ap 1.7 1.9 2.1 2.2
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ap 1.7 1.9 2.1 2.2
primerio de tudo bom dia , boa tarde ou boa noite...
caros amigos ,estes dias me veio uma duvida , como sou leigo me desculpem se perguntar uma coisa boba....
vamos a pergunta-> como fazer um motor 1,7 / 1,9 / 2,1/ 2,2 oq é necessario de peças para deixar um ap nessas cilindradas???? um motor desse é mais resistente e potente??? é melhor para turbinar???
agradeço a compreeçao de todos....
abraçao ae galera
obs: agora posso compartilhar com vcs a paxao por uma GOLETA quadrado....
comprei dia 28 um GTi..... filé o carro...
depois posto algumas fotos.....
:mestre:
caros amigos ,estes dias me veio uma duvida , como sou leigo me desculpem se perguntar uma coisa boba....
vamos a pergunta-> como fazer um motor 1,7 / 1,9 / 2,1/ 2,2 oq é necessario de peças para deixar um ap nessas cilindradas???? um motor desse é mais resistente e potente??? é melhor para turbinar???
agradeço a compreeçao de todos....
abraçao ae galera
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O motor AP é um velho conhecido de todos os preparadores e entusiastas no Brasil, devido a sua popularidade, conhecimento e disponibilidade de peças. Derivado dos motores "MD", esta família de motores continua sendo evoluído pelo grupo Volkswagen/Audi, com as versões de bloco alto (ABA), cabeçotes de fluxo cruzado, 16 e 20 válvulas, além de outras melhorias em componentes externos do motor, como injeção eletrônica de combustível (incluindo a versão TotalFlex), e sistemas de ignição direta (com bobinas múltiplas e sem uso de distribuidor). No entanto, é interessante salientar que por AP deve-se entender os motores de fabricação nacional, de "bloco baixo" (ou seja, que usam bielas de 144 mm), e com cabeçotes em alumínio com 8 válvulas e fluxo lateral.
Informações Técnicas
· 1.6
Diâmetro dos clindros: 81 mm (STD)
Curso: 77,4 mm
· 1.8
Diâmetro dos clindros: 81 mm (STD)
Curso: 86,4 mm
· 2.0
Diâmetro dos clindros: 82,5 mm (STD)
Curso: 92,8 mm
Informações sobre estes e outros motores VW:
MOTOR(L)...........CURSO...BIELA(mm).......R/L.........VMP(m/s)@8,5Krpm.....RPM@25m/s.......FLUXO@25m/s
1.0........................70,6...........144...........0,245..............20,00.......................10623................5,313m³/min
1.6........................77,4...........144...........0,268..............21,93.......................09690................7,752m³/min
1.6_KD..................77,4...........136...........0,284..............21,93.......................09690................7,752m³/min
2.0_longo..............92,8...........159...........0,291..............26,29.......................08082................8,082m³/min
1.8........................86,4...........144...........0,300..............24,48.......................08681................7,813m³/min
1.8_KD..................86,4...........136...........0,318..............24,48.......................08681................7,813m³/min
2.0........................92,8...........144...........0,322..............26,29.......................08082................8,082m³/min
2.0_KD..................92,8...........136...........0,341..............26,29.......................08082................8,082m³/min
Todos os motores AP utilizam bielas com comprimento "centro a centro" de 144 mm. Por isto mesmo, os pistões dos motores 1.6 e 1.8, apesar de terem o mesmo diâmetro, possuem diferentes alturas de compressão (distância entre o centro do pino até o topo do pistão), sendo o pistão dos motores 1.6 mais alto do que o dos motores 1.8, que por sua vez é mais alto que o dos motores 2.0. Lembrando que esta diferença não tem nada a ver com diferenças na taxa de compressão, que neste motor também é definida pelo modelo do pistão utilizado, com suas diferentes "cavas" (ou ausência desta).
Preparação
Alterando a cilindrada
Para alterar a cilindrada de um motor AP, é necessário saber alguns pontos básicos:
· Todos motores AP 1.6 e 1.8 usam o mesmo bloco. O bloco utilizado na versão 2.0 é ligeiramente diferente, para acomodar o virabrequim com mais curso.
· Todos motores AP, de qualquer cilindrada, usam bielas de 144 mms, como já informado.
Dito isto, podemos chegar às seguintes conclusões:
1.6 --> 1.8
Para transformar um motor AP de 1.6 para 1.8, é necessário trocar o virabrequim e os pistões (apesar de terem o mesmo diâmetro, os pistões possuem altura de compressão diferente, sendo os de 1.8 mais baixos para compensar o maior curso do virabrequim). Antes de comprar novos pistões, verifique se o bloco possui sinais de desgaste avançado, e faça uma retífica caso necessário, para montar seu "novo" motor com as folgas adequadas.
1.6 ou 1.8 --> 2.0
Para transformar um motor AP 1.6 ou 1.8 para 2.0, outros passos são necessários. Como eu disse a pouco, o bloco dos motores AP 2.0 é ligeiramente diferente para acomodar o virabrequim com maior curso, então a princípio não seria possível montar este virabrequim nos blocos 1.6/1.8. Porém, com um pequeno retrabalho com esmerilhadeira na área de fixação da bomba de óleo, é possível instalar o virabrequim do motor 2.0 nestes blocos, através da remoção de alguns mm de material neste local, possibilitando ao conjunto virabrequim/bielas girar livremente. Além desta alteração, é óbvio que também é necessária a troca do virabrequim, a compra de novos pistões (diferentes em altura de compressão e diâmetro), e retífica do bloco para acomodar estes novos pistões.
Atenção! O procedimento descrito acima para possibilitar a instalação de virabrequim de 2.0 em blocos 1.8 é para uso de bielas originais. Caso sejam utilizadas bielas forjadas, será necessário retirar muito mais material, e em outros locais do bloco, o que pode torná-lo menos resistente. Neste caso, eu recomendo a compra de um bloco de AP 2.0 "de verdade", para evitar maiores dores de cabeça. Fique atento também a agregados do motor que podem variar com a mudança de bloco, como os distribuidores, que são específicos para o tipo de bloco sendo utilizado (distribuidores de 1.6 e 1.8 não servem em blocos 2.0, e vice-versa).
1.9
Uma alteração comum de se fazer nos motores AP é fazer o conhecido "milenove", ou motor com 1.9 litros de deslocamento volumétrico. Isto normalmente é feito utilizando-se os pistões da versão 2 litros em conjunto com o virabrequim da versão 1.8. Esta solução tem uma característica (às vezes indesejada, às vezes desejada) de abaixar bastante a taxa de compressão do motor. Para contornar ou minimizar isto, pode-se utilizar pistões do modelo "a álcool", rebaixar o bloco (usinando a face superior, "encurtando" ele), ou mesmo utilizar outros pistões especiais com diâmetros de até 84 mm, porém com a mesma altura de compressão dos pistões para a versão 1.8 deste motor. A Iapel é uma das empresas que fabrica este tipo de pistão.
1.6 - Virabrequim - 77,4
Bielas - 144mm
Pistões - 81mm pistão alto devido ao ponto de fixação dos pinos
A vantagem desse motor é o seu bom r/l, aguentando altos giros, porém pouco capaz de gerar potência e torque em relação aos demais em função da cilindrada
1.8 - Virabrequim - 86,4
Bielas - 144mm
Pistões - 81mm
A vantagem desse motor é a suacapacidade de atingir alto giro e gerar satisfatória potência, quebras são mais difíceis que nos 2.0
1.9 - Virabrequim - 86,4
Bielas - 144mm
Pistões - 83,5mm pistão 2º retífica do 2.0
A construção desse motor gera o impecílio de reduzir a altura do bloco em função do pistão ficar baixo. Não fazer isso gera uma taxa de compressão baixa e inadequada.
A vantagem desse motor é a sua capacidade de atingir altos giros e maior potêncai em relação ao 1.8, porém não consegue chegar perto do torque do 2.0 e não tem o seu r/l ruim sendo um dos mais adorados para turbo.
A desvantagem se dá pela utilização do pistão de 2ºretífica do 2.0 tornando sua retífica com pistões AP impossibilitada, tendo que partir para os de GM.
2.0 - Virabrequim - 92,5
Bielas - 144mm
Pistões - 82,5mm
A vantagem desse motir está na sua elasticidade devido ao alto torque desde os baixos regimes de rotação e na sua potência. É sensível a sua força em relação ao motor 1.9
A desvantagem está no ser r/l ruim, o q o torna delicado em altas rotações, podendo abrir um buraco na lateral do bloco e colocando a biela para fora.
2.1 - Virabrequim - 92,5
Bielas - 144mm
Pistões - 84,8mm pistão de monza 1.8
Esse motor é utilizado em carros aspirados, não sendo bom para turbo devido à fina parede dos cilindros devido à sua parede muito fina. Traz a vantagem de gerar potência e torque.
2.2 - Virabrequim - 92,5
Bielas - 144mm
Pistões - 86mm pistão de monza 1.8
Esse motor é pouco utilizado em função da sua parede extra fina, tendo constantes problemas em relação à queima de juntas de ferro, porém é um excelente motor para aspirados devido à sua capacidade de gerar torque e potência.
Existem ainda motores com capacidade de 2.3 e 2.4 cilindradas, mas para tal feito se dá a necessidade de fazer virabrequim cursados e piora ainda mais o R/L
Existem enúmeras discussões sobre as diferenças dos blocos Ap.
Entenda-as.
Bloco originais 1.6 e 1.8 são iguais. Bloco 2.0 só tem diferença na parte de baixo.
Para se transformar um bloco originalmente 1.6 ou 1.8 em 2.0 ( com a alteração do virabrequim ) se dá a necessidade de esmerilhar a parede lateral do bloco na parte inferiro para não haver o toque da biela com a pared e tão pouco do próprio virabrequim com a parede.
Informações Técnicas
· 1.6
Diâmetro dos clindros: 81 mm (STD)
Curso: 77,4 mm
· 1.8
Diâmetro dos clindros: 81 mm (STD)
Curso: 86,4 mm
· 2.0
Diâmetro dos clindros: 82,5 mm (STD)
Curso: 92,8 mm
Informações sobre estes e outros motores VW:
MOTOR(L)...........CURSO...BIELA(mm).......R/L.........VMP(m/s)@8,5Krpm.....RPM@25m/s.......FLUXO@25m/s
1.0........................70,6...........144...........0,245..............20,00.......................10623................5,313m³/min
1.6........................77,4...........144...........0,268..............21,93.......................09690................7,752m³/min
1.6_KD..................77,4...........136...........0,284..............21,93.......................09690................7,752m³/min
2.0_longo..............92,8...........159...........0,291..............26,29.......................08082................8,082m³/min
1.8........................86,4...........144...........0,300..............24,48.......................08681................7,813m³/min
1.8_KD..................86,4...........136...........0,318..............24,48.......................08681................7,813m³/min
2.0........................92,8...........144...........0,322..............26,29.......................08082................8,082m³/min
2.0_KD..................92,8...........136...........0,341..............26,29.......................08082................8,082m³/min
Todos os motores AP utilizam bielas com comprimento "centro a centro" de 144 mm. Por isto mesmo, os pistões dos motores 1.6 e 1.8, apesar de terem o mesmo diâmetro, possuem diferentes alturas de compressão (distância entre o centro do pino até o topo do pistão), sendo o pistão dos motores 1.6 mais alto do que o dos motores 1.8, que por sua vez é mais alto que o dos motores 2.0. Lembrando que esta diferença não tem nada a ver com diferenças na taxa de compressão, que neste motor também é definida pelo modelo do pistão utilizado, com suas diferentes "cavas" (ou ausência desta).
Preparação
Alterando a cilindrada
Para alterar a cilindrada de um motor AP, é necessário saber alguns pontos básicos:
· Todos motores AP 1.6 e 1.8 usam o mesmo bloco. O bloco utilizado na versão 2.0 é ligeiramente diferente, para acomodar o virabrequim com mais curso.
· Todos motores AP, de qualquer cilindrada, usam bielas de 144 mms, como já informado.
Dito isto, podemos chegar às seguintes conclusões:
1.6 --> 1.8
Para transformar um motor AP de 1.6 para 1.8, é necessário trocar o virabrequim e os pistões (apesar de terem o mesmo diâmetro, os pistões possuem altura de compressão diferente, sendo os de 1.8 mais baixos para compensar o maior curso do virabrequim). Antes de comprar novos pistões, verifique se o bloco possui sinais de desgaste avançado, e faça uma retífica caso necessário, para montar seu "novo" motor com as folgas adequadas.
1.6 ou 1.8 --> 2.0
Para transformar um motor AP 1.6 ou 1.8 para 2.0, outros passos são necessários. Como eu disse a pouco, o bloco dos motores AP 2.0 é ligeiramente diferente para acomodar o virabrequim com maior curso, então a princípio não seria possível montar este virabrequim nos blocos 1.6/1.8. Porém, com um pequeno retrabalho com esmerilhadeira na área de fixação da bomba de óleo, é possível instalar o virabrequim do motor 2.0 nestes blocos, através da remoção de alguns mm de material neste local, possibilitando ao conjunto virabrequim/bielas girar livremente. Além desta alteração, é óbvio que também é necessária a troca do virabrequim, a compra de novos pistões (diferentes em altura de compressão e diâmetro), e retífica do bloco para acomodar estes novos pistões.
Atenção! O procedimento descrito acima para possibilitar a instalação de virabrequim de 2.0 em blocos 1.8 é para uso de bielas originais. Caso sejam utilizadas bielas forjadas, será necessário retirar muito mais material, e em outros locais do bloco, o que pode torná-lo menos resistente. Neste caso, eu recomendo a compra de um bloco de AP 2.0 "de verdade", para evitar maiores dores de cabeça. Fique atento também a agregados do motor que podem variar com a mudança de bloco, como os distribuidores, que são específicos para o tipo de bloco sendo utilizado (distribuidores de 1.6 e 1.8 não servem em blocos 2.0, e vice-versa).
1.9
Uma alteração comum de se fazer nos motores AP é fazer o conhecido "milenove", ou motor com 1.9 litros de deslocamento volumétrico. Isto normalmente é feito utilizando-se os pistões da versão 2 litros em conjunto com o virabrequim da versão 1.8. Esta solução tem uma característica (às vezes indesejada, às vezes desejada) de abaixar bastante a taxa de compressão do motor. Para contornar ou minimizar isto, pode-se utilizar pistões do modelo "a álcool", rebaixar o bloco (usinando a face superior, "encurtando" ele), ou mesmo utilizar outros pistões especiais com diâmetros de até 84 mm, porém com a mesma altura de compressão dos pistões para a versão 1.8 deste motor. A Iapel é uma das empresas que fabrica este tipo de pistão.
1.6 - Virabrequim - 77,4
Bielas - 144mm
Pistões - 81mm pistão alto devido ao ponto de fixação dos pinos
A vantagem desse motor é o seu bom r/l, aguentando altos giros, porém pouco capaz de gerar potência e torque em relação aos demais em função da cilindrada
1.8 - Virabrequim - 86,4
Bielas - 144mm
Pistões - 81mm
A vantagem desse motor é a suacapacidade de atingir alto giro e gerar satisfatória potência, quebras são mais difíceis que nos 2.0
1.9 - Virabrequim - 86,4
Bielas - 144mm
Pistões - 83,5mm pistão 2º retífica do 2.0
A construção desse motor gera o impecílio de reduzir a altura do bloco em função do pistão ficar baixo. Não fazer isso gera uma taxa de compressão baixa e inadequada.
A vantagem desse motor é a sua capacidade de atingir altos giros e maior potêncai em relação ao 1.8, porém não consegue chegar perto do torque do 2.0 e não tem o seu r/l ruim sendo um dos mais adorados para turbo.
A desvantagem se dá pela utilização do pistão de 2ºretífica do 2.0 tornando sua retífica com pistões AP impossibilitada, tendo que partir para os de GM.
2.0 - Virabrequim - 92,5
Bielas - 144mm
Pistões - 82,5mm
A vantagem desse motir está na sua elasticidade devido ao alto torque desde os baixos regimes de rotação e na sua potência. É sensível a sua força em relação ao motor 1.9
A desvantagem está no ser r/l ruim, o q o torna delicado em altas rotações, podendo abrir um buraco na lateral do bloco e colocando a biela para fora.
2.1 - Virabrequim - 92,5
Bielas - 144mm
Pistões - 84,8mm pistão de monza 1.8
Esse motor é utilizado em carros aspirados, não sendo bom para turbo devido à fina parede dos cilindros devido à sua parede muito fina. Traz a vantagem de gerar potência e torque.
2.2 - Virabrequim - 92,5
Bielas - 144mm
Pistões - 86mm pistão de monza 1.8
Esse motor é pouco utilizado em função da sua parede extra fina, tendo constantes problemas em relação à queima de juntas de ferro, porém é um excelente motor para aspirados devido à sua capacidade de gerar torque e potência.
Existem ainda motores com capacidade de 2.3 e 2.4 cilindradas, mas para tal feito se dá a necessidade de fazer virabrequim cursados e piora ainda mais o R/L
Existem enúmeras discussões sobre as diferenças dos blocos Ap.
Entenda-as.
Bloco originais 1.6 e 1.8 são iguais. Bloco 2.0 só tem diferença na parte de baixo.
Para se transformar um bloco originalmente 1.6 ou 1.8 em 2.0 ( com a alteração do virabrequim ) se dá a necessidade de esmerilhar a parede lateral do bloco na parte inferiro para não haver o toque da biela com a pared e tão pouco do próprio virabrequim com a parede.
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Si eu ñ me engano eu aprendi aqui no forum que para transfotma 1.6 para 1.7
1.7 - Virabrequim - 77,4 mm (ou seja o do 1.6 mesmo)
Bielas - 144mm
Diâmetro dos clindros: 82,5 mm (STD) ,( mandar usina o bloco para essa medida 82,5 mm ou seja a medida do 2.0) e compra aneis e pistões (STD)
do 2.0 o kit do motor
Alguem concorda ou tá errado ?
1.7 - Virabrequim - 77,4 mm (ou seja o do 1.6 mesmo)
Bielas - 144mm
Diâmetro dos clindros: 82,5 mm (STD) ,( mandar usina o bloco para essa medida 82,5 mm ou seja a medida do 2.0) e compra aneis e pistões (STD)
do 2.0 o kit do motor
Alguem concorda ou tá errado ?
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Só algumas correções, nem todos APs tem bielas de 144mm, os de bloco alto, como Golf e Gol GTI 16v utilização bielas de 159mm, o que proporciona um motor mais liso em altas rotações e mais resistente, pois a biela sofre menos esforço lateral dentro do bloco.
Temos cabeçotes de fluxo cruzado de 8 válvulas também, utilizados nos passats alemães e no golf/bora mkIII.
Segue uma tabela com os valores das modificações, lembrando que ainda háa opção do virabrequim de 96mm, dos motores AP a diesel 9kombi/saveiro/golf).
Motor AP 1.6 = 1575 cc Pistão 80,5
Vira 77,4 + Pistão 81,5 = 1615 cc
Vira 77,4 + Pistão 82,5 = 1655 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,0 = 1675 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,5 = 1695 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,0 = 1715 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,5 = 1736 cc
Vira 77,4 + Pistão 86,0 = 1798 cc
Motor AP 1.8 = 1758 cc Pistão 80,5
Vira 86,4 + Pistão 81,5 = 1802 cc
Vira 86,4 + Pistão 82,5 = 1847 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,0 = 1869 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,5 = 1892 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,0 = 1915 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,5 = 1938 cc
Vira 86,4 + Pistão 86,0 = 2007 cc
Motor AP 2.0 = 1984 cc Pistão 82,5
Vira 92,8 + Pistão 83,0 = 2008 cc
Vira 92,8 + Pistão 83,5 = 2032 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,0 = 2057 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,5 = 2081 cc
Vira 92,8 + Pistão 86,0 = 2156 cc
Motor AP 1.9 (diesel) = 2052 cc Pistão 82,5
Vira 96 + Pistão 83,0 = 2077 cc
Vira 96 + Pistão 83,5 = 2102 cc
Vira 96 + Pistão 84,0 = 2128 cc
Vira 96 + Pistão 84,5 = 2153 cc
Vira 96 + Pistão 86,0 = 2223 cc
Qualquer dúvida, pode me mandar email ou MP.
abraços
Temos cabeçotes de fluxo cruzado de 8 válvulas também, utilizados nos passats alemães e no golf/bora mkIII.
Segue uma tabela com os valores das modificações, lembrando que ainda háa opção do virabrequim de 96mm, dos motores AP a diesel 9kombi/saveiro/golf).
Motor AP 1.6 = 1575 cc Pistão 80,5
Vira 77,4 + Pistão 81,5 = 1615 cc
Vira 77,4 + Pistão 82,5 = 1655 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,0 = 1675 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,5 = 1695 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,0 = 1715 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,5 = 1736 cc
Vira 77,4 + Pistão 86,0 = 1798 cc
Motor AP 1.8 = 1758 cc Pistão 80,5
Vira 86,4 + Pistão 81,5 = 1802 cc
Vira 86,4 + Pistão 82,5 = 1847 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,0 = 1869 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,5 = 1892 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,0 = 1915 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,5 = 1938 cc
Vira 86,4 + Pistão 86,0 = 2007 cc
Motor AP 2.0 = 1984 cc Pistão 82,5
Vira 92,8 + Pistão 83,0 = 2008 cc
Vira 92,8 + Pistão 83,5 = 2032 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,0 = 2057 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,5 = 2081 cc
Vira 92,8 + Pistão 86,0 = 2156 cc
Motor AP 1.9 (diesel) = 2052 cc Pistão 82,5
Vira 96 + Pistão 83,0 = 2077 cc
Vira 96 + Pistão 83,5 = 2102 cc
Vira 96 + Pistão 84,0 = 2128 cc
Vira 96 + Pistão 84,5 = 2153 cc
Vira 96 + Pistão 86,0 = 2223 cc
Qualquer dúvida, pode me mandar email ou MP.
abraços
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Já não é AP
Estes motores não são considerados AP, recebem outra nomenclatura.
Nós popularmente dizemos que é AP de Bloco Alto mas isso é errado. Estes bloco alto saíram no Golf, Bora, e apenas no GOL e Parati GTI 16v, tanto que nas revistas especialidades da época de lançamento destes modelos citaram como bloco de Audi. A mesma coisa se dá para os cabeçotes, os AP's só sairam de fábrica com 8v Unilateral.
8v Cruzado, 16v, 20v tbm são da família de Bloco alto. e não saíram em carros nacionais de motor AP.
Nós popularmente dizemos que é AP de Bloco Alto mas isso é errado. Estes bloco alto saíram no Golf, Bora, e apenas no GOL e Parati GTI 16v, tanto que nas revistas especialidades da época de lançamento destes modelos citaram como bloco de Audi. A mesma coisa se dá para os cabeçotes, os AP's só sairam de fábrica com 8v Unilateral.
8v Cruzado, 16v, 20v tbm são da família de Bloco alto. e não saíram em carros nacionais de motor AP.
Peugeot 206 ESCAPADE
Gol Furgão 2100 Turbo ? cv metamorphosis
"SE ASPIRADO FOSSE BOM, AVIÃO VOAVA DE WEBBER"
Gol Furgão 2100 Turbo ? cv metamorphosis
"SE ASPIRADO FOSSE BOM, AVIÃO VOAVA DE WEBBER"
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Todos motores são AP sim, e todos são da linha Audi, do 1.6 'normal' até o 2.0 16v. Esse motor que usamos já equipava o Audi 60, em 1970.
Recebem a nomenclatura de AE-xxx, sendo o bloco baixo com fluxo unilateral o AE-827.
Lá fora existe o bloco alto + fluxo cruzado 8v e vice-e-versa.
O cabeçote 16v que equipou o Gol GTI aqui, já era usado desde os anos 80 lá fora, equipando o Scirocco, Corrado e Golf GTI, com bloco baixo, inclusive o comando 049G é originário do Golf mkI GTI 1974.
O custo das peças é semelhante, a diferença mais expressiva é nas bielas forjadas, mas são valores que passam, praticamente, despercebidos.
Recebem a nomenclatura de AE-xxx, sendo o bloco baixo com fluxo unilateral o AE-827.
Lá fora existe o bloco alto + fluxo cruzado 8v e vice-e-versa.
O cabeçote 16v que equipou o Gol GTI aqui, já era usado desde os anos 80 lá fora, equipando o Scirocco, Corrado e Golf GTI, com bloco baixo, inclusive o comando 049G é originário do Golf mkI GTI 1974.
O custo das peças é semelhante, a diferença mais expressiva é nas bielas forjadas, mas são valores que passam, praticamente, despercebidos.
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OK!!!
AP foi a nomenclatura utilizada nos carros do Brasil que na verdade não se chama AP certo?
O que eu quis dizer é que, AP (BRASIL) somente os bloco curto de cabeçote unilateral 8v, tanto que se vc for em uma autorizada e pedir peças de motor AP para Golf vc não conseguirá comprar nada.
Mas entendi o que vc quis dizer!!!
O que eu quis dizer é que, AP (BRASIL) somente os bloco curto de cabeçote unilateral 8v, tanto que se vc for em uma autorizada e pedir peças de motor AP para Golf vc não conseguirá comprar nada.
Mas entendi o que vc quis dizer!!!
Peugeot 206 ESCAPADE
Gol Furgão 2100 Turbo ? cv metamorphosis
"SE ASPIRADO FOSSE BOM, AVIÃO VOAVA DE WEBBER"
Gol Furgão 2100 Turbo ? cv metamorphosis
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Então o q compensaria fazer em um motor AP 1600, passar ele para 1.7 usando pistões monza fase I, ou passar para AP 1.9 trocando virabrequim para o de 1.9 e usando pistões do monza fase II, sei q o ap 1.7 vai girar mto, mas como fica o seu torque? E o AP 1.9 vai ficar bem girador com um bom torque? Quero melhorar o meu AP 1600 gasolina e passar para 1.7 ou 1.9 rodando no alcool, qual sairá mais em conta e a questão de r/l o 1.7 vai ser melhor q o 1.9, o q mais compensa fazer, qual motor vai durar mais, priorizo o torque pois viajo mto e ando mto na cidade tb, é um carro de rua para o uso no dia-a-dia dizem q se andar de boa com esses carror o motor fica até econômico, essa informação procede?...
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2
Boa noite gente,
to entrando no forum agora e queria tirar uma duvida...
quero montar um 2.1 forjado (biela, pistao, pinos, e camisa forjada)
sera carburado com 2e ou 3e mas ja ouvi dizer q o 2e e melhor....
quero montar 2.1 e andar com pouca pressao, tipo uns 2,5 bar...kkk
serio gente, vi num post acima que um motor 2.1 tem a parede fina e em caso de quebra teria q trocar o bloco, mas a questao é...
vo montar forjado, e quero andar com 1,5 no pe e uns 2,0 ou 2,2 no booster....
teria condicoes de fazer 2.1? ou faria outra cc???
tava pensando em
pistao biela pino e camisa forjada
cabecote 8v mas o original troca so comando...( dicas sobre mais coisas a trocar....)
turbina nao tenho ideia.....sera meu primeiro turbo....
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quero montar um 2.1 forjado (biela, pistao, pinos, e camisa forjada)
sera carburado com 2e ou 3e mas ja ouvi dizer q o 2e e melhor....
quero montar 2.1 e andar com pouca pressao, tipo uns 2,5 bar...kkk
serio gente, vi num post acima que um motor 2.1 tem a parede fina e em caso de quebra teria q trocar o bloco, mas a questao é...
vo montar forjado, e quero andar com 1,5 no pe e uns 2,0 ou 2,2 no booster....
teria condicoes de fazer 2.1? ou faria outra cc???
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pistao biela pino e camisa forjada
cabecote 8v mas o original troca so comando...( dicas sobre mais coisas a trocar....)
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2
Olá,
Alguém teria essa mesma informação detalhada das receitas de preparação para um motor MD 1.5 original do passat 78?
Gostaria de transforma-lo em um 1.9 mas acredito que tenha outras possibilidades para deixa-lo ainda mais potente ou mais resistente.
Grande abraço.
Alguém teria essa mesma informação detalhada das receitas de preparação para um motor MD 1.5 original do passat 78?
Gostaria de transforma-lo em um 1.9 mas acredito que tenha outras possibilidades para deixa-lo ainda mais potente ou mais resistente.
Grande abraço.
Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2
Boa noite, Pois bem a questão é a seguinte tenho um gol 1.6 alcóol, acabei que abri ele e resolvi passar pra gasolina tenho em mãos um jogo de pistões que tem referencia de aplicação 1.8 gasolina, mas contudo, tem a mesma medida (diâmetro) dos meus de 1.6, sei que o que diferencia o pistão de 1.6 para o de 1.8 é altura dele em relação à altura dos pinos, ou seja, os de 1.8 são mais baixos, dai vem a pergunta: daria cert subsistireis esses pistões, aproveita o vira de 1.6 e esses pistões de 1.8? Falo em relação à distância pistão x face do bloco, teria algum ptoblema? Tipo taxa de compressão ou coisa desse tipo? Ou só substituir e pronto já dá pra montar o motor sem maiores problema? Aproveitado teria algum ganho de potência ou cilindrada? Desde já agradeço se poder ajudar. Anraco
Pedro Hugo Teles Avelino
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2
Vai abaixar a taxa de compressão. Muito. Melhor usar os do 1.6 mesmo.
Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2
Teria que ser pistão 1.8 alcool, sem baixar bloco nem cabeçote vai ser dificil...pedrohugo escreveu:Boa noite, Pois bem a questão é a seguinte tenho um gol 1.6 alcóol, acabei que abri ele e resolvi passar pra gasolina tenho em mãos um jogo de pistões que tem referencia de aplicação 1.8 gasolina, mas contudo, tem a mesma medida (diâmetro) dos meus de 1.6, sei que o que diferencia o pistão de 1.6 para o de 1.8 é altura dele em relação à altura dos pinos, ou seja, os de 1.8 são mais baixos, dai vem a pergunta: daria cert subsistireis esses pistões, aproveita o vira de 1.6 e esses pistões de 1.8? Falo em relação à distância pistão x face do bloco, teria algum ptoblema? Tipo taxa de compressão ou coisa desse tipo? Ou só substituir e pronto já dá pra montar o motor sem maiores problema? Aproveitado teria algum ganho de potência ou cilindrada? Desde já agradeço se poder ajudar. Anraco
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2
Se não for trocar o vira, melhor deixar os 1.6 mesmo, brother.
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http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2
Quero montar cabeçote 16v na minha parati gl 1.8 sera ke da certo?
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2
Vai colocar injetado?
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