[HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1AVB
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- AlexNichele
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[HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1AVB
Salve, galera!!
Aqui estou eu, arriscando em fazer mais um tópico... Já adianto: não tenho graaaaaandes afinidades com isso, mas a intenção é ajudar a moçada, pra que não sofram atrás de informações e não tenham fontes confiáveis... EU sei bem o quanto isso é complicado, mas... eu aprendi, fui à luta!!
E agora espero poder ajudar a quem necessita da famigerada e tão falada (e tão pouco conhecida!!!) ligação dos relés da Injeção Magneti Marelli IAW-1AVB, ou simplesmente 1AVB.
Junto a isso vou compartilhar, também, umas anotações que fiz pra ajudar na confecção/montagem de um chicote a partir do zero, pra auxiliar na literatura DoutorIE. Literatura esta que, na minha modesta e leiga opinião, é a melhor de todas.
Além disso vou deixar a dica do conector/suporte de relés que utilizo nos chicotes. É uma "mão na roda", e tem também o porta fusível, simplesmente mata a pau.
O relé que utilizo é da marca DNI, modelo DNI-102. Tanto para o relé principal quanto para o relé da bomba elétrica (ou auxiliar, secundário... tem uma porção de maneiras que se referem a este segundo relé).
São anotações que fiz de próprio punho, então tirei fotos de relativa qualidade, e acredito que vai ser legível.
Pode parecer simples (e é!!), mas temos aqui no mínimo uns 10~12 anos de estrada, resumidos nessas anotações. Espero que lhes seja MUITO útil, e seus projetos fiquem ótimos e todo mundo feliz com seus injetados!!
Bom, vamos lá... vou colocar a imagem e logo abaixo a descrição, se for necessário.
Aqui temos uma impressão do esquemático da Literatura DoutorIE, e anotei algumas informações.
Ainda sobre uma impressão (a mesma da imagem anterior, só que mais pra baixo da página) da Literatura DoutorIE, sobre a litação elétrica da bobina de ignição (2 pinos!!!).
Eis minhas anotações, dos conectores e dos respectivos pinos e ligações de cada um... no canto superior direito está a anotação da ligação dos relés... mas logo abaixo tem uma imagem em detalhe só sobre isso.
E aqui está a ligação dos relés!!! ALELUUUUUIIIIIAAAAAA!!! ehehehehe
Este é o soquete/suporte para os relés, da marca ETE. São de muito boa qualidade, nunca tive problema algum. A fiação eu ajusto ela do meu jeito e retiro os fios que não serão utilizados.
E no geral: sempre use fios de boa qualidade. Bitola de acordo com o necessário. Soldas SEMPRE com estanho, e acabamento/isolamento de preferência com espaguete termo-retrátil, que além de ter excelente eficiência ainda dá um acabamento muito bom e caprichado. No final, com o chicote já passado, feito e isolado, utilize conduíte corrugado para dar acabamento e proteger a fiação, principalmente a parte que fica no cofre do motor, lembrando que mesmo assim não deve ser instalados fios junto a "cantos vivos" para evitar cortes e curtos, fixar e procurar fazer tudo do tamanho certo... fios curtos demais tendem a arrebentar, e longos demais dão um aspecto de bagunça.
Bom, gurizada gente-fina... acho que era isso!! Espero, de coração, poder ajudar com essas informações. Que não sofram como eu sofri com a falta de informação!!
Grande abraço a todos,
Alex
Aqui estou eu, arriscando em fazer mais um tópico... Já adianto: não tenho graaaaaandes afinidades com isso, mas a intenção é ajudar a moçada, pra que não sofram atrás de informações e não tenham fontes confiáveis... EU sei bem o quanto isso é complicado, mas... eu aprendi, fui à luta!!
E agora espero poder ajudar a quem necessita da famigerada e tão falada (e tão pouco conhecida!!!) ligação dos relés da Injeção Magneti Marelli IAW-1AVB, ou simplesmente 1AVB.
Junto a isso vou compartilhar, também, umas anotações que fiz pra ajudar na confecção/montagem de um chicote a partir do zero, pra auxiliar na literatura DoutorIE. Literatura esta que, na minha modesta e leiga opinião, é a melhor de todas.
Além disso vou deixar a dica do conector/suporte de relés que utilizo nos chicotes. É uma "mão na roda", e tem também o porta fusível, simplesmente mata a pau.
O relé que utilizo é da marca DNI, modelo DNI-102. Tanto para o relé principal quanto para o relé da bomba elétrica (ou auxiliar, secundário... tem uma porção de maneiras que se referem a este segundo relé).
São anotações que fiz de próprio punho, então tirei fotos de relativa qualidade, e acredito que vai ser legível.
Pode parecer simples (e é!!), mas temos aqui no mínimo uns 10~12 anos de estrada, resumidos nessas anotações. Espero que lhes seja MUITO útil, e seus projetos fiquem ótimos e todo mundo feliz com seus injetados!!
Bom, vamos lá... vou colocar a imagem e logo abaixo a descrição, se for necessário.
Aqui temos uma impressão do esquemático da Literatura DoutorIE, e anotei algumas informações.
Ainda sobre uma impressão (a mesma da imagem anterior, só que mais pra baixo da página) da Literatura DoutorIE, sobre a litação elétrica da bobina de ignição (2 pinos!!!).
Eis minhas anotações, dos conectores e dos respectivos pinos e ligações de cada um... no canto superior direito está a anotação da ligação dos relés... mas logo abaixo tem uma imagem em detalhe só sobre isso.
E aqui está a ligação dos relés!!! ALELUUUUUIIIIIAAAAAA!!! ehehehehe
Este é o soquete/suporte para os relés, da marca ETE. São de muito boa qualidade, nunca tive problema algum. A fiação eu ajusto ela do meu jeito e retiro os fios que não serão utilizados.
E no geral: sempre use fios de boa qualidade. Bitola de acordo com o necessário. Soldas SEMPRE com estanho, e acabamento/isolamento de preferência com espaguete termo-retrátil, que além de ter excelente eficiência ainda dá um acabamento muito bom e caprichado. No final, com o chicote já passado, feito e isolado, utilize conduíte corrugado para dar acabamento e proteger a fiação, principalmente a parte que fica no cofre do motor, lembrando que mesmo assim não deve ser instalados fios junto a "cantos vivos" para evitar cortes e curtos, fixar e procurar fazer tudo do tamanho certo... fios curtos demais tendem a arrebentar, e longos demais dão um aspecto de bagunça.
Bom, gurizada gente-fina... acho que era isso!! Espero, de coração, poder ajudar com essas informações. Que não sofram como eu sofri com a falta de informação!!
Grande abraço a todos,
Alex
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
Sensacional o post! Parabéns pela iniciativa!!!!
- João Victor AP
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
Show mano
Parabéns pela iniciativa !
Abraço !
Parabéns pela iniciativa !
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- AlexNichele
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
Valeu!!! Espero ajudar!!dvg! escreveu:Sensacional o post! Parabéns pela iniciativa!!!!
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
Obrigado, meu irmão....João Victor AP escreveu:Show mano
Parabéns pela iniciativa !
Abraço !
O lance é esse, ajudar e tentar compartilhar conhecimento.
Abraço forte!!!
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
Show de bola! Vai ajudar muita gente.
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
Olá pessoal, tô com um problema no meu GTI 93, e tenho quase 100% de certeza de que são os relés da injeção e da bomba, porém, não sei onde estão os danados.
Alguém sabe onde eles estão localizados???
Desde já agradeço qualquer ajuda.
Alguém sabe onde eles estão localizados???
Desde já agradeço qualquer ajuda.
- AlexNichele
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
Opa...rossictba escreveu: Olá pessoal, tô com um problema no meu GTI 93, e tenho quase 100% de certeza de que são os relés da injeção e da bomba, porém, não sei onde estão os danados.
Alguém sabe onde eles estão localizados???
Desde já agradeço qualquer ajuda.
Injeção original LE-Jetronic ou MI adaptada?
Se for a original, não sei... mas acredito que fique atrás da caixa de fusíveis, pois ali se concentram todos os relés utilizados nos circuitos.
Se for adaptada... SDS!!! (só Deus sabe)
Boa sorte, e depois conta onde estão escondidos os relés!!
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
É a original Le-Jetronic, vou dar uma vasculhada atrás da caixa de relés e fusíveis.
Já tinham me falado que ficava junto à central da ie, mas lá não tem nada, nem no cofre do motor, tô bem perdido mesmo...
Valeu!!!
Já tinham me falado que ficava junto à central da ie, mas lá não tem nada, nem no cofre do motor, tô bem perdido mesmo...
Valeu!!!
- AlexNichele
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
Beleza... mete ficha e cata esses relés aí!!!
Depois conta onde estavam escondidos!!! heheheheh
Depois conta onde estavam escondidos!!! heheheheh
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
Buenas rapaziada.
Realmente estão sobre a caixa de fusíveis, o relé e o fusível da bomba, porém, não são eles o meu problema.
Continuo a saga.
Obrigado.
Realmente estão sobre a caixa de fusíveis, o relé e o fusível da bomba, porém, não são eles o meu problema.
Continuo a saga.
Obrigado.
- AlexNichele
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
A bomba de combustível tá ligando?rossictba escreveu:Buenas rapaziada.
Realmente estão sobre a caixa de fusíveis, o relé e o fusível da bomba, porém, não são eles o meu problema.
Continuo a saga.
Obrigado.
Quando tu vira a chave já verificou se dá ignição? Faísca?
Caso a bomba não ligue, faz uma ligação direta nela. Se ainda assim não ligar, dando faísca, a bomba tá morta.
Se a bomba ligar e não der faísca, aí pode ser o módulo de ignição (parece que a ignição é externa à injeção na LE-Jetronic, é isso mesmo??), ou até a central, que aciona tudo isso.
Tem que ter um panorama mais amplo, ao mesmo tempo fazendo testes pra isolar toda essa galera que trabalha em conjunto... daí é pra aparecer o fdp que tá "faiado".
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Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
Então Alex, já foi uma mistura de sintomas que eu tenho eliminado um por um...
Começou que a bomba não ligava, tirei a danada e tava travada, coloquei outra funcionando e... também não ligava, aí percebi que não tava chegando os 12V na bomba e daí em diante tô procurando o motivo disso.
Faísca tem, já verifiquei.
Outra coisa que tá acontecendo é o seguinte, como não tá ligando a bomba como se deve, eu a liguei direto e dei partida, mas, também não pega, fui ver os bicos e eles não pulsam, sempre tenho negativo nos dois pólos deles, verificando o diagrama do relé da injeção, o sinal passa por ele, aliás, tudo passa por ele, alimentação para a bomba de combustível e para os injetores.
Hoje vou testar a fiação entre o relé e a central da injeção, torço pra que tenha algum rompido, mas se não for isso, aí sobra a central ferrada...
Começou que a bomba não ligava, tirei a danada e tava travada, coloquei outra funcionando e... também não ligava, aí percebi que não tava chegando os 12V na bomba e daí em diante tô procurando o motivo disso.
Faísca tem, já verifiquei.
Outra coisa que tá acontecendo é o seguinte, como não tá ligando a bomba como se deve, eu a liguei direto e dei partida, mas, também não pega, fui ver os bicos e eles não pulsam, sempre tenho negativo nos dois pólos deles, verificando o diagrama do relé da injeção, o sinal passa por ele, aliás, tudo passa por ele, alimentação para a bomba de combustível e para os injetores.
Hoje vou testar a fiação entre o relé e a central da injeção, torço pra que tenha algum rompido, mas se não for isso, aí sobra a central ferrada...
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
Boa noite, me desculpem por desenterrar o tópico, mas estive desmontando minha Saveiro MI (De fabrica) e vi que o antigo dono tirou uma das bombas, ficando só a interna. Sim, ela utiliza duas bombas de combustível, como no GTI, mas a injeção é a AVB (Tudo original de fabrica). Para piorar as coisas ele cortou o conector da bomba externa e a bomba que fica dentro do tanque ele colocou um botão para ligar/desligar.
Alguém possui o esquema elétrico da ligação dessas bombas?
Alguém possui o esquema elétrico da ligação dessas bombas?
- AlexNichele
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
Concordo totalmente contigo. A lógica empregada na busca do problema está de acordo, ao meu ver.rossictba escreveu:Então Alex, já foi uma mistura de sintomas que eu tenho eliminado um por um...
Começou que a bomba não ligava, tirei a danada e tava travada, coloquei outra funcionando e... também não ligava, aí percebi que não tava chegando os 12V na bomba e daí em diante tô procurando o motivo disso.
Faísca tem, já verifiquei.
Outra coisa que tá acontecendo é o seguinte, como não tá ligando a bomba como se deve, eu a liguei direto e dei partida, mas, também não pega, fui ver os bicos e eles não pulsam, sempre tenho negativo nos dois pólos deles, verificando o diagrama do relé da injeção, o sinal passa por ele, aliás, tudo passa por ele, alimentação para a bomba de combustível e para os injetores.
Hoje vou testar a fiação entre o relé e a central da injeção, torço pra que tenha algum rompido, mas se não for isso, aí sobra a central ferrada...
Mantenha-nos informados! E ótima sorte!!
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- AlexNichele
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Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1
Tchê lôco... não quero falar bobagem (muita, ao menos), mas se bem me lembro tem algo a respeito no diagrama da Injetronic.TIAO escreveu:Boa noite, me desculpem por desenterrar o tópico, mas estive desmontando minha Saveiro MI (De fabrica) e vi que o antigo dono tirou uma das bombas, ficando só a interna. Sim, ela utiliza duas bombas de combustível, como no GTI, mas a injeção é a AVB (Tudo original de fabrica). Para piorar as coisas ele cortou o conector da bomba externa e a bomba que fica dentro do tanque ele colocou um botão para ligar/desligar.
Alguém possui o esquema elétrico da ligação dessas bombas?
Já postei aqui e enviei pra inúmeras pessoas. Caso tu não encontre, me mandar um e-mail (chucro@gmail.com) que te envio.
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