ap 1.7 1.9 2.1 2.2

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yantroy
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ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por yantroy »

primerio de tudo bom dia , boa tarde ou boa noite...
caros amigos ,estes dias me veio uma duvida , como sou leigo me desculpem se perguntar uma coisa boba....

vamos a pergunta-> como fazer um motor 1,7 / 1,9 / 2,1/ 2,2 oq é necessario de peças para deixar um ap nessas cilindradas???? um motor desse é mais resistente e potente??? é melhor para turbinar???
agradeço a compreeçao de todos....
abraçao ae galera


obs: agora posso compartilhar com vcs a paxao por uma GOLETA quadrado....
comprei dia 28 um GTi..... filé o carro...
depois posto algumas fotos.....


:mestre:
carlosfm1987
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Mensagem por carlosfm1987 »

O motor AP é um velho conhecido de todos os preparadores e entusiastas no Brasil, devido a sua popularidade, conhecimento e disponibilidade de peças. Derivado dos motores "MD", esta família de motores continua sendo evoluído pelo grupo Volkswagen/Audi, com as versões de bloco alto (ABA), cabeçotes de fluxo cruzado, 16 e 20 válvulas, além de outras melhorias em componentes externos do motor, como injeção eletrônica de combustível (incluindo a versão TotalFlex), e sistemas de ignição direta (com bobinas múltiplas e sem uso de distribuidor). No entanto, é interessante salientar que por AP deve-se entender os motores de fabricação nacional, de "bloco baixo" (ou seja, que usam bielas de 144 mm), e com cabeçotes em alumínio com 8 válvulas e fluxo lateral.
 
Informações Técnicas
· 1.6
Diâmetro dos clindros: 81 mm (STD)
Curso: 77,4 mm
 
· 1.8
Diâmetro dos clindros: 81 mm (STD)
Curso: 86,4 mm
 
· 2.0
Diâmetro dos clindros: 82,5 mm (STD)
Curso: 92,8 mm
 Informações sobre estes e outros motores VW:
MOTOR(L)...........CURSO...BIELA(mm).......R/L.........VMP(m/s)@8,5Krpm.....RPM@25m/s.......FLUXO@25m/s
1.0........................70,6...........144...........0,245..............20,00.......................10623................5,313m³/min
1.6........................77,4...........144...........0,268..............21,93.......................09690................7,752m³/min
1.6_KD..................77,4...........136...........0,284..............21,93.......................09690................7,752m³/min
2.0_longo..............92,8...........159...........0,291..............26,29.......................08082................8,082m³/min
1.8........................86,4...........144...........0,300..............24,48.......................08681................7,813m³/min
1.8_KD..................86,4...........136...........0,318..............24,48.......................08681................7,813m³/min
2.0........................92,8...........144...........0,322..............26,29.......................08082................8,082m³/min
2.0_KD..................92,8...........136...........0,341..............26,29.......................08082................8,082m³/min
 
 
Todos os motores AP utilizam bielas com comprimento "centro a centro" de 144 mm. Por isto mesmo, os pistões dos motores 1.6 e 1.8, apesar de terem o mesmo diâmetro, possuem diferentes alturas de compressão (distância entre o centro do pino até o topo do pistão), sendo o pistão dos motores 1.6 mais alto do que o dos motores 1.8, que por sua vez é mais alto que o dos motores 2.0. Lembrando que esta diferença não tem nada a ver com diferenças na taxa de compressão, que neste motor também é definida pelo modelo do pistão utilizado, com suas diferentes "cavas" (ou ausência desta).
 
Preparação
 
Alterando a cilindrada
Para alterar a cilindrada de um motor AP, é necessário saber alguns pontos básicos:
· Todos motores AP 1.6 e 1.8 usam o mesmo bloco. O bloco utilizado na versão 2.0 é ligeiramente diferente, para acomodar o virabrequim com mais curso.
· Todos motores AP, de qualquer cilindrada, usam bielas de 144 mms, como já informado.
 
Dito isto, podemos chegar às seguintes conclusões:
 
1.6 --> 1.8
Para transformar um motor AP de 1.6 para 1.8, é necessário trocar o virabrequim e os pistões (apesar de terem o mesmo diâmetro, os pistões possuem altura de compressão diferente, sendo os de 1.8 mais baixos para compensar o maior curso do virabrequim). Antes de comprar novos pistões, verifique se o bloco possui sinais de desgaste avançado, e faça uma retífica caso necessário, para montar seu "novo" motor com as folgas adequadas.
 
1.6 ou 1.8 --> 2.0
Para transformar um motor AP 1.6 ou 1.8 para 2.0, outros passos são necessários. Como eu disse a pouco, o bloco dos motores AP 2.0 é ligeiramente diferente para acomodar o virabrequim com maior curso, então a princípio não seria possível montar este virabrequim nos blocos 1.6/1.8. Porém, com um pequeno retrabalho com esmerilhadeira na área de fixação da bomba de óleo, é possível instalar o virabrequim do motor 2.0 nestes blocos, através da remoção de alguns mm de material neste local, possibilitando ao conjunto virabrequim/bielas girar livremente. Além desta alteração, é óbvio que também é necessária a troca do virabrequim, a compra de novos pistões (diferentes em altura de compressão e diâmetro), e retífica do bloco para acomodar estes novos pistões.
 
Atenção! O procedimento descrito acima para possibilitar a instalação de virabrequim de 2.0 em blocos 1.8 é para uso de bielas originais. Caso sejam utilizadas bielas forjadas, será necessário retirar muito mais material, e em outros locais do bloco, o que pode torná-lo menos resistente. Neste caso, eu recomendo a compra de um bloco de AP 2.0 "de verdade", para evitar maiores dores de cabeça. Fique atento também a agregados do motor que podem variar com a mudança de bloco, como os distribuidores, que são específicos para o tipo de bloco sendo utilizado (distribuidores de 1.6 e 1.8 não servem em blocos 2.0, e vice-versa).
 
1.9
Uma alteração comum de se fazer nos motores AP é fazer o conhecido "milenove", ou motor com 1.9 litros de deslocamento volumétrico. Isto normalmente é feito utilizando-se os pistões da versão 2 litros em conjunto com o virabrequim da versão 1.8. Esta solução tem uma característica (às vezes indesejada, às vezes desejada) de abaixar bastante a taxa de compressão do motor. Para contornar ou minimizar isto, pode-se utilizar pistões do modelo "a álcool", rebaixar o bloco (usinando a face superior, "encurtando" ele), ou mesmo utilizar outros pistões especiais com diâmetros de até 84 mm, porém com a mesma altura de compressão dos pistões para a versão 1.8 deste motor. A Iapel é uma das empresas que fabrica este tipo de pistão.

1.6 - Virabrequim - 77,4
Bielas - 144mm
Pistões - 81mm pistão alto devido ao ponto de fixação dos pinos
A vantagem desse motor é o seu bom r/l, aguentando altos giros, porém pouco capaz de gerar potência e torque em relação aos demais em função da cilindrada

1.8 - Virabrequim - 86,4
Bielas - 144mm
Pistões - 81mm

A vantagem desse motor é a suacapacidade de atingir alto giro e gerar satisfatória potência, quebras são mais difíceis que nos 2.0

1.9 - Virabrequim - 86,4
Bielas - 144mm
Pistões - 83,5mm pistão 2º retífica do 2.0
A construção desse motor gera o impecílio de reduzir a altura do bloco em função do pistão ficar baixo. Não fazer isso gera uma taxa de compressão baixa e inadequada.
A vantagem desse motor é a sua capacidade de atingir altos giros e maior potêncai em relação ao 1.8, porém não consegue chegar perto do torque do 2.0 e não tem o seu r/l ruim sendo um dos mais adorados para turbo.
A desvantagem se dá pela utilização do pistão de 2ºretífica do 2.0 tornando sua retífica com pistões AP impossibilitada, tendo que partir para os de GM.

2.0 - Virabrequim - 92,5
Bielas - 144mm
Pistões - 82,5mm

A vantagem desse motir está na sua elasticidade devido ao alto torque desde os baixos regimes de rotação e na sua potência. É sensível a sua força em relação ao motor 1.9
A desvantagem está no ser r/l ruim, o q o torna delicado em altas rotações, podendo abrir um buraco na lateral do bloco e colocando a biela para fora.

2.1 - Virabrequim - 92,5
Bielas - 144mm
Pistões - 84,8mm pistão de monza 1.8

Esse motor é utilizado em carros aspirados, não sendo bom para turbo devido à fina parede dos cilindros devido à sua parede muito fina. Traz a vantagem de gerar potência e torque.

2.2 - Virabrequim - 92,5
Bielas - 144mm
Pistões - 86mm pistão de monza 1.8

Esse motor é pouco utilizado em função da sua parede extra fina, tendo constantes problemas em relação à queima de juntas de ferro, porém é um excelente motor para aspirados devido à sua capacidade de gerar torque e potência.

Existem ainda motores com capacidade de 2.3 e 2.4 cilindradas, mas para tal feito se dá a necessidade de fazer virabrequim cursados e piora ainda mais o R/L

Existem enúmeras discussões sobre as diferenças dos blocos Ap.
Entenda-as.

Bloco originais 1.6 e 1.8 são iguais. Bloco 2.0 só tem diferença na parte de baixo.

Para se transformar um bloco originalmente 1.6 ou 1.8 em 2.0 ( com a alteração do virabrequim ) se dá a necessidade de esmerilhar a parede lateral do bloco na parte inferiro para não haver o toque da biela com a pared e tão pouco do próprio virabrequim com a parede.
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Mensagem por carlosfm1987 »

Si eu ñ me engano eu aprendi aqui no forum que para transfotma 1.6 para 1.7

1.7 - Virabrequim - 77,4 mm (ou seja o do 1.6 mesmo)
Bielas - 144mm
Diâmetro dos clindros: 82,5 mm (STD) ,( mandar usina o bloco para essa medida 82,5 mm ou seja a medida do 2.0) e compra aneis e pistões (STD)
do 2.0 o kit do motor
Alguem concorda ou tá errado ?
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yantroy
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Mensagem por yantroy »

por** os caras são um dicionario de carros!!!! to de boca aberta por esta AULA...
muito bom mesmo...
se alguem tiver algo mais poste mais msg....
Felipe Giulian
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Mensagem por Felipe Giulian »

Só algumas correções, nem todos APs tem bielas de 144mm, os de bloco alto, como Golf e Gol GTI 16v utilização bielas de 159mm, o que proporciona um motor mais liso em altas rotações e mais resistente, pois a biela sofre menos esforço lateral dentro do bloco.

Temos cabeçotes de fluxo cruzado de 8 válvulas também, utilizados nos passats alemães e no golf/bora mkIII.

Segue uma tabela com os valores das modificações, lembrando que ainda háa opção do virabrequim de 96mm, dos motores AP a diesel 9kombi/saveiro/golf).


Motor AP 1.6 = 1575 cc Pistão 80,5

Vira 77,4 + Pistão 81,5 = 1615 cc
Vira 77,4 + Pistão 82,5 = 1655 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,0 = 1675 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,5 = 1695 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,0 = 1715 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,5 = 1736 cc
Vira 77,4 + Pistão 86,0 = 1798 cc


Motor AP 1.8 = 1758 cc Pistão 80,5

Vira 86,4 + Pistão 81,5 = 1802 cc
Vira 86,4 + Pistão 82,5 = 1847 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,0 = 1869 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,5 = 1892 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,0 = 1915 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,5 = 1938 cc
Vira 86,4 + Pistão 86,0 = 2007 cc


Motor AP 2.0 = 1984 cc Pistão 82,5

Vira 92,8 + Pistão 83,0 = 2008 cc
Vira 92,8 + Pistão 83,5 = 2032 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,0 = 2057 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,5 = 2081 cc
Vira 92,8 + Pistão 86,0 = 2156 cc


Motor AP 1.9 (diesel) = 2052 cc Pistão 82,5
Vira 96 + Pistão 83,0 = 2077 cc
Vira 96 + Pistão 83,5 = 2102 cc
Vira 96 + Pistão 84,0 = 2128 cc
Vira 96 + Pistão 84,5 = 2153 cc
Vira 96 + Pistão 86,0 = 2223 cc


Qualquer dúvida, pode me mandar email ou MP.

abraços
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Sidão
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Já não é AP

Mensagem por Sidão »

Estes motores não são considerados AP, recebem outra nomenclatura.

Nós popularmente dizemos que é AP de Bloco Alto mas isso é errado. Estes bloco alto saíram no Golf, Bora, e apenas no GOL e Parati GTI 16v, tanto que nas revistas especialidades da época de lançamento destes modelos citaram como bloco de Audi. A mesma coisa se dá para os cabeçotes, os AP's só sairam de fábrica com 8v Unilateral.
8v Cruzado, 16v, 20v tbm são da família de Bloco alto. e não saíram em carros nacionais de motor AP.
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Mensagem por Guilherme Monteiro »

o custo das peças desses motores altos (audi, golf) eh mto mais caro que um ap ?
ahuahu
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Mensagem por Felipe Giulian »

Todos motores são AP sim, e todos são da linha Audi, do 1.6 'normal' até o 2.0 16v. Esse motor que usamos já equipava o Audi 60, em 1970.

Recebem a nomenclatura de AE-xxx, sendo o bloco baixo com fluxo unilateral o AE-827.

Lá fora existe o bloco alto + fluxo cruzado 8v e vice-e-versa.

O cabeçote 16v que equipou o Gol GTI aqui, já era usado desde os anos 80 lá fora, equipando o Scirocco, Corrado e Golf GTI, com bloco baixo, inclusive o comando 049G é originário do Golf mkI GTI 1974.

O custo das peças é semelhante, a diferença mais expressiva é nas bielas forjadas, mas são valores que passam, praticamente, despercebidos.
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Mensagem por Guilherme Monteiro »

tem golf 2.2 ? ou isso eh uma lenda ??
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Mensagem por Felipe Giulian »

guilherme, tu fala sobre o Golf ter saído de fábrica com motor 2.2? Se está é sua dúvida, não existiu esse golf,

mas como vimos na tabela, algúm proprietário pode ter montado um motor com cilindrada maior.
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Sidão
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OK!!!

Mensagem por Sidão »

AP foi a nomenclatura utilizada nos carros do Brasil que na verdade não se chama AP certo?

O que eu quis dizer é que, AP (BRASIL) somente os bloco curto de cabeçote unilateral 8v, tanto que se vc for em uma autorizada e pedir peças de motor AP para Golf vc não conseguirá comprar nada.

Mas entendi o que vc quis dizer!!!
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Mensagem por bilulpg »

Então o q compensaria fazer em um motor AP 1600, passar ele para 1.7 usando pistões monza fase I, ou passar para AP 1.9 trocando virabrequim para o de 1.9 e usando pistões do monza fase II, sei q o ap 1.7 vai girar mto, mas como fica o seu torque? E o AP 1.9 vai ficar bem girador com um bom torque? Quero melhorar o meu AP 1600 gasolina e passar para 1.7 ou 1.9 rodando no alcool, qual sairá mais em conta e a questão de r/l o 1.7 vai ser melhor q o 1.9, o q mais compensa fazer, qual motor vai durar mais, priorizo o torque pois viajo mto e ando mto na cidade tb, é um carro de rua para o uso no dia-a-dia dizem q se andar de boa com esses carror o motor fica até econômico, essa informação procede?...
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por brunodpcunhajf »

Boa noite gente,
to entrando no forum agora e queria tirar uma duvida...

quero montar um 2.1 forjado (biela, pistao, pinos, e camisa forjada)
sera carburado com 2e ou 3e mas ja ouvi dizer q o 2e e melhor....
quero montar 2.1 e andar com pouca pressao, tipo uns 2,5 bar...kkk
serio gente, vi num post acima que um motor 2.1 tem a parede fina e em caso de quebra teria q trocar o bloco, mas a questao é...
vo montar forjado, e quero andar com 1,5 no pe e uns 2,0 ou 2,2 no booster....
teria condicoes de fazer 2.1? ou faria outra cc???

tava pensando em
pistao biela pino e camisa forjada
cabecote 8v mas o original troca so comando...( dicas sobre mais coisas a trocar....)
turbina nao tenho ideia.....sera meu primeiro turbo....
Mario Baba
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por Mario Baba »

Olá,

Alguém teria essa mesma informação detalhada das receitas de preparação para um motor MD 1.5 original do passat 78?

Gostaria de transforma-lo em um 1.9 mas acredito que tenha outras possibilidades para deixa-lo ainda mais potente ou mais resistente.

Grande abraço.
pedrohugo
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por pedrohugo »

Boa noite, Pois bem a questão é a seguinte tenho um gol 1.6 alcóol, acabei que abri ele e resolvi passar pra gasolina tenho em mãos um jogo de pistões que tem referencia de aplicação 1.8 gasolina, mas contudo, tem a mesma medida (diâmetro) dos meus de 1.6, sei que o que diferencia o pistão de 1.6 para o de 1.8 é altura dele em relação à altura dos pinos, ou seja, os de 1.8 são mais baixos, dai vem a pergunta: daria cert subsistireis esses pistões, aproveita o vira de 1.6 e esses pistões de 1.8? Falo em relação à distância pistão x face do bloco, teria algum ptoblema? Tipo taxa de compressão ou coisa desse tipo? Ou só substituir e pronto já dá pra montar o motor sem maiores problema? Aproveitado teria algum ganho de potência ou cilindrada? Desde já agradeço se poder ajudar. Anraco
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por DanielGT »

Vai abaixar a taxa de compressão. Muito. Melhor usar os do 1.6 mesmo.
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por hirinhu »

pedrohugo escreveu:Boa noite, Pois bem a questão é a seguinte tenho um gol 1.6 alcóol, acabei que abri ele e resolvi passar pra gasolina tenho em mãos um jogo de pistões que tem referencia de aplicação 1.8 gasolina, mas contudo, tem a mesma medida (diâmetro) dos meus de 1.6, sei que o que diferencia o pistão de 1.6 para o de 1.8 é altura dele em relação à altura dos pinos, ou seja, os de 1.8 são mais baixos, dai vem a pergunta: daria cert subsistireis esses pistões, aproveita o vira de 1.6 e esses pistões de 1.8? Falo em relação à distância pistão x face do bloco, teria algum ptoblema? Tipo taxa de compressão ou coisa desse tipo? Ou só substituir e pronto já dá pra montar o motor sem maiores problema? Aproveitado teria algum ganho de potência ou cilindrada? Desde já agradeço se poder ajudar. Anraco
Teria que ser pistão 1.8 alcool, sem baixar bloco nem cabeçote vai ser dificil...
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por bleidao »

Se não for trocar o vira, melhor deixar os 1.6 mesmo, brother.
Loko veio
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por Loko veio »

Quero montar cabeçote 16v na minha parati gl 1.8 sera ke da certo?
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por bleidao »

Vai colocar injetado?
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