[TUTORIAL] Hodômetro
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[TUTORIAL] Hodômetro
E ai, pessoal, blz?
Andei procurando por todo o fórum e não encontrei nada a respeito. Eis que hj me injuriei com o negocio e resolvi meter as caras.
E não é que deu certo?!!!!
Vamos lá... Meu painel da Paratosa 89 marca td certinho, menos o hodômetro. Fui em uma casa especializada em painéis aqui em SBC e adivinha?
quase fui mal educado com o cara pelo preço exorbitante que ele disse. Então, como bom entusiasta, xereta, apaixonado e doido que sou, resolvi meter as caras e fazer eu mesmo e deu certinho. O problema era apenas uma engrenagem que estava fora do lugar por ter trincado sua sede.
Como já percebi que é muito recorrente esse defeito nos painéis dos quadrados, vou deixar aqui exposto pra vocês como eu fiz.
Não é bicho de sete cabeças, só é necessário um pouco de paciência e cuidado (muito cuidado).
1º - Vc vai precisar de algumas ferramentas.
- Alicate de bico (se não tiver, creio que uma pinça funcione)
- Chave de 6mm
- Chave de fenda
- Chave Philips
- Super Bonder. (Vai depender de como estará a situação da engrenagem.)
1º - Retire tudo o que há de carenagem por volta do painel e volante.
Cuidado, muito cuidado com esta, pois quebra com facilidade (como podem ver. RS)
2º - Retire os botões da moldura do painel.
3º - Retire a moldura do painel
4º - Retire o painel, é necessário tirar os conectores na parte inferior, basta pressionar (levemente) as travas e puxar.
Para retirar o cabo do velocímetro é preciso apenas pressionar sua trava. é bem difícil visualizar, mas no tato mesmo dá tranquilo para encontra-la.
5º - Com o painel em mãos, solte os 8 parafusos de 6mm e desencaixe a parte de tras. Cuidado com a placa eletronica pra não danificar.
Não é preciso retira-la pois há espaço de sobra pra fazer o que precisa.
6º - Visualize as engrenagens que fazem o hodômetro funcionar e avalie o estado delas. Verifique se é preciso sua troca ou apenas seu encaixe.
Lubrifique com graxa banca, oleo de maquinas ou algum lubrificante delicado que não resseque o plástico das engrenagens.
Se for preciso a troca de algo, ai sim terá que recorrer a casas de reparo em painéis, mas garanto que será MUITO mais barato do que deixar pra fazer o trampo.
Pronto, remonte tudo com extremo cuidado e seja feliz com seu painel funcionando perfeitamente e sem aquele "rock rock rock rock rock" que fica quando existe algo fora do lugar por ali.
Espero ter iluminado quem precisa de tal reparo no quadrado.
Qualquer duvida da um toque ai!.
Abraço.
Andei procurando por todo o fórum e não encontrei nada a respeito. Eis que hj me injuriei com o negocio e resolvi meter as caras.
E não é que deu certo?!!!!
Vamos lá... Meu painel da Paratosa 89 marca td certinho, menos o hodômetro. Fui em uma casa especializada em painéis aqui em SBC e adivinha?
quase fui mal educado com o cara pelo preço exorbitante que ele disse. Então, como bom entusiasta, xereta, apaixonado e doido que sou, resolvi meter as caras e fazer eu mesmo e deu certinho. O problema era apenas uma engrenagem que estava fora do lugar por ter trincado sua sede.
Como já percebi que é muito recorrente esse defeito nos painéis dos quadrados, vou deixar aqui exposto pra vocês como eu fiz.
Não é bicho de sete cabeças, só é necessário um pouco de paciência e cuidado (muito cuidado).
1º - Vc vai precisar de algumas ferramentas.
- Alicate de bico (se não tiver, creio que uma pinça funcione)
- Chave de 6mm
- Chave de fenda
- Chave Philips
- Super Bonder. (Vai depender de como estará a situação da engrenagem.)
1º - Retire tudo o que há de carenagem por volta do painel e volante.
Cuidado, muito cuidado com esta, pois quebra com facilidade (como podem ver. RS)
2º - Retire os botões da moldura do painel.
3º - Retire a moldura do painel
4º - Retire o painel, é necessário tirar os conectores na parte inferior, basta pressionar (levemente) as travas e puxar.
Para retirar o cabo do velocímetro é preciso apenas pressionar sua trava. é bem difícil visualizar, mas no tato mesmo dá tranquilo para encontra-la.
5º - Com o painel em mãos, solte os 8 parafusos de 6mm e desencaixe a parte de tras. Cuidado com a placa eletronica pra não danificar.
Não é preciso retira-la pois há espaço de sobra pra fazer o que precisa.
6º - Visualize as engrenagens que fazem o hodômetro funcionar e avalie o estado delas. Verifique se é preciso sua troca ou apenas seu encaixe.
Lubrifique com graxa banca, oleo de maquinas ou algum lubrificante delicado que não resseque o plástico das engrenagens.
Se for preciso a troca de algo, ai sim terá que recorrer a casas de reparo em painéis, mas garanto que será MUITO mais barato do que deixar pra fazer o trampo.
Pronto, remonte tudo com extremo cuidado e seja feliz com seu painel funcionando perfeitamente e sem aquele "rock rock rock rock rock" que fica quando existe algo fora do lugar por ali.
Espero ter iluminado quem precisa de tal reparo no quadrado.
Qualquer duvida da um toque ai!.
Abraço.
Re: [TUTORIAL] Hodômetro
Andre Moya, bom de mais ter compartilhado, a sua engrenagem estava era meio fora do lugar? Todos os paineis dos quadrados são da mesma forma ai no hodometro? O meu outro dia estava a 70 ai derrepente ele foi lá no 60 e voltou no 70, achei engraçado, mas não aconteceu novamente não. Parabéns pelo tuto.
Tópico: http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 13&t=34077
Ultimo DIY Tópico: http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=34917
Re: [TUTORIAL] Hodômetro
Bom tutorial! Bem didático!
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Re: [TUTORIAL] Hodômetro
Opa, e ai Schubert, blz?
Então, a engrenagem do meu tinha escapado pq o miolo dela trincou e não deu mais assentamento no eixo onde ficam os números todos lá.
Em relação a ser igual os painéis dos quadrados. creio que seja sim pois o que difere é apenas os que tem conta-giros ou relógios no lado direito.
Valeu, abraço.
Então, a engrenagem do meu tinha escapado pq o miolo dela trincou e não deu mais assentamento no eixo onde ficam os números todos lá.
Em relação a ser igual os painéis dos quadrados. creio que seja sim pois o que difere é apenas os que tem conta-giros ou relógios no lado direito.
Valeu, abraço.
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Re: [TUTORIAL] Hodômetro
Andre Moya escreveu:Opa, e ai Schubert, blz?
Então, a engrenagem do meu tinha escapado pq o miolo dela trincou e não deu mais assentamento no eixo onde ficam os números todos lá.
Em relação a ser igual os painéis dos quadrados. creio que seja sim pois o que difere é apenas os que tem conta-giros ou relógios no lado direito.
Valeu, abraço.
Parabéns Andre, pela iniciativa de fazer o serviço e mais ainda por compartilhar com este tutorial, q está muito bem feito tb.
Ahhhhhh e agora vc atropelou meus planos pro fds, pois tenho q fazer este serviço no meu painel tb kkkkkkkkk
Flw
Abçs
No meu verde sigo em frente!!!
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Re: [TUTORIAL] Hodômetro
Cara Parabéns pelo tuto muito bom mesmo!!!
Na verdade eu já tinha feito isso no meu tbém ia trocar a lampada que tinha queimado, e como vc diz somos muitos curiosos e ousados ai fui desmontando, acabei tirando tudo do lugar e vi que no meu não tinha essa engranagem redondinha, deve ter ido para algum aspirador da vida (ou o alguém tirou pq lá dentro é tudo fechado não deveria ter ido para o chão). Mas ai é que esta o meu problema.... minha kilometragem parou nos 97.000 kkkk zerado para uma Parati 93. Se alguém tiver ela para venda me avise que eu compro...
Na verdade eu já tinha feito isso no meu tbém ia trocar a lampada que tinha queimado, e como vc diz somos muitos curiosos e ousados ai fui desmontando, acabei tirando tudo do lugar e vi que no meu não tinha essa engranagem redondinha, deve ter ido para algum aspirador da vida (ou o alguém tirou pq lá dentro é tudo fechado não deveria ter ido para o chão). Mas ai é que esta o meu problema.... minha kilometragem parou nos 97.000 kkkk zerado para uma Parati 93. Se alguém tiver ela para venda me avise que eu compro...
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Re: [TUTORIAL] Hodômetro
Opa. Dps diz se deu certo, Ricardo.
André Anderson, de onde vc é? Procure por essa engrenagem em casas especializadas em painel. Não deve custar caro. O curioso é que o meu tinha parado nos 72 mil. Kkkkkk
Agora por quantas vezes passou por essa quilometragem..... É outro departamento, rs.
Sempre que eu for executar alguma aventura vou postando aqui pra trocarmos experiências
Abraço a tds.
André Anderson, de onde vc é? Procure por essa engrenagem em casas especializadas em painel. Não deve custar caro. O curioso é que o meu tinha parado nos 72 mil. Kkkkkk
Agora por quantas vezes passou por essa quilometragem..... É outro departamento, rs.
Sempre que eu for executar alguma aventura vou postando aqui pra trocarmos experiências
Abraço a tds.
- luckhiratuka
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Re: [TUTORIAL] Hodômetro
Parabéns pelo tutorial, muito bem elaborado e intuitivo.
Também tenho esse problema no painel do meu Gol, cheguei a fazer orçamento em uma loja especializada aqui da minha cidade, mas me cobraram 200$ pela revisão. Sabendo que o problema é só no hodometro, achei um pouco salgado o valor.
Vou dar uma olhada nesse final de semana, se der certo, eu publico aqui hehehe'
Obrigado e abraços !
Também tenho esse problema no painel do meu Gol, cheguei a fazer orçamento em uma loja especializada aqui da minha cidade, mas me cobraram 200$ pela revisão. Sabendo que o problema é só no hodometro, achei um pouco salgado o valor.
Vou dar uma olhada nesse final de semana, se der certo, eu publico aqui hehehe'
Obrigado e abraços !
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- Carro: Parati CL 89
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Re: [TUTORIAL] Hodômetro
Luck!.
Eu tbm fui ver quanto ficava pra realizar tal reparo em loja especializada. CARA, o rapaz da loja só poderia ter usado algum tóxico no dia,
350 Dilmas pro serviço. Agradeci o tempo dele e fui embora.... RS.
O que pode acontecer é precisar comprar as engrenagens nessas casas, e não é possível que seja caro assim. A mão de obra que é caro, pois é muito delicado o negocio e demorado. (Muito embora eu tenha realizado o trampo no meu painel em uma hora e vinte minutos).
Posta mesmo o resultado ai.... Fico feliz em estar ajudando a manter os caixas em pleno funcionamento.
Abraço!.
Eu tbm fui ver quanto ficava pra realizar tal reparo em loja especializada. CARA, o rapaz da loja só poderia ter usado algum tóxico no dia,
350 Dilmas pro serviço. Agradeci o tempo dele e fui embora.... RS.
O que pode acontecer é precisar comprar as engrenagens nessas casas, e não é possível que seja caro assim. A mão de obra que é caro, pois é muito delicado o negocio e demorado. (Muito embora eu tenha realizado o trampo no meu painel em uma hora e vinte minutos).
Posta mesmo o resultado ai.... Fico feliz em estar ajudando a manter os caixas em pleno funcionamento.
Abraço!.