[MOTOR] Kit GNV avanço

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
Fininho
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 06 Dez 2007, 11:15
Carro:
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por Fininho »

Variador de avanço em carro Carburado não rola.. pois o ponto do carburado é feito mecânicamente e não eletronicamente como na injeção...

Mas nelhorei muito esse meu problema colocando a bobina do gol MI. e regulando minhas velas para 0.9, principalmente no GNV, onde a queima é mais pobre...

Faz isso que fica show !!

Abraços !!


longuete escreveu:Tô querendo botar variador de avanço no KIT GNV. No gás, tô tomando fumo de carro 1.0. Será que vai fazer diferença o uso de um variador de avanço? Acredito que o uso de um variador de avanço preserve o motor também.
Rodrigo Mendonça
Gol GL 92 1.8 AP Gas/GNV
Alternador Bosch 90ah
Bobina do gol MI
DVD retrátil HBUSTER
Vidro Elétrico Inteligente
Alarme positron
Lacrado no G5 !!
Imagem
Avatar do usuário
marceloquinsan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 327
Registrado em: 04 Fev 2009, 19:58
Carro:
Localização: Caçapava/SP

Mensagem por marceloquinsan »

amigo como regula a vela p 0.9??
Gol 1.6 AP
Original
Sonzera
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por longuete »

Fininho escreveu:Variador de avanço em carro Carburado não rola.. pois o ponto do carburado é feito mecânicamente e não eletronicamente como na injeção...
Mas nelhorei muito esse meu problema colocando a bobina do gol MI. e regulando minhas velas para 0.9, principalmente no GNV, onde a queima é mais pobre...
Faz isso que fica show !!
Abraços !!
Não, não! Vc está enganado. Acabei de dizer aí em cima que o carro melhorou da água pro vinho. Concordo que o avanço do carburador é feito mecanicamente, mas o variador pode ser configurado de várias formas através do conjunto de switches. No meu caso, regulei para ponto de avanço fixo (e não curva de avanço), haja vista a curva de avanço ser feita dentro do distribuidor. Como o distribuidor não sabe se o carro está rodando em álcool ou GNV, para ambos os combustíveis e sem o variador, o avanço vai ser o mesmo. O que o variador vai fazer (somente quando rodar em GNV) é pegar o ponto enviado pelo distribuidor e avançar o grau programado (no meu caso, adiantei 12º). O que não rola é não instalar o variador e deixar o ponto meio pro GNV, meio pro combustível líquido. O carro não fica legal, nem pra um, nem pra outro combustível. Tô falando pra vc, rapaz! Pode acreditar! Antes eu fazia 180 KM com um bujão de 16 M. Agora, após o variador instalado, tô fazendo 245 KM por bujão. Não pode ser só coincidência, né? Antes o motor, quando em GNV, vibrava muito e não tinha muita força. Agora fica sereninho no GNV e tá com mais força. Melhorou tudo! Tô com o carburador reguladinho pro álcool (10 KM/L) e rodando sereno (900 RPM) na lenta. Ao jogar pro GNV, continua assim. A maioria das instaladoras de GNV não instalam variador em carburado, pois podem ajustar o ponto no distribuidor e regular a lenta no carburador. Quando isso é feito, o carro fica querendo morrer no combustível líquido. Daí os caras aceleram a lenta do carro e o mantém nos 1100 RPM pra compensar o ponto fora do original. Pelo menos era assim que o meu estava.
Vc leu o que o engenheiro disse aí em cima? O variador melhora sim. É um fato (atestado por mim)! Mas com certeza o negócio ficaria melhor ainda se eu colocasse uma bobina do MI (meu próximo passo) e regulasse as velas como vc mesmo sugeriu.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Avatar do usuário
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 385
Registrado em: 24 Nov 2012, 11:24
Carro:

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por Buenocdgq »

Posso ressuscitar esse tópico? rs
como executar a instalação desse variador?
alguém pode me ensinar? DYI?
o meu é aquele kit em que tem um parafuso que regula a entrada de gas no carburador
leandrofviana
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Abr 2010, 11:35
Carro: Voyage 94 1.8 AP
Localização: Rio de Janeiro

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por leandrofviana »

Bueno, tenho interesse nesta questão também. Estou para colocar GNV no meu voyage 94 e já de cara penso na questão do distribuidor pois tive um santana 1.8 AP que nunca ficava 100% nos dois combustíveis. Geralmente, quando jogava para o Alcool ele começava a bater pino em alta. A idéia de colocar variador parece interessante pois pelo que entendi, o ponto fica regulado para funcionar como se estivesse no combustível original e quando for utilizar gnv o sinal do distribuidor enviado para o variador é modificado para funcionar melhor para gnv. Se puderem colocar um passo a passo aí ou foto de como ficou ajudaria muito. Obrigado
BlackHawk 94 - AP 1.8
leandrofviana
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Abr 2010, 11:35
Carro: Voyage 94 1.8 AP
Localização: Rio de Janeiro

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por leandrofviana »

Outra questão. É possível colocar o bico do gnv na tampa do filtro ou em outro lugar que não seja furando o carburador? Estou pensando em fazer sem furar, quero evitar isso.
BlackHawk 94 - AP 1.8
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por SCarrilho »

leandrofviana escreveu:Outra questão. É possível colocar o bico do gnv na tampa do filtro ou em outro lugar que não seja furando o carburador? Estou pensando em fazer sem furar, quero evitar isso.
O meu eu penei aqui para achar quem fizesse mas o cara furou a panela do filtro por cima, o ideal é fazer dois furos no carburador mas como o meu é um mini sempre fica um lixo e já perdi 2 carburadores com entrada falsa de ar por isso.
ohana
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Nov 2015, 16:31
Carro: Gol 92

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por ohana »

Fala mano, to pensando em instalar esse variador de avanço no meu carro e gostaria de saber de você, como ta seu carro hoje em dia?
O que você tem a me dizer sobre o variador? Pelo que eu vi vale muito a pena.
Acabei de fazer uma revisão no carburador e ele ta filé.

Abraço
longuete escreveu:
Fininho escreveu:Variador de avanço em carro Carburado não rola.. pois o ponto do carburado é feito mecânicamente e não eletronicamente como na injeção...
Mas nelhorei muito esse meu problema colocando a bobina do gol MI. e regulando minhas velas para 0.9, principalmente no GNV, onde a queima é mais pobre...
Faz isso que fica show !!
Abraços !!
Não, não! Vc está enganado. Acabei de dizer aí em cima que o carro melhorou da água pro vinho. Concordo que o avanço do carburador é feito mecanicamente, mas o variador pode ser configurado de várias formas através do conjunto de switches. No meu caso, regulei para ponto de avanço fixo (e não curva de avanço), haja vista a curva de avanço ser feita dentro do distribuidor. Como o distribuidor não sabe se o carro está rodando em álcool ou GNV, para ambos os combustíveis e sem o variador, o avanço vai ser o mesmo. O que o variador vai fazer (somente quando rodar em GNV) é pegar o ponto enviado pelo distribuidor e avançar o grau programado (no meu caso, adiantei 12º). O que não rola é não instalar o variador e deixar o ponto meio pro GNV, meio pro combustível líquido. O carro não fica legal, nem pra um, nem pra outro combustível. Tô falando pra vc, rapaz! Pode acreditar! Antes eu fazia 180 KM com um bujão de 16 M. Agora, após o variador instalado, tô fazendo 245 KM por bujão. Não pode ser só coincidência, né? Antes o motor, quando em GNV, vibrava muito e não tinha muita força. Agora fica sereninho no GNV e tá com mais força. Melhorou tudo! Tô com o carburador reguladinho pro álcool (10 KM/L) e rodando sereno (900 RPM) na lenta. Ao jogar pro GNV, continua assim. A maioria das instaladoras de GNV não instalam variador em carburado, pois podem ajustar o ponto no distribuidor e regular a lenta no carburador. Quando isso é feito, o carro fica querendo morrer no combustível líquido. Daí os caras aceleram a lenta do carro e o mantém nos 1100 RPM pra compensar o ponto fora do original. Pelo menos era assim que o meu estava.
Vc leu o que o engenheiro disse aí em cima? O variador melhora sim. É um fato (atestado por mim)! Mas com certeza o negócio ficaria melhor ainda se eu colocasse uma bobina do MI (meu próximo passo) e regulasse as velas como vc mesmo sugeriu.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por bleidao »

Na boa mesmo? Todo veiculo com GNV adaptado precisa desse variador de avanço (ou de ponto, como queira).

Então... você tem um ponto de ignição no seu carro para andar na gasolina (ou alcool) e, quando troca o combustível para GNV, esse ponto necessita ser adiantado para que tenha um ganho de potência e para que a queima do GNV seja correta.

Na minha opinião deveria ser obrigatório o uso.
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por SCarrilho »

Instalei o variador, ajeitei o ponto certinho 15º (1.6 alcool) e fui testando para ver em qual ponto o carro se comportava melhor, para mim ficou em 6º, ainda não tenho média de consumo ou relatório referente a potência pois o meu carro está com um carburador para passar na vistoria de gases do inmetro (ta um lixo), quando pegar a estrada e voltar para o carburador que estava antes eu posto um relatório para vocês.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por bleidao »

Então como estamos?
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por SCarrilho »

Tive problemas com o motor do carro ao colocar no ponto exato, ele começou a grilar no alcool então eu tive que mudar um pouco. Antes eu fazia uma média de 120~130km com um cilindro de 10, agora consegui esticar para 140~150. E é claro, tudo depende do pé. Eu acho que o meu motor está muito ruim, por isso o consumo está alto e não passou no teste de gases. Se não me engano coloquei no maior avanço possível que o aparelho oferece.

Meu carro está todo original, velas, cabos de vela, bobinas, filtro... nada diferente. Talvez no futuro coloque a bobina do MI para melhorar o consumo também. Mas antes vou ter que fazer a parte debaixo do motor, ta batendo saia com o carro quente, frio e mesmo com óleo de alta rodagem.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por bleidao »

olha só...

Pelo que vejo, o ideal seria levar a um mecânico para avaliar a saúde do motor. Está fumando ou rajando algo?

O ponto não se deve usar o máximo adiantado. Uns 15° já está bom para rodar no GNV.

Tem um turbilhão de coisas a serem analisadas.

Se o veículo não passou na emissão de gases, pode ser que tenha que fazer o motor para regularizar.
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por SCarrilho »

bleidao escreveu:olha só...

Pelo que vejo, o ideal seria levar a um mecânico para avaliar a saúde do motor. Está fumando ou rajando algo?

O ponto não se deve usar o máximo adiantado. Uns 15° já está bom para rodar no GNV.

Tem um turbilhão de coisas a serem analisadas.

Se o veículo não passou na emissão de gases, pode ser que tenha que fazer o motor para regularizar.

O meu motor não fuma, não desce água nem óleo (ok, mas vaza hehe) mas bate. O ponto do meu carro é 15 graus e no aparelho eu não lembro se botei para adiantar 12 ou 15.

Esse vídeo aqui o carro está com o motor frio e no álcool.

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=c42rf-Onscc[/BBvideo]

O cabeçote talvez tenha alguma válvula que não esteja vedando 100% mas mesmo frio ele bate muito pouco tucho, o comando está novinho... o problema é na parte debaixo mesmo.


Aí ele quente no GNV

[BBvideo 560,340]https://youtu.be/sn_znkk8n3s[/BBvideo]
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por bleidao »

Rapaz... por video fica um pouco dificil identificar. Lembrando que o motor AP normalmente bate um pouco mesmo, principalmente com tuchos mecânicos.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”