ZIRAT escreveu:Na linha CL e GL com o motor ap 1.8 comum pós 90 vieram com cambio PS, eu tive um voyage CL com cambio PS original e não faltou força, por isso q digo q se colocasse tanto no GTi quanto no GTS ficaria melhor e não precisaria mexer no motor e nem carburador, ainda mais q os esportivos tem mais torque e potencia em relação aos motores convencionais, e portanto ficarai como marcha de economia(overdrive), ao menos se colocasse um diferencial mais longo no cambio PV q alongaria todas as marchas e ainda ficaria bem escalonado e com giro mais baixo dando mais fôlego para o motor
Não é assim... As impressões pessoais ao volante não correspondem ao desempenho real do carro. A velocidade máxima de um carro é alcançada quando o motor atinge sua potência máxima. E a potência máxima ocorre numa determinada rotação, no caso do GTS, aproximadamente 5600 rpm. Alongar o câmbio fará com que essa rotação não seja atingida, uma vez que as perdas (força de atrito e outras) se igualarão a potência do motor em um momento anterior da curva de distribuição.
Não sou da área, mas vamos tentar num exemplo. Digamos que um carro precise de 120 cv para atingir 180 Km/h, e que o motor desse carro desenvolva essa potência a 5600 rpm. Nessa rotação, as perdas se igualam à potência desenvolvida.
Se o câmbio for alongado, os 180 Km/h seriam atingidos numa rotação menor. Digo seriam, porque numa rotação menor o motor do carro estará desenvolvendo menos que 120 cv, isto é, as perdas seriam maiores que a potência. Nesse caso, a rotação aumentará até menos que 180 Km/h, no ponto de equilíbrio entre a menor potência desenvolvida em menor rotação e as perdas mecânicas e outras. Em resumo, faltará motor para o câmbio.
No caso contrário, se o câmbio for encurtado, os 180 Km/h seriam atingidos numa rotação maior. No entanto, ainda que o motor do carro hipotético permita girar mais que 5600 rpm, a partir desse ponto a potência somente diminuirá, isto é, as perdas sempre serão maiores. Isso significa que o motor encherá até os 5600 rpm, porém, devido ao câmbio mais curto, a velocidade nessa rotação será menor e não aumentará, uma vez que a potência já é máxima aí. Em resumo, sobrará motor para o câmbio.
Os engenheiros da VW, já sabendo disso, não aplicaram o câmbio PS ao GTS/GTI, pois o desempenho seria certamente menor, embora pudesse ser gerada uma economia em estrada. O câmbio PV, de relação mais curta, se mostrou muito bem escalonado para os modelos, permitindo a maior velocidade possível em relação aos motores utilizados.
