olá,
reabrindo este tópico para explicar a forma correta de ligação dos fios ligados aos sensores de temperatura.
funciona assim:
conforme a foto neste local existem 3 sensores (dois em cima e 1 embaixo)
Sensor de Baixo: a cabeça é arredondada lembrando a cabeça de um prego, sua função é mostrar a temperatura no painel do carro, nele é ligado o fio de cor amarela com faixa vermelha, então conforme a temperatura vai aumentado o ponteiro da temperatura do painel vai subindo, caso ocorra um problema de super aquecimento irá acender uma luz no painel, neste caso desligue o motor imediatamente para evitar graves consequências.
Sensor de cima com 1 conector: este sensor é responsável pelo funcionamento da partida à frio automática ao virar a chave na ignição (para veículos à álcool), o fio correto de ligação é o de cor marrom, ele funciona da seguinte maneira, quando o motor esta frio, geralmente na primeira partida do dia o sensor encontra-se fechado sendo assim ele permite a passagem de sinal negativo (terra) para que o sistema de partida à frio funcione e libere gasolina para o carburador, com o veiculo quente o sensor abre-se cortando assim a passagem de sinal negativo com isso o sistema de partida à frio não funciona mais e nem precisa funcionar pois com o motor quente não há necessidade de injeção de gasolina para a partida.
Sensor de cima com 2 conectores: este sensor é responsável para ativar ou desativar o solenoide de alívio de injeção (solenoide de alívio de injeção é instalado no carburador acima do diafragma do tubo injetor), neste sensor é ligado no primeiro conector o fio de cor preta com faixa vermelha, este fio é um pós chave positivo; no outro conector é ligado o fio do solenoide que geralmente é de cor preta com faixa vermelha também, o código original deste solenoide VW é 026 129 941 25, e este sistema funciona da seguinte maneira, com o motor frio ao ligar a ignição um sinal positivo de 12v é enviado para o sensor, este por sua vez repassa este sinal para o fio que vai para o solenoide, o solenoide por sua vez recebe o sinal e se retraí com isso libera passagem total de combustível para o tubo injetor, conforme a temperatura do motor aumenta o sensor abre-se cortando assim a passagem do sinal positivo para o solenoide, com isso ele fecha e alivia a injeção de combustível.
Blz !
[DÚVIDA] - Válvula termostática
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Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Bela explicação, obrigado!unife escreveu:olá,
reabrindo este tópico para explicar a forma correta de ligação dos fios ligados aos sensores de temperatura.
funciona assim:
conforme a foto neste local existem 3 sensores (dois em cima e 1 embaixo)
Sensor de Baixo: a cabeça é arredondada lembrando a cabeça de um prego, sua função é mostrar a temperatura no painel do carro, nele é ligado o fio de cor amarela com faixa vermelha, então conforme a temperatura vai aumentado o ponteiro da temperatura do painel vai subindo, caso ocorra um problema de super aquecimento irá acender uma luz no painel, neste caso desligue o motor imediatamente para evitar graves consequências.
Sensor de cima com 1 conector: este sensor é responsável pelo funcionamento da partida à frio automática ao virar a chave na ignição (para veículos à álcool), o fio correto de ligação é o de cor marrom, ele funciona da seguinte maneira, quando o motor esta frio, geralmente na primeira partida do dia o sensor encontra-se fechado sendo assim ele permite a passagem de sinal negativo (terra) para que o sistema de partida à frio funcione e libere gasolina para o carburador, com o veiculo quente o sensor abre-se cortando assim a passagem de sinal negativo com isso o sistema de partida à frio não funciona mais e nem precisa funcionar pois com o motor quente não há necessidade de injeção de gasolina para a partida.
Sensor de cima com 2 conectores: este sensor é responsável para ativar ou desativar o solenoide de alívio de injeção (solenoide de alívio de injeção é instalado no carburador acima do diafragma do tubo injetor), neste sensor é ligado no primeiro conector o fio de cor preta com faixa vermelha, este fio é um pós chave positivo; no outro conector é ligado o fio do solenoide que geralmente é de cor preta com faixa vermelha também, o código original deste solenoide VW é 026 129 941 25, e este sistema funciona da seguinte maneira, com o motor frio ao ligar a ignição um sinal positivo de 12v é enviado para o sensor, este por sua vez repassa este sinal para o fio que vai para o solenoide, o solenoide por sua vez recebe o sinal e se retraí com isso libera passagem total de combustível para o tubo injetor, conforme a temperatura do motor aumenta o sensor abre-se cortando assim a passagem do sinal positivo para o solenoide, com isso ele fecha e alivia a injeção de combustível.
Blz !
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Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Saudações, galera... sou novo no fórum e tenho uma Parati 89 gasolina e descobri a pouco que o carro não possui a válvula. Resolvi comprar e me venderam válvula 80° +- 2° e o cebolão 81°-92°. Procede?
- bleidao
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Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Para gasolina poderia ser menor a temperatura do Cebolão. Da Válvula é correta.corinthians escreveu:Saudações, galera... sou novo no fórum e tenho uma Parati 89 gasolina e descobri a pouco que o carro não possui a válvula. Resolvi comprar e me venderam válvula 80° +- 2° e o cebolão 81°-92°. Procede?
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Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Obrigado...