Mais potência no AE (CHT) 1.0
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Mais potência no AE (CHT) 1.0
Boa tarde, pessoal.
Tenho um Gol 1.0 AE (CHT) que possui 50 cavalos de potência (original). É um carro econômico, mas tenho que acelerar muito para desenvolver velocidades acima dos 80 km/h (estrada, por exemplo). Gostaria de saber quais modificações são possíveis no motor para se obter uma potência um pouco maior, mantendo um bom consumo. Uma idéia que me deram foi a de instalar o Kit 1.6 nele, o que daria um ganho de potência mantendo o consumo baixo, já que seria necessário pisar menos no acelerador para desenvolver a mesma velocidade. Quais outras modificações poderiam ser feitas?
Obs.: está fora de cogitação a troca para motor AP.
Obrigado desde já pela ajuda!
Lucas
Tenho um Gol 1.0 AE (CHT) que possui 50 cavalos de potência (original). É um carro econômico, mas tenho que acelerar muito para desenvolver velocidades acima dos 80 km/h (estrada, por exemplo). Gostaria de saber quais modificações são possíveis no motor para se obter uma potência um pouco maior, mantendo um bom consumo. Uma idéia que me deram foi a de instalar o Kit 1.6 nele, o que daria um ganho de potência mantendo o consumo baixo, já que seria necessário pisar menos no acelerador para desenvolver a mesma velocidade. Quais outras modificações poderiam ser feitas?
Obs.: está fora de cogitação a troca para motor AP.
Obrigado desde já pela ajuda!
Lucas
- Bill
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
brôu,
Beleza ???
Vc só não disse o que esta disposto a gastar, quer abrir o motor ??? Trocar peças e tal ou apenas ajustes e outras coisinhas ???
Que investimento esta a fim de fazer ....
Vale lembrar que nessa balança de desempenho X consumo, não existe forma de aumentar um sem mexer no outro .....
Cavalo come cavalo anda
Abraços !!!
Beleza ???
Vc só não disse o que esta disposto a gastar, quer abrir o motor ??? Trocar peças e tal ou apenas ajustes e outras coisinhas ???
Que investimento esta a fim de fazer ....
Vale lembrar que nessa balança de desempenho X consumo, não existe forma de aumentar um sem mexer no outro .....
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Abraços !!!
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
Bill escreveu:brôu,
Beleza ???
Vc só não disse o que esta disposto a gastar, quer abrir o motor ??? Trocar peças e tal ou apenas ajustes e outras coisinhas ???
Que investimento esta a fim de fazer ....
Vale lembrar que nessa balança de desempenho X consumo, não existe forma de aumentar um sem mexer no outro .....
Cavalo come cavalo anda
Abraços !!!
Fala Bill, tudo bom?
Então, eu estou disposto a pagar até uns R$ 1000,00 nessa preparação. Não quero rebaixar o cabeçote pois talvez teria que trocar o mesmo depois, caso quisesse deixá-lo original. Por tudo que vi nos tópicos até agora, acredito que para mim, seria bom o seguinte:
1) Alteração do motor para 1.6 através do Kit Metal Leve - Aumenta a potência do motor e o consumo não se altera muito, pois aceleraria menos o carro para ter o mesmo resultado;
2) Bobina MI - Melhora a queima do combustível, ganhando alguns (poucos) cavalos e talvez diminuindo o consumo;
3) Velas e cabos novos e melhores (Velas NGK grau 7, se não me engano) - igual item (2);
4) Escape 4x1 - ganho de uns 5, 7 cavalos;
5) Filtro de ar esportivo - ganho de uns 3 cavalos;
6) Alteração nas engrenagens da 3ª, 4ª e 5ª marcha - melhora na velocidade final;
7) Essa última é mais para o futuro, pois seria o item mais caro: Troca do Virabrequim para o 1.6 - passa o motor de 1.2, 1.3 para 1.6, mesmo.
Me corrija se estiver falando algo errado. Mas acho que com essas alterações o carro passaria de 50 para uns 80, 85 cavalos. Esta potência já seria ótima para eu dirigir tanto na cidade quanto na estrada. Além disso, não alteraria muito o consumo. Vi relatos de motores 1.0 convertidos a 1.6 que fazem 11 km/l na cidade. Isto seria ótimo.
Qual seria sua opinião, Bill?
Agradeço desde já pela ajuda!
Abraço!
- Bill
- SUPORTE
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
brôu escreveu:
Fala Bill, tudo bom?
Então, eu estou disposto a pagar até uns R$ 1000,00 nessa preparação. Não quero rebaixar o cabeçote pois talvez teria que trocar o mesmo depois, caso quisesse deixá-lo original. Não sei quem te falou isso, mas rebaixar o cabeçote de nossos carros mais velhor em nada altera a originalidade e tal, apenas iria adequá-lo aos nossos novos combustíveis .....
Portanto seria indicado rebaixar sim, só precisaria saber qual combustível vc vai andar, se for continuar com a gasolina pode mandar taxar para ficar com 9:1 de taxa ....
Vc apenas estará adequando seu carro, nada mais .....
Não tem como saber se rebaixou e não tira a originalidade, iso é altamente indicado no seu caso
Por tudo que vi nos tópicos até agora, acredito que para mim, seria bom o seguinte:
1) Alteração do motor para 1.6 através do Kit Metal Leve - Aumenta a potência do motor e o consumo não se altera muito, pois aceleraria menos o carro para ter o mesmo resultado;Teoricamente seria isso mesmo, mas vc não pode se esquecer de adequar seu carburador a nova condição do motor, nesse caso vc vai trocar camisas e pistões e eu carro deve ficar 1.2 .....
2) Bobina MI - Melhora a queima do combustível, ganhando alguns (poucos) cavalos e talvez diminuindo o consumo;Indicada com certeza !!! Diminui o consumo sim, pouca coisa mas diminui !!!
3) Velas e cabos novos e melhores (Velas NGK grau 7, se não me engano) - igual item (2);
4) Escape 4x1 - ganho de uns 5, 7 cavalos;Vc só ganha isso se o seu escape for realmente dimensionado, se vc comprar um qualquer por aí só vai fazer barulho e pode ate piorar o seu carro, um dimensonado mesmo deve estar por volta de uns R$ 600,00 !!!
5) Filtro de ar esportivo - ganho de uns 3 cavalos;Tambem não dá isso não .....
6) Alteração nas engrenagens da 3ª, 4ª e 5ª marcha - melhora na velocidade final;Uma coisa muito complexa para se mexer, pois vc pode gastar um boa grana e acabar com o rendimento so seu carro, se vc fizer esse câmbio casar direirinho com seu novo motor em torque e potência, se mexer depois terá que refazer tudo isso de novo !!! E olha que não é fácil não hein !!!
7) Essa última é mais para o futuro, pois seria o item mais caro: Troca do Virabrequim para o 1.6 - passa o motor de 1.2, 1.3 para 1.6, mesmo.Esse seria o ponto final da mexida, mas se vc já mexeu no câmbio vai ter que mexer de novo para essa nova configuração .....
Me corrija se estiver falando algo errado. Mas acho que com essas alterações o carro passaria de 50 para uns 80, 85 cavalos. Esta potência já seria ótima para eu dirigir tanto na cidade quanto na estrada. Além disso, não alteraria muito o consumo. Vi relatos de motores 1.0 convertidos a 1.6 que fazem 11 km/l na cidade. Isto seria ótimo.Isso seria ótimo mas acho muito dificil vc conseguir esse potência mexendo no que quer mexer .... de repente ate consiga isso qdo ele estiver 1.6 ....
Qual seria sua opinião, Bill?
Acho que é isso aí, qualquer coisa grita aí amigo !!!
Agradeço desde já pela ajuda!
Abraço!
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
Bill escreveu:brôu escreveu:
Fala Bill, tudo bom?
Então, eu estou disposto a pagar até uns R$ 1000,00 nessa preparação. Não quero rebaixar o cabeçote pois talvez teria que trocar o mesmo depois, caso quisesse deixá-lo original. Não sei quem te falou isso, mas rebaixar o cabeçote de nossos carros mais velhor em nada altera a originalidade e tal, apenas iria adequá-lo aos nossos novos combustíveis .....
Portanto seria indicado rebaixar sim, só precisaria saber qual combustível vc vai andar, se for continuar com a gasolina pode mandar taxar para ficar com 9:1 de taxa ....
Vc apenas estará adequando seu carro, nada mais .....
Não tem como saber se rebaixou e não tira a originalidade, iso é altamente indicado no seu caso
Nossa, não sabia disso! Eu tinha pensado em aumentar a taxa de compressão utilizando o Kit 1.6 Álcool, pois parece que os pistões são diferentes. Tem diferença rebaixar o cabeçote antes ou depois de instalar o Virabrequim e as Bielas? Pois isso seria feito por último.
Por tudo que vi nos tópicos até agora, acredito que para mim, seria bom o seguinte:
1) Alteração do motor para 1.6 através do Kit Metal Leve - Aumenta a potência do motor e o consumo não se altera muito, pois aceleraria menos o carro para ter o mesmo resultado;Teoricamente seria isso mesmo, mas vc não pode se esquecer de adequar seu carburador a nova condição do motor, nesse caso vc vai trocar camisas e pistões e eu carro deve ficar 1.2 .....
O que deve ser feito no carburador, exatamente?
2) Bobina MI - Melhora a queima do combustível, ganhando alguns (poucos) cavalos e talvez diminuindo o consumo;Indicada com certeza !!! Diminui o consumo sim, pouca coisa mas diminui !!!
Será uma das primeiras coisas a serem compradas.
3) Velas e cabos novos e melhores (Velas NGK grau 7, se não me engano) - igual item (2);
4) Escape 4x1 - ganho de uns 5, 7 cavalos;Vc só ganha isso se o seu escape for realmente dimensionado, se vc comprar um qualquer por aí só vai fazer barulho e pode ate piorar o seu carro, um dimensonado mesmo deve estar por volta de uns R$ 600,00 !!!
Não entendi o que seria o escape dimensionado. Li que era comprar o coletor 4x1 com tubo de descarga de 2". Minha dúvida seria quanto ao silencioso e catalisador. Eles devem ser retirados, mesmo?
5) Filtro de ar esportivo - ganho de uns 3 cavalos;Tambem não dá isso não .....
Riscado da lista. E aquele filtro tipo marmita, como funciona?
6) Alteração nas engrenagens da 3ª, 4ª e 5ª marcha - melhora na velocidade final;Uma coisa muito complexa para se mexer, pois vc pode gastar um boa grana e acabar com o rendimento so seu carro, se vc fizer esse câmbio casar direirinho com seu novo motor em torque e potência, se mexer depois terá que refazer tudo isso de novo !!! E olha que não é fácil não hein !!!
Então, dizem que fica bom se colocar a 3ª e 4ª do Gol 1.6 original e só modificar a 5ª. Se fizesse essa alteração já pensando no carro como 1.6 não seria uma boa? Ou é melhor já colocar o câmbio todo do Gol 1.6?
7) Essa última é mais para o futuro, pois seria o item mais caro: Troca do Virabrequim para o 1.6 - passa o motor de 1.2, 1.3 para 1.6, mesmo.Esse seria o ponto final da mexida, mas se vc já mexeu no câmbio vai ter que mexer de novo para essa nova configuração .....
Me corrija se estiver falando algo errado. Mas acho que com essas alterações o carro passaria de 50 para uns 80, 85 cavalos. Esta potência já seria ótima para eu dirigir tanto na cidade quanto na estrada. Além disso, não alteraria muito o consumo. Vi relatos de motores 1.0 convertidos a 1.6 que fazem 11 km/l na cidade. Isto seria ótimo.Isso seria ótimo mas acho muito dificil vc conseguir esse potência mexendo no que quer mexer .... de repente ate consiga isso qdo ele estiver 1.6 ....
Exatamente. Com o motor 1.2 acredito que chegue nos 65 cavalos, por aí. 80 cavalos só no 1.6 mesmo. Tem alguma coisa, além dessas, que vc acharia interessante fazer no carro?
Qual seria sua opinião, Bill?
Acho que é isso aí, qualquer coisa grita aí amigo !!!
Obrigado mesmo, cara. Me ajudou muito a ter uma idéia das coisas aqui. Agora é ir guardando um dinheiro e consultando os mecânicos sobre as modificações! =)
Agradeço desde já pela ajuda!
Abraço!
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
brôu escreveu:Boa tarde, pessoal.
Tenho um Gol 1.0 AE (CHT) que possui 50 cavalos de potência (original). É um carro econômico, mas tenho que acelerar muito para desenvolver velocidades acima dos 80 km/h (estrada, por exemplo). Gostaria de saber quais modificações são possíveis no motor para se obter uma potência um pouco maior, mantendo um bom consumo. Uma idéia que me deram foi a de instalar o Kit 1.6 nele, o que daria um ganho de potência mantendo o consumo baixo, já que seria necessário pisar menos no acelerador para desenvolver a mesma velocidade. Quais outras modificações poderiam ser feitas?
Obs.: está fora de cogitação a troca para motor AP.
Obrigado desde já pela ajuda!
Lucas
Brôu, blz?
Pistões e camisas 77mm do 1.6 a álcool, com isso aumenta a cilindrada para 1,2l e a taxa de compressão para 10:1.
Não mexa no câmbio, é caro e se alongar as marchas teu motor não vai "encher" quando mais precisar.
Não coloque os pistões do motor 1.6 gasolina, ele é cavado no topo e se colocar eles sem trocar o virabrequim e bielas, a taxa de compressão fica muito baixa!
Abraço!
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
Fala Vinymetal! Tudo bem e por aí?vinymetal escreveu:brôu escreveu:Boa tarde, pessoal.
Tenho um Gol 1.0 AE (CHT) que possui 50 cavalos de potência (original). É um carro econômico, mas tenho que acelerar muito para desenvolver velocidades acima dos 80 km/h (estrada, por exemplo). Gostaria de saber quais modificações são possíveis no motor para se obter uma potência um pouco maior, mantendo um bom consumo. Uma idéia que me deram foi a de instalar o Kit 1.6 nele, o que daria um ganho de potência mantendo o consumo baixo, já que seria necessário pisar menos no acelerador para desenvolver a mesma velocidade. Quais outras modificações poderiam ser feitas?
Obs.: está fora de cogitação a troca para motor AP.
Obrigado desde já pela ajuda!
Lucas
Brôu, blz?
Pistões e camisas 77mm do 1.6 a álcool, com isso aumenta a cilindrada para 1,2l e a taxa de compressão para 10:1.
Não mexa no câmbio, é caro e se alongar as marchas teu motor não vai "encher" quando mais precisar.
Não coloque os pistões do motor 1.6 gasolina, ele é cavado no topo e se colocar eles sem trocar o virabrequim e bielas, a taxa de compressão fica muito baixa!
Abraço!
Obrigado pela ajuda, cara! Vou prestar atenção na hora de comprar os pistões e camisas! 77 mm e álcool! E com relação ao câmbio, acho que só será necessária a troca caso eu mude a cilindrada para 1600 mesmo. Acredito que em 1200 não haverá problema. Mas se eu trocar o Virabrequim depois, haverá também mudança na taxa de compressão? Poderá esta ficar muito alta?
Obrigado! Abraço!
- Bill
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
brôu,
Beleza ???
Se vc for continar andando na gasolina 10 de taxa é muita coisa hein Vai bater pino direto ....
Quanto ao restante, vamos lá ....
No caso do seu bura, hoje ele esta calibrado para alimentar um motor de 1000 cilindradas, correto ??? Se vc aumentar o tamanho do motor tambem tem que aumentar a comida dele, correto ??? No caso do 1.6 é só pegar a tabela de calibragens do 1.6, trocar e já era, agora no caso do 1200 ja complica um pouco, pois não temos esse cilindrada na linha CHT com o mesmo bura que o seu, (eu acho), então teríamso que fazer o que ??? procurar por alguma modelo ford que usou esse motor cht, se não me engano os crcle saiam com esse motor 1.3, aí tentar fazer algum parãmetro com as calibragens dele e tentar acertar o seu para essa nova cilindrada, no caso seria a troca de giclês e flautas para tentar um acerto correto entre economia e desempenho .....
No caso do dimensionado, o que acontece é o seguinte, como o próprio nome diz ele tem que ser dimensionado para o seu motor, ok ??? Ou seja, o diâmetro de cada cano que sai do cilindro deve ter o mesmo diâmetro da válvula de escape, e cada cano tem que ter o mesmo comprimento, até se juntarem, a partir daí é opcional ( em termos de desempenho, é claro) se deixar sem nada fica bom para arrancada, mas perde-se final, já um conjunto bem equilibrado, com um abafador de pouca restrição e um silencioso completam o conjunto para andar na rua ..... nesa caso vc gnha aí uns 3 cavalos .... já esses dimensionados que vc compra em qualuer loja, os caras juntam canos da largura padrão. juntam tudo e colocam no seu caro, produzindo assim uma bela máquina de fazer barulho .... e, se o diâmero dos canos for maior do que suas valvulas, o efeito é contrário, seu carro perde a compressão de escape e fica uma bela máquina de barulho mesmo
No câmbio, volto a dizer não mexa não, só depois que ele for 1.6, aí sim vc coloca o câmbio do 1.6 e será feliz
Se fosse meu carro eu faria o seguinte, começava pela bobina MI, já comprava e trocava e dava uma rebixada nesa cabeçote logo de cara, depois guardari um agrana pra comprar o kit 1.6 completo com o vira tb e aí faria a mudança toda logo de uma vez ......
Pensando até na possibilidade de transformar o bichinho em um alcoolatra kkkkk
Abraços !!!
Beleza ???
Se vc for continar andando na gasolina 10 de taxa é muita coisa hein Vai bater pino direto ....
Quanto ao restante, vamos lá ....
No caso do seu bura, hoje ele esta calibrado para alimentar um motor de 1000 cilindradas, correto ??? Se vc aumentar o tamanho do motor tambem tem que aumentar a comida dele, correto ??? No caso do 1.6 é só pegar a tabela de calibragens do 1.6, trocar e já era, agora no caso do 1200 ja complica um pouco, pois não temos esse cilindrada na linha CHT com o mesmo bura que o seu, (eu acho), então teríamso que fazer o que ??? procurar por alguma modelo ford que usou esse motor cht, se não me engano os crcle saiam com esse motor 1.3, aí tentar fazer algum parãmetro com as calibragens dele e tentar acertar o seu para essa nova cilindrada, no caso seria a troca de giclês e flautas para tentar um acerto correto entre economia e desempenho .....
No caso do dimensionado, o que acontece é o seguinte, como o próprio nome diz ele tem que ser dimensionado para o seu motor, ok ??? Ou seja, o diâmetro de cada cano que sai do cilindro deve ter o mesmo diâmetro da válvula de escape, e cada cano tem que ter o mesmo comprimento, até se juntarem, a partir daí é opcional ( em termos de desempenho, é claro) se deixar sem nada fica bom para arrancada, mas perde-se final, já um conjunto bem equilibrado, com um abafador de pouca restrição e um silencioso completam o conjunto para andar na rua ..... nesa caso vc gnha aí uns 3 cavalos .... já esses dimensionados que vc compra em qualuer loja, os caras juntam canos da largura padrão. juntam tudo e colocam no seu caro, produzindo assim uma bela máquina de fazer barulho .... e, se o diâmero dos canos for maior do que suas valvulas, o efeito é contrário, seu carro perde a compressão de escape e fica uma bela máquina de barulho mesmo
No câmbio, volto a dizer não mexa não, só depois que ele for 1.6, aí sim vc coloca o câmbio do 1.6 e será feliz
Se fosse meu carro eu faria o seguinte, começava pela bobina MI, já comprava e trocava e dava uma rebixada nesa cabeçote logo de cara, depois guardari um agrana pra comprar o kit 1.6 completo com o vira tb e aí faria a mudança toda logo de uma vez ......
Pensando até na possibilidade de transformar o bichinho em um alcoolatra kkkkk
Abraços !!!
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
Pessoal, achei os links das receitas para cht!
Esse é com os pistões que comentei, 1.6 álcool 77mm.
http://www.vwextreme.com.br/index.php?page=gol1200
E os pistões do kit cofap, reparem como eles são planos...
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =19&t=5815
A taxa original do cht moderno a gasolina é 9,0:1, a mesma desde o final dos anos 80, tempo em que a gasolina tinha menos álcool misturado, duvido que aconteça detonação com a nossa alcoolina, até pq tem um Gol 1000 aqui no condomínio onde moro que tem o kit com essa taxa toda e anda bem mais que o meu que tem os pistões 77mm cavados.
Quanto ao acerto de carburação, só troquei o injetor para o de nº 40 do 1.6, conforme descrito no link do kit cofap, as canetas e giclês deixei os originais.
E nesse link, o tópico do membro Mathias, com o kit 1.6 gasolina, o mesmo que está no meu, e aqui vem mais uma opção: Kit 1.6 gasolina e rebaixar o cabeçote, para ajustar a taxa em 9,0:1, veja o tamanho dos rebaixos no topo dos pistões e imaginem o quanto é preciso desbastar o cabeçote até acertar o volume da câmara de combustão.
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... php?t=5481
Abraços!
Esse é com os pistões que comentei, 1.6 álcool 77mm.
http://www.vwextreme.com.br/index.php?page=gol1200
E os pistões do kit cofap, reparem como eles são planos...
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =19&t=5815
A taxa original do cht moderno a gasolina é 9,0:1, a mesma desde o final dos anos 80, tempo em que a gasolina tinha menos álcool misturado, duvido que aconteça detonação com a nossa alcoolina, até pq tem um Gol 1000 aqui no condomínio onde moro que tem o kit com essa taxa toda e anda bem mais que o meu que tem os pistões 77mm cavados.
Quanto ao acerto de carburação, só troquei o injetor para o de nº 40 do 1.6, conforme descrito no link do kit cofap, as canetas e giclês deixei os originais.
E nesse link, o tópico do membro Mathias, com o kit 1.6 gasolina, o mesmo que está no meu, e aqui vem mais uma opção: Kit 1.6 gasolina e rebaixar o cabeçote, para ajustar a taxa em 9,0:1, veja o tamanho dos rebaixos no topo dos pistões e imaginem o quanto é preciso desbastar o cabeçote até acertar o volume da câmara de combustão.
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... php?t=5481
Abraços!
Editado pela última vez por vinymetal em 24 Jul 2013, 18:11, em um total de 2 vezes.
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
E ai brôu, blz?
Cara vou contar minha experiência e tentar dar alguns palpites.
Meu carro era um gol 1000, motorzinho CHT guerreiro. Por causa do motor cansado, cheio de borras de óleo e um descuido no nível do óleo, derreti as bronzinas de biela 2 vezes e na 3ª quebra entortou uma biela (rodei 6 meses desde a 1ª quebra até a 3ª qdo entortou a biela, mas depois da 1ª quebra comecei a fazer um uso "soviético" do motor, abusando de giros, andando sem filtro de ar, forcei de todas maneiras possíveis o motor e ele aguentou firme até afrouxarem os parafusos da capa da biela e motor rodar com ela solta do vira, pior que rodei um trecho assim até achar um acostamento e dar a acelerada forte que entortou a biela... lembro até hoje a batida...kkkkk. Enfim qdo entortou a biela resolvi encostar de vez o carro e fazer o motor pra 1.6 c/ bielas 1.6, virabrequim 1.6 e tbm cabeçote do XR3. Usei kit 1.6 gasolina da Metal Leve, calibrei o meu carburador pela tabela do 1.6 e ficou perfeito. Achei o carro ótimo, mantive a caixa do 1.0 e usava rodas 17. O carro ficou bem forte, andava com pé só encostando no acelerador e antes de fazer o motor andava com o pé colado em baixo, então consumo me pareceu ter ficado igual e com muito mais potência... Gastei em torno de R$ 2.500,00 pra fazer o motor no capricho usando só peças de 1ª linha, trocando tbm bombas de óleo e água pra deixar tudo zerado. Achei que valeu cada centavo... Infelizmente antes de fechar 2.000km do motor, me roubaram o carro e depenaram todo (portas, capô, vidros, interior, acessórios do motor), felizmente recuperei o monobloco com motor (bloco e cabeçote apenas) e suspensão. Desde fevereiro estou remontando ele e ansioso pra curtir o motorzinho que tinha ficado ótimo...
Desculpa o livro que escrevi, mas queria compartilhar com o pessoal a experiência que tive de durabilidade do motor (ótima, andar 6 meses batendo biela e sendo forçado ao máximo, não é pra qualquer motor) e tbm a experiência da conversão pra 1.6 que recomendo muito. Só acho que o número da cavalaria não fica tão alta assim como vc estima, mesmo com todos esses UP's que você pretende, porém se mantar com a caixa do 1.0, ficará com um torque monstro.
Abraço e boa sorte ai!
Cara vou contar minha experiência e tentar dar alguns palpites.
Meu carro era um gol 1000, motorzinho CHT guerreiro. Por causa do motor cansado, cheio de borras de óleo e um descuido no nível do óleo, derreti as bronzinas de biela 2 vezes e na 3ª quebra entortou uma biela (rodei 6 meses desde a 1ª quebra até a 3ª qdo entortou a biela, mas depois da 1ª quebra comecei a fazer um uso "soviético" do motor, abusando de giros, andando sem filtro de ar, forcei de todas maneiras possíveis o motor e ele aguentou firme até afrouxarem os parafusos da capa da biela e motor rodar com ela solta do vira, pior que rodei um trecho assim até achar um acostamento e dar a acelerada forte que entortou a biela... lembro até hoje a batida...kkkkk. Enfim qdo entortou a biela resolvi encostar de vez o carro e fazer o motor pra 1.6 c/ bielas 1.6, virabrequim 1.6 e tbm cabeçote do XR3. Usei kit 1.6 gasolina da Metal Leve, calibrei o meu carburador pela tabela do 1.6 e ficou perfeito. Achei o carro ótimo, mantive a caixa do 1.0 e usava rodas 17. O carro ficou bem forte, andava com pé só encostando no acelerador e antes de fazer o motor andava com o pé colado em baixo, então consumo me pareceu ter ficado igual e com muito mais potência... Gastei em torno de R$ 2.500,00 pra fazer o motor no capricho usando só peças de 1ª linha, trocando tbm bombas de óleo e água pra deixar tudo zerado. Achei que valeu cada centavo... Infelizmente antes de fechar 2.000km do motor, me roubaram o carro e depenaram todo (portas, capô, vidros, interior, acessórios do motor), felizmente recuperei o monobloco com motor (bloco e cabeçote apenas) e suspensão. Desde fevereiro estou remontando ele e ansioso pra curtir o motorzinho que tinha ficado ótimo...
Desculpa o livro que escrevi, mas queria compartilhar com o pessoal a experiência que tive de durabilidade do motor (ótima, andar 6 meses batendo biela e sendo forçado ao máximo, não é pra qualquer motor) e tbm a experiência da conversão pra 1.6 que recomendo muito. Só acho que o número da cavalaria não fica tão alta assim como vc estima, mesmo com todos esses UP's que você pretende, porém se mantar com a caixa do 1.0, ficará com um torque monstro.
Abraço e boa sorte ai!
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
É isso aí, câmbio longo só se trocar o vira, e passando para 1.6 a taxa sobe (12,5:1) e aí vc pode andar com álcool (acertando giclês, banho de níquel) e com uns cavalos a mais.brôu escreveu:Fala Vinymetal! Tudo bem e por aí?
Obrigado pela ajuda, cara! Vou prestar atenção na hora de comprar os pistões e camisas! 77 mm e álcool! E com relação ao câmbio, acho que só será necessária a troca caso eu mude a cilindrada para 1600 mesmo. Acredito que em 1200 não haverá problema. Mas se eu trocar o Virabrequim depois, haverá também mudança na taxa de compressão? Poderá esta ficar muito alta?
Obrigado! Abraço!
O ideal era converter todo para 1.6, mas gasta-se muito $$$ para isso, com a grana que vc pretende investir no momento dá para deixar 1.2.
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
Gabriel_CHT escreveu:E ai brôu, blz?
Cara vou contar minha experiência e tentar dar alguns palpites.
Meu carro era um gol 1000, motorzinho CHT guerreiro...
Gabriel_CHT, blz?
Cara, depois que rodei meio ano com a engrenagem do comando solta e o parafuso raspando na lata, vi que o bichinho é valente.
Imagino o quanto deve andar esse cht 1.6 com caixa curta! Uma pena o que aconteceu, roubo é f#%#$, mas é isso aí, montar de novo e botar no asfalto!
Abraço!
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- Biel Kawashima
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
Ae Brôu seguinte
Kit pistão camisa anéis,pinos e juntas so CHT 1.6 a alcool e manter na gasosa
Comando de valvula do Escort XR3 CHT ou do 1.6
Cabos de Vela Accel 8 mm e velas frias NGK
vareta de valvula do Opala encurtada ou do MB 608 original
Bobina do Gol MI
se for rebaixar cabeçote rebaixe no maximo 2mm(tem q ser profissa,pois esse motor n tem margem d erro meio mm a mais e o bloco vai pro espaço
freio eu pretendo usar do Santana ou Gol 1.8
Cambio é bom vc ver direito rode uns 6 meses e veja se precisa mexer,mas a 5° me disseram pra usar do versailes pois estica mais,mas acho besteira
bom no mais é isso!
um forte abraço
Kit pistão camisa anéis,pinos e juntas so CHT 1.6 a alcool e manter na gasosa
Comando de valvula do Escort XR3 CHT ou do 1.6
Cabos de Vela Accel 8 mm e velas frias NGK
vareta de valvula do Opala encurtada ou do MB 608 original
Bobina do Gol MI
se for rebaixar cabeçote rebaixe no maximo 2mm(tem q ser profissa,pois esse motor n tem margem d erro meio mm a mais e o bloco vai pro espaço
freio eu pretendo usar do Santana ou Gol 1.8
Cambio é bom vc ver direito rode uns 6 meses e veja se precisa mexer,mas a 5° me disseram pra usar do versailes pois estica mais,mas acho besteira
bom no mais é isso!
um forte abraço
Carro baixo e pista dura,tanto bate até que pula!
Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
Amigos preciso muito dar uma mexida no meu gol,ele é 1.0 eu não sou de andar com o pé embaixo mas passo muita raiva quanto preciso de força ou retomada.gostaria de saber se eu colocar o kit do 1.6,rebaixar o cabeçote e colocar o comando de válvula do xr3 se ele fica bom e se vcs me indicariam mais alguma mudança pra deixa-lo melhor obrigado
- Matheus Solldan
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
Bill escreveu:brôu escreveu:
Fala Bill, tudo bom?
Então, eu estou disposto a pagar até uns R$ 1000,00 nessa preparação. Não quero rebaixar o cabeçote pois talvez teria que trocar o mesmo depois, caso quisesse deixá-lo original. Não sei quem te falou isso, mas rebaixar o cabeçote de nossos carros mais velhor em nada altera a originalidade e tal, apenas iria adequá-lo aos nossos novos combustíveis .....
Portanto seria indicado rebaixar sim, só precisaria saber qual combustível vc vai andar, se for continuar com a gasolina pode mandar taxar para ficar com 9:1 de taxa ....
Vc apenas estará adequando seu carro, nada mais .....
Não tem como saber se rebaixou e não tira a originalidade, iso é altamente indicado no seu caso
Por tudo que vi nos tópicos até agora, acredito que para mim, seria bom o seguinte:
1) Alteração do motor para 1.6 através do Kit Metal Leve - Aumenta a potência do motor e o consumo não se altera muito, pois aceleraria menos o carro para ter o mesmo resultado;Teoricamente seria isso mesmo, mas vc não pode se esquecer de adequar seu carburador a nova condição do motor, nesse caso vc vai trocar camisas e pistões e eu carro deve ficar 1.2 .....
2) Bobina MI - Melhora a queima do combustível, ganhando alguns (poucos) cavalos e talvez diminuindo o consumo;Indicada com certeza !!! Diminui o consumo sim, pouca coisa mas diminui !!!
3) Velas e cabos novos e melhores (Velas NGK grau 7, se não me engano) - igual item (2);
4) Escape 4x1 - ganho de uns 5, 7 cavalos;Vc só ganha isso se o seu escape for realmente dimensionado, se vc comprar um qualquer por aí só vai fazer barulho e pode ate piorar o seu carro, um dimensonado mesmo deve estar por volta de uns R$ 600,00 !!!
5) Filtro de ar esportivo - ganho de uns 3 cavalos;Tambem não dá isso não .....
6) Alteração nas engrenagens da 3ª, 4ª e 5ª marcha - melhora na velocidade final;Uma coisa muito complexa para se mexer, pois vc pode gastar um boa grana e acabar com o rendimento so seu carro, se vc fizer esse câmbio casar direirinho com seu novo motor em torque e potência, se mexer depois terá que refazer tudo isso de novo !!! E olha que não é fácil não hein !!!
7) Essa última é mais para o futuro, pois seria o item mais caro: Troca do Virabrequim para o 1.6 - passa o motor de 1.2, 1.3 para 1.6, mesmo.Esse seria o ponto final da mexida, mas se vc já mexeu no câmbio vai ter que mexer de novo para essa nova configuração .....
Me corrija se estiver falando algo errado. Mas acho que com essas alterações o carro passaria de 50 para uns 80, 85 cavalos. Esta potência já seria ótima para eu dirigir tanto na cidade quanto na estrada. Além disso, não alteraria muito o consumo. Vi relatos de motores 1.0 convertidos a 1.6 que fazem 11 km/l na cidade. Isto seria ótimo.Isso seria ótimo mas acho muito dificil vc conseguir esse potência mexendo no que quer mexer .... de repente ate consiga isso qdo ele estiver 1.6 ....
Qual seria sua opinião, Bill?
Acho que é isso aí, qualquer coisa grita aí amigo !!!
Agradeço desde já pela ajuda!
Abraço!
CAARA,. 4x1 no CHT er fria,. conselho de qm ja fez,. pois pra vc ter o resultado dele msm, vc vai ter q trabalhar cm o motor em alta, oq n er mt boom nele ((de danto usa giro elevado quebre a merda da vareta)) mas uma coisa q vai te realmente um ganho boom de potencia e sai em media uns 300$ é comando,. um q recomendo é o 276º, n embaralha totalmente a lenta,. e da um ótimo ganho di potencia ao carro
- Matheus Solldan
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
pro caso q vc flo,. creio q vc n queira anda cm o carro de forma mais esportiva, queira apenas um carro cm melhor retomada,. pra isso, o comando do xr3 cairia cm uma luva e n er caro,. e creio tbm q seu carburador o segundo estagio é a vaco, troca pra mecanico seu acionamento,.jhowjhow escreveu:Amigos preciso muito dar uma mexida no meu gol,ele é 1.0 eu não sou de andar com o pé embaixo mas passo muita raiva quanto preciso de força ou retomada.gostaria de saber se eu colocar o kit do 1.6,rebaixar o cabeçote e colocar o comando de válvula do xr3 se ele fica bom e se vcs me indicariam mais alguma mudança pra deixa-lo melhor obrigado
cm essas duas mudanças creio q vc nn vai mais passa raiva
rsrsrs
espero ter ajudado,. abrç
Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
E oque vc me diria de alem de eu fazer essas mudanças que vc me indicou colocar o kit do 1.6 e baixar o cabeçote?essa mudança no carburador e necessário trocalo ?
- Matheus Solldan
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
creio q nn, pois seria só realiza uma adaptação no segundo estagio,em ferro velho msm vc acha a peça pra colocar caso n queira faze uma "gambiarra" rs, mas ambas as foramas dao certojhowjhow escreveu:E oque vc me diria de alem de eu fazer essas mudanças que vc me indicou colocar o kit do 1.6 e baixar o cabeçote?essa mudança no carburador e necessário trocalo ?
Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
O post é antigo mas o assunto continua sendo de interesse geral então vou deixar aqui meu testemunho...
Tenho um GQ 1.0 e nem sabia que a potência desse motor era só 50 HP. Digo isso porque o carro vive me surpreendendo.
Eu comprei esse carro de um amigo faz 10 anos e na época o velocímetro estava marcando 5000 Km (o que indica que devia ter 105.000). Não faço ideia se ele já tinha feito o motor alguma vez. Quando comprei ele meu outro carro era um Honda Civic americano 1.5 16V (105HP) e achei que o Gol devia ser uma merd@ e que eu iria me arrepender, mas como eu queria um carro barato enquanto fazia a obra da minha casa e já tinha tido alguns carros da VW e sempre foi só alegria, fui em frente!
Bom, confesso que no início eu achei o carro meio fraquinho mas depois fui pegando o jeito dele e acabei me acostumando e passei a tirar mais rendimento do carro só mudando meu jeito de dirigir. Mas o detalhe importante aí é que eu nem sabia que o motor já tinha vindo ruim pra minha mão. Ele estava fumando, mas como eu não tinha costume com motores pequenos como esse, achava que em termos de potência era aquilo mesmo que se apresentava. Mas enfim, graças a um promotor chato aqui da cidade que fica intimando todo mundo cujo carro solta fumaça preta acabei sendo obrigado a levar no mecânico e mandar fazer o motor. Fiz tudo standard com kit normal do 1.0, etc, nada de fazer gracinha de colocar kit 1.6, ou seja, em tese o motor ficou como deveria ser originalmente.
Véi... quando o carro veio do mecânico... que diferença!!!! Ele não é fraquinho não viu... eu estranhei o OP dessa thread dizer que o carro dele tem dificuldade de desenvolver mais do que 80 Km/h. Eu moro em Campos do Jordão-SP (alto da serra) e frequentemente vamos ao RJ visitar a família da minha mulher que mora em São Gonçalo. Na Dutra, eu travo 110 Km/h COM FACILIDADE e vou embora. Só não passo disso pra não tomar multa e porque o carro começa a vibrar a partir dos 120 Km/h mas eu já cheguei a quase 140 Km/h com ele e isso SEM PRECISAR PISAR ATÉ O FUNDO. Não é mentira não. Outro detalhe é o torque desse motorzinho: eu subo a serra de Campos do Jordão em 4a marcha mantendo uma média de 80 Km/h, tendo apenas dois trechos onde preciso reduzir para 3a.
O que eu quero dizer é o seguinte... não estou contando isso pra tirar onda, mas apenas para dizer que se o carro do OP está tão ruim que a coisa começa a pegar nos 80 Km/h é porque tem coisa errada com o motor dele. Acho que o primeiro passo, antes de tentar "mexer" na mecânica do carro seria levar num mecânico sério e verificar se o motor já não está pedindo retífica. Outra coisa a se verificar é o carburador... se o dono anterior era desses que nunca dá um pau no carro de vez em quando tá arriscado o segundo estágio estar engrimpado, daí o carro não vai andar mesmo. Finalmente tem a questão do que fica entre o banco e o volante... tudo é questão de forma de dirigir... o mesmo carro se comporta diferentemente na mão de dois motoristas...
Fica aí o alerta para quem tem GQ CHT 1.0: esse motor não é uma merd@ não viu gente, ele é bem mais valente do que parece!
Tenho um GQ 1.0 e nem sabia que a potência desse motor era só 50 HP. Digo isso porque o carro vive me surpreendendo.
Eu comprei esse carro de um amigo faz 10 anos e na época o velocímetro estava marcando 5000 Km (o que indica que devia ter 105.000). Não faço ideia se ele já tinha feito o motor alguma vez. Quando comprei ele meu outro carro era um Honda Civic americano 1.5 16V (105HP) e achei que o Gol devia ser uma merd@ e que eu iria me arrepender, mas como eu queria um carro barato enquanto fazia a obra da minha casa e já tinha tido alguns carros da VW e sempre foi só alegria, fui em frente!
Bom, confesso que no início eu achei o carro meio fraquinho mas depois fui pegando o jeito dele e acabei me acostumando e passei a tirar mais rendimento do carro só mudando meu jeito de dirigir. Mas o detalhe importante aí é que eu nem sabia que o motor já tinha vindo ruim pra minha mão. Ele estava fumando, mas como eu não tinha costume com motores pequenos como esse, achava que em termos de potência era aquilo mesmo que se apresentava. Mas enfim, graças a um promotor chato aqui da cidade que fica intimando todo mundo cujo carro solta fumaça preta acabei sendo obrigado a levar no mecânico e mandar fazer o motor. Fiz tudo standard com kit normal do 1.0, etc, nada de fazer gracinha de colocar kit 1.6, ou seja, em tese o motor ficou como deveria ser originalmente.
Véi... quando o carro veio do mecânico... que diferença!!!! Ele não é fraquinho não viu... eu estranhei o OP dessa thread dizer que o carro dele tem dificuldade de desenvolver mais do que 80 Km/h. Eu moro em Campos do Jordão-SP (alto da serra) e frequentemente vamos ao RJ visitar a família da minha mulher que mora em São Gonçalo. Na Dutra, eu travo 110 Km/h COM FACILIDADE e vou embora. Só não passo disso pra não tomar multa e porque o carro começa a vibrar a partir dos 120 Km/h mas eu já cheguei a quase 140 Km/h com ele e isso SEM PRECISAR PISAR ATÉ O FUNDO. Não é mentira não. Outro detalhe é o torque desse motorzinho: eu subo a serra de Campos do Jordão em 4a marcha mantendo uma média de 80 Km/h, tendo apenas dois trechos onde preciso reduzir para 3a.
O que eu quero dizer é o seguinte... não estou contando isso pra tirar onda, mas apenas para dizer que se o carro do OP está tão ruim que a coisa começa a pegar nos 80 Km/h é porque tem coisa errada com o motor dele. Acho que o primeiro passo, antes de tentar "mexer" na mecânica do carro seria levar num mecânico sério e verificar se o motor já não está pedindo retífica. Outra coisa a se verificar é o carburador... se o dono anterior era desses que nunca dá um pau no carro de vez em quando tá arriscado o segundo estágio estar engrimpado, daí o carro não vai andar mesmo. Finalmente tem a questão do que fica entre o banco e o volante... tudo é questão de forma de dirigir... o mesmo carro se comporta diferentemente na mão de dois motoristas...
Fica aí o alerta para quem tem GQ CHT 1.0: esse motor não é uma merd@ não viu gente, ele é bem mais valente do que parece!
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Re: Mais potência no AE (CHT) 1.0
Bravo!!! Uma boa parte do ganho também depende do piloto.YanKleber escreveu:O post é antigo mas o assunto continua sendo de interesse geral então vou deixar aqui meu testemunho...
Tenho um GQ 1.0 e nem sabia que a potência desse motor era só 50 HP. Digo isso porque o carro vive me surpreendendo.
Eu comprei esse carro de um amigo faz 10 anos e na época o velocímetro estava marcando 5000 Km (o que indica que devia ter 105.000). Não faço ideia se ele já tinha feito o motor alguma vez. Quando comprei ele meu outro carro era um Honda Civic americano 1.5 16V (105HP) e achei que o Gol devia ser uma merd@ e que eu iria me arrepender, mas como eu queria um carro barato enquanto fazia a obra da minha casa e já tinha tido alguns carros da VW e sempre foi só alegria, fui em frente!
Bom, confesso que no início eu achei o carro meio fraquinho mas depois fui pegando o jeito dele e acabei me acostumando e passei a tirar mais rendimento do carro só mudando meu jeito de dirigir. Mas o detalhe importante aí é que eu nem sabia que o motor já tinha vindo ruim pra minha mão. Ele estava fumando, mas como eu não tinha costume com motores pequenos como esse, achava que em termos de potência era aquilo mesmo que se apresentava. Mas enfim, graças a um promotor chato aqui da cidade que fica intimando todo mundo cujo carro solta fumaça preta acabei sendo obrigado a levar no mecânico e mandar fazer o motor. Fiz tudo standard com kit normal do 1.0, etc, nada de fazer gracinha de colocar kit 1.6, ou seja, em tese o motor ficou como deveria ser originalmente.
Véi... quando o carro veio do mecânico... que diferença!!!! Ele não é fraquinho não viu... eu estranhei o OP dessa thread dizer que o carro dele tem dificuldade de desenvolver mais do que 80 Km/h. Eu moro em Campos do Jordão-SP (alto da serra) e frequentemente vamos ao RJ visitar a família da minha mulher que mora em São Gonçalo. Na Dutra, eu travo 110 Km/h COM FACILIDADE e vou embora. Só não passo disso pra não tomar multa e porque o carro começa a vibrar a partir dos 120 Km/h mas eu já cheguei a quase 140 Km/h com ele e isso SEM PRECISAR PISAR ATÉ O FUNDO. Não é mentira não. Outro detalhe é o torque desse motorzinho: eu subo a serra de Campos do Jordão em 4a marcha mantendo uma média de 80 Km/h, tendo apenas dois trechos onde preciso reduzir para 3a.
O que eu quero dizer é o seguinte... não estou contando isso pra tirar onda, mas apenas para dizer que se o carro do OP está tão ruim que a coisa começa a pegar nos 80 Km/h é porque tem coisa errada com o motor dele. Acho que o primeiro passo, antes de tentar "mexer" na mecânica do carro seria levar num mecânico sério e verificar se o motor já não está pedindo retífica. Outra coisa a se verificar é o carburador... se o dono anterior era desses que nunca dá um pau no carro de vez em quando tá arriscado o segundo estágio estar engrimpado, daí o carro não vai andar mesmo. Finalmente tem a questão do que fica entre o banco e o volante... tudo é questão de forma de dirigir... o mesmo carro se comporta diferentemente na mão de dois motoristas...
Fica aí o alerta para quem tem GQ CHT 1.0: esse motor não é uma merd@ não viu gente, ele é bem mais valente do que parece!
Gol Plus 1986 Cinza:
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