Deixa explicar oque aconteceu do início ate agora.
A 2 anos comprei esse Gol AP 1.6 a álcool.
Rodei com ele normal e depois tive problemas da agua sumir do reservatório, procurei por vazamentos e não achava por fim a agua e óleo se misturaram, levei em um mecânico "porco" que só abriu tirou a junta velha e montou de novo.
Beleza o carro rodou 7 meses com a nova junta e logo depois mais uma vez queimada, mas dessa vez a agua voltava pela tampa do reservatório e não sujava o óleo, testei 5 tampas diferentes e o problema persistia...
Decidir procurar um amigo que faz "Gaiolas" e entende muitos desses motores AP, conversamos e ele optou por abrir o motor e verificar tudo.
Assim logo descobrimos que a junta havia se partido no primeiro cilindro jogando compressão para dentro do sistema de Arrefecimento.
Ele fez o trabalho corretamente eu ainda acompanhei passo a passo:
Plainou o cabeçote, verificou bloco, limpou todo sistema de arrefecimento ( estava sem aditivo ),
Montou novamente o motor, colocando aditivo e tudo mais... por morar no interior e não termos achado na época a válvula de marca original MTE, usamos umas LTW ou LDW não estou certo, resultado?
Travou mesmo com aditivo depois de 8 meses, la vai eu de novo abrir o motor...
Conversando com o rapaz da retifica ele nos deu uma garantia do serviço e refez a plaina e dessa vez ainda diamantou o cabeçote pra mim para não a ver erro de que era no cabeçote. Novamente mediu o bloco e nada consta nele...
Bom o mecânico montou de novo e ficou com o carro 1 dia testando, até aqui foi tudo tranquilo do não colocamos aditivo por medo de dar erro noa testes.
Peguei o carro ontem e fui rodar com o carro tudo normal carro tava frio, depois de uma distância na cidade o ponteiro atinge o meio mais não dá sinal de ventoinha, ele colocou uma lâmpada para acender quando a ventoinha armar. E a surpresa ponteiro foi quase la em cima perto do vermelho para ela armar...
Tenho um manometro auxiliar para acompanhar temperatura e ele estava com escala la no 100°
Parei o carro e liguei pro mecânico ele pediu pra eu fazer olhar o nivel de agua e ver como estava, tava normal, pediu pra eu deixar esfriar e ligar novamente e deixa esquentando e colocar a não na mangueira da válvula e observar se circulava por ali a agua, sim a válvula abre e a água circula, a bomba água retorna água normal, tanto na lenta ou quando acelera volta água ao reservatório.
Ja to cansado de tanto procurar defeitos e de testes em cima de testes confesso que até fiquei desanimado dessa vez e pensei em parar o Gol e deixa ele la até resolver arrumar, o mecânico que não deixou e disse que preferia abrir.
Dessa vez troquei:
Válvula termostatica MTE Thomson 87°
Cebolão MTE Thomson 92/87°
Plaina e Diamantado no cabeçote
Reservatório
Tampa do reservatório ( original da Vw comprado numa concessionária )
A cebolinha é uma MTE Thombson também mais não achei o código nela não.
Vindo trabalhar hoje o ponteiro veio da minha casa ate o meu trabalho perto de encostar no vermelho.
Porém a luz não pisca hora nenhuma e o carro não ferveu e aparentemente a agua água ta normal não abaixou nada...

Foto tirada quando tinha chegado no serviço mais acho que da pra se ter uma noção de como ponteiro está trabalhando.
Se alguém poder me dar uma luz/ajuda eu agradeço !