Ventoinha do Radiador acionando muito rápido

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alexmagrelo
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Ventoinha do Radiador acionando muito rápido

Mensagem por alexmagrelo »

E aí galera, beleza?

Meu Gol está com um "problema", posso dizer assim, lembrando que ele era 1.0 e coloquei o kit 1.6, mas só alterei os pistões, o carro está economico, não tenho o que reclamar quanto a isso.

O que está me deixando encucado é o acionamento da ventoinha muito rápido, ele não chega a ferver, nem borbulhar a água no reservatório.

Mas mesmo em dias frios e distancias curtas ele está acionando a ventoinha do radiador muito rápido, e quando chega nesse ponto fica muito quente o motor, ao ponto de não conseguir tocar na mangueira superior do radiador

A parte mecanica está toda em dia, regulagem de válvula, óleo, filtro, ignição, motor no ponto.

A parte de ignição foi toda trocada,

Troquei água, aditivo e válvula termostática.

Minha dúvida é a seguinte, será que deixar SEM a válvula nesse caso seria mais viável?
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Re: Ventoinha do Radiador acionando muito rápido

Mensagem por danilomoreira »

putz, aconteceu o msm comigo, aliás, meu carro é idêntico ao seu, mil com kit 1.6, e 1 mês atrás, o cebolão do radiador deu pane, e não acionou a ventoinha, resultado, deu pressão, e tinha um ponto na mangueira q estava pra vazar, ai vazou a água toda, mas não deu nenhum problema no motor, graças a deus......troquei o cebolão, e ficou 100%
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Re: Ventoinha do Radiador acionando muito rápido

Mensagem por alexmagrelo »

danilomoreira escreveu:putz, aconteceu o msm comigo, aliás, meu carro é idêntico ao seu, mil com kit 1.6, e 1 mês atrás, o cebolão do radiador deu pane, e não acionou a ventoinha, resultado, deu pressão, e tinha um ponto na mangueira q estava pra vazar, ai vazou a água toda, mas não deu nenhum problema no motor, graças a deus......troquei o cebolão, e ficou 100%
Não, o seu caso não é o mesmo que o meu

O meu o cebolão está normal, pois a ventoinha aciona quando chega na temperatura que ela tem que funcionar.

o X da questão é o motivo do motor estar esquentando tão rápido
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Re: Ventoinha do Radiador acionando muito rápido

Mensagem por Rodox »

Não se pode tirar a válvula termostática, pois sem ela o motor vai esfriar demais e gastar o motor. O que pode estar ocorrendo é que aumentou muito a cilindrada então o motor esquenta mais e por isso a ventuinha aciona mais que antes. É melhor você procurar o mecânico que instalou esse kit 1.6... vai que está dando problema mesmo...
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Re: Ventoinha do Radiador acionando muito rápido

Mensagem por alexmagrelo »

Rodox escreveu:Não se pode tirar a válvula termostática, pois sem ela o motor vai esfriar demais e gastar o motor. O que pode estar ocorrendo é que aumentou muito a cilindrada então o motor esquenta mais e por isso a ventuinha aciona mais que antes. É melhor você procurar o mecânico que instalou esse kit 1.6... vai que está dando problema mesmo...
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Re: Ventoinha do Radiador acionando muito rápido

Mensagem por Perera »

O cht do meu pai esta assim mas o dele esta sem a valvula termostatica....
pode ser o ceboloão errado
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Re: Ventoinha do Radiador acionando muito rápido

Mensagem por alexmagrelo »

O motor está esquentando, mas não fervendo.

Se o cebolão estivesse com defeito não acionaria a ventoinha e o motor ia ferver. Ela está funcionando mas em um periodo curto de funcionamento do motor, isso quer dizer que a temperatura ta aumentando muito rápido mas não ao ponto de ferver.

Minha dúvida: Se meu motor SEM a válvula termostática demora a esquentar, não seria viavél então eu tirar a minha

Tendo em vista que ele está com o kit 1.6 e isso pelo jeito está fazendo ele esquentar mais que o normal?

Se alguém que já tenha passado por essa situação puder me ajudar, agradeço
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Re: Ventoinha do Radiador acionando muito rápido

Mensagem por Rodox »

Li em um livro de mecânica que pode ser ponto incorreto.

E no site a seguir diz:

SUPERAQUECIMENTO
O superaquecimento pode ser causado principalmente por:
A) Bomba de água defeituosa;
B) Correia do ventilador ou da ventoinha frouxa ou rompida;
C) Falta de água no sistema de refrigeração;
D) Ponto de ignição ou ponto de injeção incorreto;
E) Radiador obstruído;
F) Tampa do radiador defeituosa;
G) Válvula termostática operando inadequadamente.

Fonte: http://www.jpmotores.com.br/dica02.html
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Re: Ventoinha do Radiador acionando muito rápido

Mensagem por DanielGT »

é pq vc colocou o kit 1.6 (1.2 no final) mas continuou com cabeçote de 1.0 logo sua taxa de compressão subiu muito. deve ter ido de 9:1 pra 10,5:1 esquenta mais com taxa alta. acho, não tenho certeza pois pode ser outra coisa, que se vc colocar cabeçote de 1.6 melhore. a taxa com certeza volta pra 9:1
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Re: Ventoinha do Radiador acionando muito rápido

Mensagem por alexmagrelo »

DanielGT escreveu:é pq vc colocou o kit 1.6 (1.2 no final) mas continuou com cabeçote de 1.0 logo sua taxa de compressão subiu muito. deve ter ido de 9:1 pra 10,5:1 esquenta mais com taxa alta. acho, não tenho certeza pois pode ser outra coisa, que se vc colocar cabeçote de 1.6 melhore. a taxa com certeza volta pra 9:1
Então Daniel

Conversei com o mecânico e tendo em vista que está tudo em ordem no motor ele comentou sobre duas possibilidades a bomba d'água ou possivelmente o cabeçote.

E vai confirmar a informação com o pessoal da retifica, mas já estou me preparando para trocar o cabeçote, creio que vá resolver o problema, a bomba d'água é baratinha já aproveito e troco também.

Me surgiu uma dúvida, qual a diferença entre biela, virabrequin e cabeçote do motor CHT 1.0 para 1.6, o que muda de um pra outro?

Abraços
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Re: Ventoinha do Radiador acionando muito rápido

Mensagem por DanielGT »

a biela do 1.6 é menor e o virabrequim maior:

Motor AE 1.0 - Curso 64,2mm
Motor AE 1.6 - Curso 83,5mm

Motor AE 1.0 - Bielas 138,2mm
Motor AE 1.6 - Bielas 127,8mm

Se você utilizar o Virabrequim do 1.6 terá que trocar as bielas e usar o cabeçote de 1.6 (o volume da camara é diferente), mesmo vale para usar só os pistões, cabeçote tem que ser trocado.

http://www.preparados.com.br/topic/4573 ... motor-cht/
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Re: Ventoinha do Radiador acionando muito rápido

Mensagem por alexmagrelo »

DanielGT escreveu:a biela do 1.6 é menor e o virabrequim maior:

Motor AE 1.0 - Curso 64,2mm
Motor AE 1.6 - Curso 83,5mm

Motor AE 1.0 - Bielas 138,2mm
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Se você utilizar o Virabrequim do 1.6 terá que trocar as bielas e usar o cabeçote de 1.6 (o volume da camara é diferente), mesmo vale para usar só os pistões, cabeçote tem que ser trocado.

http://www.preparados.com.br/topic/4573 ... motor-cht/

O carro está andando bem, econômico, o motor está um relógio, porém esse lance da temperatura que está me incomodando

Mas vou correr atrás para fazer essa troca do cabeçote

Valeu pela ajuda




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