Duvida luz do painel satelite

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
LaGuardia
Membro
Membro
Carro: Gol GTI 89

Duvida luz do painel satelite

Mensagem por LaGuardia »

Boa noite Galera,

A luz do painel do meu carro nao funciona desde quando comprei o carro, eu olhei os fusíveis tinha uns 3 queimados troquei, mas não era os fusiveis, e eu tbm testei as luzes do painel que fica atras e estão funcionando... to com duvida se é o botão reostato do meu carro, pq o mesmo nao roda a rolagem que tem e quando tirei parece que tá queimado, aí eu peguei da parati do meu pai e coloquei e nao funcionou, mas nao sei se ta funcionando o botao reostato da parati pq o do meu pai acende a luz do painel direto quando liga o farol.. minha duvida é a seguinte a luz do painel funciona sem o botão reostato? e como as outras luzes do painel funciona, pode ser que seja a malha eletrica do painel? qual deve ser o erro?
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Re: Duvida luz do painel satelite

Mensagem por João Victor AP »

Bom dia !

Iluminação do painel não funciona sem o Reostato não, te digo isso por minha experiência e conhecimento com parte elétrica.
O reostato recebe um Pós-Lanterna em um terminal, e sai corrente em outro terminal que vai para o painel, é assim em todo carro que usa o reostato, nunca encontrei um carro com esquema diferente desse.

Para testar é bom ter o ferramental, uma lâmpada de teste que você mesmo pode fazer, uma Caneta de Polaridade, ou melhor ainda um multímetro, mas com qualquer um deles dá pra testar. Sem um desses fios, fica complicado demais testar e complicado ligar.

Amigo, na maioria dos casos, é a Malha do Painel com defeito, alguma trilha danificada, rompida.

Teste os fios do Reostatos, use uma Caneta de Polaridade mesmo, é mais fácil, teste se entra e sai corrente nos terminais desse reostato.

Se você testou a luz do painel, então já podemos saber que não são elas com defeito.

No painel, no chicote da esquerda, tem um fio cinza com listra azul, esse fio vai direto no reostato, se você pegar ele, e ligar em um fio pós-chave, o painel deve acender. Mas se não acender desconecte o plug do painel com cuidado pegue novamente a caneta de polaridade e empurre a pontinha dela no pino do plug correspondente ao fio e veja se está chegando corrente, se estiver chegando corrente, então descarte a possibilidade do fio.

Se o Reostato estiver recebendo e saindo corrente, no fio está entrando e saindo corrente, lâmpadas funcionando, então com certeza é a malha.

Abraço !
LaGuardia
Membro
Membro

Mensagem por LaGuardia »

entendi.. eu já testei se tava passando corrente para o reostato e tava que vinha da parte eletrica do carro, mas não testei o reostato com o multimetro no caso eu ia ver se ele tem resistencia, meu amigo tem e pedi ele, só esperando acordar pq ele acorda tarde demais kkk.. esse chicote da esquerda, que vc tá dizendo é ligar ele direto no fio que liga o farol, aí vai funcionar igual a parati? vc liga o farol e o painel liga direto? vlw, desculpa mas não sou bom com eletricidade
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

LaGuardia escreveu:entendi.. eu já testei se tava passando corrente para o reostato e tava que vinha da parte eletrica do carro, mas não testei o reostato com o multimetro no caso eu ia ver se ele tem resistencia, meu amigo tem e pedi ele, só esperando acordar pq ele acorda tarde demais kkk.. esse chicote da esquerda, que vc tá dizendo é ligar ele direto no fio que liga o farol, aí vai funcionar igual a parati? vc liga o farol e o painel liga direto? vlw, desculpa mas não sou bom com eletricidade
Esse chicote da esquerda, é grande, tem alguns fios.
Nesse chicote tem um fio da cor Cinza com Listra azul, ele é da iluminação, teste se entra corrente pelo fio lá no reostato (aonde ele é conectado), e teste se sai corrente dele (chega até o plug do painel).
Eu falei para desconectar o fio da iluminação do painel do reostato e ligar ele em um Pós-chave, ou Corrente direta da bateria, apenas para ver se o painel acende, mas originalmente ele não é ligado nesse tipo de corrente.
Fio da iluminação do painel é ligado no terminal Pós-Lanterna de saída do Reostato, assim que você liga a lanterna, entra corrente para um terminal do reostato, assim o reostato é alimentado, e sai corrente positiva em outro terminal que é aonde vai ligado o fio cinza, e chega ao painel, para acender as lâmpadas de iluminação.
LaGuardia
Membro
Membro

Mensagem por LaGuardia »

entrar corrente eu já testei.. e tá entrando corrente, eu medi os ohms do reostato.. o do meu gol nao dá nada fica no 0 e o outro tá 11 a 25.. agora eu nao sei se esse tanto de ohms dá para acender o painel.. eu vi um fio cinza e azul, vou pegar ligar ele em uma bateria e o outro fio tbm? e ver se acendeu? tem perigo de queima nao?
LaGuardia
Membro
Membro

Mensagem por LaGuardia »

meu pai disse que ele teve que arrumar o da parati.. que ele nao achou esse botão e acabou pedindo para o eletricista ligar direto no farol.. nao sei se 11 a 25 ohms
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

LaGuardia escreveu:entrar corrente eu já testei.. e tá entrando corrente, eu medi os ohms do reostato.. o do meu gol nao dá nada fica no 0 e o outro tá 11 a 25.. agora eu nao sei se esse tanto de ohms dá para acender o painel.. eu vi um fio cinza e azul, vou pegar ligar ele em uma bateria e o outro fio tbm? e ver se acendeu? tem perigo de queima nao?
Se está entrando corrente no reostato, e saindo então tá beleza. Importante é entrar e sair :D

Pegue só o fio Cinza com Listra Azul, desconecte ele do reostato, e ligue ele direto em uma corrente positiva 12V do seu carro, (pode fazer uma emenda nesse fio e ligar lá no borne positivo da bateria direto), e veja se a iluminação do painel acende.
Ou pode ligar a lanterna, pegar o fio Cinza com Listra Azul que sai do painel e vai para o reostato, e ligue esse Cinza com Listra Azul junto com um outro fio que está lá no reostato, também tem que funcionar.
Se fizer isso que eu disse, e a iluminação acender, painel está beleza e problema é no reostato ou na fiação.
Se o painel não acender, então é problema no painel, na maioria das vezes é a malha.

Não tem perigo de queimar não amigo. As lâmpadas pingo são 12V, e elas irão receber corrente 12V, não tem risco de queimar não :good:
LaGuardia
Membro
Membro

Mensagem por LaGuardia »

beleza vou testar e te falo quando chegar em casa.. muito obrigado Joao Victor AP
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

LaGuardia escreveu:beleza vou testar e te falo quando chegar em casa.. muito obrigado Joao Victor AP
Por nada !

Aguardo Notícias !
LaGuardia
Membro
Membro

Mensagem por LaGuardia »

Desculpa a demora Joao Victor AP, eu olhei e testei e nao ligou.. o eletricista falou que a placa de circuito msm a tal malha.. Mas foi um problema, ele pos uma led em cima do painel, acendeu blza, mas nem tinha pedido pra fazer isso, fiquei griladasso, e rebentou um fio da malha, que a gasolina a temperatura do carro e o farol alto deu problema.. como esse painel é caro, vou ter que comprar só esse circuito msm. Mas o camarada foi ruim de serviço demais, to mt grilado ainda paguei 30 conto, que vi o problema que ele fez só depois.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

LaGuardia escreveu:Desculpa a demora Joao Victor AP, eu olhei e testei e nao ligou.. o eletricista falou que a placa de circuito msm a tal malha.. Mas foi um problema, ele pos uma led em cima do painel, acendeu blza, mas nem tinha pedido pra fazer isso, fiquei griladasso, e rebentou um fio da malha, que a gasolina a temperatura do carro e o farol alto deu problema.. como esse painel é caro, vou ter que comprar só esse circuito msm. Mas o camarada foi ruim de serviço demais, to mt grilado ainda paguei 30 conto, que vi o problema que ele fez só depois.
Bom dia !

Maioria dos casos é essa malha com defeito mesmo, com o passar do tempo ela vai apresentando defeitos.
Essa malha você encontra ela novinha para comprar no ML, por um preço muito bacana.

Camarada foi ruim de serviço mesmo hein mano !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Só a malha elétrica é barata...

Custa uns 100$ daquelas universais.
LaGuardia
Membro
Membro

Mensagem por LaGuardia »

Funcionou, agora tá bacana era a malha elétrica msm.. muito obrigado galera!
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

LaGuardia escreveu:Funcionou, agora tá bacana era a malha elétrica msm.. muito obrigado galera!
Por nada mano :good:
Estaremos sempre dispostos a ajudar !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

LaGuardia escreveu:Funcionou, agora tá bacana era a malha elétrica msm.. muito obrigado galera!
show!

O importante é estar funcionando.
Fabiano62
Membro
Membro
Carro: Voyage sport quadrad

Mensagem por Fabiano62 »

Boa noite galera
Sou novo por aqui e gostaria de uma ajuda
Meu reostato está ligado direto para funcionar o painel pois ele estava queimado...
Fiz o conserto do mesmo mas não sei qual seria a conexão correta da fiação no reostato para voltar a controlar a luminosidade no painel....
Eu tenho um Voyage sport 94
Alguém saberia me dizer qual esquema elétrico para o funcionamento correto do reostato?
Desde já agradeço
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”