Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
Veja a descrição pela Mobil do Mobil Super 20W-50 - API SM:
Diferenciais:
O óleo multiviscoso premium para motor de veículos de passageiros, especialmente formulado para proteção em condições severas.
Vantagens
1. Protege contra o desgaste em condições como trânsito urbano e temperatura ambiente elevada
2. Baixo consumo de óleo e alta estabilidade térmica
Detalhes
1. Tecnologia para proporcionar melhor desempenho.
2. Produzido com óleos básicos minerais de altíssima qualidade.
3. Possui aditivos detergentes dispersantes de última geração.
4. Motores muito mais limpos, menor desgaste e maior desempenho.
5. A sua excepcional estabilidade térmica e resistência à oxidação reduz ou inibe a formação de borra e depósitos produzidos em altas temperaturas.
6. Melhor proteção das partes móveis em ampla faixa de temperaturas.
7. Aplicações: Motores ciclo OTTO (gasolina, etanol e GNV) e tipo FLEX.
8. Atende ou excede: API SM/SL.
Fonte:
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... nal-20w-50
Diferenciais:
O óleo multiviscoso premium para motor de veículos de passageiros, especialmente formulado para proteção em condições severas.
Vantagens
1. Protege contra o desgaste em condições como trânsito urbano e temperatura ambiente elevada
2. Baixo consumo de óleo e alta estabilidade térmica
Detalhes
1. Tecnologia para proporcionar melhor desempenho.
2. Produzido com óleos básicos minerais de altíssima qualidade.
3. Possui aditivos detergentes dispersantes de última geração.
4. Motores muito mais limpos, menor desgaste e maior desempenho.
5. A sua excepcional estabilidade térmica e resistência à oxidação reduz ou inibe a formação de borra e depósitos produzidos em altas temperaturas.
6. Melhor proteção das partes móveis em ampla faixa de temperaturas.
7. Aplicações: Motores ciclo OTTO (gasolina, etanol e GNV) e tipo FLEX.
8. Atende ou excede: API SM/SL.
Fonte:
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... nal-20w-50
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
A propaganda é boa.
Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
Se tem que consultar o manual do proprietário do seu gol que é ano 1991. Se eu fosse você consultaria fabricantes de óleo como a Mobil, Shell, etc para ver qual viscosidade eles recomendam, considerando que não achamos mais o óleo 20W-40 das melhores marcas.AdrianoSocial escreveu:Nosso carro aceita bem um 10W40 semi sintético? Tem um mercado aqui vendendo a um preço bom. Está 17,90 o litro, Ipiranga.
O meu vou trocar bem antes do tempo, contaminou muito com álcool.
Use óleo mineral mesmo, a única vantagem dos sintéticos e semi-sintéticos é que eles duram mais kilometros (10.000 km), mas se tem que trocar a cada 6 meses também, mesmo não sendo mineral.
O importante é a classificação API ser boa... o Mobil Super 20W-50 é API SM, ou seja excelente... só está atrás da API SN, que são óleos de R$ 40,00 o litro, sendo que o Mobil Super 20W-50 paguei R$ 14,00 o litro. O Manual do Proprietário do meu Gol ano 1990 só exige API SF, então SM está de bom tamanho... nunca vai ter borra de óleo (isso se trocar conforme o informado neste tópico).
E por fim, a norma API classifica conforme o desempenho do óleo, como: poder de manter a lubrificação, poder de limpeza, resistência ao desgaste do motor, anti-oxidante do óleo e etc... e isso está ligado a qualidade dos aditivos colocados no óleo.
Editado pela última vez por Rodox em 14 Jul 2015, 14:24, em um total de 3 vezes.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
Veja no link abaixo o diagrama comparativo de óleos SE a SL. Quanto mais perto o óleo da borda do diagrama melhor é o óleo:
http://saviomachado.blogspot.com.br/200 ... s-api.html
http://saviomachado.blogspot.com.br/200 ... s-api.html
Rodox
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
Adriano,
Consultei a Mobil se eu podia usar óleo 15W-40 no meu gol e eles me disseram que é melhor eu usar o 20W-50. Veja a resposta deles:
Tenho um WV Gol GL - ano 1990 - motor 1.8-L, e qual óleo vocês
recomendariam eu usar, sendo que o manual especifica 20W-40 ou 20W-50, ambos
API SF?
"Informamos que para seu veículo o único produto da marca Mobil que tem as aprovações que melhor atendem as exigências da Volkswagen é o Mobil Super Original 20W-50. Lembramos que a viscosidade do óleo não é o único parâmetro utilizado para nossas indicações. Levamos em conta também as aprovações solicitadas pela própria montadora.
CONSULTE O MANUAL E SIGA AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE DO VEÍCULO/EQUIPAMENTO."
Consultei a Mobil se eu podia usar óleo 15W-40 no meu gol e eles me disseram que é melhor eu usar o 20W-50. Veja a resposta deles:
Tenho um WV Gol GL - ano 1990 - motor 1.8-L, e qual óleo vocês
recomendariam eu usar, sendo que o manual especifica 20W-40 ou 20W-50, ambos
API SF?
"Informamos que para seu veículo o único produto da marca Mobil que tem as aprovações que melhor atendem as exigências da Volkswagen é o Mobil Super Original 20W-50. Lembramos que a viscosidade do óleo não é o único parâmetro utilizado para nossas indicações. Levamos em conta também as aprovações solicitadas pela própria montadora.
CONSULTE O MANUAL E SIGA AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE DO VEÍCULO/EQUIPAMENTO."
Editado pela última vez por Rodox em 20 Jul 2015, 10:28, em um total de 3 vezes.
Rodox
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
Hummm!
Vou usar sempre esse então, pra falar verdade não tive coragem de usar óleo mais fino nem no classic .
Vou usar sempre esse então, pra falar verdade não tive coragem de usar óleo mais fino nem no classic .
Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
AdrianoSocial escreveu:Hummm!
Vou usar sempre esse então, pra falar verdade não tive coragem de usar óleo mais fino nem no classic .
ando de 15w40 SM já faz tempo no AP e no meu outro carro ando de 5w40 SN... olha o manual do seu classic pois se não me engano esses motores novos GM usa 5W30 SM/SN...
abraço
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
Sim, o manual dele recomenda vários, desde o 5w30 até o 20w50 mas desde que peguei ele está no 20w50. Tenho receio de fazer essa mudança brusca.
Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
Eu não vou arriscar usar no meu gol 15W-40... vai que o 15W-40 não lubrifica direito quando o motor está frio, pois o especificado é 20W-40... além do mais ele está com 222.000 km e vai consumir muito óleo.
Editado pela última vez por Rodox em 20 Jul 2015, 11:39, em um total de 3 vezes.
Rodox
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
Adriano,AdrianoSocial escreveu:Sim, o manual dele recomenda vários, desde o 5w30 até o 20w50 mas desde que peguei ele está no 20w50. Tenho receio de fazer essa mudança brusca.
Se for permitido um 10W-40 ou 15W-40 faça um teste... pois o carro vai ficar mais econômico.
Rodox
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
Percebi isso no Escort Zetec que minha mãe teve, do nada o mexânico começou a usar 20w50 no carro e o consumo subiu... foi só voltar ao óleo antigo 10w40 que voltou o consumo normal...Rodox escreveu:Adriano,AdrianoSocial escreveu:Sim, o manual dele recomenda vários, desde o 5w30 até o 20w50 mas desde que peguei ele está no 20w50. Tenho receio de fazer essa mudança brusca.
Se for permitido um 10W-40 ou 15W-40 faça um teste... pois o carro vai ficar mais econômico.
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
Pessoal pelo que andei lendo, o primeiro numero o antes do "W" e a viscosidade do oleo a frio, ou seja é a capacidade dele de atingir mais rapido os lugares que um oleo de viscosidade "20W" demoraria mais.
Oleo é um assunto bem complexo porque o oleo quando frio é mais viscoso, quando esquenta fica mais viscoso ainda, mas quando esquenta demais tende a a finar, por isso em regioes mais frias se recomenda um numero mais baixo antes do W que significa Winter em ingles, que significa Inverno, então desde que seja respeitado a segunda numeração após o W, no caso dos nossos motores que é o 40, tranquilo.
Ja vi algumas pessoas utilizarem oleo 0W40 Mobil 1 nos motores AP, e ficar tranquilo, eu mesmo vou usar Valvoline 5W40 SN 100% sintetico depois de montar meu motor que será turbo, oleos sinteticos com motores turbinados são os melhores, pois os mesmos não oxidam com a facilidade que os minerais oxidam e suportam mais altas temperaturas mantendo a viscosidade, mesmo acima dos 100º onde os oleos minerais ja começam afinar demais e começam a criar borra.
Oleo é um assunto bem complexo porque o oleo quando frio é mais viscoso, quando esquenta fica mais viscoso ainda, mas quando esquenta demais tende a a finar, por isso em regioes mais frias se recomenda um numero mais baixo antes do W que significa Winter em ingles, que significa Inverno, então desde que seja respeitado a segunda numeração após o W, no caso dos nossos motores que é o 40, tranquilo.
Ja vi algumas pessoas utilizarem oleo 0W40 Mobil 1 nos motores AP, e ficar tranquilo, eu mesmo vou usar Valvoline 5W40 SN 100% sintetico depois de montar meu motor que será turbo, oleos sinteticos com motores turbinados são os melhores, pois os mesmos não oxidam com a facilidade que os minerais oxidam e suportam mais altas temperaturas mantendo a viscosidade, mesmo acima dos 100º onde os oleos minerais ja começam afinar demais e começam a criar borra.
Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
galbiruts_voyas,
Eu também já li vários textos falando isso... mas são só teorias, pois não estão embasadas em testes práticos de bancada de motores em exaustivas horas de teste e milhares de partidas de motor com o ele frio (em motores que eram recomendados óleos de maior viscosidade a frio que o óleo em teste (menos viscoso/mais fino), como por exemplo o 15W-40 em substituição ao 20W-40), muito menos testes feitos exclusivamente com motores VW AP (ano 1987 a 1994). Para um óleo ser especificado pelo fabricante de carros são feitos exaustivos testes de bancada de motores e então o óleo é aprovado.
Vale lembrar que a viscosidade do óleo tem haver com as folgas de projeto do motor e também com as folgas devido ao seu desgaste natural. Tem carro que é permitido 3 tipos de viscosidade, e quanto mais rodado for o carro maior vai ser a viscosidade para abaixar o consumo de óleo devido o aumento das folgas internas do motor.
Assim usando este 0W-40 pode correr o risco de ocorrer falha na lubrificação pelo rompimento da película de óleo. Se eu fosse você perguntava para a Mobil se pode usar o 0W40 Mobil 1 no seu carro... pois os caras trabalham com isso e sabem as características de projeto de cada motor e o desempenho dos seus óleos para cada carro.
Veja abaixo uma pergunta relacionada ao assunto para a Rede Globo:
O manual do meu veículo recomenda óleo sintético ou semi selênia 15W40. Eu usei o semissintético Hilux 5W40. Isso poderá afetar o motor?
- Manoel Rodrigues Neto
O manual é o parâmetro a ser seguido. A fábrica não sugere isso à toa. São meses, em alguns casos, anos de estudos e pesquisas para identificar a melhor especificação do lubrificante. Isso leva em consideração não apenas o motor novo, mas também a manutenção de desempenho e rendimento com o passar do tempo. Desse modo, se o fabricante sugere o óleo do tipo 15W40, significa que essa especificação é que atende melhor os requisitos do motor.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... CARRO.html
Na apostila sobre Fundamentos de Lubrificação da Texaco (página 18) diz: "Nossa orientação, quanto ao grau de viscosidade do óleo, é seguir as recomendações dos fabricantes de veículos para a viscosidade do óleo de cárter mais apropriado para o projeto do seu veículo."
Fonte: http://pt.slideshare.net/knoxlomu/lubrificao
E por fim motor gol AP turbinado não é uma boa referência, pois a maioria bate o motor com poucos km porque não sabe dirigir carro turbo ou porque não foi a um bom preparador. Conheço gente aqui no fórum que tem gol original (não turbinado) com mais de 500.000 km... E o meu está com 222.000 km e também original sem nunca ter mexido na parte de baixo do motor, só fez o cabeçote porque o motor superaqueceu por falta d'água. Boa referência é vida longa ao motor.
Veja abaixo o meu tópico "Como turbinar e ter uma boa vida útil": http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... o+turbinar
Abraços,
Eu também já li vários textos falando isso... mas são só teorias, pois não estão embasadas em testes práticos de bancada de motores em exaustivas horas de teste e milhares de partidas de motor com o ele frio (em motores que eram recomendados óleos de maior viscosidade a frio que o óleo em teste (menos viscoso/mais fino), como por exemplo o 15W-40 em substituição ao 20W-40), muito menos testes feitos exclusivamente com motores VW AP (ano 1987 a 1994). Para um óleo ser especificado pelo fabricante de carros são feitos exaustivos testes de bancada de motores e então o óleo é aprovado.
Vale lembrar que a viscosidade do óleo tem haver com as folgas de projeto do motor e também com as folgas devido ao seu desgaste natural. Tem carro que é permitido 3 tipos de viscosidade, e quanto mais rodado for o carro maior vai ser a viscosidade para abaixar o consumo de óleo devido o aumento das folgas internas do motor.
Assim usando este 0W-40 pode correr o risco de ocorrer falha na lubrificação pelo rompimento da película de óleo. Se eu fosse você perguntava para a Mobil se pode usar o 0W40 Mobil 1 no seu carro... pois os caras trabalham com isso e sabem as características de projeto de cada motor e o desempenho dos seus óleos para cada carro.
Veja abaixo uma pergunta relacionada ao assunto para a Rede Globo:
O manual do meu veículo recomenda óleo sintético ou semi selênia 15W40. Eu usei o semissintético Hilux 5W40. Isso poderá afetar o motor?
- Manoel Rodrigues Neto
O manual é o parâmetro a ser seguido. A fábrica não sugere isso à toa. São meses, em alguns casos, anos de estudos e pesquisas para identificar a melhor especificação do lubrificante. Isso leva em consideração não apenas o motor novo, mas também a manutenção de desempenho e rendimento com o passar do tempo. Desse modo, se o fabricante sugere o óleo do tipo 15W40, significa que essa especificação é que atende melhor os requisitos do motor.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... CARRO.html
Na apostila sobre Fundamentos de Lubrificação da Texaco (página 18) diz: "Nossa orientação, quanto ao grau de viscosidade do óleo, é seguir as recomendações dos fabricantes de veículos para a viscosidade do óleo de cárter mais apropriado para o projeto do seu veículo."
Fonte: http://pt.slideshare.net/knoxlomu/lubrificao
E por fim motor gol AP turbinado não é uma boa referência, pois a maioria bate o motor com poucos km porque não sabe dirigir carro turbo ou porque não foi a um bom preparador. Conheço gente aqui no fórum que tem gol original (não turbinado) com mais de 500.000 km... E o meu está com 222.000 km e também original sem nunca ter mexido na parte de baixo do motor, só fez o cabeçote porque o motor superaqueceu por falta d'água. Boa referência é vida longa ao motor.
Veja abaixo o meu tópico "Como turbinar e ter uma boa vida útil": http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... o+turbinar
Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 20 Jul 2015, 11:42, em um total de 8 vezes.
Rodox
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
A Petrobrás ainda fabrica o óleo 20W-40... é o LUBRAX ESSENCIAL SF 20W/40, porém é API SF apenas... que pena! Mas para o meu Gol ano 1990 era exigido apenas o API SF mesmo.
Rodox
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
Quero nem saber, da próxima vez vou meter um 15w40 semissintetico.
Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
Já eu vou continuar com o 20W50 no meu Gol ano 1990. Pois comprei o meu gol do meu pai e ele comprou o gol em 1995 com 35.000 km e sempre usou somente 20W50 e nunca deu problema. O motor está com 222.000 km sem nunca ter aberto a parte de baixo.AdrianoSocial escreveu:Quero nem saber, da próxima vez vou meter um 15w40 semissintetico.
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?
Fala galbiruts, em breve irei turbinar meu quadrado também.... Tenho o kit 0km pra instalar, estou juntando um dinheiro para fazer uma retífica no motor. Assim que fizer a retífica pretendo usar óleo 15w50, ao meu entender o óleo quando passa para lubrificar a turbina recebe muito calor da mesma e acaba perdendo suas propriedades então o 50 atenderia melhor. Bom, essa é minha visão né, uso meu carro de laboratório, peguei ele com 20w50 e enquanto original resolvi testar o 15w40. Meu motor está com 201k com medidas STD ainda, fiz cabeçote pois deu corrosão e aproveitei para trocar a especificação do óleo. Uso regulagem de válvulas 0.20mm na admissão e 0.30 no escape. Não troquei nem bomba de óleo, tenho uma 0km pra quando retificar.galbiruts_voyas escreveu:Pessoal pelo que andei lendo, o primeiro numero o antes do "W" e a viscosidade do oleo a frio, ou seja é a capacidade dele de atingir mais rapido os lugares que um oleo de viscosidade "20W" demoraria mais.
Oleo é um assunto bem complexo porque o oleo quando frio é mais viscoso, quando esquenta fica mais viscoso ainda, mas quando esquenta demais tende a a finar, por isso em regioes mais frias se recomenda um numero mais baixo antes do W que significa Winter em ingles, que significa Inverno, então desde que seja respeitado a segunda numeração após o W, no caso dos nossos motores que é o 40, tranquilo.
Ja vi algumas pessoas utilizarem oleo 0W40 Mobil 1 nos motores AP, e ficar tranquilo, eu mesmo vou usar Valvoline 5W40 SN 100% sintetico depois de montar meu motor que será turbo, oleos sinteticos com motores turbinados são os melhores, pois os mesmos não oxidam com a facilidade que os minerais oxidam e suportam mais altas temperaturas mantendo a viscosidade, mesmo acima dos 100º onde os oleos minerais ja começam afinar demais e começam a criar borra.
Abraço
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado)
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Editado pela última vez por Rodox em 23 Jul 2015, 10:26, em um total de 2 vezes.
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado)
Pessoal,
Vi um vídeo no Youtube no link abaixo e nele mostra que mediram a viscosidade de um óleo de uma marca de renome semisintético após rodar 5000 km e comparam com a viscosidade do mesmo óleo só que novo. O resultado foi que o óleo usado perdeu viscosidade.
Então eu vou trocar o meu óleo a cada 3000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
https://www.youtube.com/watch?v=rrzfs9ZeIyo
Vi um vídeo no Youtube no link abaixo e nele mostra que mediram a viscosidade de um óleo de uma marca de renome semisintético após rodar 5000 km e comparam com a viscosidade do mesmo óleo só que novo. O resultado foi que o óleo usado perdeu viscosidade.
Então eu vou trocar o meu óleo a cada 3000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
https://www.youtube.com/watch?v=rrzfs9ZeIyo
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado)
Belo up! Mas no vídeo que medem a viscosidade não concordei muito pois acho que um óleo perder viscosidade a 5000km é normal visto que este é seu prazo de troca.