[SOLUÇÃO] Conta-giro maluco ou oscilando
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- madson
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[SOLUÇÃO] Conta-giro maluco ou oscilando
Galera com muita alegria estou criando este tópico. O tópico original é do amigo digo_rp de São José do Rio Preto.
Cerca de seis meses atrás meu carro (CHT 1.6 1992) apresentou uma zica no painel. Toda vez que eu ligava as setas o ponteiro do conta-giro oscilava. Algumas vezes eu estava andando e do nada o ponteiro ía para 7000rpm. Era um defeito intermitente que incomodava demais. Algumas vezes até o led da temperatura acendia. Chateava-me muito, pois sou Bacharel em Mecânica e sabia que havia uma interferência (ruído, fuga de corrente) que afetava o painel, porém não o achava em lugar nenhum!!!
Apresento agora todo o dinheiro que gastei tentando resolver na sequência em que fui gastando e o problema continuava:
1- Troca do regulador de voltagem do painel;
2- Troca da malha elétrica do painel;
3- Troca do painel completo;
4- Troca do sensor de temperatura (cebolinha), pois as vezes piscava a luz da temperatura;
5- Rotor do distribuidor;
6- Tampa do distribuidor;
7- Mesa do distribuidor;
8- Cabos de velas;
9- Velas; e
10- Muita fita isolante.
Ítens que ainda seriam trocados:
1- Caixa de fuzíveis; e
2- Regulador de tensão do alternador.
Mas hoje navegando pelo fórum li um tópico do amigo citado acima sem nem imaginar do que se tratava, pois o tópico de nosso amigo dizia:
"apenas uma experiência aos amigos".
Vejam:
"Amigos, neste sabado passado dia 27/11/2010 resolvi comprar um painel do santana para colocar no meu GQ, que é um gl 1.8 1994. seguinte, aparentemente seria tudo ok, basicamente um pelo do plug-and-play. porem nao foi... o conta-giros, estava maluco, as vezes funcionava e quando funcionava, se desse seta daí a coisa engrossava mesmo, se ligasse a luz então putz. que vontade de picar o pé em tudo....
agora vai a dica... Ninguem vai acreditar.... adivinha da onde tive de puxar o sinal para o conta-giros ? o fio vermelho e preto ?
do negativo da bobina..... hahaha não não e não. dava uma baita interferencia no contagiros.... tive de puxar do sinal que sai do sensor hall do distribuidor.... imaginem só.... sem interferencia nenhuma e tudo funcionando corretamen. agora vai a dica.....
cuidado ao colocar a bobina do gol MI nos seus goletas.... não sei o porque, quando descobrir venho postar a resposta, essa bobina não deve funcionar do mesmo jeito das bobinas antigas para automoveis com sistema de ignição eletrônica. elas nao devem possuir algum tipo de diodo interno para evitar o efeito spurios.... tipo aquele choque quando se energisa a bobina...."
Não perdi tempo, larguei o computador ligado e fui na garagem.
Um alicate, um pedaço de fio e uma fita isolante e pronto!!!
Problema solucionado em 10 minutos!!! Após ler o tópico do digo_rp parei parar pensar que realmente coincidia o início do problema com a instalação da bobina MI. Deixo aqui este tópico para facilitar a busca futura de quem instalou a MI e está com o mesmo problema.
Ressalvo que em meu carro coloquei o fio vermelho e preto que vem do painel direto no fio verde que entra no sensor hall do distribuidor. Em motores AP não sei se é o mesmo fio verde que coloquei, mas isso é fácil de resolver com uma lâmpada de teste verificando qual chega negativo no sensor hall.
Moderadores irei colocar esse post aqui, na página principal e na manutenção, pois sei que há inúmeros usuários com o mesmo problema e isso facilitará que muitos leiam.
Já estava quase vendendo o quadradinho de tanta raiva e tristeza. Obrigado digo_rp!!!
Abraço a todos.
Cerca de seis meses atrás meu carro (CHT 1.6 1992) apresentou uma zica no painel. Toda vez que eu ligava as setas o ponteiro do conta-giro oscilava. Algumas vezes eu estava andando e do nada o ponteiro ía para 7000rpm. Era um defeito intermitente que incomodava demais. Algumas vezes até o led da temperatura acendia. Chateava-me muito, pois sou Bacharel em Mecânica e sabia que havia uma interferência (ruído, fuga de corrente) que afetava o painel, porém não o achava em lugar nenhum!!!
Apresento agora todo o dinheiro que gastei tentando resolver na sequência em que fui gastando e o problema continuava:
1- Troca do regulador de voltagem do painel;
2- Troca da malha elétrica do painel;
3- Troca do painel completo;
4- Troca do sensor de temperatura (cebolinha), pois as vezes piscava a luz da temperatura;
5- Rotor do distribuidor;
6- Tampa do distribuidor;
7- Mesa do distribuidor;
8- Cabos de velas;
9- Velas; e
10- Muita fita isolante.
Ítens que ainda seriam trocados:
1- Caixa de fuzíveis; e
2- Regulador de tensão do alternador.
Mas hoje navegando pelo fórum li um tópico do amigo citado acima sem nem imaginar do que se tratava, pois o tópico de nosso amigo dizia:
"apenas uma experiência aos amigos".
Vejam:
"Amigos, neste sabado passado dia 27/11/2010 resolvi comprar um painel do santana para colocar no meu GQ, que é um gl 1.8 1994. seguinte, aparentemente seria tudo ok, basicamente um pelo do plug-and-play. porem nao foi... o conta-giros, estava maluco, as vezes funcionava e quando funcionava, se desse seta daí a coisa engrossava mesmo, se ligasse a luz então putz. que vontade de picar o pé em tudo....
agora vai a dica... Ninguem vai acreditar.... adivinha da onde tive de puxar o sinal para o conta-giros ? o fio vermelho e preto ?
do negativo da bobina..... hahaha não não e não. dava uma baita interferencia no contagiros.... tive de puxar do sinal que sai do sensor hall do distribuidor.... imaginem só.... sem interferencia nenhuma e tudo funcionando corretamen. agora vai a dica.....
cuidado ao colocar a bobina do gol MI nos seus goletas.... não sei o porque, quando descobrir venho postar a resposta, essa bobina não deve funcionar do mesmo jeito das bobinas antigas para automoveis com sistema de ignição eletrônica. elas nao devem possuir algum tipo de diodo interno para evitar o efeito spurios.... tipo aquele choque quando se energisa a bobina...."
Não perdi tempo, larguei o computador ligado e fui na garagem.
Um alicate, um pedaço de fio e uma fita isolante e pronto!!!
Problema solucionado em 10 minutos!!! Após ler o tópico do digo_rp parei parar pensar que realmente coincidia o início do problema com a instalação da bobina MI. Deixo aqui este tópico para facilitar a busca futura de quem instalou a MI e está com o mesmo problema.
Ressalvo que em meu carro coloquei o fio vermelho e preto que vem do painel direto no fio verde que entra no sensor hall do distribuidor. Em motores AP não sei se é o mesmo fio verde que coloquei, mas isso é fácil de resolver com uma lâmpada de teste verificando qual chega negativo no sensor hall.
Moderadores irei colocar esse post aqui, na página principal e na manutenção, pois sei que há inúmeros usuários com o mesmo problema e isso facilitará que muitos leiam.
Já estava quase vendendo o quadradinho de tanta raiva e tristeza. Obrigado digo_rp!!!
Abraço a todos.
Editado pela última vez por madson em 30 Nov 2010, 20:55, em um total de 1 vez.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Viva à graxa!!!
- madson
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Poxa digo, vc salvou meu dia e lhe apareceu outro defeito...que azar ein.
Percebeu que postei o seu tópico?
Verifique no post acima tudo que troquei e vai fuçando essas áreas pra ver se tu acha o mal contato.
Primeiramente já troca logo o regulador de voltagem de trás do painel, pois custa apenas R$ 1,50 e ele é o primeiro a dar zica, pois seu tempo de vida útil não é muito longo. Provavelmente vc o achará em lojas de materiais eletrônicos/elétricos, mas vc só achará o paralelo. Confirme com o lojista se será preciso instalar invertido no lugar do seu.
Abraço.
Percebeu que postei o seu tópico?
Verifique no post acima tudo que troquei e vai fuçando essas áreas pra ver se tu acha o mal contato.
Primeiramente já troca logo o regulador de voltagem de trás do painel, pois custa apenas R$ 1,50 e ele é o primeiro a dar zica, pois seu tempo de vida útil não é muito longo. Provavelmente vc o achará em lojas de materiais eletrônicos/elétricos, mas vc só achará o paralelo. Confirme com o lojista se será preciso instalar invertido no lugar do seu.
Abraço.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
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- madson
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Não tenho certeza do que vou falar agora ok, pois há muita especulação envolvida visto que não estou com um multímetro vendo seu carro.
Como sua bateria não "casa" com seu alternador a primeira coisa que tá ocorrendo e vc não sabe é que a bateria não fica carregada com os 75A que vc precisa. Mas o que tem a ver com o conta-giro? Bem, o painel tem um pequeno regulador instalado na malha elétrica dele. O regulador é fabricado para trabalhar numa faixa de valores de "x" a "y" de voltagem e de amperagem. Portanto, pode ser, repito, pode ser, que seu regulador da malha elétrica do painel não esteja dando conta de regular em regime normal de trabalho, mas quando vc liga o farol ele puxa um pouco da carga e ajuda ao regulador a voltar para sua faixa de trabalho.
Por favor, eletricistas de plantão, opinem tb aí.
Abraço.
Como sua bateria não "casa" com seu alternador a primeira coisa que tá ocorrendo e vc não sabe é que a bateria não fica carregada com os 75A que vc precisa. Mas o que tem a ver com o conta-giro? Bem, o painel tem um pequeno regulador instalado na malha elétrica dele. O regulador é fabricado para trabalhar numa faixa de valores de "x" a "y" de voltagem e de amperagem. Portanto, pode ser, repito, pode ser, que seu regulador da malha elétrica do painel não esteja dando conta de regular em regime normal de trabalho, mas quando vc liga o farol ele puxa um pouco da carga e ajuda ao regulador a voltar para sua faixa de trabalho.
Por favor, eletricistas de plantão, opinem tb aí.
Abraço.
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- everton gts 89
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[ajuda] contagiros travado
amigos estou lendo estes relatos e isto e fez lembrar de uma vez k liguei meu gts e dei uma tuchada no pedal pra ver o conta giros subir . soq o mesmo nao foi ate a faixa vermelha .. ele pra bem na parte alta .. e nao passa creio eu q nao passa dos 4 rpm..... ja aconteceu isso com alguem aki ? obrigado desde ja ....
EVERTON GOL GL 89
- Gabriel de Souza
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Re: [ajuda] Conta-giro maluco ou oscilando
tenho um passat 86 1.6 e recentemente coloquei um painel de santana 2.0 porem no meu carro tbm nao passa dos 4 mil giros e no transito de hj so 50 kmh nao passa dos 3 sera q o painel vem regulado para cada tipo de motoração ??
- bleidao
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Re: [ajuda] Conta-giro maluco ou oscilando
Gabriel de Souza escreveu:tenho um passat 86 1.6 e recentemente coloquei um painel de santana 2.0 porem no meu carro tbm nao passa dos 4 mil giros e no transito de hj so 50 kmh nao passa dos 3 sera q o painel vem regulado para cada tipo de motoração ??
Mano... isso não existe. Ele está configurado para contar 1 giro a cada 4 pulsos.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571