Tirei o motor de Giro!

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

thadeucht
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Mai 2014, 21:28
Carro: prisma

Tirei o motor de Giro!

Mensagem por thadeucht »

boa tarde!
há alguns realizei meu sonho de moleque de possuir um quadrado,logo após conseguir minha casa própria e convencer a patroa de comprar um "carro velho" ,vi que era a hora de encontrar um quadradinho para mim, então vendi minha moto e comprei o quadrado! CL ano 1991 gasolina1.6 CHT original.
Muito empolgado com o quadradinho, resolvi dar uma "esticada" ate que o motor fez como se fosse um "corte de giro", mas pesquisando depois, descobri q carros carburados aceleram ate quebrar!!! desde então estou meio cabreiro com meu motor, eu não estava a acostumado com estes motores, já q meu primeiro carro foi um prisma 2007 que possui conta-giros e limitador de giro, portanto deixo aqui minha pergunta:

O motor cht corta giro? ou tem alguma proteção para altos giros do motor??? o carro continua normal, mas estou mt cabreiro com isto! já instalei um conta-giros e não passo dos 4000rpm!
Avatar do usuário
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 385
Registrado em: 24 Nov 2012, 11:24
Carro:

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Buenocdgq »

Fala quadradeiro,

conseguiu a proesa de conversar a rádio patroa? rs' parabéns!

Cara, quanto ao corte de giro, depende do carro se não me engano, já ouvi dizer que
alguns (depois de 91) saíram com corte de giro, mas não sei, não estiquei mais que 6000 rpm.
Cuidado que se você passar dos 7000 RPM o cabeçote, bloco e tudo mais estará trabalhando acima da faixa de segurança
e o desempenho do quadrado é potenciaXrpm com 5600RPM mais ou menos, depois disso a velocidade não cresce tanto...


Abrass
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Schubert »

E ae thadeucht, beleza?

Cara eu desconheço da existência de proteção contra altos giros, ainda mais por ser carburado e o quadrado ser ano 91, nos carros atuais tem até porque são todos injeção eletrônica e tem todo um sistema de controle.
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por MacLeod »

Carro carburado original não tem limitador de rotações. Já li que é possível instalar um corte de giros num carro carburado modulando a corrente da bobina. O GTI foi o único quadrado com injeção e no manual consta que o limitador de rotações atua a aproximadamente 6500 rpm. Só que isso é no AP 2000, se não me engano o limite de rotações do CHT é menor, vá com cuidado até saber ao certo.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Rodrigo Naressi »

CHT não tem corte não
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 385
Registrado em: 24 Nov 2012, 11:24
Carro:

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Buenocdgq »

pronto já desmistificaram o que eu achava kkk'
não tem corte de giro então :D
cara o meu é ap 1.6 e posso ir até 7000RPM, mas a relação potênciaXRPM máxima é em 5600RPM
Avatar do usuário
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 385
Registrado em: 24 Nov 2012, 11:24
Carro:

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Buenocdgq »

MacLeod escreveu:Carro carburado original não tem limitador de rotações. Já li que é possível instalar um corte de giros num carro carburado modulando a corrente da bobina. O GTI foi o único quadrado com injeção e no manual consta que o limitador de rotações atua a aproximadamente 6500 rpm. Só que isso é no AP 2000, se não me engano o limite de rotações do CHT é menor, vá com cuidado até saber ao certo.
onde leu que é possível executar um cortador de giro? #compartilha
thadeucht
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Mai 2014, 21:28
Carro: prisma

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por thadeucht »

Entao tive muita sorte!!! pq o carro esta tinindo! agora instalei um contagiros e estou mais seguro paraa acelarar o quadrado!
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Schubert »

thadeucht escreveu:Entao tive muita sorte!!! pq o carro esta tinindo! agora instalei um contagiros e estou mais seguro paraa acelarar o quadrado!
O contragiros é bom mesmo principalmente para regular a aceleração da lenta no carburador no caso de quem não tem pistola de ponto com rpm ou multímetro com rpm e não esta afiado no ouvido ainda, antigamente baseava a lenta só no ponteiro do contragiros, hoje em dia meu ouvido esta mais afiado, mas quando entro em um carro que não tem o contra giros acho estranho(questão de costume mesmo), da para fazer algumas analises do carro pela velocidade x rpm também.
thadeucht
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Mai 2014, 21:28
Carro: prisma

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por thadeucht »

Na tampa do respiro do óleo, notei uma pasta branca, q também está no antichamas, será q pode ter queimado a junta?
Valter Dias
Membro
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 15 Dez 2012, 21:40
Carro: Gol CL1.6
Localização: São Paulo

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Valter Dias »

OI então essa pasta branca na tampa pode ser q vc ta usando gasolina aditivada o meu carro faz isso quando coloco aditivada quando coloco normal fica normal a tampa... Já o antichamas se ta ficando branca na mangueira do filtro de ar deve tar tb troque o antichamas q ali ñ pode passar nada so ar...

Já a junta faz o seguinte abra a tampa do reservatório de água e funciona o motor deixa esquentar umpouco depois fica de olho se faz bolha na água acelera e desacelere (cuidado ñ acelere muito com o carro parada, ñ tem limitado esse tipo de motor vc pode fundir o motor), se fazer bolha é quase certeza q ta quiemado, se a água circular normalmente quase certeza q ñ ta queimada 99%... faço muito isso nos caminhões e no meu carro...

Agora quando queima junta de cabeçote maioria das vezes o motor perde força fica falhando e quando vc acelera fica fazendo um barulho assoprando as vezes fica saindo água no escape... bom isso na mioria ja vi vezes de queimar junta e ñ aparecer nenhum desses sintomas..

Um aconselho leve num mecanico q ele ve melhor e se tiver junta queimada, pede pra tirar o cabeçote e levar numa retifica para plainar o cabeçote e compra junta boa (eu aconselho sabo)
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por MacLeod »

Buenocdgq escreveu:onde leu que é possível executar um cortador de giro? #compartilha
É possível, já li em vários lugares, mas bom mesmo é você ver o tutorial daqui do clube mesmo:

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 25&t=18772

Ou senão comprar um já pronto. :good:
thadeucht
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Mai 2014, 21:28
Carro: prisma

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por thadeucht »

esticadinha q dei hj pra ver se o carro esta forte, e pelo visto nada ocorreu , mas notei umas bolhas no reservatório de agua com o carro ligado, fora isto esta td norma
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Schubert »

Valter Dias escreveu: Já a junta faz o seguinte abra a tampa do reservatório de água e funciona o motor deixa esquentar umpouco depois fica de olho se faz bolha na água acelera e desacelere (cuidado ñ acelere muito com o carro parada, ñ tem limitado esse tipo de motor vc pode fundir o motor), se fazer bolha é quase certeza q ta quiemado, se a água circular normalmente quase certeza q ñ ta queimada 99%... faço muito isso nos caminhões e no meu carro...
Só umas aceleradinha, né? Até uns 2500rpm parado e voltar já esta bom, certo? Da forma que falou: "(cuidado ñ acelere muito com o carro parada, ñ tem limitado esse tipo de motor vc pode fundir o motor)" deu a impressão da uma acelerada forte mesmo com o carro parado,rsrs.

Já vi uns caras tentando abri o 2º estagio do 2E como carro parado, fiquei de cara.
Valter Dias
Membro
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 15 Dez 2012, 21:40
Carro: Gol CL1.6
Localização: São Paulo

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Valter Dias »

Bom eu falei pra esquentar primeiro o carro pra poder abrir a valvula termostatica ( acho q o carro seu deve ter) pra água poder circular no reservatório tb, bom dai vc dar uma acelerada ñ precisa ser muito mais manter um pouco acelerado e ve a águra circular no reservatório se ela ñ fazer bolha ta normal se ficar fazendo muita bolha ta passando compressão na junta ou seja queimou, meu carro uma vez queimou a junta na estrada e fazia isso e todos o caminhões q mexo tb faz 99% de acerto nisso.
Bom ja na parte q falei cuidado ñ acelere muito o carro quis referir de acelerar de tudo o motor carro carburador ñ tem limitador (melhor dizendo o motor ñ tem fim a rotação) pode passar da rotação normal é fundir o motor. quando vc ta na 5 marcha voce ate pode pisar no fundo pq o motor ta com peso por causa da marcha.
Agora o q vc falou q o cara tava tentando abri o 2º estagio do 2E com o carro parado, so falo uma coisa esse tipo de cara ñ tem amor no carro e ñ saber quantos custa ganhar dinheiro. Isso é bom pros mecanico de carro q infelimente ñ é o meu carro sou de caminhão se ñ vc falava pra ele vim aqui comigo arrumar o motor quando fundir q ñ vai ser muito dificil acontecer. Se vc quer ver se o 2º estágio ta funcionando sai com o carro engata a 2 marcha e pisa nel se chegar num 60 a 70KM ta abrindo o 2º estágio ( só pessoa q ñ intende umpouco só ou q ñ tem amor nas coisas dele acelera pra abrir o 2º com o carro parado).
thadeucht
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Mai 2014, 21:28
Carro: prisma

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por thadeucht »

Dos sintomas citados, só notei as bolhas de água, no reservatório, existe algum problema em ficar andando assim?? Quanto fica a mao de oBra deste serviço?
U
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Schubert »

Valter Dias escreveu:Bom eu falei pra esquentar primeiro o carro pra poder abrir a valvula termostatica ( acho q o carro seu deve ter) pra água poder circular no reservatório tb, bom dai vc dar uma acelerada ñ precisa ser muito mais manter um pouco acelerado e ve a águra circular no reservatório se ela ñ fazer bolha ta normal se ficar fazendo muita bolha ta passando compressão na junta ou seja queimou, meu carro uma vez queimou a junta na estrada e fazia isso e todos o caminhões q mexo tb faz 99% de acerto nisso.
Bom ja na parte q falei cuidado ñ acelere muito o carro quis referir de acelerar de tudo o motor carro carburador ñ tem limitador (melhor dizendo o motor ñ tem fim a rotação) pode passar da rotação normal é fundir o motor. quando vc ta na 5 marcha voce ate pode pisar no fundo pq o motor ta com peso por causa da marcha.
Agora o q vc falou q o cara tava tentando abri o 2º estagio do 2E com o carro parado, so falo uma coisa esse tipo de cara ñ tem amor no carro e ñ saber quantos custa ganhar dinheiro. Isso é bom pros mecanico de carro q infelimente ñ é o meu carro sou de caminhão se ñ vc falava pra ele vim aqui comigo arrumar o motor quando fundir q ñ vai ser muito dificil acontecer. Se vc quer ver se o 2º estágio ta funcionando sai com o carro engata a 2 marcha e pisa nel se chegar num 60 a 70KM ta abrindo o 2º estágio ( só pessoa q ñ intende umpouco só ou q ñ tem amor nas coisas dele acelera pra abrir o 2º com o carro parado).
Nossa se eu visse alguém tentando abrir o 2º estágio do meu quadrado assim eu pirava perderia a razão.
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 329
Registrado em: 03 Dez 2009, 00:49
Carro:
Localização: Viamão/RS

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Gabriel_CHT »

Limitador de giro é só instalar um 3Step da ODG ou similar...

Andei uns 4 anos "Esgoelando" um CHT 1000 sem contagiros (só ouvia o berro do motor), esticava giro sem dó e nunca aconteceu nada com o motor...

Se popularizou essa lenda urbana de CHT ser frágil, não prestar, mas digo por experiência própria que é um motor resistente e muito valente... Pode girar até 6500rpm tranquilo (apesar de não ser necessário, afinal a potência máxima é por volta de 5600).

Antes de fazer ele para 1.6, abusei de todas maneiras pra ver o quanto aguentava (já que iria fazer o motor completo mesmo e só aproveitaria o bloco) e o bicho nunca se entregou...

Não estou aconselhando cometer os abusos que cometi, só quis dizer que pode rodar tranquilo que é um excelente motor e não é de "vidro", como muitas pessoas tentam afirmar... Só manter a manutenção em dia, caprichar na troca de óleo e cuidar com as borras no óleo, pois elas atrapalham na lubrificação e isso pode condenar teu motor, mas isso vale para qualquer motor.
Valter Dias
Membro
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 15 Dez 2012, 21:40
Carro: Gol CL1.6
Localização: São Paulo

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Valter Dias »

A gente pode ficar pisando fundo no carro ate o motor berrar, mais isso com o carro andando, com o peso do carro e das marcha o motor nunca vai ultrapassar o limite de rotação gente pode ficar sossegado..(reta ou subida). descida ñ aconselho

Agora se vcs ficarem acelerando até o fim com o carro parado so pra ve se abre o 2º estágio vai ultrapassar sim o limite de rotação, (utimo carro q tem limite de rotação são os q tem infeção eletronica por causa do famoso sensor de rotação ele q torca quando vc acelera demais)..

Motor AE o famoso CHT é mais resistente q o AP, por causa da corrente q vira o comando ate pra dar tranco o CHT é melhor q o Ap , já o AP é correia se der algum tranco errado pode atropelar valvula...

Meu motor é CHT fiz em 2012 ta com 80.000 KM viajo toda semana com ele, e ñ fica atrais de muito carro ñ... ele só é lento na saida depois q pegou uma certa rotação o bicho anda e muito
Valter Dias
Membro
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 15 Dez 2012, 21:40
Carro: Gol CL1.6
Localização: São Paulo

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Valter Dias »

thadeucht escreveu:Dos sintomas citados, só notei as bolhas de água, no reservatório, existe algum problema em ficar andando assim?? Quanto fica a mao de oBra deste serviço?
U
Vc tem q ver se as bolha são frequentes, por exemplo vc acelera deixa umpouco acelerardo por uns 10 segundo, se ficar fazendo bolha sem parar ta com problema sim, se a agua ficar circulando ta bom. Fazendo umpouco só de bolha quando vc desacelera é normal..

Se a Junta tiver queimada e vc ficar andando com o carro por muito tempo, vc pode ter q trocar as camisa no minimo pode se queima a junta no meio de um cilindro no outro passa fogo de um lado pro outro, pode quebrar o colarinho da camisa (a parte de cima da camisa).. Já vi isso acontecer em muito motor de caminhão

Quanto a mão de obra ñ sei quanto fica pq lembrando sou mecanico de Caminhão a Diesel ñ a gasolina, mais acho q vc vai gastar uma média de 500 reais com manutenção plainar cabeçote e junta de cabeçote isso é +ou-
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”