Trocar pivos das bandejas

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Cesar2016
Membro
Membro
Carro: Gol 96

Trocar pivos das bandejas

Mensagem por Cesar2016 »

Pessoal consigo fazer em casa com macaco? É facil ou requer algum conhecimento mais tecnico?

Seria como trocar bieletas?

Quero fazer em casa pra aprender e pra economizar.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Re: Trocar pivos das bandejas

Mensagem por João Victor AP »

Se você tiver uma nocão de mecânica dá pra fazer.
Nunca deixe o carro suspenso em macacos jacaré, se for macacos pequenos piorou, utilize sempre cavaletes

Para trocar os pivos use uma mini esmerilhadeira, e muito cuidado com essa ferramenta aí amigo, vamos retiras o parafuso da torre e depois vamos rapidamente esmerilhando a cabeça dos rebites, até que não sobre mais nenhum pedacinho, vamos mandar a esmerilhadeira, até que haja um nivelamento total com a bandeja, no ponto em que está o tal rebite.

Mas depois de remover os rebites o pivô não vai mecher, vai parecer que ele está colado na bandeja, isso acontece por causa que ao serem prensados os rebites incham dentro do orifício da bandeja, travando os rebites, e mesmo sem as cabeças eles estão firmemente colados e garrados
Para soltar eles use uma talhadeira com uma ponta fina para abrir as orelhas laterais, vamos dar pancadas com marreta e talhadeira, logo vamos ver que o circulo do rebite aparece e continuando vemos que vai se soltando, vá dando pancadas até que o pivô saia.

A colocação do novo pivô é fácil. É só apertar bem . Um acabamento é bom, na área afetada pela esmerilhadeira eu aconselho uma pintura. Desta forma você troca o pivô da sua Goleta com facilidade.

É um pouco diferente de trocar as bieletas.

Eu não sei se minha explicação ficou boa.
Se eu estiver mostrando de forma errada o processo é só falar galera !

Abraço ! Qualquer dúvida é só comentar !
Editado pela última vez por João Victor AP em 21 Jan 2016, 12:07, em um total de 2 vezes.
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Haruji_Sato »

Levantar o carro e deixar sobre toras/cavaletes;

Soltar um parafuso 13mm que fica na base da torre;

Marcar a posição do pivô e afrouxar os parafusos 17 ou 19mm (depende do ano) pra facilitar a retirada do pivo da torre, se necessário usar uma alavanca pra forçar a retirada.

Remover os parafusos soltos e trocar o pivô, lembrando que possui lado direito e esquerdo.
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

O ideal é levantar os dois lados. Mas já fiz isso levantando no meio do quadro de suspensão com um macaco jacaré. Isso é moleza de trocar. Só retirar um e colocar o outro...

Só cuidado para não montar os pivôs do lado errado. Compare bastante com o que está instalado. Isso é trabalho de no máximo uma hora.
Cesar2016
Membro
Membro
Carro: Gol 96

Mensagem por Cesar2016 »

Certo vou tentar amanha.

Me digam uma coisa, suspensao do gol seria somente a bandeja que no caso troca o pivo?

Estou acostumado com um Picasso que tem que trocar bandeja toda, ai tem bieletas, terminal da barra de direção e da barra axial, no gol tambem tem pra trocar?
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Ap 1.6 89

Mensagem por JCX »

Cesar2016 escreveu:Certo vou tentar amanha.

Me digam uma coisa, suspensao do gol seria somente a bandeja que no caso troca o pivo?

Estou acostumado com um Picasso que tem que trocar bandeja toda, ai tem bieletas, terminal da barra de direção e da barra axial, no gol tambem tem pra trocar?

No meu antigo quadrado trocava apenas a bandeja, pivo e terminal de direção só se tiver ruins.
Já no santana tem as benditas bieletas, que por sinal tenho que trocar.
É fácil de trocar, lembre-se de que tem que alinhar depois
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Só trocar os pivôs e as bandejas. Os terminais de direção apenas se estiverem com folga ou ruins de algum modo.
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”