Como economizar mais combustivel?
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
Como economizar mais combustivel?
Tenho um gol com motor 1.6 MI turbo, a questão é que o carro bebe demais nos fins de samana faz 3km/l de etanol até ai eu entendo que fim de semana ando pra gasta mesmo, mas durante a semana (uso o carro pro dia a dia vou pra faculdade, serviço e tals) eu ando igual a um vovô para tentar economizar e ele faz na media 4.5km/l, existe algum jeito de conseguir economizar mais? seila alguma faixa de giro? estava pensando em fazer uma limpeza de bicos, sera que pode ser que mude?
Gol 1.6 Mi com ar e direção, Turbina apl deslocada no farol
Motor e cambio originais, nada forjado, só um comando mais brabo.
OBS: esta vazando de ar entre a tubagem e a ligação da valvula de alivio, pois quebrou um dos 3 prisioneiro que segura la, levei no mecanico ele falou que nao muda muito, pode ser por isso?
Gol 1.6 Mi com ar e direção, Turbina apl deslocada no farol
Motor e cambio originais, nada forjado, só um comando mais brabo.
OBS: esta vazando de ar entre a tubagem e a ligação da valvula de alivio, pois quebrou um dos 3 prisioneiro que segura la, levei no mecanico ele falou que nao muda muito, pode ser por isso?
- Bill
- SUPORTE
- Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Re: Como economizar mais combustivel?
jolbento,
Beleza ???
Vc esta sendo um tanto quanto contraditório meu amigo .....
Pense em uma gangorra, de um lado o consumo do outro o desempenho .....
Se um aumenta o outro abaixa e assim será sempre ....... se quer potencia esta no caminho certo, se quer economia, dê uma volta de 180º, um não combina com o outro, para economizar tira o turbo, senão esquece economia
Abraços !!!
Beleza ???
Vc esta sendo um tanto quanto contraditório meu amigo .....
Pense em uma gangorra, de um lado o consumo do outro o desempenho .....
Se um aumenta o outro abaixa e assim será sempre ....... se quer potencia esta no caminho certo, se quer economia, dê uma volta de 180º, um não combina com o outro, para economizar tira o turbo, senão esquece economia

Abraços !!!

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
- JCX
- Membro - 1.6
- Carro: Gol Ap 1.6 89
Compra uma moto pro trampo e facul ou outro carro pra rodar no gnv
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
- Bill
- SUPORTE
- Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Nossa
GNV ninguém merece hein 

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
A solução para o seu caso é simples... tire o turbo ou diminua a pressão da turbina... por exemplo de 1,0 kgf/cm² reduza para 0,5 kgf/cm².
Quem turbina não se preoculpa com consumo, então se está pesando no seu bolso você vai ter que tirar o turbo.
Meu cunhado mesmo turbinou um Palio 1.0 - 8V - ano 2001 que chegou a 150 CV, mas ele logo tirou o turbo, pois não conseguiu bancar o apetite do mesmo.
Quem turbina não se preoculpa com consumo, então se está pesando no seu bolso você vai ter que tirar o turbo.
Meu cunhado mesmo turbinou um Palio 1.0 - 8V - ano 2001 que chegou a 150 CV, mas ele logo tirou o turbo, pois não conseguiu bancar o apetite do mesmo.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Então a questão é que ja tive um gol 1.9 turbo e forjado, rodava com 2.5kg de pressão e fazia 5km/l mas ele era carburado. Ai achei que como estou de 1.6 e ainda injetado achei que tinha algum modo de pelo menos chegar no consumo desse gol que eu tinha. E tbm como o Rodox disse, eu ja ando com só 0.5 de pressão e ta consumindo desse jeito, to ate com medo de aumentar a pressão e cair o consumo para 2/1...
Nossa... então de fato seu carro deve estar com problemas... pensava que você estava com uns 2,0 kg/cm² na turbina... Se eu fosse você ia em outro preparador para ter uma segunda opinião. E também faça o teste de compressão do motor, pois se teu motor estiver com compressão baixa o carro bebe mesmo.jolbento escreveu:Então a questão é que ja tive um gol 1.9 turbo e forjado, rodava com 2.5kg de pressão e fazia 5km/l mas ele era carburado. Ai achei que como estou de 1.6 e ainda injetado achei que tinha algum modo de pelo menos chegar no consumo desse gol que eu tinha. E tbm como o Rodox disse, eu ja ando com só 0.5 de pressão e ta consumindo desse jeito, to ate com medo de aumentar a pressão e cair o consumo para 2/1...
Através do teste de compressão e de vasão de cilindros em conjunto se pode saber se é necessário fazer retífica do cabeçote, troca de anéis, junta do cabeçote e etc.
Rodox
- JCX
- Membro - 1.6
Que isso Bill, meu santana faz 10 Km/m³ rodando na cidade e 15km/m³ na estrada dando final de acima de 190 no GNV. Aposto meu carro que algum outro carro faça essa média de consumo com a mesma performance.Bill escreveu:NossaGNV ninguém merece hein
Meu carro está na família a 11 anos, há 8 roda no GNV e nunca teve o motor aberto, o cabeçote só sofreu retífica duas vezes por junta velha queimada.
Olha o preconceito...

Brincadeiras a parte eu recomendo o GNV, agora se o cara só coloca combustível e anda e não liga pra manutenção preventiva aí não rola mesmo.
Cupim de metal acaba com qualquer carro independente do combustível que roda.
Abraços
Consigo esse teste em qualquer oficina mecanica? ou só em oficinas de preparações?Rodox escreveu:Nossa... então de fato seu carro deve estar com problemas... pensava que você estava com uns 2,0 kg/cm² na turbina... Se eu fosse você ia em outro preparador para ter uma segunda opinião. E também faça o teste de compressão do motor, pois se teu motor estiver com compressão baixa o carro bebe mesmo.jolbento escreveu:Então a questão é que ja tive um gol 1.9 turbo e forjado, rodava com 2.5kg de pressão e fazia 5km/l mas ele era carburado. Ai achei que como estou de 1.6 e ainda injetado achei que tinha algum modo de pelo menos chegar no consumo desse gol que eu tinha. E tbm como o Rodox disse, eu ja ando com só 0.5 de pressão e ta consumindo desse jeito, to ate com medo de aumentar a pressão e cair o consumo para 2/1...
Através do teste de compressão e de vasão de cilindros em conjunto se pode saber se é necessário fazer retífica do cabeçote, troca de anéis, junta do cabeçote e etc.
- JCX
- Membro - 1.6
Qualquer oficina man.
Mecânico que preste tem ambos equipamentos... agora mexânico não tem.jolbento escreveu: Consigo esse teste em qualquer oficina mecanica? ou só em oficinas de preparações?
Eu tenho um compressímetro... ele é o MC1000 da PLANATC... paguei R$ 260,00. Qualquer pessoa pode mexer nele. Veja no link abaixo o maual dele que explica como usá-lo e informa a faixa de compressão da cada carro:
http://www.planatc.com.br/produto_final ... igo=mc1000
Já para o medidor de vazão de cilindro você precisa além dele de um compressor de ar que trabalhe acima de 100 psi.
O compressímetro informa que o motor tem problemas, mas não diz onde é (parte de cima ou de baixo) se você fizer só uma medição. Para saber se tem que fazer uma segunda medição colocando pelo buraco da vela dentro do cilindro uma colher de chá de óleo de motor.
Então o óleo vai ajudar a vedar se o problema for na parte de baixo. Assim medições do cilindro muito próximas (medição normal e a medição com óleo de motor) o problema é na parte de cima do motor, e medições muito diferentes o problema é na parte de baixo.
Já pelo medidor de vazão se sabe exatamente onde está o problema:
- Um borbulhamento na água de arrefecimento mostra problemas com a junta entre o cilindro e o circuito de arrefecimento;
- Um ruído de vazamento vindo da abertura de abastecimento de óleo indica que o vazamento está localizado na parte baixa do motor (cilindro, pistão e anéis) ou de junta entre o cilindro e o circuito de óleo;
- Um ruído no coletor de admissão indica vazamento nas válvulas de admissão, o mesmo ocorrendo na relação coletor de escapamento / válvulas de escapamento.
Mas o teste de vazão não informa o valor da compressão para se comparar com os dados do fabricante do veículo, então o uso dos dois equipamentos em conjunto é fundamental.
Veja como é o teste de vazão de cilindros no tópico abaixo:
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 19&t=37652
Rodox
-
- Membro - 1.6
- Carro: GOL CL 1.8 álcool
Muito interessante!Rodox escreveu:Mecânico que preste tem ambos equipamentos... agora mexânico não tem.jolbento escreveu: Consigo esse teste em qualquer oficina mecanica? ou só em oficinas de preparações?
Eu tenho um compressímetro... ele é o MC1000 da PLANATC... paguei R$ 260,00. Qualquer pessoa pode mexer nele. Veja no link abaixo o maual dele que explica como usá-lo e informa a faixa de compressão da cada carro:
http://www.planatc.com.br/produto_final ... igo=mc1000
Já para o medidor de vazão de cilindro você precisa além dele de um compressor de ar que trabalhe acima de 100 psi.
O compressímetro informa que o motor tem problemas, mas não diz onde é (parte de cima ou de baixo) se você fizer só uma medição. Para saber se tem que fazer uma segunda medição colocando pelo buraco da vela dentro do cilindro uma colher de chá de óleo de motor.
Então o óleo vai ajudar a vedar se o problema for na parte de baixo. Assim medições do cilindro muito próximas (medição normal e a medição com óleo de motor) o problema é na parte de cima do motor, e medições muito diferentes o problema é na parte de baixo.
Já pelo medidor de vazão se sabe exatamente onde está o problema:
- Um borbulhamento na água de arrefecimento mostra problemas com a junta entre o cilindro e o circuito de arrefecimento;
- Um ruído de vazamento vindo da abertura de abastecimento de óleo indica que o vazamento está localizado na parte baixa do motor (cilindro, pistão e anéis) ou de junta entre o cilindro e o circuito de óleo;
- Um ruído no coletor de admissão indica vazamento nas válvulas de admissão, o mesmo ocorrendo na relação coletor de escapamento / válvulas de escapamento.
Mas o teste de vazão não informa o valor da compressão para se comparar com os dados do fabricante do veículo, então o uso dos dois equipamentos em conjunto é fundamental.
Veja como é o teste de vazão de cilindros no tópico abaixo:
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 19&t=37652
Adriano,
Muito obrigado!
Muito obrigado!
Rodox
- bleidao
- SUPORTE
- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Tem no Mercado Livre alguns medidores de compressão de motores. Em torno de 150$. Estou também pensando em comprar, Rodox.
Jolbento... então, mano... há algo de muito errado no acerto do seu carro. Ele não era para estar bebendo tanto. Um Santana de um amigo com 8 bicos e maior de 400cv não bebe assim.
braço.
Jolbento... então, mano... há algo de muito errado no acerto do seu carro. Ele não era para estar bebendo tanto. Um Santana de um amigo com 8 bicos e maior de 400cv não bebe assim.
braço.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Bleidao,
Compre mesmo, você não vai se arrepender.
Abraços
Compre mesmo, você não vai se arrepender.
Abraços
Rodox
- bleidao
- SUPORTE
- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
comprarei! Assim que montar o Gol. kkkk Está todo desmontado agora. Só falta retirar o painel. Pq ainda não tive tempo.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571