Vazamento de água pela tampa do reservatório RESOLVIDO

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 554
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por JCX »

Taca-lhe pau nesse golzinho Adriano, e depois posta o resultado pra nois.

Kkkkk...
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por AdrianoSocial »

Kkk, vou postar sim.

Aproveitei a desmontagem e já troquei os 3 selos dágua. Troquei também o comando, coloquei um 49H pra ver se da mais torque.

Rodox, coloquei óleo Ipiranga 20w50, SJ. Tinha um lá de 8 reais, SF 40. Não deu muita coragem e o cara da oficina disse que é mais pra reposição, kkk.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por Rodox »

SAE 40 - API SF ainda existe? :o0 que merda!!!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por ZANATTA »

Rodox escreveu:SAE 40 - API SF ainda existe? :o0 que merda!!!
Já encontrei 40 SE, que de acordo com a ANP está proibido.

A lubrax tem o 40 sf..

que merda pq? soh pq é um oleo antigo? sendo 40 50 15w 40 15w 50 20w 40 20w 50 qualquer um desses está de bom tamanho... não se esqueça que na epoca que os golzinhos foram lançados era soh usado oleo 40 20w 40 ou 20w 50.. sf sg sh... e estão rodando até hoje.. vide meu gol cht 92 que meu pai tirou 0km e nunca foi aberto..

já ouviu falar que nos oleos sf tem mais teor de zddp que protege os motores antigos e que nos oleos sm sn esse composto diminuiu ou até foi extinto pois agrediria o catalisador ?

só pra deixar vc mais louco.. eu uso oleo para motores diesel (lubrax top turbo 15w 40) nos meus motores a anos e ta tudo certo :good:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por Rodox »

ZANATTA escreveu:
Rodox escreveu:SAE 40 - API SF ainda existe? :o0 que merda!!!
Já encontrei 40 SE, que de acordo com a ANP está proibido.

A lubrax tem o 40 sf..

que merda pq? soh pq é um oleo antigo? sendo 40 50 15w 40 15w 50 20w 40 20w 50 qualquer um desses está de bom tamanho... não se esqueça que na epoca que os golzinhos foram lançados era soh usado oleo 40 20w 40 ou 20w 50.. sf sg sh... e estão rodando até hoje.. vide meu gol cht 92 que meu pai tirou 0km e nunca foi aberto..

já ouviu falar que nos oleos sf tem mais teor de zddp que protege os motores antigos e que nos oleos sm sn esse composto diminuiu ou até foi extinto pois agrediria o catalisador ?

só pra deixar vc mais louco.. eu uso oleo para motores diesel (lubrax top turbo 15w 40) nos meus motores a anos e ta tudo certo :good:

- Não gosto de carros dos anos 60 pra baixo... só gosto do Fusca... e se teria um desses 1965 e tal e tivesse que usar este óleo SAE 40, então trocaria o motor dele por um de Kombi a ar 1.600cc ano 2000 e usaria 20W-50... muito melhor... multiviscoso. Por isso não dou importância a óleo mono viscoso, pois os carros que eu gosto todos usam óleo multiviscoso;

- No Manual do meu Gol 1.8AP - ano 1990 diz SAE 30, 20W-40 e 20W-50... nada de SAE 40. Sempre usei 20W-50 no meu carro.

- Quanto maior o nível de desempenho melhor é o óleo, mas se você diz que óleos SF tem mais teor de zddp significa que com certeza arranjaram um outro aditivo que suprisse essa função do zddp. E outra... são feitos testes em bancadas nas fábricas dos veículos e os lubrificantes são então aprovados em termos de desgaste, limpeza e etc... Vá por um óleo SF em um motor que exige SM pra ver o que acontece em termos de desgaste e tal... Acho que isso de zddp lubrificar melhor carro antigo é mais um mito... aposto que um SAE 40 SM protege contra o desgaste muito melhor do que o SAE 40 SF... E para tirar a prova de quem é melhor no desgaste 40 SF ou 40 SM se tem que fazer o teste em bancada com o motor em questão, mas isso ninguém nunca vai fazer! Então o achismo fica complicado... e não se prova nada. Mas quanto maior o nível de desempenho, melhor é o óleo em termos de desgaste, limpeza, combate a borra, evaporação e etc, e isso é provado pela norma API - (American Petroleum Institute).

- Lembrando que utilizar um óleo de especificação de desempenho (API) superior à recomendada tráz benefícios à lubrificação, mas não elimina as necessidades de respeitar os prazos de troca. Veja no link a seguir o diagrama comparativo de óleos SE a SL. Quanto mais perto o óleo da borda do diagrama melhor é o óleo:
http://saviomachado.blogspot.com.br/200 ... s-api.html

- Outro fator a se considerar do zddp é o aumento da poluição do meio ambiente com o estrago do catalizador do veículo... quem defende o uso do zddp é como defender a volta do chumbo na gasolina que causa câncer. Na minha opinião a ANP demorou e muito pra proibir a produção do SF, e devemos fazer uma denúncia da continuidade da produção do óleo SF, considerando que o zddp estraga o catalizador e prejudica assim o meio ambiente;

- No manual do prop. só indica óleo de gasolina ou álcool, então se óleo de motor diesel pudesse ser usado estaria informando no manual, pois teria sido testado em banca e aprovado o seu uso. Manual é uma regra e ser seguida;

- Cada motor de determinado combustível tem as suas características, por exemplo motor diesel geralmente opera em baixas rotações, já o de carros de passeio operam em medianas e os das motos em alto giro. Então não é a toa que os fabricantes de óleo fazem óleo pra moto, óleo para motor a gasolina/álcool e óleo para diesel... cada macaco no seu galho. E outro fator a se considerar seria o custo de ter um óleo que atendesse em todas as exigências de um motor a gasolina/álcool e ao mesmo tempo para o diesel. Sendo assim seria um custo desnecessário, ou seja um elefante branco, pois 99,99% das pessoas que tem carro usam óleo de carro (gasolina/álcool) e não de caminhão (diesel);

- Cada combustível tem o seu modo de contaminação e degradação do óleo, assim não sei te dizer se gasolina/álcool é mais agressivo ao óleo do que o diesel... ou seja o óleo será mais exigido usando gasolina/álcool... e o óleo para motor diesel não deve ter todos os pacotes de aditivos para proteger contra este mal, então melhor não arriscar!

Em fim, sempre usei no meu gol óleo de motor a gasolina e jé esta comigo desde 2008 e com 222.000 km, e o carro era do meu pai desde 1995, sem nunca ter feito retífica na parte de baixo. Atualmente uso Mobil Super Original 20W-50 - API SM. Assim sendo e considerando o acima exposto, eu jamais colocaria no meu carro óleo de motor diesel.
Editado pela última vez por Rodox em 31 Jul 2015, 12:24, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por ZANATTA »

No meu manual diz que se pode usar o sae 40.

Esse assunto do zddp é muito comentado nos EUA, mas como você diz, talvez possa ser um achismo. Mas ja ví testes que mostraram que um oleo sf teve menos desgaste nos cames do que um óleo mais moderno.

Sobre o lubrificante de motor diesel, reparasse que neles vem a classificação CL-4/SJ? Mandei um email para a Petrobras e eles me afirmaram que pode ser usado tanto pra motores diesel quanto pra gasolina,etanol e gnv.

Mas no fim, estou usando o Lubrax 20W 50 SJ. O que você acha desse óleo?

E aqueles óleos alta quilometragem, alta rodagem, me falaram que depois de um tempo no motor eles contém um aditivo que vira borra.

No mais é como você disse, seguir o manual e pé na tabua :clapaa:

Abraço
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por Rodox »

ZANATTA escreveu:No meu manual diz que se pode usar o sae 40.

Esse assunto do zddp é muito comentado nos EUA, mas como você diz, talvez possa ser um achismo. Mas ja ví testes que mostraram que um oleo sf teve menos desgaste nos cames do que um óleo mais moderno.

Sobre o lubrificante de motor diesel, reparasse que neles vem a classificação CL-4/SJ? Mandei um email para a Petrobras e eles me afirmaram que pode ser usado tanto pra motores diesel quanto pra gasolina,etanol e gnv.

Mas no fim, estou usando o Lubrax 20W 50 SJ. O que você acha desse óleo?

E aqueles óleos alta quilometragem, alta rodagem, me falaram que depois de um tempo no motor eles contém um aditivo que vira borra.

No mais é como você disse, seguir o manual e pé na tabua :clapaa:

Abraço

O teste que você viu foi homologado pela VW nos termos da norma API ou foi um teste meia boca? E volto a dizer de que adianta os motores desgastarem menos usando SF se vai estar poluindo o meio ambiente com o estrago do catalizador causado pelo zddp.

Você esqueceu de fazer uma pergunta para a Petrobras:
"1.) Se este óleo é multi uso para diseal e gasolina e tal, então porque vocês ainda fabricam óleo exclusivamente para carros de passeio?
2.)Qual seria o melhor óleo para o meu carro... o diesel ou gasolina...?"


Volto a dizer que cada macaco no seu galho! Não é a toa que é feito óleo da diesel, óleo para carro e óleo para moto. Óleo não é tudo igual! Cada óleo tem o seu pacote de aditivos balanceados de acordo com as necessidades do motor, e motor Diesel não é igual a motor Ciclo Otto.

Abarços, :bye:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por ZANATTA »

Rodox escreveu:
ZANATTA escreveu:No meu manual diz que se pode usar o sae 40.

Esse assunto do zddp é muito comentado nos EUA, mas como você diz, talvez possa ser um achismo. Mas ja ví testes que mostraram que um oleo sf teve menos desgaste nos cames do que um óleo mais moderno.

Sobre o lubrificante de motor diesel, reparasse que neles vem a classificação CL-4/SJ? Mandei um email para a Petrobras e eles me afirmaram que pode ser usado tanto pra motores diesel quanto pra gasolina,etanol e gnv.

Mas no fim, estou usando o Lubrax 20W 50 SJ. O que você acha desse óleo?

E aqueles óleos alta quilometragem, alta rodagem, me falaram que depois de um tempo no motor eles contém um aditivo que vira borra.

No mais é como você disse, seguir o manual e pé na tabua :clapaa:

Abraço

O teste que você viu foi homologado pela VW nos termos da norma API? ou foi um teste meia boca? E volto a dizer de que adianta os motores desgastarem menos usando SF se vai estar poluindo o meio ambiente com o estrago do catalizador causado pelo zddp.

Você esqueceu de fazer uma pergunta para a Petrobras:
"1.) Se este óleo é multi uso para diseal e gasolina e tal, então porque vocês ainda fabricam óleo exclusivamente para carros de passeio?
2.)Qual seria o melhor óleo para o meu carro... o diesel ou gasolina...?"


Volto a dizer que cada macaco no seu galho! Não é a toa que é feito óleo da diesel, óleo para carro e óleo para moto. Óleo não é tudo igual! Cada óleo tem o seu pacote de aditivos balanceados de acordo com as necessidades do motor, e motor Diesel não é igual a motor Ciclo Otto.
Essa parada de poluir é balela.

A própria Petrobras produz o SF. E só pode ser produzido SF em diante.

Me diz qual golzinho quadrado e derivados que ainda tem o catalizador funcionando? O meu mesmo é um catalisador falso :qus:

Tem muita empresa que polui mais que nossos carrinhos cara.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por Rodox »

Se óleo SF estraga o catalizar é porque polui sim... Você não está nem aí pro meio ambiente... tirar catalizador não é coisa que se faça. Aqui em São Paulo-SP tinha inspeção ambiental... e tomara que ela seja obrigatória em todo o território nacional, pois assim pessoas como você terão que por devota o catalizador. :** :** :**
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por Rodox »

Onde você mora? Pois aqui em São Paulo-SP carro polui e muito o ar de nossa cidade...
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por ZANATTA »

O catalisador não é isso tudo não, isso é mais um item de marketing industrial pra encarecer o custo de manutenção dos carros e forçar os consumidores a gastarem com peças e/ou trocar os carros, por novos.
Essa "peça"custa quase 5% do valor do carro, isso é fora da realidade dos padrões brasileiros. Além disso, não acredito que esse catalisador diminua a emissão de gases numa proporção notável e significativa. Podem ver que assuntos sobre catalisadores são vagos e sem comprovação prática.

flw ai, vou ali poluir mais um pouquinho kkk
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por Rodox »

Percebi que perdi o meu tempo discutindo com você que não faz questão de me ouvir... e depois pede para eu não ficar bravo...

Com base em que você conclui que catalizador não serve pra nada? Foi feita uma análise de gases em um analizador de análises como o da figura abaixo? O catalizador era novo ou saturado, porque saturado não serve mais pra nada mesmo?

Enfim termino por aqui, pois é em vão continuar esta discussão!!!

Imagem
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por AdrianoSocial »

Que pena, a discussão estava boa. Mas de fato o catalisador faz diferença sim, nem precisa de estudo pra provar isso, basta segui a lógica. Se fosse desnecessário as montadoras já iam tirar pra reduzir custo. Quer um exemplo? Eles tiram até marcador de temperatura que custa mixaria, tudo pra economizar.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por Rodox »

Abriano,

É isso mesmo! E valeu! :good:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por hirinhu »

Mas e aí Adriano? Algum feedback do vazamento? A agua tá no nível?

Abraço!
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por AdrianoSocial »

hirinhu escreveu:Mas e aí Adriano? Algum feedback do vazamento? A agua tá no nível?

Abraço!
Tem que esperar pra saber, antes baixava cerca de 200ml por semana, bem pouco. Vou esperar uma semana, e ainda procurar por vazamento porque minhas mangueiras e abracadeiras são velhas e uma vez que desaperto eu tenho que dar um bom torque pra não vazar.

Se der ruim vou me desfazer do carro.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por Rodox »

Adriano,

Quantos km você roda por semana?

E se eu fosse você trocava todas as magueiras d'água.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por AdrianoSocial »

Rodo cerca de 30km por dia, de segunda a sábado, isso envolve ir ao trabalho e levar minha menina na escola. Algumas viagens extras podem acontecer.

Poxa Rodox, queria trocar mesmo, colocar aquelas siliconadas coloridas, mas o orçamento está estrangulado agora, vou ter que esperar.
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por hirinhu »

AdrianoSocial escreveu:
hirinhu escreveu:Mas e aí Adriano? Algum feedback do vazamento? A agua tá no nível?

Abraço!
Tem que esperar pra saber, antes baixava cerca de 200ml por semana, bem pouco. Vou esperar uma semana, e ainda procurar por vazamento porque minhas mangueiras e abracadeiras são velhas e uma vez que desaperto eu tenho que dar um bom torque pra não vazar.

Se der ruim vou me desfazer do carro.
Para bixo, "vai dar bão"! hahahahah
Cara, troca todas as mangueiras e abraçadeiras, fiz isso no meu, nem gastei muito...
Já falei pra você, quando puder, vem ver meu quadrado...
Não desanima do carro, esse tipo de corrosão se dá por falta de aditivo na água do sistema de refrigeração.... Você tá arrumando tudo do carro aos poucos, vai deixar 0 bala e passar pra frente?

Abraço
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Vazamento de água pela tampa do reservatório [continua..

Mensagem por Rodox »

Pois mangueira velha não deve vedar bem...
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”