[TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

[TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Mensagem por Ricardo RCR »

E awe galera, td certinho?

Bom, eu estava com problemas de água escorrendo para dentro da porta qd chovia ou lavava o meu [], (entrava água na porta entre o vidro e o forro e ñ para dentro do carro), além de quando o vidro estava meio aberto parecia q ele estava "solto", batendo e fazendo barulho dentro da porta.

Mas observei q o valor para mandar trocar por aí estava muito alto, decidi então eu mesmo trocar as pestanas e as canaletas do meu quadrado e resolvi compartilhar com todos aqui do CdGQ!
Confesso q é um serviço fácil, mas ao mesmo tempo trabalhoso, pois as novas borrachas são bem firmes e aí ficam bem justas pra entrarem nas portas, ou seja, faça este serviço com bastante cuidado e carinho para ñ quebrar o vidro tb!
Mas agora depois de pronto, uuuuuuuufa, posso dizer q valeu a pena! Chega daquele barulho irritante de vidro "solto" batendo/tremendo dentro da porta!!! (porém ainda ñ troquei as borrachas do quebra vento).

Bom, pra quem ñ quiser se aventurar tanto assim, o esquema é trocar no mínimo as pestanas, (q já ajuda bastante e é bem mais simples), apesar q nem sei se vendem só as pestanas, pois no kit q comprei já vinham pestanas e canaletas tb!

Obs. Percebi no fórum q alguns ainda tem dúvidas sobre quais são essas borrachas, então pra quem ñ souber:
-Pestanas são as duas borrachas q servem para vedar o vidro por fora e por dentro (na horizontal);
-Canaletas são as borrachas (da vertical) q servem para o vidro subir e descer.

Pessoal, é lógico q = original ñ vai ficar nunca + (mas o q muda + mesmo é o acabamento), pq em questão de qualidade (ñ infiltrar água) são ótimas!

Agora galera, chega de papo e vamos ao trabalho!!! :yahoo:

Primeiramente é necessário retirar todos os componentes internos da porta:
1º Retire o pino da porta (quem ainda tiver);
2º O acabamento interno da porta e a pestana interna;
3º O acabamento interno do retrovisor;
4º A moldura do gatilho da fechadura q fica preso no forro;
5º Retire a capa e desparafuse a manivela do vidro (se ñ for elétrico);
6º Desparafuse o descanso do braço;
7º Puxe a forração da porta com cuidado, (pode ser com uma chave de fenda para começar) mas depois é melhor com a mão (para não rasgar a capa de plástico do forro, ñ arranhar a porta e para ñ quebrar os grampos tb) e cuidado com a fiação dos auto- falantes da porta.

Imagem

Pelo lado de fora retire o retrovisor e a pestana externa. Vejam q nesta foto quis mostrar (com um risco preto) até aonde vai a armação lateral (canaleta) do quebra vento..
Imagem

Agora com a porta já desmontada, retire os dois parafusos q seguram as armações (de ferro) das canaletas do vidro:
As setas indicam o local de cada parafuso, q saem com uma chave catraca ou L de 10mm (se ñ me engano).
O risco em vermelho são as armações de ferro q existem dentro da porta. Vejam q de um lado tem uma (grande) q é a do quebra vento q vai até embaixo (a mesma da foto anterior), já do outro lado tem uma armação pequena escondidinha bem no canto da porta, troque esta borracha tb (é a menor q vem no kit, porém é bem chata de trocar pq vai um rebite nela, mas dá para reaproveitar o q já está na velha para a nova borracha).
Imagem

Retire agora os parafusos superiores da armação do quebra vento, q estão localizados na parte de cima da porta e já estará td solto!
Imagem

(Para o próximo passo peguei uma foto de outra ocasião em q meu GQ estava com o vidro fechado, mas para este procedimento o vidro deve estar ABERTO, ok)
Agoooooooora vai começar o trabalho de verdade:
1º Retirar o parafuso;
2º Retirar o outro parafuso;
3º Empurrar a armação da canaleta do quebra vento somente para baixo (sentido reto); (Ele descerá +ou- uns 5 cm no máximo, mas lembre-se de ter cuidado na hora de forçar ela para baixo);
4º Puxar a armação da canaleta do quebra vento fazendo-a inclinar para trás e se desprender da canaleta superior da porta, sem entortar para dentro ou fora do carro e de preferencia puxando pelo canto superior, (o circulo amarelo na foto), pois na verdade esta é a parte mais chata, pq é o quebra vento q tem q sair com a armação e tudo desde lá de baixo (dentro da porta) e com cuidado pra ñ quebrar o vidro (o grande) q tb está dentro da porta preso na armação do quebra vento (q é a canaleta para o vidro subir/descer), ou seja, o vidro estará dentro da porta (em azul claro na foto) e vai ficar “solto” dentro da porta, porém ele ainda ñ cai pq fica preso a um suporte na porta por baixo dele mesmo, mas tb ñ tente subir ou descer o mesmo durante este serviço.
Lembrando que o Cuidado Principal é com o canto do vidro (em azul escuro na foto), pois o tempo todo ele será pressionado pela armação do quebra vento (veja q a linha preta tracejada é a posição q o quebra vento terá q ficar para sair por completo, ou seja, ñ parece ser tão frágil mas dependendo da pancada corre-se o risco de quebrar o vidro, por isso digo mais uma vez: Tome Cuidaaaaaaaaaaaaaado!!!
Imagem

Vejam agora o quebra vento (com a armação toda) para fora:
Imagem

E agora a porta desmontada sem o quebra vento:
Imagem

Pronto! Agora é só arrancar as borrachas e colocar as novas no lugar, (uma de cada vez, para ver qual é a borracha certa de cada lugar), pois no Kit vem borrachas para os dois lados e aí se vc arrancar tudo de uma vez pode acabar invertendo os lados e aí ferrou td! :/

Foto do Kit de borrachas e canaletas:
Imagem

Bom, aí está o meu GQ com as borrachas já trocadas! :yahoo:
Imagem

Espero q tenham gostado!!! :D
Qlq dúvida, crítica ou sugestão é só mandar!!! :good:

Comentem aí! :bb:
Editado pela última vez por Ricardo RCR em 09 Mar 2017, 15:10, em um total de 7 vezes.
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
guibielao
Membro
Membro
Mensagens: 48
Registrado em: 20 Ago 2012, 18:53
Carro:
Localização: São Carlos/SP

Re: [TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Mensagem por guibielao »

otimo...trampo bom para um fds...rs...
Imagem

Gol CL 88/89 1.6 original
Susp. fixa
S2
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Mensagem por Ricardo RCR »

guibielao escreveu:otimo...trampo bom para um fds...rs...
Com certeza guibielao! rsrsrs

Boa sorte aí com o seu quadrado!

Abçs
Editado pela última vez por Ricardo RCR em 15 Abr 2015, 15:21, em um total de 1 vez.
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
Higlux
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Fev 2013, 17:04
Carro:
Localização: Corumbá, Mato Grosso do Sul

Re: [TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Mensagem por Higlux »

Isso que dá não ler o forum todo!
eu paguei para o cara trocar minha pestana

instalar o quebra vento sozinho irei
:banana:
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Mensagem por Ricardo RCR »

Higlux escreveu:Isso que dá não ler o forum todo!
eu paguei para o cara trocar minha pestana

instalar o quebra vento sozinho irei
:banana:

Pois é Higlux, pois é... rsrsrsrs
Fica pra próxima, hehehe

Abçs
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
williamcar
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 28 Mar 2010, 10:36
Carro: Gol GL 1.6
Localização: São Paulo

Re: [TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Mensagem por williamcar »

Preciso trocar as borrachas do quebra vento.. é complicado?
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Mensagem por Ricardo RCR »

williamcar escreveu:Preciso trocar as borrachas do quebra vento.. é complicado?
williamcar, o processo é exatamente o mesmo, pois vc precisará retirar o quebra vento pra poder trocar as borrachas dele ok

Qlq coisa é só falar :good:

Obs. Segue abaixo mais um tópico sobre essa troca tb...
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... to#p402120

Flw

Abçs :bb:
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Mensagem por bleidao »

Interessantíssimo o tópico!
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Mensagem por Ricardo RCR »

bleidao escreveu:Interessantíssimo o tópico!

Opa, q bom q gostou Bleidao... Já deixei pronto pra galera fazer mesmo hehehe, pois eu já estava cansado de chover mais pra dentro do q pra fora do carro kkkk :bum:

E qlq coisa estamos aí hehehe :good:

Flw :bb:
Abçs
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Mensagem por bleidao »

Sempre um grande problema esse. kkkk

Mas a borracha do parabrisa e dos vidros laterais também ajudam a minar o carro quando ressecadas.
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Mensagem por Ricardo RCR »

bleidao escreveu:Sempre um grande problema esse. kkkk

Mas a borracha do parabrisa e dos vidros laterais também ajudam a minar o carro quando ressecadas.

Vdd, é sempre bom ficar de olho nesses "detalhes". hehehe
No meu verde sigo em frente!!!
laugustolins
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Mar 2015, 00:49
Carro: VW GOL LS 86

Re: [TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Mensagem por laugustolins »

:D
Meu amigo valeu !
teu estava pensando como fazer, pois na minha cidade (Atibaia) cobram muito caro para fazer esta troca.
Um forte abraço !
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [TUTORIAL] Trocando pestanas e canaletas

Mensagem por Ricardo RCR »

laugustolins escreveu::D
Meu amigo valeu !
teu estava pensando como fazer, pois na minha cidade (Atibaia) cobram muito caro para fazer esta troca.
Um forte abraço !

Opa laugustolins, o preço tá caro em qlq lugar viu, foi justamente por isso que achei beeeeeeeem melhor eu mesmo fazer isso! rsrsrs... Mas pode seguir que vai dar certinho :good:
Qlq dúvida é só avisar!

Flw :bb:
Abçs
No meu verde sigo em frente!!!
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”