[AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

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Azzini
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[AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por Azzini »

Fala Galera..blz?
Bom, já sou cadastrado há algum tempo no fórum, porém nunca postei nada, mas sempre acompanho o fórum!
Já tive muitos carros preparados, quase todos Turbo (exceção meu Civic Si), mas agora estou querendo montar um AP Aspirado "Light" de Rua (dia-a-dia).


Primeiramente vou apresentar o meu "novo" Carro para vocês, trata-se de um Gol GL 1.8 1990, sou terceiro dono, sendo que o primeiro dono ficou 23 anos com o carro, o segundo dono foi um mecânico conhecido meu ficou mais 2 anos. Algumas semanas atrás, acabou que veio parar na minha garagem. Como falei, sou terceiro dono, 113.000km Originais, pintura original, estofamento original (nunca reformados), estepe nunca rodou, nunca teve retoques, carro com todos selos de fábrica, enfim, realmente um "achado"!

Segue algumas fotos dele! :)
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Porque Aspirado? Primeiro que sempre tive turbos, e estou querendo montar algo diferente e também Como o carro está impecável, confesso que estou com dó de "mexer" nele, então quero montar algo mais próximo do original possível. Já coloquei umas Rodas 15" originais, lanternas fumê, Painel do GTS com conta giros, volante 4 bolas, bancos recaro do Santana, alavanca de engate rápido (curta), manopla do GTi, agora o próximo passo é a mecânica.

Fotos dele Agora.. :)
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Agora que preciso de Ajuda de quem entende de ASPIRADO, pois sou meio leigo em ASPRO.

Tenho na cabeça a seguinte receita, receita “básica”,
pra gastar "pouco", pretendo chegar nos 200cv (motor).

- Vira 2.0
- Bloco AP 2.0;
- Pistão da NX400 Falcon 85mm (2.1);
- Cabeçote 8v Preparado com ~110cmf;
- Comando 296 ou 320;
- Coletor Kombi Diesel, EFI ou Throtle Body (4);
- Injeção Fuel Tech (Ft 350);
- Bicos siemens 80lbs;
- Bomba elétrica do GTi,
- Bobina do MI,
- Bomba de óleo retrabalhada
- Coletor 4x1 + escap 2"

A Grosso modo é isso!


Agora as dúvidas...
Meu amigo está vendendo um Motor 2.0 fluxo cruzado (bloco alto) do coletor moderno. Motor está com tudo, cabeçote, coletor adm, tbi, flauta, bicos. PORÉM, andei lendo muito por ai sobre fluxo cruzado no gol quadrado e sei que não cabe, coletor bate no capo, tem que baixar agregado e etc. Então como não quero “gambiarras”, acabei desistindo do fluxo cruzado. Mas pelo preço (R$1.600,00), estou pensando seriamente em abraçar e talvez trocar o cabeçote!

Segue as perguntas...
1-) Qual melhor Bloco para montar o Aspro (Alto ou baixo)? Precisa ser STD!?
2-) Se montar com bloco alto com cabeçote fluxo cruzado e optar pelas borboletas, também vai bater no capo!?
3-) Um bom cabeçote 8v, chega mesmo nos 110cmf!?
4-) Qual melhor admissão para o projeto street? Kombi diesel, EFI ou Borboletas!?
5-) Qual seria uma relação de cambio lega para um Aspro de rua?
6-) Já ouvi dizer que as throtle body, não da acerto fino, por não entrar a mesma quantidade de ar, isso procede mesmo!?
7-) Quem tem AP Aspro aqui o que acham dessa receita!? Dicas, Sugestões!?
8-) Motor 2.1 no AP, esquenta muito ou é mito!?
9-) Fluxo cruzado compensa a "dor de cabeça" de baixar o agregado, ou o unilateral com um bom coletor de adm fica tão bom quanto!?
10-) A idéia mesmo era montar uma cabeça 16v.. alguém aqui sabe me dizer se tb bate no capo com o coletor de adm 16v original!?
11-) Coletor de Escap 4x1 ou 4x2x1!?


Bom, acho que é isso galera, desculpe o texto longo, e tantas dúvidas, mas nesse carro não quero “errar” em nada, quero uma coisa legal mais perto do original possível, que não me de dor de cabeça e não “destrua” o carro.

Abraços.
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por Rodox »

Turbina logo..., então você nem vai precisar alterar a cilindrada. A grana que vc vai gastar para passar para 2.1 vai ser praticamente mais caro que turbinar pra ter até muito mais potência que aspirado.
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por Azzini »

Rodox escreveu:Turbina logo..., então você nem vai precisar alterar a cilindrada. A grana que vc vai gastar para passar para 2.1 vai ser praticamente mais caro que turbinar pra ter até muito mais potência que aspirado.
Fala Rodox, blz!?
Como te disse, não quero turbinar por N fatores.. Dessa vez quero um.aspirado mesmo!

Mas valeu aí!
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por Rodox »

Disponha! Então sugiro você ir a um bom preparador.
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por DanielGT »

Tb pretendo montar um aspro, mas não tão foda assim hehehe. seu gol está simplesmente lindo! Parabéns! já pensou em aspro leve? um comando 268 ou 276, 4x1 2" injeção e fazer cabeçote? E uma curiosidade, que tecido é esse desse recaro? achei lindo! Pretendo reforrar os meus e estou em duvida a qual tecido usar. abraços!
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por PinBall »

É, essa preparação sua com comando alto e pistões de 85mm é uma preparação muito pesada que vai fazer o consumo aumentar e muito. 3 no litro é o que eu imagino.

Se fosse montar, com toda certeza é melhor pegar um bloco STD, aumentar pro pistão 84mm do monza, cabeçote com leve taxa e retrabalho de dutos, bobina MI, 4x1, injeção no mínimo a MI ou então dois weber deitadas DCOE. Freios do santana 96 pra cima na frente, tambor do golf mexico atrás.

Só ai você já iria gastar uns 4 mil, caso a suspensão já estivesse toda em dia

Eu compraria esse fluxo cruzado ai sem nem pensar duas vezes. Cabe tranquilo.

Só o cabeçote do 16v é uns 1,500. Não iria precisar fazer nada. E ainda jogava 8 bicos ford racing nele numa FT 500.

Seria os 6 mil que você gastaria comprando bloco, pistão, cabeçote, bico, flauta, retifica, coletor, TBI...

4 mil só de componentes de injeção programável, fora os 1,600 e uns 400 reais pra adaptação dos coxins e agregado (caso tenha que mudar qualquer coisa).
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por Azzini »

Rodox escreveu:Disponha! Então sugiro você ir a um bom preparador.
:good:
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por Azzini »

DanielGT escreveu:Tb pretendo montar um aspro, mas não tão foda assim hehehe. seu gol está simplesmente lindo! Parabéns! já pensou em aspro leve? um comando 268 ou 276, 4x1 2" injeção e fazer cabeçote? E uma curiosidade, que tecido é esse desse recaro? achei lindo! Pretendo reforrar os meus e estou em duvida a qual tecido usar. abraços!
Opa, valeu os elogios man!
É queria algo mais "apimentado"...rs.

São recaro do santana.. Queria esse justamente pelo tecido de veludo, minha ex saveiro tinha uns recaro com aquele tecido laguna vermelho, e ficava desfiando, não vencida arrumar. Por isso nesse quis esse tecido, não foi tarefa fácil arrumar esses bancos originais em bom estado!

Abs.
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por Azzini »

PinBall escreveu:É, essa preparação sua com comando alto e pistões de 85mm é uma preparação muito pesada que vai fazer o consumo aumentar e muito. 3 no litro é o que eu imagino.

Se fosse montar, com toda certeza é melhor pegar um bloco STD, aumentar pro pistão 84mm do monza, cabeçote com leve taxa e retrabalho de dutos, bobina MI, 4x1, injeção no mínimo a MI ou então dois weber deitadas DCOE. Freios do santana 96 pra cima na frente, tambor do golf mexico atrás.

Só ai você já iria gastar uns 4 mil, caso a suspensão já estivesse toda em dia

Eu compraria esse fluxo cruzado ai sem nem pensar duas vezes. Cabe tranquilo.

Só o cabeçote do 16v é uns 1,500. Não iria precisar fazer nada. E ainda jogava 8 bicos ford racing nele numa FT 500.

Seria os 6 mil que você gastaria comprando bloco, pistão, cabeçote, bico, flauta, retifica, coletor, TBI...

4 mil só de componentes de injeção programável, fora os 1,600 e uns 400 reais pra adaptação dos coxins e agregado (caso tenha que mudar qualquer coisa).
Fala man blz.. Eu imagino gastar uns 8 a 10k pra montar essa receita.. Quero fazer bem Feito! É já me falaram do consumo, de 3 a 4km/l. Tô preparado já.. Kkkkk.

Então ,sobre esse fluxo cruzado, o foda que bate no capo, e não queria mexer nesse lance do agregado.

Sobre o 16v é o que eu pretendo, se tivesse certeza que caberia o cabeçote 16v com o coletor de adm original 16v, e não batesse no sem fazer esse lance de rebaixar o agregado não pensaria 2x.. Compraria amanhã já! Rs...

Mas tô vendo que vou ter que ir de bloco 2.0 baixo, pistão 85mm, cabeçote unilateral bem trabalhado e etc,para não ter que fazer grandes adaptações !

Valeu as dicas !
Abraço
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por PinBall »

olha, se estiver disposto a gastar mesmo, eu iria assim:

Cabeçote original retrabalhado, comando 315 carlini, bloco alto, pistão 85mm IAPEL, bielas scat, polia regulável, bomba elétrica do monza em série, par de weber 40 deitada (ou tbi com 4corpo de borboletas 40mm ou superior, numa FT500).

O Escape, eu tenho um sonho que é meter um 4x2 sem abafador até o final, customizado em inox. Mas se não quiser, o 4x2x1 é melhor que o 4x1.
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por PinBall »

E eu tenho interesse nesse fluxo cruzado ai.
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por Rodox »

Azzini,

Veja o tópico: "Como turbinar e ter uma boa vida útil": http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... o+turbinar
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por PinBall »

Rodox escreveu:Azzini,

Veja o tópico: "Como turbinar e ter uma boa vida útil": http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... o+turbinar
Lê o titulo do tópico rodox.
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:tont:
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por Azzini »

PinBall escreveu:
Rodox escreveu:Azzini,

Veja o tópico: "Como turbinar e ter uma boa vida útil": http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... o+turbinar
Lê o titulo do tópico rodox.
[AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por Azzini »

Rodox escreveu:Azzini,

Veja o tópico: "Como turbinar e ter uma boa vida útil": http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... o+turbinar
Vou dar uma olhada.. Valeu man.
Mas estou querendo um aspro.

Meu qmigol tem um motor 1.9 destaxado, com todo pronto, carburador 3e, escap, turnina zero, e etc.. Só montar. Quer 3500 em tudo, e me fez em 7x. Só não comprei mesmo, justamente pq quero aspirar! Rs..

Mas SE eu achar muita dificuldade pra aspiar e deixar com 180/200cv ou fit gata muito mais do que erro imagino, vou partir pro turbo mesmo.

Valeu a dica!
Abs
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por PinBall »

Com os componentes que você disse ter pretensão em colocar, facil facil você chega nos 180. Mas vai ter que esperar um bom tempo.
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por GTRs84 »

Se tem uns pilas pra investir, esquece o pistão de Falcon (tem que colocar bielas maiores ou baixar o bloco uns 3mm) vai de Iasa box logo. Não sei se colocaria 85mm pra rua, pode aquecer demais por ter as paredes finas.
Pega um bloco baixo 2.0.
Se vai andar na rua, coloca 4 corpos logo, vai ter uma lenta muito melhor!
Aspirado bom, precisa de um cabeçote bom!
Faz uma caixa bem escalonadinha
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por Azzini »

PinBall escreveu:Com os componentes que você disse ter pretensão em colocar, facil facil você chega nos 180. Mas vai ter que esperar um bom tempo.
É pretendo chegar perto disso sim.. Mas esperar um pouco !? Não entendi...rs
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por Azzini »

GTRs84 escreveu:Se tem uns pilas pra investir, esquece o pistão de Falcon (tem que colocar bielas maiores ou baixar o bloco uns 3mm) vai de Iasa box logo. Não sei se colocaria 85mm pra rua, pode aquecer demais por ter as paredes finas.
Pega um bloco baixo 2.0.
Se vai andar na rua, coloca 4 corpos logo, vai ter uma lenta muito melhor!
Aspirado bom, precisa de um cabeçote bom!
Faz uma caixa bem escalonadinha
Fala man.. Blz!?
É de tem que fazer adaptações, eu não gosto, já tomei muito na cabeça com isso.. Tenho carro preparado desde meus 17 anos.. Hoje estou com 32. Então, adaptações nunca mais.

O jeito vai ser levar num bom preparador de Aspro, e deixar na mão do cara. Ele vai saber o que fazer.

Valeu as dicas!
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Re: [AJUDA] Projeto AP ASPRO de Rua!

Mensagem por PinBall »

Nada ás pressas dá certo. Isso é tudo calculado.

Mas igual te falei, pistões do monza, ou de XLX 350.
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