Problema ao tentar colocar LED pinguinho azul

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
walmeida
Membro
Membro
Carro: Gol 93 1.6

Problema ao tentar colocar LED pinguinho azul

Mensagem por walmeida »

Bom dia pessoal.
to com um problema no meu gol preciso muito de uma ajuda, ontem fiquei até branco mexendo nele e quase dei um infarte
bom fui trocar a lampada brancas do painel por aquelas de LED pinguinho, ao retirar o chicote e o cabo do freio de mão e desmontar para trocar, vi que tinha um cabo liado duas lampadas com não sabia onde era ligado ignorei
troquei as lampadas do painel porem não funcionou, fiquei meio cabreiro fui ver de novo vi que o fio onde estava as lampadas tinha se desconectados não sei de onde, ai como não sabia oque fazer deixei queto
ontem um cara que eu tinha comprado uns bancos, me passou umas dicas para me ajudar.
ele disse que no chicote, tinha 2 fios que deveria ser ligados os fios das lampada, um era azul com um listra meio branca e a outra ponta no fio marrom, ao olhar no chicote vi que os dois fio estava com um pedaço de fita isolante
com muito medo fiz a conexão e isolei tudo, funcionou somente o lado esquerdo
pensei, ou ta mal encaixado ou o LED queimou, so virei um pouco o painel para poder verificar, na outra vez vi que não acendeu nada, ai fui verificar de novo vi que a lampada direita não estavano buraco e tinha caído atras do painel
nesse instante começou a sair fumaça do interruptor de luminosidade, no desespero tirei tudo isolando as pontas do fio
isso aconteceu porque o LED provavelmente entrou em contato com a malha do painel ou foi porque o cabos estavam ligado errado ?
tava querendo ir comprar mais um LED e tentar de novo, mas to com um medo do caramba e apertado demais para levar o carro na eletrica
o fio onde ta o led é um circuito único unindo 2 led e o cabo para emendar.
alguem pode me dar uma luz por favor

carro é um gol quadrado CL
chullepu
Membro
Membro
Carro: ñ tnho ainda

Re: Problema ao tentar colocar LED pinguinho azul

Mensagem por chullepu »

Então esse led é próprio pra 12 volrs né?
No painel só tem dois conectores, q encaixam na base da manta,esses dois fios aí q vc falou eu não sei, só rastreando ele mesmo.

Eu botei led também, só q eu comprei o leds e os resistores,montei tudo direitinho que tem lado positivo e negativo,depois de soldar tudo e deixar os leds na posição q eu queria, eu puxei o fio negativo do led e botei na lata,e o positivo no fio do interruptor q liga a iluminação e os faróis, assim quando eu apertar o botão, já liga tudo junto. Agora só não lembro a cor do fio,mas ficava no meio do interruptor, atraz do botão mesmo e não da rodinha q diminui a iluminação.
walmeida
Membro
Membro

Mensagem por walmeida »

Sim e aquele pinguinho azul, então esses dois fio wye eu coloquei estavam desencapados com um fita isolante a principio funcionou beleza só que de um lado só, ai fui tentar mexer de novo i fio soltou e ncostou na malha não sei se foi essa a causa da fumaça que saiu do botão de luminosidade, como fiquei ai tirei tudo rapidamente pois estava no desespero , mas ta funcionando tudo direitinho só que ta sem iluminação
chullepu
Membro
Membro

Mensagem por chullepu »

Mas vc testou o outro led q não acendia?
Alguns leds tem q colocar a polaridade certa se não já era.
Vc colocou os dois leds individuais? Se não liga paralelo um ao outro.
walmeida
Membro
Membro

Mensagem por walmeida »

Coloquei led novo, deu a mesma coisa só acende do lado direito,
ta ligado em paralelo, na verdade não fui eu que fiz a conexão ja esta no carro 2 led ligados em paralelo com a saída pára ligar no chicote
chullepu
Membro
Membro

Mensagem por chullepu »

Usa uma chave de teste pra ver se tá chegando corrente no outro led...
Isso é coisa boba de resolver
walmeida
Membro
Membro

Mensagem por walmeida »

Primeiramente obrigado pela ajuda sou muito noob ainda, então não cheguei a testar se não ta passando corrente para o primeiro led e estranho, eu to com uma duvida os cabos que sai do led tem positivo e negativo ? Ou isso e indiferente, to pensando na aquisição de um novo painel porque o meu ta estranho o relógio digital tbm não funciona :( só que eu vi na líder painel achei salgado o valor
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Mensagem por Rodrigo Naressi »

cara revisa tudo pois se saiu fumaça do interruptor é pq tem curto sem proteção de fusível... se ligar led direto em 12v queima o led, tem alguma coisa ligada errada, se não queima fusível e aquece algum fio tem curto de alguma ligação não original... fica esperto para não aquecer muito que pode incendiar o chicote... já vi acontecer...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
walmeida
Membro
Membro

Mensagem por walmeida »

Então Rodrigo obrigado, resolvi não mexer mais, até porque não entendo, medo de fazer merda lá
decidi comprar um painel , já que o aparentemente não esta bom, e levar o carro em uma auto elétrica que é o mais correto
alguém tem ideia quanto gastaria em media para revisar a parte elétrica do golzinho , só o painel que esta difícil de adquirir
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Mensagem por Rodrigo Naressi »

uma coisa que pode fazer é verificar as trilhas do teu painel e principalmente as trilhas dos conectores, eles podem descolar e dar curto...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Mack Matsu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: GOL 1.8/ SAVEIRO 1.8

Mensagem por Mack Matsu »

foto 1 - iluminação original
foto 2 - lampada original vs led
foto 3 - iluminação por led - não iluminou bem porque a base não encaixou direito no painel.
A imagem da foto está um pouco mais escura que o real mas a diferença é visível.

Imagem

Imagem

Imagem
walmeida
Membro
Membro

Mensagem por walmeida »

Bom dia galera obrigado a todos pela ajuda, levei o carro em um loja de velocímetro onde o cara arrumou pra mim, ele disse que tava em curto tinha um fio negativo entrando como positivo ai ele tirou resolveu o problema e peguei um velocímetro mais perto do original com iluminação bacaninha, agora o próximo passo e levar a caranga na elétrica para revisar por completo
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”