Esquema luz de cortesia

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
kevin.gol
Membro
Membro
Carro: Gol 1.6

Esquema luz de cortesia

Mensagem por kevin.gol »

Fala rapaziada beleza?

Seguinte, esses tempos vi um GTI parado no caminho de casa com o capo aberto!
como todos nos aqui apaixonados por quadrados não resisti e parei pra ajudar e olhar o tão sonhado GTI.
Chegando la o cara tava apenas com problema de bateria, e até ai pude ajudar e beleza!
Maas babando no GTI percebi que o cara abrindo a porta do motorista acendia uma luz de cortesia em baixo do painel.. tipo nos pés do passageiro e motorista!

Achei bem interessante e gostaria de trazer isso para o meu humilde quadradinho!

A questão é a seguinte... De onde posso puxar a fiação? Pensei na possibilidade de puxar do interruptor da porta mesmo, só que gostaria de deixar ela "independente". Por ex: quando eu abrir a porta ela ascender, e quando eu ligar a de cortesia manualmente ela ligar tbm!
Então a duvida é essa galera,de onde posso puxar a fiação?

Desde já agradeço galera!!
Valeu, Abraço!!
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Re: Esquema luz de cortesia

Mensagem por João Victor AP »

Opa, eu faço tutoriais da parte elétrica e tenho o tutorial das luzes de cortesia.
Segue o link : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37148

Tenho vários outros tutoriais e espero que ajude !!!!

Abraço !!!!
Editado pela última vez por João Victor AP em 15 Fev 2016, 13:51, em um total de 1 vez.
kevin.gol
Membro
Membro

Mensagem por kevin.gol »

Valeeu João Vitor...
Muito bom seu tutorial cara, parabens.
Mas pode me tirar uma duvida cara? se eu puxar um fio direto do interruptor, aquele negativo para ligar as luzes qe vou fixar embaixo do painel, ela vai acender quando eu ligar manualmente a luz do teto com as portas fechadas?

Desde ja agradeço mano!
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

kevin.gol escreveu:Valeeu João Vitor...
Muito bom seu tutorial cara, parabens.
Mas pode me tirar uma duvida cara? se eu puxar um fio direto do interruptor, aquele negativo para ligar as luzes qe vou fixar embaixo do painel, ela vai acender quando eu ligar manualmente a luz do teto com as portas fechadas?

Desde ja agradeço mano!
Sim......Se você ligar os negativos das novas lâmpadas no interruptor da porta, a lânpada irá funcionar só quando abrir a porta.

Mas se as novas lâmpadas tiverem interruptores para ligar ''a hora que quiser'' aí melhor ainda, e o negativo pode ser puxado em qualquer ponro negativo do carro.

Mas cada luz é induvidual, a não ser que você queira puxar os negativos da luz de teto, aí sim, quando ligar a luz de teto individualmente com a porta fechada, as luzes irão ascender.
Nesse cado será dois fios negativos para uma lâmpada, um para ascender a luz quando a porta for aberta, e outro para ascender a lâmpada quando o interruptor individual for ligado.

Que bom que você gostou dos tutoriais !

Abraço !
kevin.gol
Membro
Membro

Mensagem por kevin.gol »

Opa!
Toda a teoria eu entendi então, vou precisar de dois negativos, um para quando eu abrir a porta e outro para quando eu ligar a luz do teto com as portas fechadas!
Mas e na pratica? kkk de onde eu posso puxar o negativo da luz do teto? ele passa por algum lugar ali perto do painel? o da porta fica tranquilo de achar, agora a unica duvida é essa do negativo do teto!
Desculpa abusar muito das perguntas ai João Vitor AP kkk
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

kevin.gol escreveu:Opa!
Toda a teoria eu entendi então, vou precisar de dois negativos, um para quando eu abrir a porta e outro para quando eu ligar a luz do teto com as portas fechadas!
Mas e na pratica? kkk de onde eu posso puxar o negativo da luz do teto? ele passa por algum lugar ali perto do painel? o da porta fica tranquilo de achar, agora a unica duvida é essa do negativo do teto!
Desculpa abusar muito das perguntas ai João Vitor AP kkk
Fica tranquilo ! Não tem problema perguntar não !
Estarei sempre aqui disposto a responder suas dúvidas.

Então vamos lá............
O negativo para ligar as luzes com as portas fechadas pode ser de qualquer ponto negativo, a lataria é carregada com carga negativas.
Ligue esse fio na lataria do Golzinho, existem muitos parafusos pelo carro, paracusos que fixam itens direramente na lataria, enrole os fios nesse parafuso e aperte-o novamente no seu local.
No teto você vai achar vários parafusos.

Sabe aquele parafuso que prende o interruptor da luz de cortesia....então, nesse interruptor existe um parafuso que prende ele na lataria do carro, aproveite esse parafuso.
O interruptor da porta manda corrente para a luz quando não está sendo pressionado, mas o parafuso que afixa o interruptor na porta possui corrente negativa mesmo se o interruptor não estiver pressionado.

Se você não tiver entendido minha explicação é só dar uma olhada no tutorial, nos esquemas eu mostro que atrás do interruptor tem um contato, esse contato é ativado quando o pino não está sendo pressionado, assim quando abre-se a porta a luz liga.
Mas o parafuso de afixação possui corrente em todos os casos, por isso o outro negativo é puxado desse parafuso.

Faça assim :
Desparafuse o interruptor da lataria.
Passe o fio negativo atrás do parafuso que segura o interruptor na lataria, use um terminal do tipo olhal, mas se você não quiser usar basta enrolar o fio no parafuso e parafusar.

Boa sorte na montagem da luz !
Qualquer dúvida é só chamar !
Abraço !
kevin.gol
Membro
Membro

Mensagem por kevin.gol »

Então para finalizar kkkk
Os negativos independem da luz de teto correto? Um negativo ligo no conector da porta e o outro em qualquer lugar!
Agora o positivo eu tenho que pegar o mesmo que sobe para o teto, no caso ele sai da caixa de fusíveis e vai para o teto... seria isso?
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

kevin.gol escreveu:Então para finalizar kkkk
Os negativos independem da luz de teto correto? Um negativo ligo no conector da porta e o outro em qualquer lugar!
Agora o positivo eu tenho que pegar o mesmo que sobe para o teto, no caso ele sai da caixa de fusíveis e vai para o teto... seria isso?
Isso mesmo amigo....o que você disse está certo !

É como eu mostrei no tutorial, um fio é ligado no terminal do interruptor, para quando a porta for aberta a luz irá ligar.
E o outro negativo é ligado em qualquer ponto negativo.
O positivo tem que sair dos terminais 30 e ir direto para a luz de cortesia.

No tutorial tem as fotos dos terminais que estamos falando.

Qualquer dúvida me chame aqui !
Flw ! Abraço !
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”