Recentemente comprei meu primeiro carro, um GOL GL 1992, com motor AP 1.8 a Gasolina.
E agora eu quero começar a preparar ele, mas sem muita modificação no consumo (por enquanto ) porque uso ele pra ir e voltar do trabalho, e eu não sou nenhum rico.
Queria algumas dicas aí de vocês que tem experiência nesse tipo de coisa, porque eu só sei a teoria...
O que iria aumentar a potência, deixar ele um pouco mais esperto e não iria mudar muito o consumo? Será que vale a pena?
O que eu tenho em mente: aumentar o fluxo do cabeçote, colocar injeção do MI nele e um 4x1(talvez um comando 49G, mas me disseram que muda muito o consumo).
Obrigado pela atenção (Foi mal se falei alguma merda, tô só começando nesse mundo).
Como você vai colocar uma injeção, a MI é a melhor das injeções pro Motor AP.
Aumentar dutos do cabeçote é uma das melhores preparações para turbo e aspro (aspirado), um parceiro meu alargou os dutos no Gol AP 1.6 e diminuiu 2 segundos no 0-100KM/h, o ronco ficou lindo e o consumo alterou um pouco. Não existe carro que acelera muito e que seja econômico, e não existe carro econômico que seja forte.
Sobre o comando, se você quer um comando que não deixe seu carro beberrão use o 49G.
Comandos altos como o 288º alteram consumo, acabam alterando porque o carro fica com a lenta mais alta, o 49G tem a lenta por volta de 889RPM enquanto o 288° vai para 976RPM (dependendo muito de outras coisas e de qual motor). Se eu não me engano o 288º será necessário raspar alguns locais do cabeçote para o comando não raspar nas paredes do cabeçote, escolha um bom preparador para realizar este serviço.
Mas como você quer economia e gastar pouco $$$$ use o 49G
Sobre juntas coloque uma junta de cabeçote em aço original da VW ou se não encontrar a original coloque das marcas ''Universal Juntas'', ''Bastos'' ou ''Sabó'', existem umas juntas de aço em lojas de carros turbo que eles vendem sem marca essa junta sem marca é de baixa qualidade.
Sobre o escape 4x1 ele é um escape direto e curto, a combustão sai mais fácil, o escape comum abafa, antes e é mais comprido, isso resulta em pequena perda já que a motor não pode roncar alto o abafador é que mantém o ronco baixo, o escape direto e curto,facilita a saída e aí o motor ganha potencia mas é pouca potência que é ganha, o escape 4x1 consegue dar alguns cv a mais ao motor, só que o barulho é muito maior, fica muito mais ruidoso. Se você quer economia o escape 4x1 dá um sapeco maior e isso você que sabe se vai querer ou não esse tipo de escapamento esportivo.
E mesmo se for uma preparação básica e simples com o aumento de 18cv para cima é necessário um freio normal, sem ser discos de freios para carros turbos (que são caros), mas sempre lembre dos freios, muitos se esquecem da hora de parar, pois, o carro também precisa de parar rápido, e muitas pessoas esquecem de melhorar os freios dos carros e assim ocorre o desgaste rápido de Discos e Pastilhas de Freios. Coloque os freios, pinças e pastilhas do Santana, os discos do Santana são de 256 e assim a frenagem se torna boa para um carro pequeno e leve como o Gol.
E sobre a queima do petróleo lembre-se de colocar velas mais frias que as originais, arrisque colocar um grau mais frio.
E sobre bobina não precisa de uma bobina feita para carros preparados, use uma bobina simples como a MI mesmo do Gol G3, G4.
Espero que ajude !
Abraço !
Editado pela última vez por João Victor AP em 21 Jan 2016, 17:33, em um total de 1 vez.
Valeu aí pelas dicas!
Por enquanto eu acho que vou com a Injeção, 49G, o 4x1 (Eu sei que não dá muita potência, mas quero ouvir a 9ª Sinfonia da Volkswagen!), Freios (valeu pelo toque dos freios do santana) e o trabalho no cabeçote.
Comece então taxando o cabeçote, um comandinho esperto e um coletor de escape dimensionado (4x1).
grim escreveu:Valeu aí pelas dicas!
Por enquanto eu acho que vou com a Injeção, 49G, o 4x1 (Eu sei que não dá muita potência, mas quero ouvir a 9ª Sinfonia da Volkswagen!), Freios (valeu pelo toque dos freios do santana) e o trabalho no cabeçote.
Comece então taxando o cabeçote, um comandinho esperto e um coletor de escape dimensionado (4x1).
Vale a pena taxar? Não prejudica o miolo?
Amigão... eu ando de cabeçote taxado há anos. Só cuidar da saude do motor que você terá um carro forte e por muito tempo.
O ganho é considerável. O carro fica forte quando exige dele e econômico para andar na maciota.
bleidao escreveu:Amigão... eu ando de cabeçote taxado há anos. Só cuidar da saude do motor que você terá um carro forte e por muito tempo.
O ganho é considerável. O carro fica forte quando exige dele e econômico para andar na maciota.
Um cara aqui na minha City tem um Gol GL 1993 1.8. O carro tem uma preparação aspirada que causa medo em qualquer opaleiro, mas ele bebe muito (faz 3 Quilômetros com 1 litro de Álcool)
Ele tinha colocado um Turbo nele, mas estava fazendo 1KM por litro, então ele tirou o turbo.
O cabeçote está muito rebaixado e nunca deu problema em nada (nem no Turbo e nem no Aspro).
É como o Bleidão disse.
Não tem disso que se rebaixar o cabeçote o motor vai durar pouco tempo (um colega meu me disse isso, mas não sei de onde ele tirou essa idéia completamente louca )
Ah, sim, então, como eu disse não quero que meu carro seja impossível de manter, ainda mais porque uso diariamente...
Tem que fazer pelo menos uns 6Km/l.
Acho que taxar não vai mudar muita coisa no consumo, o que mais vai mudar mesmo vai ser o comando (e o comando desse cara aí não devia ter menos de 280º)... Mas qualquer coisa eu volto pro original.
O que eu tô preocupado mesmo é com o aumento da taxa de compressão, por causa da Biela original, que tem fama de quebrar facilmente... Mas se quebrar (ou quando quebrar) eu coloco logo miolo forjado pra dar certeza de que não vai ter problema.
Valeu pelas dicas aí!
grim escreveu:Ah, sim, então, como eu disse não quero que meu carro seja impossível de manter, ainda mais porque uso diariamente...
Tem que fazer pelo menos uns 6Km/l.
Acho que taxar não vai mudar muita coisa no consumo, o que mais vai mudar mesmo vai ser o comando (e o comando desse cara aí não devia ter menos de 280º)... Mas qualquer coisa eu volto pro original.
O que eu tô preocupado mesmo é com o aumento da taxa de compressão, por causa da Biela original, que tem fama de quebrar facilmente... Mas se quebrar (ou quando quebrar) eu coloco logo miolo forjado pra dar certeza de que não vai ter problema.
Valeu pelas dicas aí!
A taxa de compressão do APzão 1.8 original Carburado (2E ou TLDZ) é 8,5:1 no Álcool
Os AP's mais modernos de 2012 (os últimos AP's) tem a taxa de 11:1 no Álcool
Como seu motor AP é a gasolina você pode usar 10:1 de boa na criança sem medo.
Biela não entorta assim tão fácil, com uma envenenada muito leve a biela e pistão vão trabalhar numa boa, pra se ter uma noção a maioria de quem usa Turbo com 0,4 de pressão usa bielas e pistões originais.
Mas se você futuramente for fazer outras modificações maus brutas, quando você estiver com um $$$$ é melhor você comprar um Kit Pistão, Bielas e pinos Forjados
O cara que eu citei acima o comando é básico, mas o cara é fera em colocar potência de AP. Ele usa o cabeçote 2.0 rebaixado e pistões maiores e tudo forjado, até hoje a única dor de cabeça foi a quebra da caixa de câmbio (aconteceu um erro e ao invés dele engatar 4 marcha ele engatou 2 e pimba !)
bleidao escreveu:Só para constar... quando coloquei a Weber 45, meu consumo foi para 4km/l... mas ficou moooooonstro. Tanto que quebrou o agregado.
Bleidão é o cara mais coreteiro e engraçado do fórum
''mas ficou moooooonstro. Tanto que quebrou o agregado''
KKKKKKK,
Então seu motor AP ficou violento, se botasse ele na pista ele faria uns 180 ou 200 fácil fácil.
bleidao escreveu:180 fácil com o câmbio PV... tinha fôlego pra mais, mas não tinha onde andar.
Agoooora... com o câmbio PS eu não testei. Nem usei ele ainda, pra falar a verdade.
Então seu Golzão Plus com o PV tava com um Motor AP Veneno.
Agora com o PS a quinta marcha deve fazer o carro decolar !
Parabéns pelo carro Bleidão, esse seu Gol é um Gol Plus 1986 de respeito !
grim escreveu:Ah, sim, então, como eu disse não quero que meu carro seja impossível de manter, ainda mais porque uso diariamente...
Tem que fazer pelo menos uns 6Km/l.
Acho que taxar não vai mudar muita coisa no consumo, o que mais vai mudar mesmo vai ser o comando (e o comando desse cara aí não devia ter menos de 280º)... Mas qualquer coisa eu volto pro original.
O que eu tô preocupado mesmo é com o aumento da taxa de compressão, por causa da Biela original, que tem fama de quebrar facilmente... Mas se quebrar (ou quando quebrar) eu coloco logo miolo forjado pra dar certeza de que não vai ter problema.
Valeu pelas dicas aí!
A taxa de compressão do APzão 1.8 original Carburado (2E ou TLDZ) é 8,5:1 no Álcool
Os AP's mais modernos de 2012 (os últimos AP's) tem a taxa de 11:1 no Álcool
Como seu motor AP é a gasolina você pode usar 10:1 de boa na criança sem medo.
Biela não entorta assim tão fácil, com uma envenenada muito leve a biela e pistão vão trabalhar numa boa, pra se ter uma noção a maioria de quem usa Turbo com 0,4 de pressão usa bielas e pistões originais.
Mas se você futuramente for fazer outras modificações maus brutas, quando você estiver com um $$$$ é melhor você comprar um Kit Pistão, Bielas e pinos Forjados
O cara que eu citei acima o comando é básico, mas o cara é fera em colocar potência de AP. Ele usa o cabeçote 2.0 rebaixado e pistões maiores e tudo forjado, até hoje a única dor de cabeça foi a quebra da caixa de câmbio (aconteceu um erro e ao invés dele engatar 4 marcha ele engatou 2 e pimba !)
Mas falei errado, esses 8,5:1 é do APzão que usa GASOLA
A taxa do AP Carburado a Álcool é 12,3:1
A taxa dos injetados EFI - MI a gasolina é 10:1 e no álcool é 13:1
Escrevi no meu celular a tabela da taxa de compressão forma certa e aqui no fórum escrevi errado, putz ! O erro foi cabuloso !
Valeu pela correção aí GTRs84 !
A taxa do AP Carburado a Álcool é 12,3:1
A taxa dos injetados EFI - MI a gasolina é 10:1 e no álcool é 13:1
Valeria a pena eu trocar pra álcool? já que ia trocar o sistema de combustível mesmo...
Mas se você futuramente for fazer outras modificações maus brutas, quando você estiver com um $$$$ é melhor você comprar um Kit Pistão, Bielas e pinos Forjados
Não pretendo não, mas já que eu não pretendo vender essa joia nunca mais, e pretendo usar ele todo dia tava preocupado se não ia dar problema a longo prazo...
Meu plano de carro forte e gastador pra andar raramente é um Opala 78 Turbo (Nem vem me chamar de Opaleiro, eu gosto é de carro! ).
O cara que eu citei acima o comando é básico, mas o cara é fera em colocar potência de AP. Ele usa o cabeçote 2.0 rebaixado e pistões maiores e tudo forjado, até hoje a única dor de cabeça foi a quebra da caixa de câmbio (aconteceu um erro e ao invés dele engatar 4 marcha ele engatou 2 e pimba !)
Eita ferro, dá pra sentir a aflição do cara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
grim escreveu:Valeria a pena eu trocar pra álcool? já que ia trocar o sistema de combustível mesmo...
Ah mano, melhor deixar na gasola, o Álcool vai ficar com a taxa de compressão alta. Trocar idéias com o pessoal é sempre legal, quando o Bleidão for responder aqui no tópico nóis troca umas idéias com ele.
grim escreveu:
Não pretendo não, mas já que eu não pretendo vender essa joia nunca mais, e pretendo usar ele todo dia tava preocupado se não ia dar problema a longo prazo...
Meu plano de carro forte e gastador pra andar raramente é um Opala 78 Turbo (Nem vem me chamar de Opaleiro, eu gosto é de carro! ).
Mas pode ficar com os pistões originais se for usar uma pressão baixa no turbo e a mesma dica se for usar uma preparação aspirada de leve.
grim escreveu:Eita ferro, dá pra sentir a aflição do cara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sim KKKKKK ele ficou chateado. O Gol dele é o mais forte daqui da minha city.