Projeto Turbo 1.8

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Juliano1990
Membro
Membro
Carro: Parati GL 1991

Projeto Turbo 1.8

Mensagem por Juliano1990 »

eai, galera sou novo aqui no forum, tenho uma Parati GL 1.8 1991 retificada, que no momento está com 9500km e que venho restaurando fazem 4 anos já,
e agora depois de ter completado a parte estética interior e exterior estou planejando preparar o motor, uma preparação pra uso na cidade e pra longo prazo, e pelo que pesquisei com preparadores e em forums acho que melhor maneira pra mim é a Turbina e com a configuração a seguir, porém quero ver algumas opinioes diferentes sobre o meu projeto e tbm tenho algumas duvidas que vou citar após a configuração da preparação *(aceito sugestoes):

-quase tudo forjado: pistoes e pinos, bielas, parafusos/prisioneiros do cabeçote e mancais
- turbina .50
-1,0 bar + de pressao, ainda na duvida
-comando de válvulas 49G, ainda na duvida
-carburador 2E ou 3E
-embreagem "elástica" / de ceramica

duvida 1: quero saber qual é a diferença de um 1,0 pra com 1,2 bar de pressao, dá muita diferença de um pro outro? OBS: eu sei que vai ser mais gastador de 4,5 a 6/litro porém quero saber sobre essa diferença que citei, estou disposto a gastar, nao disse que quero economizar!!!!!!!!!! (faz 7km/litro original na cidade, normal sem usar ponto morto)

duvida 2: tbm gostaria de saber qual pressao vcs utilizariam com tudo forjado MENOS cambio e virabrequim, como citei denovo ainda),
e COM cambio e virabrequim forjados, pra quanto aumentariama pressao?

duvida 3: qual a diferença de funçao/desempenho e de preço dos Carburadores 2E e 3E?

duvida 4: o óleo do motor vai continuar o mesmo do motor original após turbinado?

duvida 5: a manutenção de um turbinado forjado de 200cv é muito diferente pra um de 250cv? (nao estou falando de consumo de combustivel)

duvida 6: o que se faz para quebrar um motor, pisar demais/aumentar demais o giro?

duvida 7: reforço de carroceria (barra) a partir de quantos cv/pressao usar?

duvida 8: "volante aliviado", em que ajuda, ajuda muito e se vale a pena fazer, ou é pra aspirado? e quanto custaria?

duvida 9: tenho aros 15", ajudaria colocar aros 16" na traseira pra uma aderencia do carro maior? (obs: a tração é dianteira, e nao quero por maior do que 15" na frente pois quase pega mesmo sem estar rebaixado)

duvida 10: taxa de compressao do motor, em que influencia? é mais um fator no risco de quebra ou algum outro problema? quanto usar de taxa com a configuração que citei e 1,2bar por exemplo?

duvida 11: fazendo a manutenção 100% correta e sem fazer besteira, pisotear muito no carro, quanto vcs acham que roda um turbinado forjado, 50, 60, 70, 80, 90 mil km??

agradeço qualquer opiniao!!
Editado pela última vez por Juliano1990 em 17 Mar 2014, 20:10, em um total de 5 vezes.
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Re: Projeto Turbo 1.8

Mensagem por Rodrigo Naressi »

bom dia amigo, vai aparecer o pessoal especializado em breve, mas vai minha opinião... se vai usar 0.8bar acredito não necessitar colocar tudo forjado, se colocar vai durar mais depende se tu pretende meter o pé direto... o consumo é no alcool ou gasolina? vai ter problema com homocinética se usar entre 1,5 e 2kg de pressão ou fazer péssimo uso nas trocas de marchas.... os freios são segurança acho que vem em primeirissimo lugar.....
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Luan de lima
Membro
Membro
Carro: Gol Bx 1984

Mensagem por Luan de lima »

Ola vc vai forjar o motor e andar so com 0,8 ? porque com 0,8 eu to vou rodar no meu ap 1.6 a alcool original o teu 1.8 vc nao precisa forja pra anda com esses 0.8 o consumo da sua parati vair ser + - uns 6km/litro se for forjado + - vc pode usar ate uns 2 kilos tem um ap 1.6 aki na vila que o cara forjou inteiro ta rodando com 2 kilos o virabrequim da pra usar o original mesmo na homocinetica se vc for usar o 0.8 nao vai ter que trocar mais se for andar com 1.5/ 2 kilos dai tem que trocar os freios eu lhe aconselho a colocar os freios ventilados de 256mm do com pinças do santana pitbull valeu parceiro abraço
Proprietário de um GOL LS 1986.
renatocps
Membro
Membro
Carro: Gol 90 GL

Mensagem por renatocps »

fala amigo beleza.. baumm...

entao cara nao sou expert no assunto amis ja tive uma saveiro turbo do com os mesmo 0.8 de pressão.
não tinha nada disso que vc citou e andava muitoo.. nada forjado nada de freio nada de homocinetica..

mais se vai fazer tudo bonitinho zerado mete pressao nisso que aguenta, de 1.5 kg pra cima.ai é bom colocar os freios que nosso amigo luan falou.

outra coisa coletor 4x1 nao se aplica pra turbo..pelo menos nunca vi.

consumo vai depende de como vc andar.. se seu motor é todo retificado com tudo original para o que vc quer vai fikar muito bom..

valew boa sorte no projeto
Juliano1990
Membro
Membro

Rodrigo Naressi, Luan de Lima e renatocps> galera vlw pela opinião mesmo, mas me desculpem eu esqueci de dizer que é um projeto de carro que quero que ande 100.000km ou mais (turbinado e forjado), por isso esta pressão baixa, nao pretendo vender o carro, e só pra constar: ando pouco, uns 2500km/ano e nao sou de pisotear toda hora

oq acham, mesmo assim é pouca pressao?
General_Lee
Membro
Membro
Carro: Quadrados Club MG

Mensagem por General_Lee »

cavalo que anda tbm e cavalo que bebe, mas se vc fizer tudo direitinho da pra maximinizar o consumo tbm forjar todo o motor pra andar com 0,8 nem rola se vc forjar anda de 1,2 pra cima ,fica com deus ..boa sorte
Gol CL 1.6 CHT 1992 ( 76 CV originais )
Rumo ao AP Turbo
Reforma
Bancos RECARO (X)
Suspenção FIXA (X)
Motor AP ( )
Pintura ( )
Rodas Gol G6 ( )
Forjar o motor ( )
Juliano1990
Membro
Membro

General_Lee escreveu:cavalo que anda tbm e cavalo que bebe, mas se vc fizer tudo direitinho da pra maximinizar o consumo tbm forjar todo o motor pra andar com 0,8 nem rola se vc forjar anda de 1,2 pra cima ,fica com deus ..boa sorte
tu diz isso de andar de 1,2 bar pra cima por causa do custo de forjar? (eu sei o que vou gastar, ja falei com preparador) mas quero pressao baixa pra andar por muito tempo 90000km ou mais com segurança, menor risco de rachar o cabeçote, mesmo nao ssendo um cara que pisa fundo toda hora
JorgeLuizFilho
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro: Gol CL 2.0 Turbo
Contato:

Mensagem por JorgeLuizFilho »

Juliano1990 escreveu:
General_Lee escreveu:cavalo que anda tbm e cavalo que bebe, mas se vc fizer tudo direitinho da pra maximinizar o consumo tbm forjar todo o motor pra andar com 0,8 nem rola se vc forjar anda de 1,2 pra cima ,fica com deus ..boa sorte
tu diz isso de andar de 1,2 bar pra cima por causa do custo de forjar? (eu sei o que vou gastar, ja falei com preparador) mas quero pressao baixa pra andar por muito tempo 90000km ou mais com segurança, menor risco de rachar o cabeçote, mesmo nao ssendo um cara que pisa fundo toda hora
Tenho carro turbo a 12anos ... sempre andei com tudo feito em METAL LEVE.. e sempre com 1Kg.

To com um outro projeto fazendo motor 2.0Forjado ... pra andar com 2Kg acima...

Portanto, se vai forjar... Coloque de 1Kg pra cima...!!! Pode configurar sim para 1,5Kg por exemplo ... voce tera motor pra 10anos ae !!!! E nunca fique Zuando com o carro Parado..( LIxadas !! ) e nunca deixe faltar ÓLEO !!! É essencial !!! Motor pra 10anos ou mais!!!

E ja que vai colocar tudo forjado... invista uma graninha a mais e coloque um Corpo TBI MI com 4 bicos e uma Injeção programavel.... Carburado sempre ira ter que Limpar..regular....
Jorge Luiz Filho
Sorocaba - SP - Brasil

Gol CL Bege 1992 - 2.0T - FT200
Gol GTS Preto 1993 - 1.8s Aspirado
:badbad:
General_Lee
Membro
Membro

concordo plenamente com o Jorge ..
Rumo ao AP Turbo
Reforma
Bancos RECARO (X)
Suspenção FIXA (X)
Motor AP ( )
Pintura ( )
Rodas Gol G6 ( )
Forjar o motor ( )
Juliano1990
Membro
Membro

JorgeLuizFilho escreveu:
Juliano1990 escreveu:
Tenho carro turbo a 12anos ... sempre andei com tudo feito em METAL LEVE.. e sempre com 1Kg.

To com um outro projeto fazendo motor 2.0Forjado ... pra andar com 2Kg acima...

Portanto, se vai forjar... Coloque de 1Kg pra cima...!!! Pode configurar sim para 1,5Kg por exemplo ... voce tera motor pra 10anos ae !!!! E nunca fique Zuando com o carro Parado..( LIxadas !! ) e nunca deixe faltar ÓLEO !!! É essencial !!! Motor pra 10anos ou mais!!!

E ja que vai colocar tudo forjado... invista uma graninha a mais e coloque um Corpo TBI MI com 4 bicos e uma Injeção programavel.... Carburado sempre ira ter que Limpar..regular....
exatamente isso que quero, coisa pra 10 anos ou mais, nao sou de zuar entao tranquilo, e trocar o oleo preparador ja me disse que é de 3 em 3 meses, isso controlo e faço tranquilo tbm, e a respeito dessa limpeza que tu disse, Turbinado deve ser limpo algo em especifico periodicamente? como funciona esse Corpo TBI MI com essa injeção? ta falando de por injeção eletronica?
Juliano1990
Membro
Membro

galera outra coisa, vcs sabem me dizer esses preços +-??

pistoes forjados R$?
bielas forjadas R$?
parafusos do cabeçote forjados R$?
mancais forjados R$?
cambio forjado R$? (e o que exatamente de peças se colocam forjadas no cambio)?
General_Lee
Membro
Membro

Pistão + Pinos forjados R$ 680,00 ( Marca AFP )
Biela (unidade) R$ 380,00 ( Marca Spa )
Parafuso < não Prisioneiro do cabeçote forjado ( 10 unidades) 118mm R$ 160,00 - 136mm R$ 170,00 (Marca Spa)
Cambio forjado >e vc colocar engrenagens das marchas forjadas e tbm o eixo de píloto forjado
Engrenagens 1 °a 4° marcha forjada + eixo de piloto forjado R$ 2,780,00

abraço e boa sorte :relax: :relax:
Rumo ao AP Turbo
Reforma
Bancos RECARO (X)
Suspenção FIXA (X)
Motor AP ( )
Pintura ( )
Rodas Gol G6 ( )
Forjar o motor ( )
Juliano1990
Membro
Membro

General_Lee escreveu:Pistão + Pinos forjados R$ 680,00 ( Marca AFP )
Biela (unidade) R$ 380,00 ( Marca Spa )
Parafuso < não Prisioneiro do cabeçote forjado ( 10 unidades) 118mm R$ 160,00 - 136mm R$ 170,00 (Marca Spa)
Cambio forjado >e vc colocar engrenagens das marchas forjadas e tbm o eixo de píloto forjado
Engrenagens 1 °a 4° marcha forjada + eixo de piloto forjado R$ 2,780,00

abraço e boa sorte :relax: :relax:
e os "mancais do motor" forjados? sabe dizer?

e quanto a essas marcas, SPA e AFP, ja vi bastante elas na internet, mas sao boas mesmo, tem boas referencias?

vlw pela informação amigo!!
General_Lee
Membro
Membro

kit dos mancais sai por R$ 300,00

quanto as marcas SPA e AFP
AFP eu garanto com toda certeza que e boa !!
SPA e marca nacional, não quer dizer q não e boa tbm, muita gente usa e recomenda bastante

abraço
Rumo ao AP Turbo
Reforma
Bancos RECARO (X)
Suspenção FIXA (X)
Motor AP ( )
Pintura ( )
Rodas Gol G6 ( )
Forjar o motor ( )
JorgeLuizFilho
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro: Gol CL 2.0 Turbo
Contato:

Mensagem por JorgeLuizFilho »

O que o general postou ta certinho...
Vi que vc falou de cambio forjado... Pra esta sua configuração nem compre agora...
Ja a injeção eletrônica q mencionei pra vc.. Eé o corpo de TBI do MI com flauta e bicos... E injeção ou Fueltech ou Pandoo..
Vai de Fueltech FT250 custa uns 1250,00
Jorge Luiz Filho
Sorocaba - SP - Brasil

Gol CL Bege 1992 - 2.0T - FT200
Gol GTS Preto 1993 - 1.8s Aspirado
:badbad:
Juliano1990
Membro
Membro

valeu mesmo General Lee e Jorge

Jorge, é muito dificil adaptar essa Injeção eletronica?

vlw mesmo, abraço!!!

quaisquer outras sugestoes sou ouvidos!!
renatocps
Membro
Membro
Carro: Gol 90 GL

Mensagem por renatocps »

tbm acho que com injeção vc nao tera dor de cabeça tão cedo se regular bacana,

acabei de compra um ft250 nova paguei 1300 fora os bicos coletor MI flauta sensores e demais acessorios tipo bomba externa de combustivel bobina mi sonda lambida, é um investimento vamos dizercarinho em comparação a carburado mais nao tem problemas de acerto do carro.

estou montando o meu logo posto fotos pra vc ter idea.

abç
Henrique GTI
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol T.

Mensagem por Henrique GTI »

-tudo forjado: pistoes, bielas, parafusos do cabeçote, mancais (Não há a necessidade disso para a pressão que você irá utilizar, a menos que esteja sobrando R$)
-turbina .50 (Pra um motor 1.8 é uma boa turbina)
-0,8 bar de pressao (Pressão ótima pra miolo original, se quiser até 1bar de pressão vai de boa)
-comando de válvulas ZBA preparador me disse que é o melhor para APs (Use um cabeçote 2.0 ou 1.8 com 49G)
-carburador 2E (Irá alimentar muito bem, mas se tiver uma 3E sobrando coloque ela)
-embreagem "elástica" (Embreagem elástica seria a de cerâmica, certo? Use uma de 980lbs que irá segurar bem essa configuração)
-coletor 4x1 (Não existe isso, ou andar aspirado ou anda turbo, nunca os 2 juntos)

duvida 1: quero saber pra quanto vcs acham que vai ir o consumo com essa pressao de 0,8 bar? (faz 7km/litro na cidade, normal sem usar ponto morto)
Cara isso varia de acordo com o seu pé, mas se quer carro muito econômico, esquece carro turbo

duvida 2: tbm gostaria de saber qual pressao vcs utilizariam com tudo forjado, como citei
Se for forjar o motor pode andar tranquilo acima dos 2bar, mas pra isso não adianta somente pistão e biela forjado, as outras partes do motor como cabeçote, alimentação entre outros precisam acompanhar o upgrade.

duvida 3: duvida sobre além de tudo isso tbm colocar um VIRABREQUIM forjado, mas o preparador disse que prefere o original, só nao entendi o porque ainda (nao pude falar com ele denovo ainda), alguem sabe dizer porque nao usar um virabrequim forjado (ou alguem saberia explicar porque ou quando usar?)?
Existem virabrequins de carro VW que são muito resistentes, se tiver sobrando aí coloca mas pra andar com os seus 0,8bar acredito que não há nenhuma necessidade.

duvida 4: o preparador tbm me disse que é comum dar problema de homocinetica em carro turbinado, vcs aconselham a trocar pra outro conjunto homoc. melhor?
Costuma-se utilizar as homocinéticas do Gol GTi pois são mais reforçadas. Depende da sua maneira de guiar e a potência do carro. Se viver fazendo borrachão elas vão estourar com toda certeza!!!

duvida 5: freios, trocar?
Essencial fazer um up no freio, o básico é utilizar discos e pinças maiores como as do Santana.
Juliano1990
Membro
Membro

renatocps> blza, vlw

henrique gti> nao disse que quero economizar, só disse que queria saber pra quanto vai o consumo, só pra ter ideia mesmo,
e oq vc quis dizer com o cabeçote acompanhar o upgrade? eu já citei que vou forjar prisioneiros do cabeçote/mancais do motor, há algo mais que posso fazer? fala em alargá-lo pra 1.9 ou mais (porém nao tou afim de fazer isso)?
alimentação se refere ao carburador (tbm citei que vou botar 2E ou 3E)?
e quanto ao virabrequim a principio vou deixar original mesmo, homocineticas e freios vou por de Santana 2.0,
mas vlw pela opiniao, se puder me responder denovo agradeço! :)
Juliano1990
Membro
Membro

deem uma conferida ai galera por favor, atualizei com duvidas novas o topico, vlw!!
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”