CHT ou AP
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
- Pri Gonçalves
- CdGQ! - Girls
- Mensagens: 42
- Registrado em: 17 Out 2014, 08:30
- Carro: Gol Quadrado
Re: CHT ou AP
Entao...
Eu tenho um Ap 1.8... Que ate hoje só me deu alegria... Ja fiz longas viagens com meu gol, e o desempenho dele é sem igual.
Eu indico Ap pra vc colega!!
Eu tenho um Ap 1.8... Que ate hoje só me deu alegria... Ja fiz longas viagens com meu gol, e o desempenho dele é sem igual.
Eu indico Ap pra vc colega!!
- DanielGT
- Membro - Silver
- Mensagens: 2109
- Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
- Carro: Gol GTi 1990
- Localização: Ipatinga-MG
Re: CHT ou AP
Acho o AP 1.6 fraco em relação ao CHT 1.6 mas devo partir para AP mesmo. Porque é o que cabe melhor no bolso. um 2.0 mesmo com um 2e. Vr6 realmente ficaria lindo *.* já pensei em procurar o AP 16v do Gol GTI, mas ai teria que usar injeção, que encarece demais o projeto, não vai caber no bolso.
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 373
- Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
- Carro: Gol Cl 1.6 1989
Re: CHT ou AP
Já tive os 2, o CHT 1.6 é melhor pra vc andar em baixa rotação, e têm mais torque sim, além de ser mais econômico, melhor pra andar na cidade, subir ladeiras etc.
O AP 1.6 já é um canhãozinho, faz de 0-100 muito mais rápido e atinge velocidade máxima maior, além de ser um motor absurdamente mais resistente.
Mas igual falei, melhor pegar o mais inteiro, hehehe.
O AP 1.6 já é um canhãozinho, faz de 0-100 muito mais rápido e atinge velocidade máxima maior, além de ser um motor absurdamente mais resistente.
Mas igual falei, melhor pegar o mais inteiro, hehehe.
- DanielGT
- Membro - Silver
- Mensagens: 2109
- Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
- Carro: Gol GTi 1990
- Localização: Ipatinga-MG
Re: CHT ou AP
opaaa isso é interessante! existe coletor aqui no Brasil? (ainda sairia caro demais) será que dá pra colocar um 2e em um AP 2.0 16v?PinBall escreveu:Eu já vi 16v montados em duas weber.
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 343
- Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
- Carro: Gol GTS 1.8s 94
- Localização: Belo Horizonte, MG
Re: CHT ou AP
DanielGT escreveu:opaaa isso é interessante! existe coletor aqui no Brasil? (ainda sairia caro demais) será que dá pra colocar um 2e em um AP 2.0 16v?PinBall escreveu:Eu já vi 16v montados em duas weber.
Eu acho que 2e não aguentaria alimentar... teria que ser um carburador duplo com abertura simultânea dos dois estagios. Ou seja, no mínimo uma DFV 446, que é o que eu tava querendo colocar. Já vi Gol rodando de DFV e fica MONSTRUOSO, mesmo se for de 049G.
Eis uma foto com um 20v (eu acho) e uma Weber, talvez 45:
Na verdade, o sonho mesmo é uma injeção mecânica Kugelfischer, das BMW anos 70, famosas por ganhar em LeMans... mas lá fora elas custam em média 10 mil euros. É a injeção mais precisa que existe, de combustível:
Injeta diretamente na borboleta, é movida por uma bomba mecânica ligada a corrente, e a abertura das borboletas é muito lindo.
Editado pela última vez por PinBall em 08 Mai 2015, 20:18, em um total de 1 vez.
Scirocco: Gol, I am your father.
Re: CHT ou AP
Motor 2.0 - 16V do GTI não é AP:
Em vez de adaptar um cabeçote de quatro válvulas por cilindro ao conhecido AP-2000, o motor 2-litros nacional que já equipava o Gol GTI e o Santana, a Volkswagen optou, em 1995, por importar semipronto (faltando componentes de injeção) o motor 16V alemão. Além do duplo comando e das válvulas adicionais, seu cabeçote adota fluxo cruzado (admissão por um lado, escapamento pelo outro), a exemplo do Golf 2-litros, solução que reduz a emissão de poluentes.
Mas o grande salto qualitativo desse motor em relação ao nacional é o maior comprimento das bielas, de 144 para 159 mm. Essa mudança mantém uma relação r/l favorável, 0,29, enquanto a do AP-2000 chega a 0,32. Trata-se de um benefício importante, pois reduz as vibrações (com ganho em conforto) e otimiza o rendimento do motor.
O GTI 16V tem outras peculiaridades técnicas na linha Gol, como embreagem de comando hidráulico, marcha a ré sincronizada com engrenagens de dentes helicoidais (não emitem o ruído característico) e freios a disco também nas rodas traseiras. Se no estilo ele perdeu personalidade, na mecânica permanece uma versão bastante exclusiva.
Fonte:
http://bestcars.uol.com.br/testes/gti-3.htm
MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 1.984 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 145,5 cv a 6.250 rpm. Torque máximo: 18,4 m.kgf a 5.750 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
Em vez de adaptar um cabeçote de quatro válvulas por cilindro ao conhecido AP-2000, o motor 2-litros nacional que já equipava o Gol GTI e o Santana, a Volkswagen optou, em 1995, por importar semipronto (faltando componentes de injeção) o motor 16V alemão. Além do duplo comando e das válvulas adicionais, seu cabeçote adota fluxo cruzado (admissão por um lado, escapamento pelo outro), a exemplo do Golf 2-litros, solução que reduz a emissão de poluentes.
Mas o grande salto qualitativo desse motor em relação ao nacional é o maior comprimento das bielas, de 144 para 159 mm. Essa mudança mantém uma relação r/l favorável, 0,29, enquanto a do AP-2000 chega a 0,32. Trata-se de um benefício importante, pois reduz as vibrações (com ganho em conforto) e otimiza o rendimento do motor.
O GTI 16V tem outras peculiaridades técnicas na linha Gol, como embreagem de comando hidráulico, marcha a ré sincronizada com engrenagens de dentes helicoidais (não emitem o ruído característico) e freios a disco também nas rodas traseiras. Se no estilo ele perdeu personalidade, na mecânica permanece uma versão bastante exclusiva.
Fonte:
http://bestcars.uol.com.br/testes/gti-3.htm
MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 1.984 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 145,5 cv a 6.250 rpm. Torque máximo: 18,4 m.kgf a 5.750 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 343
- Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
- Carro: Gol GTS 1.8s 94
- Localização: Belo Horizonte, MG
Re: CHT ou AP
O motor é o mesmo do Golf GTI, que já era usado desde 1980 e poucos.
Olha só a abertura das borboletas da Kugelfischer:
Olha só a abertura das borboletas da Kugelfischer:
Scirocco: Gol, I am your father.
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 343
- Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
- Carro: Gol GTS 1.8s 94
- Localização: Belo Horizonte, MG
Re: CHT ou AP
Rodox escreveu:Deve fazer uns 2 km/litro de metanol???
Acho que não. Por relatos que já ouvi, mais economico que um par de Weber 40 com certeza. Enviam somente a quantidade exata de combustível, direto em cada cilindro.
Scirocco: Gol, I am your father.
- ZANATTA
- Membro - 1.6
- Mensagens: 353
- Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
- Carro: Gol CL 92
- Localização: Urussanga - SC
Re: CHT ou AP
CHT é um motorzão mesmo.
Eu gosto de AP, mas não trocaria meu CHT por AP nenhum.
O pessoal que fala mal do CHT normalmente não entende nada de mecânica, é uma maria vai com as outras.
Ele é um ótimo motor, e muito econômico.
Eu gosto de AP, mas não trocaria meu CHT por AP nenhum.
O pessoal que fala mal do CHT normalmente não entende nada de mecânica, é uma maria vai com as outras.
Ele é um ótimo motor, e muito econômico.
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 343
- Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
- Carro: Gol GTS 1.8s 94
- Localização: Belo Horizonte, MG
Re: CHT ou AP
Eu sou um que não desmereço o CHT. Mas jamais teria um Gol, Parati, Voyage, ou Saveiro CHT.
É comprar um Fiat Uno com motor de 147.
Agora, se eu fosse comprar um Escort XR3, tinha que ser CHT pois são os mais bonitos.
É comprar um Fiat Uno com motor de 147.
Agora, se eu fosse comprar um Escort XR3, tinha que ser CHT pois são os mais bonitos.
Scirocco: Gol, I am your father.
- DanielGT
- Membro - Silver
- Mensagens: 2109
- Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
- Carro: Gol GTi 1990
- Localização: Ipatinga-MG
Re: CHT ou AP
Essa injeção direta é linda mesmo *.* já tinha lido um pouco a respeito dela. Sobre o 16v do gol GTi, Rodox, é uma AP com bielas maiores só isso. O desenho do motor é o mesmo. tanto que esse cabeçote entra no AP 2.0 de bielas 144mm tranquilo. Até o cabeçote 20v de audi entra em AP com umas mudanças. A VW usou e abusou desse motor, com umas variações aqui outras ali. Não precisa ser tão literal. Tem um motor gasolina, acho que do Audi 80 ou 100, que é um AP 5cil 2.5 10v. tem alguns santanas que foram para os EUA com esse motor. Usa mesma biela de 144mm de AP mesma bomba d'agua mesmos pistões etc. só que tem 5cil. kkkk
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 343
- Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
- Carro: Gol GTS 1.8s 94
- Localização: Belo Horizonte, MG
Re: CHT ou AP
DanielGT escreveu:Essa injeção direta é linda mesmo *.* já tinha lido um pouco a respeito dela. Sobre o 16v do gol GTi, Rodox, é uma AP com bielas maiores só isso. O desenho do motor é o mesmo. tanto que esse cabeçote entra no AP 2.0 de bielas 144mm tranquilo. Até o cabeçote 20v de audi entra em AP com umas mudanças. A VW usou e abusou desse motor, com umas variações aqui outras ali. Não precisa ser tão literal. Tem um motor gasolina, acho que do Audi 80 ou 100, que é um AP 5cil 2.5 10v. tem alguns santanas que foram para os EUA com esse motor. Usa mesma biela de 144mm de AP mesma bomba d'agua mesmos pistões etc. só que tem 5cil. kkkk
Alguns santanas desses estão na europa também.
Pros EUA teve até Kadett 4 portas.
Scirocco: Gol, I am your father.
Re: CHT ou AP
Daniel GT,
A Quatro Rodas diz a mesma coisa que a outra fonte... motor alemão. Não é o mesmo motor... só tem a mesma aparência:
"O GTI 16V chegou no fim de 1995, com motor importado da Alemanha. A arquitetura era a do AP 2.0 de 109 cv, mas o bloco era mais alto para acomodar as bielas 15 mm maiores, que reduziam a aspereza em alto giro."
Fonte:
http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 5615.shtml
A Quatro Rodas diz a mesma coisa que a outra fonte... motor alemão. Não é o mesmo motor... só tem a mesma aparência:
"O GTI 16V chegou no fim de 1995, com motor importado da Alemanha. A arquitetura era a do AP 2.0 de 109 cv, mas o bloco era mais alto para acomodar as bielas 15 mm maiores, que reduziam a aspereza em alto giro."
Fonte:
http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 5615.shtml
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: CHT ou AP
Gente como estavam falando do cabeçote 20v, eu poderia usar num AP1.6 esse cabeçote ou num 1.8? Eu não sou muito fã de turbo, esse cabeçote poderia girar mais de 10k sendo aspirado? Existem motores toyota 20v q tem redline em 12mil aspirado, queria algo do tipo.
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13371
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: CHT ou AP
10k eu não sei se gira... mas que sobe giro muito rápido, aaaaah como sobe.phsouza escreveu:Gente como estavam falando do cabeçote 20v, eu poderia usar num AP1.6 esse cabeçote ou num 1.8? Eu não sou muito fã de turbo, esse cabeçote poderia girar mais de 10k sendo aspirado? Existem motores toyota 20v q tem redline em 12mil aspirado, queria algo do tipo.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571