Fala ai galera, boa noite.
Novamente eu enchendo o saco, mas vamos lá, quero um carro do meu jeito e estou correndo atrás e tirando dúvidas com vocês.
Já foram comprados o comando 049g e eu peguei um 2E de um gol GTS que estava no ferro velho (pecado), fui com um mecânico ele avaliou e disse que a recuperação não iria ser difícil, e mandei para a reparação. (Motivo de ter comprado no ferro velho ===> Muitas reclamações desses recentes 2E). Brevemente irei comprar um 4x1.
Tenho uma dúvida sobre o câmbio que devo usar para que o motor fique mais esperto na retomada. Sei que é um carro 8v e que tem uma boa arrancada. Porém eu quero mais, não vou turbinar vai ser aspro quando terminar o trabalho. Gostaria da opinião de vocês de qual câmbio se encaixaria melhor nela, o que já está ou troco pra outro melhor.
Obrigado pela atenção .
Qual câmbio usar na Parati Surf 1.8 1995 ?
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5845
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: Qual câmbio usar na Parati Surf 1.8 1995 ?
Bom dia !
Cara, você fez uma boa escolha comprar um 2E antigo, esses carburadores 2E de hoje não são bons como os antigos.
Sobre câmbios, você pode optar pelos câmbios :
*PX = original do seu carro.
*PV = (Gol GTS) câmbio curto com torque em baixa, câmbio do Motor AP 1.8S
*PVB = (Gol GTi) câmbio idêntico ao PV, só que dizem que esse é mais forte, pois, é câmbio do AP 2.0, não sei se é mesmo mais forte.
*PS = (Santana) câmbio mais longo da Volkswagen, com torque apenas em altas rotações.
Veja essa tabelinha aqui que eu tenho :
Ali na tabela você pode ver que o PV é igual o PX na 1°, 2°, 3°, mas a 4° e 5° são mais curtas. A PS é a mais longa.
Tudo depende das relações que cada caixa de câmbio tem, quanto maiores os números ali na tabela, mais curtos eles são, e mais torque em baixa rotação elas entregam.
Você também pode preparar uma caixa de câmbio, trocando as engrenagens e assim mudando as relações, deixando mais curto como o PV ou mais longas como o PS.
Já vi muita gente usando câmbio PV com a 5° do PS.
Boa sorte com seu projeto man !
Abraço !
Cara, você fez uma boa escolha comprar um 2E antigo, esses carburadores 2E de hoje não são bons como os antigos.
Sobre câmbios, você pode optar pelos câmbios :
*PX = original do seu carro.
*PV = (Gol GTS) câmbio curto com torque em baixa, câmbio do Motor AP 1.8S
*PVB = (Gol GTi) câmbio idêntico ao PV, só que dizem que esse é mais forte, pois, é câmbio do AP 2.0, não sei se é mesmo mais forte.
*PS = (Santana) câmbio mais longo da Volkswagen, com torque apenas em altas rotações.
Veja essa tabelinha aqui que eu tenho :
Ali na tabela você pode ver que o PV é igual o PX na 1°, 2°, 3°, mas a 4° e 5° são mais curtas. A PS é a mais longa.
Tudo depende das relações que cada caixa de câmbio tem, quanto maiores os números ali na tabela, mais curtos eles são, e mais torque em baixa rotação elas entregam.
Você também pode preparar uma caixa de câmbio, trocando as engrenagens e assim mudando as relações, deixando mais curto como o PV ou mais longas como o PS.
Já vi muita gente usando câmbio PV com a 5° do PS.
Boa sorte com seu projeto man !
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13371
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Qual câmbio usar na Parati Surf 1.8 1995 ?
Excelente a resposta do João Victor!
Só que vou aqui esclarecer a dúvida dele...
O câmbio PV e o PVB se diferenciam apenas no diferencial. O PV tem a relação maior, que é 4.11. Já o PVB tem o diferencial menor, que é 3.89. Isso dá uma velocidade final maior.
Agora imagine um câmbio PS (mais longo da Volks) com o diferencial 3.89... O verdadeiro 4+E seria, né???
Mas ele existe e, até onde sei, só saiu no Ford Versailles Ghia... O carro era uma máquina e só faltava levantar vôo!
Quanto ao seu câmbio, eu iria de PX mesmo.
Só que vou aqui esclarecer a dúvida dele...
O câmbio PV e o PVB se diferenciam apenas no diferencial. O PV tem a relação maior, que é 4.11. Já o PVB tem o diferencial menor, que é 3.89. Isso dá uma velocidade final maior.
Agora imagine um câmbio PS (mais longo da Volks) com o diferencial 3.89... O verdadeiro 4+E seria, né???
Mas ele existe e, até onde sei, só saiu no Ford Versailles Ghia... O carro era uma máquina e só faltava levantar vôo!
Quanto ao seu câmbio, eu iria de PX mesmo.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- DanielGT
- Membro - Silver
- Mensagens: 2109
- Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
- Carro: Gol GTi 1990
- Localização: Ipatinga-MG
Re: Qual câmbio usar na Parati Surf 1.8 1995 ?
Se a sua surf for 1.8, e vc usar o PV, vai ser igual o GTS. Mas o mais legal na Minha opinião seria o PX, pq vai ter a 1 a 3 iguais a do PV é a 4 e 5 um pouco mais longas!
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13371
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Qual câmbio usar na Parati Surf 1.8 1995 ?
Também iria de PX, que além de ser o original dela, tem uma boa progressão!
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571