![louco :crazy:](./images/smilies/crazy.gif)
Aqui estou eu, arriscando em fazer mais um tópico... Já adianto: não tenho graaaaaandes afinidades com isso, mas a intenção é ajudar a moçada, pra que não sofram atrás de informações e não tenham fontes confiáveis... EU sei bem o quanto isso é complicado, mas... eu aprendi, fui à luta!!
![yahoo :yahoo:](./images/smilies/yahoo.gif)
![yahoo :yahoo:](./images/smilies/yahoo.gif)
![yahoo :yahoo:](./images/smilies/yahoo.gif)
E agora espero poder ajudar a quem necessita da famigerada e tão falada (e tão pouco conhecida!!!) ligação dos relés da Injeção Magneti Marelli IAW-1AVB, ou simplesmente 1AVB.
![paz e amor :paz:](./images/smilies/pleasantry.gif)
Junto a isso vou compartilhar, também, umas anotações que fiz pra ajudar na confecção/montagem de um chicote a partir do zero, pra auxiliar na literatura DoutorIE. Literatura esta que, na minha modesta e leiga opinião, é a melhor de todas.
![relax :relax:](./images/smilies/dirol.gif)
Além disso vou deixar a dica do conector/suporte de relés que utilizo nos chicotes. É uma "mão na roda", e tem também o porta fusível, simplesmente mata a pau.
![perdao :pard:](./images/smilies/pardon.gif)
O relé que utilizo é da marca DNI, modelo DNI-102. Tanto para o relé principal quanto para o relé da bomba elétrica (ou auxiliar, secundário... tem uma porção de maneiras que se referem a este segundo relé).
![alerta !!!!](./images/smilies/alert.gif)
![alerta !!!!](./images/smilies/alert.gif)
![alerta !!!!](./images/smilies/alert.gif)
![alerta !!!!](./images/smilies/alert.gif)
São anotações que fiz de próprio punho, então tirei fotos de relativa qualidade, e acredito que vai ser legível.
Pode parecer simples (e é!!), mas temos aqui no mínimo uns 10~12 anos de estrada, resumidos nessas anotações. Espero que lhes seja MUITO útil, e seus projetos fiquem ótimos e todo mundo feliz com seus injetados!!
![beber :bb:](./images/smilies/drinks.gif)
Bom, vamos lá... vou colocar a imagem e logo abaixo a descrição, se for necessário.
![olho :ol:](./images/smilies/rolleyes.gif)
![olho :ol:](./images/smilies/rolleyes.gif)
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![Imagem](http://i176.photobucket.com/albums/w184/Passat83Turbo/20160908_210127-Ligaccedilatildeo%20releacutes%201AVB%20DoutorIE.jpg)
Aqui temos uma impressão do esquemático da Literatura DoutorIE, e anotei algumas informações.
![Imagem](http://i176.photobucket.com/albums/w184/Passat83Turbo/20160908_210155-Ligaccedilatildeo%20Bobina%201AVB%20DoutorIE.jpg)
Ainda sobre uma impressão (a mesma da imagem anterior, só que mais pra baixo da página) da Literatura DoutorIE, sobre a litação elétrica da bobina de ignição (2 pinos!!!).
![Imagem](http://i176.photobucket.com/albums/w184/Passat83Turbo/20160908_205959-Anotaccedilotildees%20pinagem%20conectores%201AVB.jpg)
Eis minhas anotações, dos conectores e dos respectivos pinos e ligações de cada um... no canto superior direito está a anotação da ligação dos relés... mas logo abaixo tem uma imagem em detalhe só sobre isso.
![Imagem](http://i176.photobucket.com/albums/w184/Passat83Turbo/20160908_205923-Anotaccedilotildees%20ligaccedilatildeo%20releacutes%201AVB.jpg)
E aqui está a ligação dos relés!!! ALELUUUUUIIIIIAAAAAA!!! ehehehehe
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
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![Imagem](http://i176.photobucket.com/albums/w184/Passat83Turbo/soquete%20releacutes%201AVB.jpg)
Este é o soquete/suporte para os relés, da marca ETE. São de muito boa qualidade, nunca tive problema algum. A fiação eu ajusto ela do meu jeito e retiro os fios que não serão utilizados.
E no geral: sempre use fios de boa qualidade. Bitola de acordo com o necessário. Soldas SEMPRE com estanho, e acabamento/isolamento de preferência com espaguete termo-retrátil, que além de ter excelente eficiência ainda dá um acabamento muito bom e caprichado. No final, com o chicote já passado, feito e isolado, utilize conduíte corrugado para dar acabamento e proteger a fiação, principalmente a parte que fica no cofre do motor, lembrando que mesmo assim não deve ser instalados fios junto a "cantos vivos" para evitar cortes e curtos, fixar e procurar fazer tudo do tamanho certo... fios curtos demais tendem a arrebentar, e longos demais dão um aspecto de bagunça.
Bom, gurizada gente-fina... acho que era isso!! Espero, de coração, poder ajudar com essas informações. Que não sofram como eu sofri com a falta de informação!!
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Grande abraço a todos,
![rindo :D](./images/smilies/biggrin.gif)
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Alex