabalhando.
Se alguém poder me dar uma luz/ajuda eu agradeço !
- bleidao
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Muito estranho, hein!
Coloca um cebolão mais baixo só para testar.
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http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Passei por situações parecidas, após toda limpeza e tal, eu troquei o cebolão e ficou de boa. Faz o teste troca o cebolão.
Nilo Cabral
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Por mais que esteja usando MTE Thomsom, o referido pode apresentar problemas.
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Mais no caso com a valvula de 87° qual seria o cebolão que eu poderia usar ? Pois a valvula já abre em uma temperatura alta.bleidao escreveu:Muito estranho, hein!
Coloca um cebolão mais baixo só para testar.
Tem 2 dias que comprei sera que veio xom defeito de fábrica ? :snilocabral escreveu:Passei por situações parecidas, após toda limpeza e tal, eu troquei o cebolão e ficou de boa. Faz o teste troca o cebolão.
bleidao escreveu:Por mais que esteja usando MTE Thomsom, o referido pode apresentar problemas.
Vou ser muito azarento então, porque procurei até saber de marcas e todo mundo recomendou a TBE.
Vo passar lá no mecânico a tarde pra tentar achar a solução.
- bleidao
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
VT 288.87 é a referência correta da Termostática.
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
JuulinxD ,
Beleza ???
Vc por acaso já tentou trocar a cebolinha ??? Aquela que indica a temperatura pra o painel ??? De repente esta tudo certo e quem esta zuada é ela e no painel aparece que esta quase fervendo .....
Abraços !!!
Beleza ???
Vc por acaso já tentou trocar a cebolinha ??? Aquela que indica a temperatura pra o painel ??? De repente esta tudo certo e quem esta zuada é ela e no painel aparece que esta quase fervendo .....
Abraços !!!
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Pse, eu ja teria verificado o painel a muito tempo, as vezes é ele e é simples de arrumar.Bill escreveu:JuulinxD ,
Beleza ???
Vc por acaso já tentou trocar a cebolinha ??? Aquela que indica a temperatura pra o painel ??? De repente esta tudo certo e quem esta zuada é ela e no painel aparece que esta quase fervendo .....
Abraços !!!
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Uma outra dica seria olhar se a ventoinha esta girando no sentido certo .....
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Pois é...Bill escreveu:Uma outra dica seria olhar se a ventoinha esta girando no sentido certo .....
O correto é ela puxar o ar externo para dentro do cofre. Muitos não observam isso.
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Biil eu testei sim, me parece o problema ser no painel mesmo...Bill escreveu:JuulinxD ,
Beleza ???
Vc por acaso já tentou trocar a cebolinha ??? Aquela que indica a temperatura pra o painel ??? De repente esta tudo certo e quem esta zuada é ela e no painel aparece que esta quase fervendo .....
Abraços !!!
Vamo la passei no mecânico a valvula estava travada ( de novo ) foi retirada a válvula e mesmo assim o ponteiro vai lá em cima como se o carro estivesse fervendo a ventoinha tá jogando o ar sentido a parede corta fogo está correto ?
Deixei o carro sem a válvula por enquanto, é a segunda que trava
Tá tenso viu...
O cebolão arma normalmente a ventoinha, me recomendaram colocar manometro digital e ver a temperatura por ele mas eu ja tenho um externo e nele a temperatura fica entre 80/100°. Mais sei que esses de escala pode conter variações
Outro fato falaram que o cabeçote rebaixado o carro vai esquentar mais um pouco e o meu tem os dutos aberto tbm seria isso ?
To com cebolão 92/87 Mais to pensando em por um de grau bem menor 86/82 sei la...
Carro é de trabalho e ta dificil.
- Bill
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Caramba !!!
Sim a ventoinha joga o ar pra dentro, na direção da parede corta fogo mesmo .....
os dutos abertos não seriam motivo, mas a taxa sim, ele esta taxado ??? Está com quanto de taxa e roda com qual combustível ???
Sim a ventoinha joga o ar pra dentro, na direção da parede corta fogo mesmo .....
os dutos abertos não seriam motivo, mas a taxa sim, ele esta taxado ??? Está com quanto de taxa e roda com qual combustível ???
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Bom ele é a álcool original, mas o cabeçote tem ums 0,7mm rebaixado e não sei quanto abaixou com essa última plaina.Bill escreveu:Caramba !!!
Sim a ventoinha joga o ar pra dentro, na direção da parede corta fogo mesmo .....
os dutos abertos não seriam motivo, mas a taxa sim, ele esta taxado ??? Está com quanto de taxa e roda com qual combustível ???
A junta to usando original dos AP Alcool mesmo.
Taxa original e 14:1 ?
Com esses números sou meio leigo
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Novidade, achamos o erro...
Bom galera depois de rodar muito e conversar com vários especialista resolvemos.
Fomos até a ritifica onde o cabecore foi feito e conversamos sobre a taxa de compressão.
Segundo ele a taxa original dos motores AP a álcool e na faixa de 12,3:1...
E com a última plaina o meu deu um pulinho pra uns 13,6... Ele está com 0.9mm rebaixado e segundo o mesmo o diamantado também ajuda a da um aumento.
Sabendo disso fomos a um preparador de motores e conversamos com ele sobre os fatos do carro e seus comportamentos, depois de muita conversa e explicações o mesmo me recomendou usar uma válvula 80° dos motores MD e um cebolão dos carros a gasolina 86/76°. ( Mas já deixou claro no aumento do consumo por causa da faixa mais baixa ).
Mais ainda sim continua o problema do painel la nos 120°, conversando com um eletricista ele trocou novamente a cebolinha e nada, testou outra marca e o mesmo problema...
Até que ele condenou o Regulador de voltagem do painel, lembrei que tinha um em casa de um painel antigo que tinha desmontado, e pimba o ponteiro agora começa passar do meio a ventoinha entra.
Seguindo conselhos do mecânico vou rodar mais uns 3 dias com o carro para poder colocar o aditivo... Por motivo de sisma mesmo, mais o carro já esta liso, Obrigado a quem procuro me ajudar galera vocês são fodas !.
A respeito do Aditivo eu usava o:
Paraflu - Rosa.
Me recomendaram usar
Paraflu - Azul ou Radiex Rosa.
Qual vocês preferem ?
Bom galera depois de rodar muito e conversar com vários especialista resolvemos.
Fomos até a ritifica onde o cabecore foi feito e conversamos sobre a taxa de compressão.
Segundo ele a taxa original dos motores AP a álcool e na faixa de 12,3:1...
E com a última plaina o meu deu um pulinho pra uns 13,6... Ele está com 0.9mm rebaixado e segundo o mesmo o diamantado também ajuda a da um aumento.
Sabendo disso fomos a um preparador de motores e conversamos com ele sobre os fatos do carro e seus comportamentos, depois de muita conversa e explicações o mesmo me recomendou usar uma válvula 80° dos motores MD e um cebolão dos carros a gasolina 86/76°. ( Mas já deixou claro no aumento do consumo por causa da faixa mais baixa ).
Mais ainda sim continua o problema do painel la nos 120°, conversando com um eletricista ele trocou novamente a cebolinha e nada, testou outra marca e o mesmo problema...
Até que ele condenou o Regulador de voltagem do painel, lembrei que tinha um em casa de um painel antigo que tinha desmontado, e pimba o ponteiro agora começa passar do meio a ventoinha entra.
Seguindo conselhos do mecânico vou rodar mais uns 3 dias com o carro para poder colocar o aditivo... Por motivo de sisma mesmo, mais o carro já esta liso, Obrigado a quem procuro me ajudar galera vocês são fodas !.
A respeito do Aditivo eu usava o:
Paraflu - Rosa.
Me recomendaram usar
Paraflu - Azul ou Radiex Rosa.
Qual vocês preferem ?
- João Victor AP
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Também é bom verificar o sensor de temperatura.
Juulin... uma coisa que muitos esquecem é da bomba d' água. Talvez ela já esteja com problemas no rotor.
Como atualmente, a maioria dos fabricantes usam rotor de plástico, com o passar dos anos, as pás se desgastam, ou o rotor acaba trincando, muitas vezes quando o rotor trinca as pás com o tempo quebram também.
Qual o estado do radiador do seu carro ?
Quando o radiador está com as colméias entupidas, com muita sujeira, ou as aletas do radiador amassadas, o sistema de arrefecimento se tornará ineficiente.
Juulin... uma coisa que muitos esquecem é da bomba d' água. Talvez ela já esteja com problemas no rotor.
Como atualmente, a maioria dos fabricantes usam rotor de plástico, com o passar dos anos, as pás se desgastam, ou o rotor acaba trincando, muitas vezes quando o rotor trinca as pás com o tempo quebram também.
Qual o estado do radiador do seu carro ?
Quando o radiador está com as colméias entupidas, com muita sujeira, ou as aletas do radiador amassadas, o sistema de arrefecimento se tornará ineficiente.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Tá tudo novo João kkk.. gastei uns 80 reais (sensores)trocando peças que ou vinham estragadas de fábricas ou achávamos que não estavam fazendo leitura correta..João Victor AP escreveu:Também é bom verificar o sensor de temperatura.
Juulin... uma coisa que muitos esquecem é da bomba d' água. Talvez ela já esteja com problemas no rotor.
Como atualmente, a maioria dos fabricantes usam rotor de plástico, com o passar dos anos, as pás se desgastam, ou o rotor acaba trincando, muitas vezes quando o rotor trinca as pás com o tempo quebram também.
Qual o estado do radiador do seu carro ?
Quando o radiador está com as colméias entupidas, com muita sujeira, ou as aletas do radiador amassadas, o sistema de arrefecimento se tornará ineficiente.
A bomba d'água está funcionando perfeitamente, o mecânico chegou a suspeitar dela e a desmontou para verificar e ela estava boa.
O radiador também e novo tem menos de 1 ano de uso.
O meu problema estava naquela pecinha que mede a voltagem do painel "Regulador" que estava marcando errado no painel. Ele chegava a ir no vermelho sem o carro ferver.
E o problema da junta, segundo o preparador e a taxa de compressão que está alta e como eu estava usando válvula de 87 e o cebolão 92/87, o sistema esfriava e superaquecia novamente rápido e podendo chegar a passar dos 92° por causa que o eletro ventilador não tava dando conta.
Aí ele recomendou usar a válvula do MD e cebolão do Gasolina. Pois o cabeçote ta rebaixado 0.9mm e recebeu diamantado além de ter os dutos abertos.
E segundo ele o comando 49G ajuda nessa parte também..
Agora vo testar o carro durante alguns dias e colocar aditivo mais to na dúvida da marca e da cor. :s
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
A cor do aditivo é só pra efeito visual mesmo. Eu uso no meu um da marca Koube, já uso a bastante tempo e gosto muito.
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Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
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- João Victor AP
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Que bom que o problema foi resolvido !JuulinxD escreveu: Tá tudo novo João kkk.. gastei uns 80 reais (sensores)trocando peças que ou vinham estragadas de fábricas ou achávamos que não estavam fazendo leitura correta..
A bomba d'água está funcionando perfeitamente, o mecânico chegou a suspeitar dela e a desmontou para verificar e ela estava boa.
O radiador também e novo tem menos de 1 ano de uso.
O meu problema estava naquela pecinha que mede a voltagem do painel "Regulador" que estava marcando errado no painel. Ele chegava a ir no vermelho sem o carro ferver.
E o problema da junta, segundo o preparador e a taxa de compressão que está alta e como eu estava usando válvula de 87 e o cebolão 92/87, o sistema esfriava e superaquecia novamente rápido e podendo chegar a passar dos 92° por causa que o eletro ventilador não tava dando conta.
Aí ele recomendou usar a válvula do MD e cebolão do Gasolina. Pois o cabeçote ta rebaixado 0.9mm e recebeu diamantado além de ter os dutos abertos.
E segundo ele o comando 49G ajuda nessa parte também..
Agora vo testar o carro durante alguns dias e colocar aditivo mais to na dúvida da marca e da cor. :s
Tem aditivos orgânicos e sintéticos. Os aditivos orgânicos, duram mais tempo que os aditivos sintéticos.
As cores são verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos.
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Re: [AJUDA] Sistema de Arrefecimento/Temperatura .
Eita... o problema era mais ou menos simples!
Que bom que foi resolvido o problema. Cada problema é uma novidade pra nós.
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