Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

ZIRAT
Membro
Membro
Carro: Gol GTS

Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)

Mensagem por ZIRAT »

a 5º do PS vai dar muita diferença entre a marcha da 4ª, essa relação do PX ja é casada e já fica muito boa.
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTS 91/92

Mensagem por Schubert »

Galera, gostaria de aproveitar a conversa aqui para perguntar se essa relação que esta no manual comum é certa mesmo? Se essa relação de velocidade x RPM casa com o GOL GTS 91 ou como o do nosso amigo o 93, se isso é baseado em reta ou na descida da um pouco mais e qual é a velocidade final dos GTS?

Imagem
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTI

Mensagem por MacLeod »

Schubert, a relação que está no manual é correta para o GTI, então creio que também é para os demais. A velocidade máxima do GTS indicada no manual é de 173 Km/h, e foi mais ou menos isso que as revistas especializadas conseguiram (velocidade real, medida no plano). A velocidade apresentada no velocímetro é diferente da real, mas as medições de GPS são bem confiáveis para fins de velocidade máxima.

A velocidade máxima de qualquer carro varia conforme as condições climáticas, bem como altitude, etc. Nenhum carro é igual a outro do mesmo modelo, porque o processo de fabricação não é perfeito. O desempenho do carro varia ao longo da vida útil dos componentes. Na descida o carro terá desempenho maior e poderá exceder o especificado pelo fabricante, porém em modelos sem limitador de giro deve se estar atento à rotação máxima permitida.

Valeu! :good:
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTS 91/92

Mensagem por Schubert »

Fala Mac, cara descobri que o meu painel estava mentindo para mim em velocidades maiores, ele esta com aquele efeito de ficar oscilando entre 20 e 40km/h depois parava, depois atenuou mais e até entre 80 e 100km/h ele também oscila, a 110km/h na verdade já estava a 120km/h e essa diferença só aumenta conforme aumenta a velocidade, quando chegava aos 140km/h já estava á 155km/h, fiz 165km/h no GPS outro dia, mas estiquei a 3º, 4º bem para depois colocar a 5º.
Um mecânico aqui da minha região que mexe com preparação, me informou que ele tem duvidas referente as engrenagens da minha caixa, pois ele achou a 4º e 5º muito longas e que poderia ser de outra caixa, ai mostrei para ele que a caixa é PV(original do modelo) e ele veio com uma historia de que já abriu caixas originais de fabrica que nunca foram abertas e a relação interna não batia, afirmou que não sei quem que ele conhecia falou assim que na montadora raramente acontecia de na hora de montar as caixas as vezes faltava uma determinada engrenagem para compor a relação e eles pegavam de outra relação para atender a demanda. NÃO SEI A VERACIDADE DESTA INFORMAÇÃO.

Bom indiferente disso estou querendo levar o carro na retifica de um conhecido para abrir o motor e fazer uma revisão geral nele, parece um pouco carbonizado por dentro, a ideia seria deixar tudo limpo e zero, o que acha, ai aproveito e verifico a caixa, troco oleo dela e fico tranquilo nessa parte?
ZIRAT
Membro
Membro

Mensagem por ZIRAT »

Schubert Se vc souber contar dente por dente de cada engrenagem, vc descobre a relação do teu cambio de 1ª a 5ª, mas da um trabalho lascado, mas vai lá de repente vc tem um cambio mais longo e vc não sabia, e o melhor q vc ganha em economia hehe

Flw
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTI

Mensagem por MacLeod »

Schubert escreveu:Fala Mac, cara descobri que o meu painel estava mentindo para mim em velocidades maiores, ele esta com aquele efeito de ficar oscilando entre 20 e 40km/h depois parava, depois atenuou mais e até entre 80 e 100km/h ele também oscila, a 110km/h na verdade já estava a 120km/h e essa diferença só aumenta conforme aumenta a velocidade, quando chegava aos 140km/h já estava á 155km/h, fiz 165km/h no GPS outro dia, mas estiquei a 3º, 4º bem para depois colocar a 5º.
Um mecânico aqui da minha região que mexe com preparação, me informou que ele tem duvidas referente as engrenagens da minha caixa, pois ele achou a 4º e 5º muito longas e que poderia ser de outra caixa, ai mostrei para ele que a caixa é PV(original do modelo) e ele veio com uma historia de que já abriu caixas originais de fabrica que nunca foram abertas e a relação interna não batia, afirmou que não sei quem que ele conhecia falou assim que na montadora raramente acontecia de na hora de montar as caixas as vezes faltava uma determinada engrenagem para compor a relação e eles pegavam de outra relação para atender a demanda. NÃO SEI A VERACIDADE DESTA INFORMAÇÃO.

Bom indiferente disso estou querendo levar o carro na retifica de um conhecido para abrir o motor e fazer uma revisão geral nele, parece um pouco carbonizado por dentro, a ideia seria deixar tudo limpo e zero, o que acha, ai aproveito e verifico a caixa, troco oleo dela e fico tranquilo nessa parte?
Se você está desconfiado do câmbio é só anotar quantos rpm o motor desenvolve, em determinada marcha e velocidade. Depois fazer os cálculos e comparar com o câmbio original. Exemplo: um carro com câmbio PV, pneus 185/60/R14, a 3000 rpm, estará a uns 80 Km/h em quarta marcha, e a uns 100 Km/h em quinta marcha. Já com câmbio PS, as velocidades seriam aproximadamente 95 Km/h e 115 Km/h.

Mas pra isso você precisa de que o painel esteja marcando corretamente as rpm, bem como de um GPS. :good:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: vendi

Mensagem por Rodox »

Quem tem GTS pensa em esportividade e não economia de combustível, então mudar o câmbio dele é besteira, pois é um câmbio esportivo.

Meu câmbio é o 4+E, mas eu preferia se ele fosse como o do GTS... mas usando a relação de 0,83 da 4a. marcha do câmbio 4+E para a 5a. macha do câmbio do GTS. Pois se botar outra relação ao invés de 0,83 não vai mais atingir a velocidade final.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
ZIRAT
Membro
Membro

Mensagem por ZIRAT »

como acabei de adquirir um GTS, penso em ambos hehehe :D, mas pra estrada o GTS deixa muito a desejar e o consumo é muito exagerado, e a rotação do motor fica lá em cima, ja na cidade é uma maravilha ter q arrancar no sinal verde :good:, a 4ª(0,91) e 5ª(0,73) PX seria o ideal pra transformar 5 marchas reais para 4+E sem alterar as 3 primeiras marchas, seria um cambio misto, intermediario sem ser longo e sem ser curto demais, isso q vou montar no meu
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Então pegue as relações de marcha do câmbio do gol 1.8 (4+E) e troque do 4+E somente a 4ª marcha (0,83) , usando no lugar 0,80 do GTS. Você não pode perder a relação 0,80, pois senão vc vai perder a velocidade final.

Veja que não tem muita diferença entre 0,83 e a 0,80, então assim vai ficar bem escalonado o câmbio. E a 5a. marcha do 4+E é 0,68... é mais econômica que a que vc quer (0,73). Então as relações de marcha ficam:

PS adaptado ao motor 1.8S do GTS:
* 1a. 3,45;
* 2a. 1,79;
* 3a. 1,13;
* 4a. 0,80;
* 5a. 0,68;
* Diferencial: 4,11.
Rodox

ZIRAT
Membro
Membro

Mensagem por ZIRAT »

Mas é melhor colocar a do PX pois fica bem mais casada, e ja tenho elas para instalar, e na tabela se tu ver, a relação do PX e do PV, a diferença é só a 4ª e 5ª marchas, q inclusive o PX veio nos ap 1.6 q tambem é 4+E, mas obrigado pela idéia

PV GTS AP 1.8
* 1a. 3,45;
* 2a. 1,94;
* 3a. 1,29;
* 4a. 0,97;
* 5a. 0,80;

PX CL AP 1.6
* 1a. 3,45;
* 2a. 1,94;
* 3a. 1,29;
* 4a. 0,91;
* 5a. 0,73;
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Zirat,

O ruim da sua escolha é que vc não vai mais conseguir atingir a velocidade final, pois ela só é atingida com a relação 0,80, pois a relação vai ficar mais curta em 4ª marcha (0,91) e mais longa em 5ª (0,73) em relação a 0,80.

Mas por outro lado... como tem radar pra caramba a cada esquina acho que dificilmente vc vai andar por aí a 180 km/h... então faça o que vc quer mesmo.

Veja este artigo que explica muito bem como se escalona um câmbio, em que ele diz:

"O segundo ponto é garantir a velocidade máxima estabelecida para o veiculo no plano. A regra é atingi-la em última marcha na rotação de potência máxima do motor menos 5%. Isso serve para o caso do trecho ser em leve descida ou houver vento de cauda, de modo a evitar a rotação de potência máxima seja ultrapassada".

"Outra regra é que o degrau entre a primeira e a segunda marcha deve ser tal que na máxima rotação de regime do motor em primeira, ao se engatar a segunda, a queda se mantenha sempre acima da rotação de torque máximo do motor. A mesma regra vale também para as outras trocas, de 2ª para 3ª, 3ª para 4ª e assim por diante".

http://autoentusiastas.com.br/2014/10/c ... rigatorio/

Saudações,

Rodox
Rodox

ZIRAT
Membro
Membro

Mensagem por ZIRAT »

Vai dar certo essa relação que já tenho, muitos fizeram isso, só to esperando sair $$$ pra começar a montar hehe, mas valeu pela explicação, pq meu cambio vai ser um 4+E pra economia, não pretendo andar sem noção em alta velocidade, é só pra manter o giro baixo e diminuir o ruído e o consumo do motor na estrada mesmo sem prejudicar a arrancada na baixa rotação pois pretendo manter o motor original.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”