Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
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- João Victor AP
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Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
E aí galera do CDGQ ! Blz ! Hoje irei mostrar os terminais do relê temporizador do limpador, e a ligação do esguicho do para-brisa.
PARTE 12 : RELÊ TEMPORIZADOR E LIGAÇÃO DO ESGUICHO
Primeiro vamos falar dos terminais do relê, fiz um esquema elétrico para vocês entenderem melhor :
No terminal 15 do relê é necessário entrar uma corrente pós-chave nesse terminal, o relê auxiliar manda corrente para os fusíveis (15, 16, 17 e 18.) vai sair corrente do fusível 15 e chegar até o terminal 15 por meio de pontes.
No terminal 31 precisamos de um negaivo, esse negativo é marrom e sai do plug vermelho terminal 5 da caixa de fusíveis, e chega até o principal fio negativo do carro. Ele leva corrente negativa até o relê
No terminal ''i'' é necessário que saia corrente do comando de seta e venha até o terminal ''i''
No terminal 53S é necessário que venha um fio de lá do motor do limpador ele é um fio que fica oscilando (em alguns momentos corrente negativa e em alguns momentos corrente positiva)
No terminal 53M funciona no momento que o relê temporizador é ativado vai sair uma corrente, do plug azul terminal 7 da caixa de fusíveis, nesse plug existe um fio verde com listra preta, esse fio sai do plug azul e chega no comando de seta. Automaticamente a chave de seta manda corrente para um fio verde simples. Esse fio verde simples ele sai do comando de seta, entra no soquete e chega até o plug laranja dos limpadores e do outro lado do soquete o fio sai novamente da cor verde com listra preta, esse fio verde com listra preta chega até o motor do limpador.
No relê existe o Terminal T, que é o do esguicho do para-brisas. Quando você puxa a alavanca do comando do limpador vai sair uma corrente da chave, vai entrar no terminal T do relê e ao mesmo tempo vai levar uma corrente na bombinha do limpador (o fio sai do comando do limpador e vai direto na bombinha o fio da bombinha é verde com listra vermelha.).
O fusível da bombinha é o 16.
Não precisa de ligar fio por fio no relê temporizador, é só encaixá-lo na caixa de fusíveis e boa !
Se vocês tiverem dúvidas é só comentar !
Se gostou do tutorial poste um comentário
Flw ! Abraço !
Tutorial anterior : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37263
Próximo tutorial : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37370
PARTE 12 : RELÊ TEMPORIZADOR E LIGAÇÃO DO ESGUICHO
Primeiro vamos falar dos terminais do relê, fiz um esquema elétrico para vocês entenderem melhor :
No terminal 15 do relê é necessário entrar uma corrente pós-chave nesse terminal, o relê auxiliar manda corrente para os fusíveis (15, 16, 17 e 18.) vai sair corrente do fusível 15 e chegar até o terminal 15 por meio de pontes.
No terminal 31 precisamos de um negaivo, esse negativo é marrom e sai do plug vermelho terminal 5 da caixa de fusíveis, e chega até o principal fio negativo do carro. Ele leva corrente negativa até o relê
No terminal ''i'' é necessário que saia corrente do comando de seta e venha até o terminal ''i''
No terminal 53S é necessário que venha um fio de lá do motor do limpador ele é um fio que fica oscilando (em alguns momentos corrente negativa e em alguns momentos corrente positiva)
No terminal 53M funciona no momento que o relê temporizador é ativado vai sair uma corrente, do plug azul terminal 7 da caixa de fusíveis, nesse plug existe um fio verde com listra preta, esse fio sai do plug azul e chega no comando de seta. Automaticamente a chave de seta manda corrente para um fio verde simples. Esse fio verde simples ele sai do comando de seta, entra no soquete e chega até o plug laranja dos limpadores e do outro lado do soquete o fio sai novamente da cor verde com listra preta, esse fio verde com listra preta chega até o motor do limpador.
No relê existe o Terminal T, que é o do esguicho do para-brisas. Quando você puxa a alavanca do comando do limpador vai sair uma corrente da chave, vai entrar no terminal T do relê e ao mesmo tempo vai levar uma corrente na bombinha do limpador (o fio sai do comando do limpador e vai direto na bombinha o fio da bombinha é verde com listra vermelha.).
O fusível da bombinha é o 16.
Não precisa de ligar fio por fio no relê temporizador, é só encaixá-lo na caixa de fusíveis e boa !
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Show!!! Meu carro não tem temporizador apenas duas velocidades.
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Então seu Gol não está com o relê temporizador funcionando, pode estar sem o relê ou o relê está queimado.bleidao escreveu:Show!!! Meu carro não tem temporizador apenas duas velocidades.
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
não, não...
Ele não tem temporizador. Ele simplesmente tem apenas duas velocidades na chave mesmo.
Ele não tem temporizador. Ele simplesmente tem apenas duas velocidades na chave mesmo.
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Sim, sim. Mas você não colocou o relê temporizador não ????bleidao escreveu:não, não...
Ele não tem temporizador. Ele simplesmente tem apenas duas velocidades na chave mesmo.
Eu já vi até fuscão com temporizador mais moderno KKKK !
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Mas não teria utilidade, já que a chave de acionamento só tem 2 estágios.
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
KKKK é mesmo ! Eu já vi falar em fuscas com isso, mas é adaptações que o povo cria KKKKbleidao escreveu:Mas não teria utilidade, já que a chave de acionamento só tem 2 estágios.
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Não... o Fusca Itamar já veio com isso.
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Tô falando dos fuscão ou seja os ''fuscão veio'' KKKKbleidao escreveu:Não... o Fusca Itamar já veio com isso.
Eles adaptam os sistemas mais modernos do Fusca Itamar nos fuscas mais antigos que não tem muitos opcionais ! KKKK
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Acho que pode ser isso mesmo!!!
Mas de qualquer forma, melhorias são sempre bem vindas!
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Meu amigo vou ver se podes me ajudar, eu fiz a mudança do painel e chave de seta do 87 simples para o satelite 89, e não teve eletricista q fez funcionar o temporizador. Funciona as duas velocidades só. Se fosse possível, tinha como fazer um esquema da chave de seta (cor dos fios) até o rele e depois do rele até o motor? Vou ficar muito agradecido.
- João Victor AP
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Só seguir o meu tutorial anterior, e esse, mostro de uma forma explicada como ligar tudo, nos dois tutoriais mostro como ligar !
E não precisa levar fios da chave até o relê, e de relê até o motor, basta seguir a ligação que falo acima, e depois só conectar o relê na caixa de fusíveis, no Tutorial 4 mostro a localização do relê !
E não precisa levar fios da chave até o relê, e de relê até o motor, basta seguir a ligação que falo acima, e depois só conectar o relê na caixa de fusíveis, no Tutorial 4 mostro a localização do relê !
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Obrigado por responder, mas o único problema é q a fiação e caixa de fusíveis seria do mais antigo, até o relê não tem esse terminal "i". Por isso o do esquema de ligação direto da chave de seta no relê e depois para o motor, pois acredito mais fácil. Será q seria melhor comprar um relê novo com esse terminal a mais?
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Sei carro possui a Caixa de Fusíveis mais antiga ????adrianocr escreveu:Obrigado por responder, mas o único problema é q a fiação e caixa de fusíveis seria do mais antigo, até o relê não tem esse terminal "i". Por isso o do esquema de ligação direto da chave de seta no relê e depois para o motor, pois acredito mais fácil. Será q seria melhor comprar um relê novo com esse terminal a mais?
O ano do seu carro é entre 1980 á 1987 ????
Se sim, a ligação é bem diferente dessas que mostro nos tópicos.
Não estou fazendo esquemas esses dias porque estou fazendo aqui um tutorial sobre a Buzina do Gol 1988 á 1994, logo logo, eu posto esse !
Depois que eu terminar esses tópicos de elétrica da linha 1988 á 1994 eu pretendo fazer tópicos e tutoriais de elétrica da linha 1980 á 1987 !
Mas ainda não fiz nenhum tópico de elétrico sobre a linha 1980 á 1987.
Abraço !
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
enrolado!
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Boa noite,
Tenho um gol quadrado 94 e resolvi instalar o limpador traseiro. Comprei o motor, o reservatório, o esguicho, tudo certinho e a minha chave tem a indicação de limpador traseiro.No porta malas do meu carro tem um conector preso no chicote traseiro, um conector redondinho com um fio verde com listra vermelha e outro marrom, que não tem alimentação nenhuma e na tampa do porta malas, só tem 2 fios que alimentam as luzes de placa.
Provavelmente eu terei que puxar fio para a máquina do limpador. Vi no seu post de número 04 as funções do rele, e provavelmente terei que comprar o rele do temporizador traseiro e consequentemente acredito que ao instalar o rele esses fios serão alimentados.
A minha dúvida é, esses fios seriam da bombinha de jogar aguá no vidro? posso usar esse verde com vermelho, que acredito que será positivo pós chave para realizar uma emenda e manda-lo para a maquina do limpador?
E a propósito, no chicote do meu carro na parte de baixo do painel tem uns conectores redondinhos, únicos com terminal macho, que não estão ligados em nada, vc saberia para que serve, seria tipo um pós chave auxiliar, para ligar o que quisermos?
se puder responder ficarei grato.
Tenho um gol quadrado 94 e resolvi instalar o limpador traseiro. Comprei o motor, o reservatório, o esguicho, tudo certinho e a minha chave tem a indicação de limpador traseiro.No porta malas do meu carro tem um conector preso no chicote traseiro, um conector redondinho com um fio verde com listra vermelha e outro marrom, que não tem alimentação nenhuma e na tampa do porta malas, só tem 2 fios que alimentam as luzes de placa.
Provavelmente eu terei que puxar fio para a máquina do limpador. Vi no seu post de número 04 as funções do rele, e provavelmente terei que comprar o rele do temporizador traseiro e consequentemente acredito que ao instalar o rele esses fios serão alimentados.
A minha dúvida é, esses fios seriam da bombinha de jogar aguá no vidro? posso usar esse verde com vermelho, que acredito que será positivo pós chave para realizar uma emenda e manda-lo para a maquina do limpador?
E a propósito, no chicote do meu carro na parte de baixo do painel tem uns conectores redondinhos, únicos com terminal macho, que não estão ligados em nada, vc saberia para que serve, seria tipo um pós chave auxiliar, para ligar o que quisermos?
se puder responder ficarei grato.
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Boa Noite !uvsoliveira escreveu:Boa noite,
Tenho um gol quadrado 94 e resolvi instalar o limpador traseiro. Comprei o motor, o reservatório, o esguicho, tudo certinho e a minha chave tem a indicação de limpador traseiro.No porta malas do meu carro tem um conector preso no chicote traseiro, um conector redondinho com um fio verde com listra vermelha e outro marrom, que não tem alimentação nenhuma e na tampa do porta malas, só tem 2 fios que alimentam as luzes de placa.
Provavelmente eu terei que puxar fio para a máquina do limpador. Vi no seu post de número 04 as funções do rele, e provavelmente terei que comprar o rele do temporizador traseiro e consequentemente acredito que ao instalar o rele esses fios serão alimentados.
A minha dúvida é, esses fios seriam da bombinha de jogar aguá no vidro? posso usar esse verde com vermelho, que acredito que será positivo pós chave para realizar uma emenda e manda-lo para a maquina do limpador?
E a propósito, no chicote do meu carro na parte de baixo do painel tem uns conectores redondinhos, únicos com terminal macho, que não estão ligados em nada, vc saberia para que serve, seria tipo um pós chave auxiliar, para ligar o que quisermos?
se puder responder ficarei grato.
Você me mandou essa mesma mensagem por MP e eu respondi
Eu vi lá primeiro então respondi por lá
Abraço !
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
boa tarde, meu carro quando aciono a alavanca o limpador funciona, porem a bombinha nao.
Coloquei o multimetro no fio da bombinha la na frente chega por volta de 3 ~ 4 volts.
ja testei a bombinha fora do carro na bancada e funcionou normalmente.
o que acham que eu devo verificar?
obrgifado
Coloquei o multimetro no fio da bombinha la na frente chega por volta de 3 ~ 4 volts.
ja testei a bombinha fora do carro na bancada e funcionou normalmente.
o que acham que eu devo verificar?
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Olá, amigo... Pelo que você está dizendo, o chicote precisa de uma revisão.
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- João Victor AP
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Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.
Como está o relê temporizador ????paulorogpax escreveu:boa tarde, meu carro quando aciono a alavanca o limpador funciona, porem a bombinha nao.
Coloquei o multimetro no fio da bombinha la na frente chega por volta de 3 ~ 4 volts.
ja testei a bombinha fora do carro na bancada e funcionou normalmente.
o que acham que eu devo verificar?
obrgifado
Quando você puxa a alavanca, passa uma corrente no terminal T... então a questão é... tudo está corretamente conectado, e testou o relê se ele está funcionando corretamente ????
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