Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 19.

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 19.

Mensagem por João Victor AP »

E aí galera do CdGQ !
Hoje Irei mostrar pra vocês a ligação do interruptor do freio de mão.
Então vamos lá...

No plug do painel, não é aquele plug da esquerda o grande, e sim um pequeno que fica na direita, nesse plug vai ter 6 pinos.
No 2 pino é do freio de mão, e nele (se não me engano é da cor verde com listra marrom) o fio que sai vai para baixo do carpete e chega em um interruptor que fica lá embaixo da alavanca do freio de mão.

Ela ascende porque o painel já tem corrente positiva pós-chave, e essa corrente já está chegando no led indicador do freio de mão, mas a luz não está ascendendo porque não se tem negativo, e esse fio verde com listra marrom é o negativo, então você conecta ele no interruptor, parafusa o interruptor no carro.
Assim o interruptor tem corrente negativa, e quando o interruptor estiver pressionado ele corta corrente e a luz apaga, e quando ele está livre sem ser pressionado ele permite que a corrente passe e chegue ao led, e assim ele ascende.

Aqui vai um esquema elétrico que eu fiz :
Imagem

Qualquer dúvida poste um comentário aí em baixo que assim podemos debater sobre o assunto.
Se gostou do tutorial poste um comentário aí embaixo !
Espero ajudar !
Flw ! Abraço !

Tutorial Anterior : http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 25&t=37894
Próximo Tutorial : EM BREVE
Editado pela última vez por João Victor AP em 27 Jul 2016, 12:07, em um total de 1 vez.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 19.

Mensagem por bleidao »

João Victor AP escreveu:E aí galera do CdGQ !
Hoje Irei mostrar pra vocês a ligação da buzina.
Então vamos lá...

No plug do painel, não é aquele plug da esquerda o grande, e sim um pequeno que fica na direita, nesse plug vai ter 6 pinos.
No 2 pino é do freio de mão, e nele (se não me engano é da cor verde com listra marrom) o fio que sai vai para baixo do carpete e chega em um interruptor que fica lá embaixo da alavanca do freio de mão.

Ela ascende porque o painel já tem corrente positiva pós-chave, e essa corrente já está chegando no led indicador do freio de mão, mas a luz não está ascendendo porque não se tem negativo, e esse fio verde com listra marrom é o negativo, então você conecta ele no interruptor, parafusa o interruptor no carro.
Assim o interruptor tem corrente negativa, e quando o interruptor estiver pressionado ele corta corrente e a luz apaga, e quando ele está livre sem ser pressionado ele permite que a corrente passe e chegue ao led, e assim ele ascende.

Aqui vai um esquema elétrico que eu fiz :
Imagem

Qualquer dúvida poste um comentário aí em baixo que assim podemos debater sobre o assunto.
Se gostou do tutorial poste um comentário aí embaixo !
Espero ajudar !
Flw ! Abraço !

Tutorial Anterior : http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 25&t=37894
Próximo Tutorial : EM BREVE

Show, JV!!!

Então... só corrige porque é a instalação do fio do interruptor do freio de mão e não da buzina.

Abraço!
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

bleidao escreveu: Show, JV!!!

Então... só corrige porque é a instalação do fio do interruptor do freio de mão e não da buzina.

Abraço!
Opa !
Muito obrigado pela correção mano !
Vlw mesmo !
Falei errado ali em cima :D

Abraço !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Agora sim!
uvsoliveira
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por uvsoliveira »

se eu pegar o fio do pino 2 e colocar direto na lata o led tem que acender correto? e se não acender, pode ser problema no led do painel? eu ia descascar o fino ali perto do conector para não ter o problema de ele estar quebrado.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

uvsoliveira escreveu:se eu pegar o fio do pino 2 e colocar direto na lata o led tem que acender correto? e se não acender, pode ser problema no led do painel? eu ia descascar o fino ali perto do conector para não ter o problema de ele estar quebrado.
Isso mesmo !
Se pegar o fio que vai lá no interruptor do freio de mão, e encostá-lo em algum ponto negativo do carro (em algum ponto da lataria sem tinta, polo negativo da bateria) a luz do freio de mão no painel terá que acender.
Caso não ascenda, então pode ser problema no fio, no plug do painel, no led, ou na malha.
lucascht
Membro
Membro
Carro: Voyage 1.6 1992

Mensagem por lucascht »

Cara, excelentes seus tutoriais. Teria como passar um esquema da ligaçao da luz do painel do ar? o meu n está funcionando e medi com o multimetro e parece q nao tem tensao nos terminais q vao na lampada. Na real, nao acende nenhuma lampada dos comandos, nem do desembaçador, farol (o reostato tbm n funciona), somente do alerta q fica piscando e o painel de instrumentos q acende, mas as funçoes funcionam, tipo, o desembaçador funciona, mas as vezes estou rodando no sol de 30º e me deparo com o desembaçador ligado de alguma vez anteriormente q precisou, e nao tem nd q indique q ele ta ligado. Eles funcionavam a uns anos atras, mas teve uma vez q deu uma pane, ligava o pisca, o limpador de para brisa q funcionava, e a gota d'agua foi ao ligar o farol alto apagou tudo, veio um cheiro de queimado, e depois foi arrumado, trocado relé e tal, mas isso foi a uns 2 anos, porem a iluminaçao interna deixou de funcionar antes dessa pane. Se puder me ajudar, fico no aguardo. Desde ja obrigado e parabéns.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

lucascht escreveu:Cara, excelentes seus tutoriais. Teria como passar um esquema da ligaçao da luz do painel do ar? o meu n está funcionando e medi com o multimetro e parece q nao tem tensao nos terminais q vao na lampada. Na real, nao acende nenhuma lampada dos comandos, nem do desembaçador, farol (o reostato tbm n funciona), somente do alerta q fica piscando e o painel de instrumentos q acende, mas as funçoes funcionam, tipo, o desembaçador funciona, mas as vezes estou rodando no sol de 30º e me deparo com o desembaçador ligado de alguma vez anteriormente q precisou, e nao tem nd q indique q ele ta ligado. Eles funcionavam a uns anos atras, mas teve uma vez q deu uma pane, ligava o pisca, o limpador de para brisa q funcionava, e a gota d'agua foi ao ligar o farol alto apagou tudo, veio um cheiro de queimado, e depois foi arrumado, trocado relé e tal, mas isso foi a uns 2 anos, porem a iluminaçao interna deixou de funcionar antes dessa pane. Se puder me ajudar, fico no aguardo. Desde ja obrigado e parabéns.
Muito obrigado Lucas :good:

Cara, a iluminação da luz do painel dos comandos de ar é simples, tem um fio terra (marrom) e outro que é positivo pós-chave.
É só verificar de onde os fios vem, e se eles estão ligados corretamente.

Já para solucionar o problema de painel, botões, você terá que ver meus tutoriais anteriores, que falam da ligação do botão de lanterna/farol, lá eu mostro como ligar tudo : http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 25&t=37143

Pra ligar o reostato do modelo CL é simples, é só encontrar o fio Cinza com Listra azul do painel de instrumentos e conectar no terminal 58S do botão de lanterna/farol, e já estará funcionando o reostato.
Você também pode dar uma verificada na fiação do seu painel de instrumentos, meu tutorial parte 14 eu mostro a ligação do painel de instrumentos : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37455

E sobre o desembaçador, pelo jeito é algum problema nos fios, algum fio positivo que só deveria passar corrente nele quando o botão fosse acionado ganha corrente positiva por meio de alguma ligação e faz o desembaçador ser acionado.
Ou pode ser problema nos terminais, ou no botão, isso deve ser verificado com calma.

Se ocorreu essas panes aí, acredito que era gambiarras.
Essas panes também podem ter sido causadas por fusíveis com amperagem errada, e assim ao invés do fusível se "sacrificar" para não danificar os outros equipamentos, ele não queimou, e foi a fiação, os outros componentes que acabaram queimando.

Dê uma olhada nesses tutoriais que passei o link, e em outros que falam sobre ligação do botão de pisca-alerta, tem outros que falam sobre os neblinas, etc. Vale a pena dar uma olhada !

Espero ter ajudado :good:
Abraço !
lucascht
Membro
Membro

Mensagem por lucascht »

Cara, valeu, realmente tinha algumas gambiarras pq o dono anterior tinha colocado uns neons pra pedaleira e pisca conjugado. Eu sei q tem um fio cinza solto, n sabia oq era, mas pode ser do reostato msm. Talvez vc n entendeu mto bem, os farois acendem normal, so a iluminaçao do botao dele q n funciona, talvez se trocar o led q vai dentro dele resolva. O desembaçador fica ligado pq eu esqueço de desligar, n q ele liga sozinho (esqueço justamente pq a iluminaçao dele n funciona kkkk, ja abri ele e vi q tem 2 leds, 1 verde e 1 branco, talvez troca-los resolva). No caso do painel do ar fiquei em duvida pq ele teria q acender somente qdo ligo os farois, correto? se eu ligar no pós chave ele n ficara sempre aceso? Eu troquei de painel faz uma semana, coloquei um de Santana com conta giros no meu q era CL, só removi os leds do meu CL e coloquei no Santana pq era diferente, mas funcionou tudo. eu n sabia o esquema do chicote do painel, mas vi no teu tutorial. Falando nisso, desnecessario me indicar os tutoriais, pq ja li TODOS kkkk, e todos tops. Abraço.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

lucascht escreveu:Cara, valeu, realmente tinha algumas gambiarras pq o dono anterior tinha colocado uns neons pra pedaleira e pisca conjugado. Eu sei q tem um fio cinza solto, n sabia oq era, mas pode ser do reostato msm. Talvez vc n entendeu mto bem, os farois acendem normal, so a iluminaçao do botao dele q n funciona, talvez se trocar o led q vai dentro dele resolva. O desembaçador fica ligado pq eu esqueço de desligar, n q ele liga sozinho (esqueço justamente pq a iluminaçao dele n funciona kkkk, ja abri ele e vi q tem 2 leds, 1 verde e 1 branco, talvez troca-los resolva). No caso do painel do ar fiquei em duvida pq ele teria q acender somente qdo ligo os farois, correto? se eu ligar no pós chave ele n ficara sempre aceso? Eu troquei de painel faz uma semana, coloquei um de Santana com conta giros no meu q era CL, só removi os leds do meu CL e coloquei no Santana pq era diferente, mas funcionou tudo. eu n sabia o esquema do chicote do painel, mas vi no teu tutorial. Falando nisso, desnecessario me indicar os tutoriais, pq ja li TODOS kkkk, e todos tops. Abraço.
Então foram essas gambiarras aí que deixaram o carro com a elétrica problemática :D

Eu tinha dito pós-chave, mas eu me confundi na hora de escrever, desculpe !
Confundo muito Pós-Chave com Pós-Lanterna.
O fio da iluminação do painel dos comandos de AR é pós-lanterna, assim quando você ascende a lanterna, passa corrente para luzes do painel, painel de instrumentos, botões, etc.

Pelo que você me falou, eu tinha entendido que o desembaçador ligava sozinho :lol: : "o desembaçador funciona, mas as vezes estou rodando no sol de 30º e me deparo com o desembaçador ligado de alguma vez anteriormente q precisou, e nao tem nd q indique q ele ta ligado"
Eu pensei que você estava andando de boa no verão, e do nada, desembaçador ligava lá sozinho no calorão :lol:

Se o botão está ligado corretamente, então são os led's que estão queimados (ou talvez o botão está sem os led's).
É só trocar o led interno do seu botão, um led é bem barato, você encontra facilmente em qualquer Loja de Eletrônicos.

Espero ter te ajudado :good:
Um forte abraço !
lucascht
Membro
Membro

Mensagem por lucascht »

Cara, tem como entrar em contato cm vc? preciso de uma ajuda marota, a situaçao da eletrica do meu quadrado ta cheia de 9 hora, se puder me ajudar, agradeço, meu email: lucas.b.bison@hotmail.com
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

lucascht escreveu:Cara, tem como entrar em contato cm vc? preciso de uma ajuda marota, a situaçao da eletrica do meu quadrado ta cheia de 9 hora, se puder me ajudar, agradeço, meu email: lucas.b.bison@hotmail.com
Tem sim :D
WhatsApp : (034) 9.9168-3778
Fabiolin
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Fabiolin »

Boa tarde. João Victor AP seus tutoriais estão excelentes show de bola. Eu queria te pedir que em algum tutorial adiante vc fizesse do limpador traseiro sei que existem dois modelos um com 4 fios e outro com três. Ganhei de um amigo um de 4 fios e não consegui nenhum eletricista fazer ele funcionar corretamente num gol 1.0 1996 modelo quadrado e está difícil fazer funcionar corretamente. Com sua ajuda e seu tutorial eu irei encarar este desafio. Parabéns pelo seu trabalho muito bom mesmo.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Fabiolin escreveu:Boa tarde. João Victor AP seus tutoriais estão excelentes show de bola. Eu queria te pedir que em algum tutorial adiante vc fizesse do limpador traseiro sei que existem dois modelos um com 4 fios e outro com três. Ganhei de um amigo um de 4 fios e não consegui nenhum eletricista fazer ele funcionar corretamente num gol 1.0 1996 modelo quadrado e está difícil fazer funcionar corretamente. Com sua ajuda e seu tutorial eu irei encarar este desafio. Parabéns pelo seu trabalho muito bom mesmo.
Várias pessoas já me pediram esse tutorial... e ainda não fiz !
Nessa semana vou correr atrás disso, procurar nos meus cadernos apostilas de esquemas elétricos.

Obrigado pela sugestão :good:

Abraço !
makswell
Membro
Membro
Carro: Parati 93

Mensagem por makswell »

Boa tarde galera,
Vi o tutorial ali sobre a instalação do interruptor de freio de mão, mais mesmo assim estou tendo um problema com a parati 93.
É o seguinte, fiz troca do painel CL pelo painel do gol g3, tá tudo prefeito, velocimetro, contagiros, luz da bateria, oléo, temperatura, marcadr de combustivel, farolete, farol alto, tudo funcionando menos o freio de mão, quando fui olhar encontrei o fio dele solto em baixo do carpete, encostei na lata e acendeu no painel, porem quando fui liga-lo ao freio de mão, não encontrei o interruptor, resolvi comprar um, comprei mais não consegui localizar o local correto para fixar, alguém poderia me ajudar? Se possível com fotos! Abraços..

No meu carro está este modelo de alavanca:
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct= ... 1136595501
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

O interruptor fica parafusado em baixo da alavanca do freio de mão, infelizmente não tenho fotos dele instalado.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

makswell escreveu:Boa tarde galera,
Vi o tutorial ali sobre a instalação do interruptor de freio de mão, mais mesmo assim estou tendo um problema com a parati 93.
É o seguinte, fiz troca do painel CL pelo painel do gol g3, tá tudo prefeito, velocimetro, contagiros, luz da bateria, oléo, temperatura, marcadr de combustivel, farolete, farol alto, tudo funcionando menos o freio de mão, quando fui olhar encontrei o fio dele solto em baixo do carpete, encostei na lata e acendeu no painel, porem quando fui liga-lo ao freio de mão, não encontrei o interruptor, resolvi comprar um, comprei mais não consegui localizar o local correto para fixar, alguém poderia me ajudar? Se possível com fotos! Abraços..

No meu carro está este modelo de alavanca:
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct= ... 1136595501
O interruptor é o mesmo de porta... olha na imagem.

Imagem
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Bleidão é top ! Tem até a foto :clapclap:
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

João Victor AP escreveu:Bleidão é top ! Tem até a foto :clapclap:
Só pesquisei a foto correta, amigo...

Como sou experiente em freio de mão com problemas kkkkk está aí a foto.
Alef129
Membro
Membro
Carro: Voyage CL 1.6 - 1990

Mensagem por Alef129 »

Joao Victor se me permite estou juntando todos os seus tutoriais em um documento no google drive se quiserem eu disponibilizo pra vocês, fica melhor de se achar, esta me ajudando bastante pois meu voyage estava com varias gambiarras e ja esta quase 100% eu diria uns 80%
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”