[Duvida] - Bolhinhas no óleo

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

[Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Fala turma, meu óleo ta com umas bolhas e a agua do reservatorio nao baixa, o que pode ser? Meu carro é uma parati GL 1989 AP-1.6. Sera alcool? Ela realmente ta com um pouco de excesso, mas sera q esse excesso faz misturar no oleo?
Valeu
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Ricardo RCR »

gutobastos escreveu:Fala turma, meu óleo ta com umas bolhas e a agua do reservatorio nao baixa, o que pode ser? Meu carro é uma parati GL 1989 AP-1.6. Sera alcool? Ela realmente ta com um pouco de excesso, mas sera q esse excesso faz misturar no oleo?
Valeu
Gutobastos, vc notou isso puxando a vareta de óleo com o motor quente ou frio?
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Rodox »

Como você descarta a possibilidade de se estar misturando óleo com água pelo fato de não estar baixando a água, então acho que a culpa seja do excesso de combustível no carburador.

O combustível não queimado se mistura com o óleo no cárter, isso é um processo natural do motor, porém se a mistura estiver excessivamente rica (em excesso de combustível) pode com certeza se misturar combustível com óleo mais que o ideal. Então faz sentindo a sua desconfiança do carburador estar desregulado.

Esse óleo já era, trate de trocá-lo. E a propósito veja o tópico sobre troca de óleo: http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... +%C3%B3leo
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Ricardo RCR escreveu:
gutobastos escreveu:Fala turma, meu óleo ta com umas bolhas e a agua do reservatorio nao baixa, o que pode ser? Meu carro é uma parati GL 1989 AP-1.6. Sera alcool? Ela realmente ta com um pouco de excesso, mas sera q esse excesso faz misturar no oleo?
Valeu
Gutobastos, vc notou isso puxando a vareta de óleo com o motor quente ou frio?
Fala amigo, não lembro muito bem mas acho que é no frio, vou ver hoje e posto.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Rodox »

Guto,

Te respondi acima, mas faltou te dizer que rodar poucos kilometros com o carro, menos de 10 km, também faz mal pro óleo.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Ricardo RCR »

gutobastos escreveu:
Ricardo RCR escreveu:
gutobastos escreveu:Fala turma, meu óleo ta com umas bolhas e a agua do reservatorio nao baixa, o que pode ser? Meu carro é uma parati GL 1989 AP-1.6. Sera alcool? Ela realmente ta com um pouco de excesso, mas sera q esse excesso faz misturar no oleo?
Valeu
Gutobastos, vc notou isso puxando a vareta de óleo com o motor quente ou frio?
Fala amigo, não lembro muito bem mas acho que é no frio, vou ver hoje e posto.

Ok, mas faz o seguinte então... Ao invés de ir ao posto (e esquentar o carro), tenta olhar a vareta de óleo justamente assim com o motor frio mesmo, pra vc ver como está o nível dele, pois acho q pode estar com o nível baixo...
Depois posta aí como está ok

Flw

Abçs
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por ZANATTA »

As vezes pode ser óleo de má qualidade.

Próxima troca coloque um óleo de marca conhecida.
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

ZANATTA escreveu:As vezes pode ser óleo de má qualidade.

Próxima troca coloque um óleo de marca conhecida.
Eu botei Lubrax, mas semana q vem vou botar mobil
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

[/quote]


Ok, mas faz o seguinte então... Ao invés de ir ao posto (e esquentar o carro), tenta olhar a vareta de óleo justamente assim com o motor frio mesmo, pra vc ver como está o nível dele, pois acho q pode estar com o nível baixo...
Depois posta aí como está ok

Flw

Abçs[/quote]
Sim, ele ta baixando o nivel pois ta vazando entre a caixa e o motor, mas semanalmente verifico e completo, ja mandei fazer o orçamento pra consertar fica entre 200 e 300 reais , esse mes ainda resolvo isso
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Rodox escreveu:Guto,

Te respondi acima, mas faltou te dizer que rodar poucos kilometros com o carro, menos de 10 km, também faz mal pro óleo.
Valeu rodox, irei trocar o oleo segunda e dps dar uma olhada nesse bura, pra ver o excesso
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Rodox »

De nada!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Galera, depois que postei o topico, verifiquei umas 4 vezes, frio e quente e por incrivel que pareça as bolhinhas sumiram. Devo dizer que há algumas semanas meu carro tava falhando muito por causa da tampa do distribuidor, ela tava sem o carvão e eu fiquei quase uma semana andando assim. Talvez isso tenha feito o alcool nao queimar e ir parar no óleo, ai com o tempo evaporou mas vou continuar verificando. Enfim galera. Obrigado pela ajuda...
Só mais uma duvida pra nao precisar abrir outro tópico, percebi hoje que começou a vazar uns pingos de agua num buraquinho em baixo da bomba de agua, o que será? A bomba indo pro saco? E outra perguntinha, quais sintomas tem o carro quando a valvula termostatica esta travada ou quando esta sem a valvula?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Rodox »

1. Sobre válvula termostática veja o tópico: http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... C3%A1lvula

2. Sobre a bomba: ela foi pro saco mesmo. Vá a um mecânico trocá-la.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Rodox escreveu:1. Sobre válvula termostática veja o tópico: http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... C3%A1lvula

2. Sobre a bomba: ela foi pro saco mesmo. Vá a um mecânico trocá-la.
Marquei com o mecanico para amanha de manhã!
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Ricardo RCR »

gutobastos escreveu: 2. Sobre a bomba: ela foi pro saco mesmo. Vá a um mecânico trocá-la.
Marquei com o mecanico para amanha de manhã![/quote]


Depois conta aí uq o mecânico resolveu. :good:

Flw

Abçs
Editado pela última vez por Ricardo RCR em 16 Jun 2015, 14:00, em um total de 1 vez.
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Ricardo RCR escreveu:
gutobastos escreveu: 2. Sobre a bomba: ela foi pro saco mesmo. Vá a um mecânico trocá-la.
Marquei com o mecanico para amanha de manhã!

Depois conta aí uq o mecânico resolveu. :good:

Flw

Abçs[/quote]
E ai Ricardo, hoje estive deixei o carro lá e fiquei esperando mas tive que vir para o trabalho, vou pegar mais tarde, A principio é a bomba mesmo que vaza pra avisar que ta com defeito, porém ele vai ter q trocar a carcaça tambem, pois tava com os parafusos enferrujados e quebraram. Aproveitei o embalo e pedi pra botar um reservatorio novo (aquelas brancos e bem mais bonitos) e um aditivo anti ferrugem. TUDO (bomba + corpo da bomba + reservatorio + aditivo + mao de obra) deu 191 reais. Mas tarde vou pegar ele, e aviso se tiver algo a mais! Mas creio ser só isso mesmo
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Ricardo RCR »

gutobastos escreveu:
Ricardo RCR escreveu:
gutobastos escreveu: 2. Sobre a bomba: ela foi pro saco mesmo. Vá a um mecânico trocá-la.
Marquei com o mecanico para amanha de manhã!

Depois conta aí uq o mecânico resolveu. :good:

Flw

Abçs
E ai Ricardo, hoje estive deixei o carro lá e fiquei esperando mas tive que vir para o trabalho, vou pegar mais tarde, A principio é a bomba mesmo que vaza pra avisar que ta com defeito, porém ele vai ter q trocar a carcaça tambem, pois tava com os parafusos enferrujados e quebraram. Aproveitei o embalo e pedi pra botar um reservatorio novo (aquelas brancos e bem mais bonitos) e um aditivo anti ferrugem. TUDO (bomba + corpo da bomba + reservatorio + aditivo + mao de obra) deu 191 reais. Mas tarde vou pegar ele, e aviso se tiver algo a mais! Mas creio ser só isso mesmo[/quote]


Blz Gutobastos, é isso aí e o preço está bom tb...

Obs. Já q vc se empolgou e quer fazer um serviço bem feito pra eliminar de vez o problema, então pede pra ele trocar tb o tubo de água (é um cano de ferro q passa por trás do cabeçote do motor), pois ele é o principal culpado pela ferrugem na água :bum: (Ñ sei exatamente qual é o modelo do seu, mas coloquei o link abaixo pra vc ver dos 2 modelos qual é o seu)

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/motores-pa ... 2013-Y.jpg
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/motores-pa ... 2013-Y.jpg

Flw :bb:

Abçs
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Ricardo RCR escreveu:Obs. Já q vc se empolgou e quer fazer um serviço bem feito pra eliminar de vez o problema, então pede pra ele trocar tb o tubo de água (é um cano de ferro q passa por trás do cabeçote do motor), pois ele é o principal culpado pela ferrugem na água :bum: (Ñ sei exatamente qual é o modelo do seu, mas coloquei o link abaixo pra vc ver dos 2 modelos qual é o seu)

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/motores-pa ... 2013-Y.jpg
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/motores-pa ... 2013-Y.jpg

Flw :bb:

Abçs
E ai Ricardo, pequei o carro hoje, mas o mecanico me mostrou a valvula termostatica estuprada, rsrsrs, parecia q bateram com uma marreta e botaram ela la dentro, entao marquei com ele pra botar a valvula nova sexta, pois ja tava tarde e na sexta vou aproveitar pra trocar a cebolinha do oleo, uns retentores de valvula que ta vazando um pouco, a correia dentada e um plastico q fica entre a capa de proteção da correia dentada e a polia da bomba d'agua (esse plastico ta todo acabado e esbarrando em um lugar la e ta fazendo um barulho chato)

A principio é isso, e mês que vem vou dar uma revisão boa nele (motor, bura, suspensao, amortecedores, etc.... e se sobrar cash botar a bobina do MI) e sobre esses tubos de ferro vou ver com ele sexta
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Ricardo RCR »

gutobastos escreveu:
Ricardo RCR escreveu:Obs. Já q vc se empolgou e quer fazer um serviço bem feito pra eliminar de vez o problema, então pede pra ele trocar tb o tubo de água (é um cano de ferro q passa por trás do cabeçote do motor), pois ele é o principal culpado pela ferrugem na água :bum: (Ñ sei exatamente qual é o modelo do seu, mas coloquei o link abaixo pra vc ver dos 2 modelos qual é o seu)

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/motores-pa ... 2013-Y.jpg
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/motores-pa ... 2013-Y.jpg

Flw :bb:

Abçs
E ai Ricardo, pequei o carro hoje, mas o mecanico me mostrou a valvula termostatica estuprada, rsrsrs, parecia q bateram com uma marreta e botaram ela la dentro, entao marquei com ele pra botar a valvula nova sexta, pois ja tava tarde e na sexta vou aproveitar pra trocar a cebolinha do oleo, uns retentores de valvula que ta vazando um pouco, a correia dentada e um plastico q fica entre a capa de proteção da correia dentada e a polia da bomba d'agua (esse plastico ta todo acabado e esbarrando em um lugar la e ta fazendo um barulho chato)

A principio é isso, e mês que vem vou dar uma revisão boa nele (motor, bura, suspensao, amortecedores, etc.... e se sobrar cash botar a bobina do MI) e sobre esses tubos de ferro vou ver com ele sexta

É isso aí Gutobastos, com esses cuidados vc terá carro pra vida toda hehehe :clapaa: Ah e depois vc conta como q estava o tubo de água :bum: rsrsrs

Flw :bb:
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Fala turma. Peguei o carro la e ficou mt bom. So levei um susto hoje: Quando fui pegar a estrada percebi q a ventoinha só armava quando a temperatura chegava em cima da lampada (painel satelite) mas a antes da valvula termostatica ela armava e estabilizava no meio, agora estabiliza um pouco acima, voltei no mecanica e ele disse q isso é o ideal pois a valvula do ap a alcool faz esquentar mais, pois a temperatura ideal do alcool é mais quente, falou q posso ficar sossegado


Ele esta certo, a temperatura do motor ap alcool é realmente mais quente (pouco acima do meio)????
Valeu galera
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”