[ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
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[ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
Fala galera.
Bom outro dia postei num tópicos algumas duvidas sobre aspirar meu Gol CL 1988 AP 1.6.
Tive alguma ajuda do DanielGT.
Maisto criando esse hoje pra explicar melhor o projeto e também fazer algumas perguntas pra vocês.
Bom o projeto e assim:
Comando 49G ( já ta instalado no carro )
Carburador Weber 450 Mini progressivo ( sou fã desses carburador )
Escapamento 4x1 ( Já comprado, falta chegar... )
Aqui a primeira pergunta vai ser tudo montado na minha garagem mesmo, com alguns amigos mecânicos conhecidos, e tenho um que trabalha com escapamentos, mais ele nunca montou um 4x1. Mais pelo que parece é plug & play correto ?!
Filtro esportivo ( cônico ). Bom aqui o DanielGT me ajudou falando da mufla etc. Comprei a mufla o tampão pra válvula de escape e os niples.
Vou usar o cônico por achar o marmitinha muito feio, o Daniel explicou sobre a questão da filtragem etc.. Mais mesmo assim vou ir de cônico, e muito raro eu ir com o carro em alguma estrada de chão.
Pois bem como uso o carro no dia a dia montei a mufla 45° com o cônico já na ponta dela.
Tive que isolar a parte do ar quente do filtro orginal,
A mangueira vermelha e outras 2 que vão no filtro.
Peguei a mangueira do respiro e coloquei um reservatório universal com filtro, porem sobro aquela mangueira mais fina ( é o anti chamas, se não me engano.) bom na mufla não tem como eu ligar essa mangueira que sai do respiro como no filtro original, posso simples mente isola-la ?
Um amigo me falou para ligar em 1 dos niples já que não vou usa-los no momento. E no carro dele esta assim, mais fiquei meio sismado e então só coloquei pra baixo e to rodando assim.
Cabeçote, vo manter o do meu carro já e a álcool original, conversando com um amigo decidi rebaixar ele 9mm, e aumentar ou pouco os dutos. Vocês tem alguma dica ou sugestão pra me dar ?
Motor foi retificado tem pouco tempo então irei manter tudo que esta na parte de baixo.
Seguindo o Daniel vou de embreagem do GTI 2.0.
Freios do Santana na parte dianteira.
Na traseira pensando em mudar também colocar de vectra ou astra. Irei olhar ainda.
Velas procurei as bosh mais ainda não encontrei, mais acho que vo acabar comprando as NGK 9°c mesmo.
Cabos de velas também da NGK 10mm ( já coloquei )
Bobina Mi.
Pólis regulável ( alguma especifica ? )
Alternador vou mudar e por um de 90amp.
Escapamento vou fazer 2p ate o fim com um abafador esportivo com saída de 2.5p vou correr risco de mancar o carro ?
Espero que possam me ajudar.
Sugestões, criticam são bem vindos
Bom outro dia postei num tópicos algumas duvidas sobre aspirar meu Gol CL 1988 AP 1.6.
Tive alguma ajuda do DanielGT.
Maisto criando esse hoje pra explicar melhor o projeto e também fazer algumas perguntas pra vocês.
Bom o projeto e assim:
Comando 49G ( já ta instalado no carro )
Carburador Weber 450 Mini progressivo ( sou fã desses carburador )
Escapamento 4x1 ( Já comprado, falta chegar... )
Aqui a primeira pergunta vai ser tudo montado na minha garagem mesmo, com alguns amigos mecânicos conhecidos, e tenho um que trabalha com escapamentos, mais ele nunca montou um 4x1. Mais pelo que parece é plug & play correto ?!
Filtro esportivo ( cônico ). Bom aqui o DanielGT me ajudou falando da mufla etc. Comprei a mufla o tampão pra válvula de escape e os niples.
Vou usar o cônico por achar o marmitinha muito feio, o Daniel explicou sobre a questão da filtragem etc.. Mais mesmo assim vou ir de cônico, e muito raro eu ir com o carro em alguma estrada de chão.
Pois bem como uso o carro no dia a dia montei a mufla 45° com o cônico já na ponta dela.
Tive que isolar a parte do ar quente do filtro orginal,
A mangueira vermelha e outras 2 que vão no filtro.
Peguei a mangueira do respiro e coloquei um reservatório universal com filtro, porem sobro aquela mangueira mais fina ( é o anti chamas, se não me engano.) bom na mufla não tem como eu ligar essa mangueira que sai do respiro como no filtro original, posso simples mente isola-la ?
Um amigo me falou para ligar em 1 dos niples já que não vou usa-los no momento. E no carro dele esta assim, mais fiquei meio sismado e então só coloquei pra baixo e to rodando assim.
Cabeçote, vo manter o do meu carro já e a álcool original, conversando com um amigo decidi rebaixar ele 9mm, e aumentar ou pouco os dutos. Vocês tem alguma dica ou sugestão pra me dar ?
Motor foi retificado tem pouco tempo então irei manter tudo que esta na parte de baixo.
Seguindo o Daniel vou de embreagem do GTI 2.0.
Freios do Santana na parte dianteira.
Na traseira pensando em mudar também colocar de vectra ou astra. Irei olhar ainda.
Velas procurei as bosh mais ainda não encontrei, mais acho que vo acabar comprando as NGK 9°c mesmo.
Cabos de velas também da NGK 10mm ( já coloquei )
Bobina Mi.
Pólis regulável ( alguma especifica ? )
Alternador vou mudar e por um de 90amp.
Escapamento vou fazer 2p ate o fim com um abafador esportivo com saída de 2.5p vou correr risco de mancar o carro ?
Espero que possam me ajudar.
Sugestões, criticam são bem vindos
- João Victor AP
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Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
Opa ! Legal esse projeto Apirado aí !
Comentando sobre o respiro de óleo, aquela saída da tampa de válvulas que tem uma mangueirinha mais fina pode ser isolada, já aquela saída maior onde fica o anti-chamas não pode ser isolada, se quiser algo mais bonito coloque uma mangueira lá na saída maior e um reservatório de respiro de óleo de alumínio, fica bonito .
Já esse rebaixamento de 9mm no cabeçote ! Aí não sei não hein, depende da altura que esse cabeçote seu tem, e de material que ainda pode ser retirado.
O cabeçote original do AP 1.8 tem taxa de 12,3:1. Caso seja rebaixado 0,9mm a taxa passa de 12,3:1 para uns 14:1.
Alargar os dutos do cabeçote é uma coisa muito legal a se fazer, fica em torno de R$1.300 para fazer isso, lembre-se de alargar também os dutos dos coletores também e deixar da mesma largura dos dutos do cabeçote.
Sobre a polia regulável, como vai usar o 49G, essa polia não é necessária não
Mas caso queira usar, compre uma que tenha aquela marcação para colocar o motor no ponto, as da BeepTurbo tem essa marcação !
Velas NGK também são boas, mas as Bosh são melhores a Bosch apresenta resistência elétrica muito menor que a NGK.
Comentando sobre o respiro de óleo, aquela saída da tampa de válvulas que tem uma mangueirinha mais fina pode ser isolada, já aquela saída maior onde fica o anti-chamas não pode ser isolada, se quiser algo mais bonito coloque uma mangueira lá na saída maior e um reservatório de respiro de óleo de alumínio, fica bonito .
Já esse rebaixamento de 9mm no cabeçote ! Aí não sei não hein, depende da altura que esse cabeçote seu tem, e de material que ainda pode ser retirado.
O cabeçote original do AP 1.8 tem taxa de 12,3:1. Caso seja rebaixado 0,9mm a taxa passa de 12,3:1 para uns 14:1.
Alargar os dutos do cabeçote é uma coisa muito legal a se fazer, fica em torno de R$1.300 para fazer isso, lembre-se de alargar também os dutos dos coletores também e deixar da mesma largura dos dutos do cabeçote.
Sobre a polia regulável, como vai usar o 49G, essa polia não é necessária não
Mas caso queira usar, compre uma que tenha aquela marcação para colocar o motor no ponto, as da BeepTurbo tem essa marcação !
Velas NGK também são boas, mas as Bosh são melhores a Bosch apresenta resistência elétrica muito menor que a NGK.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
Opa João kk eu não lembrei de por as virgulas e 0,99mm. O que vo rebaixar os dutos irei alargar todos mesmo, um amigo me cobro 1450 pra fazer isso.
Bom já que o comando não necessita menos 1 gasto
To atrás de velas bosh mais na minha região ta dificil.
Fiz oque você falou a menor que estava isolada pra baixo e a larga esta num reservatório polido com filtro esportivo .
Agora me tira uma duvida, quando fui retirar 1 parafuso do filtro original ele se partiu kk, ai a mufla esta apenas com 2 segurando sera que tem algum problema ? Ela não fico com folgas nem balançando !
Outra coisa os niples estão nela mais não liguei nada neles seria bom isola-los ?
Como o Daniel me alertou sobre o filtro mesmo assim quis colocar, mas tiponse eu pegar uma estrada de chão tipo a cada 3x sera que prejudica em algo ?
Bom já que o comando não necessita menos 1 gasto
To atrás de velas bosh mais na minha região ta dificil.
Fiz oque você falou a menor que estava isolada pra baixo e a larga esta num reservatório polido com filtro esportivo .
Agora me tira uma duvida, quando fui retirar 1 parafuso do filtro original ele se partiu kk, ai a mufla esta apenas com 2 segurando sera que tem algum problema ? Ela não fico com folgas nem balançando !
Outra coisa os niples estão nela mais não liguei nada neles seria bom isola-los ?
Como o Daniel me alertou sobre o filtro mesmo assim quis colocar, mas tiponse eu pegar uma estrada de chão tipo a cada 3x sera que prejudica em algo ?
- bleidao
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Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
Eu respondi no outro tópico... mas pelo visto esse que tenho que acompanhar.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- João Victor AP
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Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
Reparei que você esqueceu a vírgula, por isso falei 0,9mm.Magd escreveu:Opa João kk eu não lembrei de por as virgulas e 0,99mm. O que vo rebaixar os dutos irei alargar todos mesmo, um amigo me cobro 1450 pra fazer isso.
Ainda bem que é 0,9mm, pois, rebaixar 0,9, quase 1 centímetro, é coisa demais
Opa ! Aí sim !Magd escreveu: Fiz oque você falou a menor que estava isolada pra baixo e a larga esta num reservatório polido com filtro esportivo .
Fica bem melhor o reservatório com o filtro esportivo
Não tem problemas não, mas, providencie um novo parafuso !Magd escreveu: Agora me tira uma duvida, quando fui retirar 1 parafuso do filtro original ele se partiu kk, ai a mufla esta apenas com 2 segurando sera que tem algum problema ? Ela não fico com folgas nem balançando !
Sim, é bom isolár as perfurações da mufla que não estão sendo usadas.Magd escreveu: Outra coisa os niples estão nela mais não liguei nada neles seria bom isola-los ?
DanielGT está certo sim ao lhe falar isso !Magd escreveu: Como o Daniel me alertou sobre o filtro mesmo assim quis colocar, mas tiponse eu pegar uma estrada de chão tipo a cada 3x sera que prejudica em algo ?
Com o filtro esportivo não é muito bom ficar passando em pistas que não são asfaltadas, muitas partículas podem não ser filtradas pelo filtro e chegar ao carburador.
Mas caso você pegue apenas de vez em quando (uma vez a cada 6 meses KKKK) e seja poucos Km de pista de terra, não tem problema não !
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- DanielGT
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Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
Massa! Seu carro vai ficar bem girador! Se puder usar juntas de aço e prisioneiros novos no cabeçote recomendo! Eu estou procurando uma vela melhor para meu carro tb. Se vc já usa bobina Mi, seria interessante essa daqui: Bosh WR6DTC+ ou NGK BUR7ETB-10, são as mesmas velas. são as usadas no AP 1.8 álcool Mi 1997 e tem gap de 1,0mm ao invés de 0,8mm que é o original do quadrado. Se vc usa bobina original, ela não é interessante, pois força a mesma. Já se estiver usando bobina Mi, ela é ótima pelo que li nos fóruns do HotCampinas!
- João Victor AP
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Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
Dica show demais hein DanielDanielGT escreveu:Massa! Seu carro vai ficar bem girador! Se puder usar juntas de aço e prisioneiros novos no cabeçote recomendo! Eu estou procurando uma vela melhor para meu carro tb. Se vc já usa bobina Mi, seria interessante essa daqui: Bosh WR6DTC+ ou NGK BUR7ETB-10, são as mesmas velas. são as usadas no AP 1.8 álcool Mi 1997 e tem gap de 1,0mm ao invés de 0,8mm que é o original do quadrado. Se vc usa bobina original, ela não é interessante, pois força a mesma. Já se estiver usando bobina Mi, ela é ótima pelo que li nos fóruns do HotCampinas!
Bobina Mi é boa mesmo, centelha bem mais e a centelha é bem melhor mesmo que aquela bobina latinha !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
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Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
Acompanhando esse tópico tbm
Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
Opa galera voltei.
Ontem foi feito o processo de desmontar o AP.
Cabeçote foi retirado, aproveitando que o carro vai ficar parado, já mandei o carbura, pra refazer o parafuso que eu quebrei .
Finalmente meu 4x1 chegou.
E respondendo ao outro topico.
Eu também achava Bleidao que quanto maior melhor por isso tava pensando nas configurações.
4x1 com 2.5 com um joker intermediário no meio e depois dele 3p ate um abafador de 3p também.
Nessa situação o ronco iria ficar monstruoso .
Mais ai o Daniel falou de perdas em baixa e médias, ai não da pois vo usa carro no dia a dia.
Vo precisar dessas rotações, e carro manco ninguém merece.
Sobre as velas, não achei a bosch 9°C,
E o rapaz me falou que essa temperatura e pros turbo...
Ele tinha a bosch 7°C, e me falou que e muito usada nos aspros. Então fui com ela mesmo.
Bom os serviço no cabeçote deve ficar pronto ate quinta-feira assim espero kk.
Depois se alguem poder me ensinar colocar fotos aqui, pois não sei kkkkk.
Abraço Galera.
Ontem foi feito o processo de desmontar o AP.
Cabeçote foi retirado, aproveitando que o carro vai ficar parado, já mandei o carbura, pra refazer o parafuso que eu quebrei .
Finalmente meu 4x1 chegou.
E respondendo ao outro topico.
Eu também achava Bleidao que quanto maior melhor por isso tava pensando nas configurações.
4x1 com 2.5 com um joker intermediário no meio e depois dele 3p ate um abafador de 3p também.
Nessa situação o ronco iria ficar monstruoso .
Mais ai o Daniel falou de perdas em baixa e médias, ai não da pois vo usa carro no dia a dia.
Vo precisar dessas rotações, e carro manco ninguém merece.
Sobre as velas, não achei a bosch 9°C,
E o rapaz me falou que essa temperatura e pros turbo...
Ele tinha a bosch 7°C, e me falou que e muito usada nos aspros. Então fui com ela mesmo.
Bom os serviço no cabeçote deve ficar pronto ate quinta-feira assim espero kk.
Depois se alguem poder me ensinar colocar fotos aqui, pois não sei kkkkk.
Abraço Galera.
- DanielGT
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- Carro: Gol GTi 1990
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Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
https://postimage.org/
Usa esse site. Crie uma conta nele e poste as fotos lá. ai vc pega o link direto das fotos e coloca aqui, usando ou o botão de imagem no editor completo, ou escrevendo
[_img_]*link da imagem*[_/img_] sem os _
Usa esse site. Crie uma conta nele e poste as fotos lá. ai vc pega o link direto das fotos e coloca aqui, usando ou o botão de imagem no editor completo, ou escrevendo
[_img_]*link da imagem*[_/img_] sem os _
Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
Opa galera eu sumi mais voltei .
Carro já esta rodando.
Cabeçote preparado em 1,1mm. Aumentei ainda mais ne kk.
Pois bem andei olhando algumas coisas e reparei o seguinte.
Meu carro já esta bebum, ou seja com um mini progressivo estava achando alto.
Uso ele no dia a dia rodo no mês em media de 950km ( media +/- de 46,7km por dia ). Gastando em media ai 4 tanque pra rodar um mês. 1 tanque por semana kk. Pagando 2,79 no álcool .
Ta na media ou ta alto mesmo o consumo ?
Quero saber porque agora tendência e aumentar consumo e já me programar pra uns 6 tanque por mês
Bom contando ao aspro. Estava lendo algumas revistas antigas e vi muitas falarem que o motor 1.6 AP e mais girador que 1.8 e alguns 2.0 procede ?.
Bom agora e o seguinte as configurações ficaram
Comando 49G.
Cabeçote preparado. 1.1mm mais baixo e aumento dos dutos todos eles.
Burla Weber 450 Mini progressivo regulado em torno de 720 na lenta.
Mufla bleep turbo com filtro cônico na ponta.
Filtro esportivo + reservatorio no respiro de óleo.
Embreagem do GTi 2.0
Cabos de Velas NGK
Velas Brosh 7°
Bobina Mi.
Quero que ande mais, gostei do resultado mais agora pensando em.
Aumentar diâmetro do cilindro.
Qual colocar ? Nao vo por forjado não mais pretendo aumentar.
E pra dar aquela colorida no motor as mangueiras azuis.
E ai ?
Carro já esta rodando.
Cabeçote preparado em 1,1mm. Aumentei ainda mais ne kk.
Pois bem andei olhando algumas coisas e reparei o seguinte.
Meu carro já esta bebum, ou seja com um mini progressivo estava achando alto.
Uso ele no dia a dia rodo no mês em media de 950km ( media +/- de 46,7km por dia ). Gastando em media ai 4 tanque pra rodar um mês. 1 tanque por semana kk. Pagando 2,79 no álcool .
Ta na media ou ta alto mesmo o consumo ?
Quero saber porque agora tendência e aumentar consumo e já me programar pra uns 6 tanque por mês
Bom contando ao aspro. Estava lendo algumas revistas antigas e vi muitas falarem que o motor 1.6 AP e mais girador que 1.8 e alguns 2.0 procede ?.
Bom agora e o seguinte as configurações ficaram
Comando 49G.
Cabeçote preparado. 1.1mm mais baixo e aumento dos dutos todos eles.
Burla Weber 450 Mini progressivo regulado em torno de 720 na lenta.
Mufla bleep turbo com filtro cônico na ponta.
Filtro esportivo + reservatorio no respiro de óleo.
Embreagem do GTi 2.0
Cabos de Velas NGK
Velas Brosh 7°
Bobina Mi.
Quero que ande mais, gostei do resultado mais agora pensando em.
Aumentar diâmetro do cilindro.
Qual colocar ? Nao vo por forjado não mais pretendo aumentar.
E pra dar aquela colorida no motor as mangueiras azuis.
E ai ?
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Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
Sou a favor do cabeçote taxado. Vejo como forma de economizar. Ele fica beberrão se você for pé de chumbo. Do contrário, fica mais economico.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
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Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
Eu também acho bleidao. Com pé lá no fundo vai abrir a boca mesmo.
No consumo acredito estar na media. 1.6 AP no Álcool, a 2.79$. 240 em media por semana tu não gasta 1 tanque não ta gastando em torno de 36 litros um tanque é 50L, ja que seu carro e alcool. Media de 6.7Km/L.
No consumo acredito estar na media. 1.6 AP no Álcool, a 2.79$. 240 em media por semana tu não gasta 1 tanque não ta gastando em torno de 36 litros um tanque é 50L, ja que seu carro e alcool. Media de 6.7Km/L.
- bleidao
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Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
No álcool essa média é aceitável. Claro que o pé do motorista é o que mais influencia nesse caso.
Gol Plus 1986 Cinza:
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Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
A verdade é que ando metendo o pé, testando o motor logico...
Julin obrigado pelas informações, eu assustei porque manual fala de 10.7Km/L se não me engano.
Por isso da pergunta e rodo com isso na estrada mesmo de 5 e tals. Mais ta valendo
Julin obrigado pelas informações, eu assustei porque manual fala de 10.7Km/L se não me engano.
Por isso da pergunta e rodo com isso na estrada mesmo de 5 e tals. Mais ta valendo
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Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
Mano, você tem que levar algumas coisas em conta. Antigamente álcool era beeem mais barato.
Você ta pagando 2.79 bem salgado o preço. Seu motor não esta original. Você mesmo disse que anda afundando o acelerador, já e difícil achar carros da VW que façam aquilo que o manual do usuário contem. Seu carro não esta fazendo igual um Palio da fiat faz em media 16Km/L. Mais ta numa media aceitavel. Igual eu falei ta gastando em media 36L pra rodar 240Km. Quase 6.7Km/L
Agora se tiver gastando 50L pra rodas isso ai sim ta com consumo elevadíssimo.
No mais esta na media, as vezes achando alguem experiente em carburadores pra dar una ajustada e uma limpeza "Poderá" ajudar nesse consumo.
Como disse e difícil você achar um VW AP 1.6 Carburado fazendo media de 10Km/L.
Num aspirado também não ira fazer
Abraços
Você ta pagando 2.79 bem salgado o preço. Seu motor não esta original. Você mesmo disse que anda afundando o acelerador, já e difícil achar carros da VW que façam aquilo que o manual do usuário contem. Seu carro não esta fazendo igual um Palio da fiat faz em media 16Km/L. Mais ta numa media aceitavel. Igual eu falei ta gastando em media 36L pra rodar 240Km. Quase 6.7Km/L
Agora se tiver gastando 50L pra rodas isso ai sim ta com consumo elevadíssimo.
No mais esta na media, as vezes achando alguem experiente em carburadores pra dar una ajustada e uma limpeza "Poderá" ajudar nesse consumo.
Como disse e difícil você achar um VW AP 1.6 Carburado fazendo media de 10Km/L.
Num aspirado também não ira fazer
Abraços
- DanielGT
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Re: [ AJUDA ] Sobre Aspirar motor AP 1.6.
AP 1.6 é mais girador que o 1.8 e 2.0 graças a sua R/L que é a relação entre o curso do virabrequim dividido por 2 sobre o tamanho da biela, todos os AP's bloco baixo tem biela de 144mm logo todos serão curso/2/144, que dá:
AP 1.6: 0.2673
AP 1.8: 0.3003
AP 2.0: 0.3211
e quanto menor esse valor mais girador é o motor, sendo que o meio termo entre torque e potência nos motores de 4cil é 0.3, logo o 1.8 é o mais equilibrado, o 1.6 é o mais fácil de colocar para girar alto, e o 2.0 é o mais torcudo. é de muita importância também que o diâmetro do pistão seja maior que o curso para que o motor suba de gira mais rapidamente, nesse caso, somente o 1.6 é. que é o motor sub quadrado. o 1.8 e 2.0 são super quadrados, diâmetro menor que curso. e o do monza 2.0 por exemplo é quadrado, 86x86.
Se quer melhorar mais, acho que não compensa aumentar cilindros, o ganho é pequeno frente ao custo. Recomendo partir para um cabeçote dos AP flex e preparar ele com alguma preparadora famosa como a paula faria.
AP 1.6: 0.2673
AP 1.8: 0.3003
AP 2.0: 0.3211
e quanto menor esse valor mais girador é o motor, sendo que o meio termo entre torque e potência nos motores de 4cil é 0.3, logo o 1.8 é o mais equilibrado, o 1.6 é o mais fácil de colocar para girar alto, e o 2.0 é o mais torcudo. é de muita importância também que o diâmetro do pistão seja maior que o curso para que o motor suba de gira mais rapidamente, nesse caso, somente o 1.6 é. que é o motor sub quadrado. o 1.8 e 2.0 são super quadrados, diâmetro menor que curso. e o do monza 2.0 por exemplo é quadrado, 86x86.
Se quer melhorar mais, acho que não compensa aumentar cilindros, o ganho é pequeno frente ao custo. Recomendo partir para um cabeçote dos AP flex e preparar ele com alguma preparadora famosa como a paula faria.