Fininho escreveu:Variador de avanço em carro Carburado não rola.. pois o ponto do carburado é feito mecânicamente e não eletronicamente como na injeção...
Mas nelhorei muito esse meu problema colocando a bobina do gol MI. e regulando minhas velas para 0.9, principalmente no GNV, onde a queima é mais pobre...
Faz isso que fica show !!
Abraços !!
Não, não! Vc está enganado. Acabei de dizer aí em cima que o carro melhorou da água pro vinho. Concordo que o avanço do carburador é feito mecanicamente, mas o variador pode ser configurado de várias formas através do conjunto de switches. No meu caso, regulei para ponto de avanço fixo (e não curva de avanço), haja vista a curva de avanço ser feita dentro do distribuidor. Como o distribuidor não sabe se o carro está rodando em álcool ou GNV, para ambos os combustíveis e sem o variador, o avanço vai ser o mesmo. O que o variador vai fazer (somente quando rodar em GNV) é pegar o ponto enviado pelo distribuidor e avançar o grau programado (no meu caso, adiantei 12º). O que não rola é não instalar o variador e deixar o ponto meio pro GNV, meio pro combustível líquido. O carro não fica legal, nem pra um, nem pra outro combustível. Tô falando pra vc, rapaz! Pode acreditar! Antes eu fazia 180 KM com um bujão de 16 M. Agora, após o variador instalado, tô fazendo 245 KM por bujão. Não pode ser só coincidência, né? Antes o motor, quando em GNV, vibrava muito e não tinha muita força. Agora fica sereninho no GNV e tá com mais força. Melhorou tudo! Tô com o carburador reguladinho pro álcool (10 KM/L) e rodando sereno (900 RPM) na lenta. Ao jogar pro GNV, continua assim. A maioria das instaladoras de GNV não instalam variador em carburado, pois podem ajustar o ponto no distribuidor e regular a lenta no carburador. Quando isso é feito, o carro fica querendo morrer no combustível líquido. Daí os caras aceleram a lenta do carro e o mantém nos 1100 RPM pra compensar o ponto fora do original. Pelo menos era assim que o meu estava.
Vc leu o que o engenheiro disse aí em cima? O variador melhora sim. É um fato (atestado por mim)! Mas com certeza o negócio ficaria melhor ainda se eu colocasse uma bobina do MI (meu próximo passo) e regulasse as velas como vc mesmo sugeriu.