Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
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Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Nunca um carro pode andar sem válvula termostática, pois a mesma mantem a temperatura do motor ideal. Na sua ausência o motor demora para aquecer e nunca fica na temperatura ideal, uma das consequências disso é maior consumo de combustível.
Veja a explicação do Dr. Carro para os danos da falta da válvula termostática:
https://www.youtube.com/watch?v=VHP3gb3IVbc
Veja a explicação do Dr. Carro para os danos da falta da válvula termostática:
https://www.youtube.com/watch?v=VHP3gb3IVbc
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Pode demorar mais, mas vai chegar na temperatura...
Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Duvido!
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Qual é a temperatura ideal Rodox?
Tu acha que sem a válvula vai ficar mais frio que o necessário?
Tu acha que sem a válvula vai ficar mais frio que o necessário?
Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
GTRs84 escreveu:Qual é a temperatura ideal Rodox?
Tu acha que sem a válvula vai ficar mais frio que o necessário?
Então tu es projetista de motor?
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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- Ricardo RCR
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Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Rodox escreveu:GTRs84 escreveu:Qual é a temperatura ideal Rodox?
Tu acha que sem a válvula vai ficar mais frio que o necessário?
Então tu es projetista de motor?
Não meu amigo...
Só fiz umas perguntas!
Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
GTRs84 escreveu:Rodox escreveu:GTRs84 escreveu:Qual é a temperatura ideal Rodox?
Tu acha que sem a válvula vai ficar mais frio que o necessário?
Então tu es projetista de motor?
Não meu amigo...
Só fiz umas perguntas!
Deu pra sentir que você perguntou com ironia... não faz sentido você me perguntar qual é a temperatura ideal.
Rodox
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- Rodrigo Naressi
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Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
calma gurizada... pode usar sem, mas tu vai ter que deixar o carro um pouco mais tempo parado para dar uma aquecida, pois vai custar mais para aquecer... quando estive na estrada a temperatura cai mesmo pois o radiador resfria mais que o motor consegue aquecer... o meu santana na estrada a 100km/h mal passa de 75º e tem válvula termostática... a honda se não me engano o ponteiro crava nos 90º e fica... mas a válvula funciona diferente....

Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Cara, tudo certo...
Infelizmente num fórum não se consegue escutar o tom de voz, pra dizer que é ironia ou não, na real o Rodox achou que eu tava tirando ele, e eu achei que ele tinha uma explicação mais elaborada do assunto.
Nos carros aqui a gente sempre deixa sem, tanto os de pista quanto os de arrancada. E isola uma saída da bomba d´agua para circular toda água por dentro do radiador..
Infelizmente num fórum não se consegue escutar o tom de voz, pra dizer que é ironia ou não, na real o Rodox achou que eu tava tirando ele, e eu achei que ele tinha uma explicação mais elaborada do assunto.
Nos carros aqui a gente sempre deixa sem, tanto os de pista quanto os de arrancada. E isola uma saída da bomba d´agua para circular toda água por dentro do radiador..
Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Explicação técnica:
A peça-chave do sistema de arrefecimento é a válvula termostática. O dispositivo tem a função de controlar a temperatura do motor, regulando a passagem do líquido de arrefecimento que resfria o conjunto. Uma válvula termostática com problemas pode prejudicar a vida útil do motor.
Se essa peça travar fechada, o líquido de arrefecimento não circulará, mas caso trave aberta vai fazer com que o motor trabalhe constantemente frio, comprometendo o conjunto, aumentando o consumo e a emissão de poluentes. "Com o motor mais frio, mais combustível é injetado.
Há também uma dilatação necessária para os pistões, anéis e camisas, e essa dilatação não ocorrerá corretamente com o carro trabalhando frio", explica Werner. "Por isso, é importante que o motor trabalhe quente, desde que com a sua temperatura controlada pela válvula", completa.
Fonte: http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... 85&edid=49
Curiosidade:
Para testar uma válvula termostática, ela deve ser mergulhada em água em processo de aquecimento, e o mecânico tem que observar (com termômetro ou multímetro no modo temperatura) em qual temperatura é acionada. Caso não abra ou seja acionada em temperatura muito elevada, a peça está com defeito e deve ser substituída.
A peça-chave do sistema de arrefecimento é a válvula termostática. O dispositivo tem a função de controlar a temperatura do motor, regulando a passagem do líquido de arrefecimento que resfria o conjunto. Uma válvula termostática com problemas pode prejudicar a vida útil do motor.
Se essa peça travar fechada, o líquido de arrefecimento não circulará, mas caso trave aberta vai fazer com que o motor trabalhe constantemente frio, comprometendo o conjunto, aumentando o consumo e a emissão de poluentes. "Com o motor mais frio, mais combustível é injetado.
Há também uma dilatação necessária para os pistões, anéis e camisas, e essa dilatação não ocorrerá corretamente com o carro trabalhando frio", explica Werner. "Por isso, é importante que o motor trabalhe quente, desde que com a sua temperatura controlada pela válvula", completa.
Fonte: http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... 85&edid=49
Curiosidade:
Para testar uma válvula termostática, ela deve ser mergulhada em água em processo de aquecimento, e o mecânico tem que observar (com termômetro ou multímetro no modo temperatura) em qual temperatura é acionada. Caso não abra ou seja acionada em temperatura muito elevada, a peça está com defeito e deve ser substituída.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
No vídeo no link abaixo, o técnico explica muito bem como funciona a válvula e mostra até vídeo de animação da válvula funcionando.
Ele também mostra todas as válvulas que existem... calma, calma... são só 4 tipos... ufa
, mas ele mostra só 3.
Até agora foi o melhor vídeo que vi... parabéns para ele!
https://www.youtube.com/watch?v=E1qiw4nGbOU
Ele também mostra todas as válvulas que existem... calma, calma... são só 4 tipos... ufa

Até agora foi o melhor vídeo que vi... parabéns para ele!
https://www.youtube.com/watch?v=E1qiw4nGbOU
Editado pela última vez por Rodox em 05 Mar 2015, 21:33, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Conclusão:
Conforme o vídeo acima em que são demostrados quatro tipos de válvulas, conclui-se que se a válvula fosse desprezível a insdústria automotiva não iria aprimorá-la com o passar dos anos.
E ainda se a válvula fosse insignificante a indústria automotiva seguramente teria tirado a mesma de todos os motores da face da Terra... e então a válvula seria algo em extinção, porque afinal na indústria automotiva qualquer centavo que se possa diminuir em uma peça de um carro é dinheiro para eles na corrida de fazer o carro mais barato e de qualidade ao mesmo tempo.
Lembrem-se de que a válvula não está lá como um enfeite. Se o motor estiver aquecendo e for constatado que a válvula está boa, então o problema estará em qualquer outro elemento do Sistema de Arrefecimento como: bomba d' água com rotor gasto, radiador entupido, galerias de água entupidas e etc.
Conforme o vídeo acima em que são demostrados quatro tipos de válvulas, conclui-se que se a válvula fosse desprezível a insdústria automotiva não iria aprimorá-la com o passar dos anos.
E ainda se a válvula fosse insignificante a indústria automotiva seguramente teria tirado a mesma de todos os motores da face da Terra... e então a válvula seria algo em extinção, porque afinal na indústria automotiva qualquer centavo que se possa diminuir em uma peça de um carro é dinheiro para eles na corrida de fazer o carro mais barato e de qualidade ao mesmo tempo.
Lembrem-se de que a válvula não está lá como um enfeite. Se o motor estiver aquecendo e for constatado que a válvula está boa, então o problema estará em qualquer outro elemento do Sistema de Arrefecimento como: bomba d' água com rotor gasto, radiador entupido, galerias de água entupidas e etc.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
GTR,
Agora como você disse em carro preparado para pista ou de arranvada é até justificado retirar a válvula, pois o motor para pista aquece muito. Mas um bom projeto faria ele continuar com a válvula, como por exemplo um radiador maior, intercooler, radiador de óleo e etc...
Mas convenhamos que durabilidade de motor nestes casos não é a prioridade, mas sim menos peso, velocidade e ganhar a corrida.
Já vi relatos de gol 1.8 chegar a mais de 400.000 km sem nunca ter abrido o motor para retífica, e já vi muito gol turbo fundir motor em menos de 1 mês.
Agora como você disse em carro preparado para pista ou de arranvada é até justificado retirar a válvula, pois o motor para pista aquece muito. Mas um bom projeto faria ele continuar com a válvula, como por exemplo um radiador maior, intercooler, radiador de óleo e etc...
Mas convenhamos que durabilidade de motor nestes casos não é a prioridade, mas sim menos peso, velocidade e ganhar a corrida.
Já vi relatos de gol 1.8 chegar a mais de 400.000 km sem nunca ter abrido o motor para retífica, e já vi muito gol turbo fundir motor em menos de 1 mês.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Rodox escreveu:GTR,
Agora como você disse em carro preparado para pista ou de arranvada é até justificado retirar a válvula, pois o motor para pista aquece muito. Mas um bom projeto faria ele continuar com a válvula, como por exemplo um radiador maior, intercooler, radiador de óleo e etc...
Mas convenhamos que durabilidade de motor nestes casos não é a prioridade, mas sim menos peso, velocidade e ganhar a corrida.
Já vi relatos de gol 1.8 chegar a mais de 400.000 km sem nunca ter abrido o motor para retífica, e já vi muito gol turbo fundir motor em menos de 1 mês.
Exatamente! Num carro de performance não se usa, até pelo "perigo" dela travar e te deixar na mão no meio de uma corrida..
E num carro normal é muito mais cômodo ele atingir a temperatura ideal o quanto mais rápido, melhor.
Abraço
- Rodrigo Naressi
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Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Já removi a válvula a nível de teste, pois o carro aquecia sem explicação... mas certamente o ideal é utilizar... mas sem ela ninguém fica empenhado, tipo se travar fechada em uma viagem, poderá tranquilamente remover e seguir viagem...

Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Rodrigo,Rodrigo Naressi escreveu:Já removi a válvula a nível de teste, pois o carro aquecia sem explicação... mas certamente o ideal é utilizar... mas sem ela ninguém fica empenhado, tipo se travar fechada em uma viagem, poderá tranquilamente remover e seguir viagem...
A minha está lá a mais de 7 anos... e nunca travou fechada e nem aberta. Se você se preocupa com isso troque de válvula a cada 50.000 km ou até menos que isso... 20.000 km, coincidindo com a troca das velas. É barato uma... uns R$ 32,00.
Com relação ao motor superaquecer se não for defeito da válvula, pode ser radiador entupido, dutos de água do bloco e cabeçote entupidos, bomba d' água com rotor gasto, cebolinha defeituosa, vazamento no sistema e etc.
O meu rotor da bomba estava um bagaço em 2004, então meu pai trocou a bomba inteira. Em 2008 eu comprei o meu carro dele.
Como informei acima tem o teste de funcionamento da válvula... você põe ela em uma panela no fogo coberta com água e observa se ela abre e fecha. Com um termômetro será melhor ainda se você souber a temperatura de abertura e fechamento dela.
Rodox
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- Bill
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Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Realmente,
Andar sem a válvula na rua é roubada .....
Ainda mais se o carro for a álcool .....
Uma vez a minha travou fechada .... parei num posto, esperei esfriar e arranquei ela fora .....
Até eu comprar outra, coisa de uns três dias, vc saía com o carro ele demorava uma eternidade pra esquentar e era só vc pegar um trecho livre, numa avenida que a temperatura caía e o bicho começava a falhar .....
Sem contar os outros problemas de andar com o carro frio, óleo mais denso, gerando maior atrito interno, maior consumo, carbonização de válvulas, cabeça de pistão e velas e por aí vai ....
Não podemos esquecer que os motores dos carros são termo eficientes, ou seja quanto maior a temperatura melhor para eles, o problema é a resistência das peças que tem um limite de temperatura, senão eles iriam funcionar tudo a 150º C e adorando kkkkkk
Abraços !!!
Andar sem a válvula na rua é roubada .....
Ainda mais se o carro for a álcool .....
Uma vez a minha travou fechada .... parei num posto, esperei esfriar e arranquei ela fora .....
Até eu comprar outra, coisa de uns três dias, vc saía com o carro ele demorava uma eternidade pra esquentar e era só vc pegar um trecho livre, numa avenida que a temperatura caía e o bicho começava a falhar .....
Sem contar os outros problemas de andar com o carro frio, óleo mais denso, gerando maior atrito interno, maior consumo, carbonização de válvulas, cabeça de pistão e velas e por aí vai ....
Não podemos esquecer que os motores dos carros são termo eficientes, ou seja quanto maior a temperatura melhor para eles, o problema é a resistência das peças que tem um limite de temperatura, senão eles iriam funcionar tudo a 150º C e adorando kkkkkk
Abraços !!!

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
- JCX
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- Mensagens: 554
- Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
- Carro: Gol Ap 1.6 89
- Localização: São Paulo
Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Concordo com todo vcs, porém, já andei com a válvula e hoje ando sem.
Com a válvula o carro aquecia mais rápido, mas as vezes a temperatura era muito alta, perto do limite no painel, meu carro não tinha nenhum vazamento e todas as mangueiras eram novas.
Hoje ando sem a válvula, meu carro é movido a álcool demora de 5 a 10 minutos para chegar a temperatura ideal. Ligo o carro e já saio, meu carro não engasga nem falha, minha injeção eletrônica é o afogador, se o carro afroxa eu puxo, se estabiliza eu empurro.
Quanto a economia de combustível, o carro se mantem com as mesmas médias de consumo. Abasteço sempre com álcool aditivado.
Troco o óleo a cada 6 messes.
Com a válvula o carro aquecia mais rápido, mas as vezes a temperatura era muito alta, perto do limite no painel, meu carro não tinha nenhum vazamento e todas as mangueiras eram novas.
Hoje ando sem a válvula, meu carro é movido a álcool demora de 5 a 10 minutos para chegar a temperatura ideal. Ligo o carro e já saio, meu carro não engasga nem falha, minha injeção eletrônica é o afogador, se o carro afroxa eu puxo, se estabiliza eu empurro.
Quanto a economia de combustível, o carro se mantem com as mesmas médias de consumo. Abasteço sempre com álcool aditivado.
Troco o óleo a cada 6 messes.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
JCX,
Pode ser então que seu carro superaquecia porque:
- o termostato (cebolinha) está com problema;
- rotor da bomba d' água gasto;
- dutos de água do bloco e cabeçote entupidos;
- radiador entupido;
- válvula termostática defeituosa;
- sensor de temperatura defeituoso.
Em fim são vários fatores que influenciam no superaquecimento, não só a válvula termostática. E como já disse a válvula é essencial para manter a temperatura do motor ideal em qualquer condição de uso.
Pode ser então que seu carro superaquecia porque:
- o termostato (cebolinha) está com problema;
- rotor da bomba d' água gasto;
- dutos de água do bloco e cabeçote entupidos;
- radiador entupido;
- válvula termostática defeituosa;
- sensor de temperatura defeituoso.
Em fim são vários fatores que influenciam no superaquecimento, não só a válvula termostática. E como já disse a válvula é essencial para manter a temperatura do motor ideal em qualquer condição de uso.
Editado pela última vez por Rodox em 10 Mar 2015, 10:36, em um total de 1 vez.
Rodox
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