Motor não funciona após troca de distribuidor!

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

cguilger
Membro
Membro
Carro: Gol Bola 1996

Motor não funciona após troca de distribuidor!

Mensagem por cguilger »

E ae galera,

a história eh a seguinte,
meu gol era monoponto a gasosa, tirei a injeção e coloquei um 2e a álcool, depois de umas batidas de cabeça um "mexânico" meio q "acertou" o carro pra mim
tipo ele colocou o carro pra andar neh, mas tava falhando e tal, provavelmente acerto do bura e giclagem
aí encostei o carro e resolvi mexer eu mesmo, antes de eu mexer a situação do carro era a seguinte: funcionava bem parado, andando falhava, mas a partida era boa, pegava fácil
pra terminar de tirar a injeção comprei um distribuidor para carburado e a caixinha de ignição
tirei todo o chicote da injeção, módulo e as coisas q ainda estavam lá referentes a injeção
instalei o distribuidor e a ignição, coloquei no ponto
aí fui funcionar o carro e nada, com mta briga pegar tremendo todo e estourando no carburador
aí fui conferindo tudo: testei outra tampa, rotor, caixinha, bobina, distribuidor, conferi o ponto umas 20 vezes, tentei colocar com 9, 11, 15 graus e nada
tem faísca nos cabos de vela, mas o carro não pega de jeito nenhum

alguém tem uma ideia para me dar?
meu próximo passo seria pegar um mecânico e levar lá pra ver o diagnóstico, mas como tô tentando fazer eu mesmo neh, se alguém tiver uma luz kkkkk
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTS 91/92

Re: Motor não funciona após troca de distribuidor!

Mensagem por Schubert »

Pelo que entendi depois que alterou a caixinha e distribuidor ficou pior. A Caixinha e o distribuidor você tirou do mesmo carro ou são novos? Você colocou no ponto com a pistola de ponto? Se alterar somente o ponto a lenta vai desestabilizar, seria bom acelerar ele um pouco no carburador e tentar, o certo mesmo e saber a rotação/grau correto, chegou a verificar em tabelas? Estouros pode ser cabos de vela invertido ou motor totalmente fora do ponto.

Outra coisa, acho que o certo era ter colocado um 2E a gasolina, já que o carro era a gasolina antes.

Vamos esperar a galera que entende mais dar mais luz ai.
cguilger
Membro
Membro

Mensagem por cguilger »

As peças são novas, e mesmo assim peguei outras para testar senão era defeito.
O ponto eu acertei na mão mesmo, sem pistola, fiz pelo O/T no volante, marca na polia e no distribuidor e tentei tbm pela marca de 15 graus no volante e girar o distribuidor até sair faísca
Qto ao combustível, ele tava funcionando no álcool, mas agora ele nem pega
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Mensagem por Andre Reis »

Ae cguilger, blz? Já tive um Gol bola com esse motor. É um excelente motor, o desempenho dele é fantástico para um monoponto, têm arrancada melhor que o carburado e o MI, o complicado é que é um motor bem diferente dos outros. Quando você faz alteração de um para o outro, você acaba tendo que ter que trocar tudo, quase nada você aproveita. Acho que o que o Schubert falou é verdade, seria melhor você ter que ter arrumado um carburador a gasolina, vai ser complicado arrumar ele de início, mas acho que depois vai valer a pena. E se estava funcionando com o distribuidor com sensor hall e o módulo, não entendi porque tirou, distribuidor com sensor hall é bem mais moderno, não funciona tranquilo com carro carburado?
cguilger
Membro
Membro

Mensagem por cguilger »

eh q a intenção eh montar um aspro, então mais pra frente eu vou abrir o motor, trocar pistões, balancear td, trocar o cabeçote, etc
mas eu queria colocar ele pra ir andando até eu juntar $$$ pra fazer o resto
GTRs84
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por GTRs84 »

cguilger escreveu:E ae galera,

meu gol era monoponto a gasosa, tirei a injeção e coloquei um 2e a álcool, depois de umas batidas de cabeça um "mexânico" meio q "acertou" o carro pra mim
tipo ele colocou o carro pra andar neh, mas tava falhando e tal, provavelmente acerto do bura e giclagem
aí encostei o carro e resolvi mexer eu mesmo, antes de eu mexer a situação do carro era a seguinte: funcionava bem parado, andando falhava, mas a partida era boa, pegava fácil
pra terminar de tirar a injeção comprei um distribuidor para carburado e a caixinha de ignição
tirei todo o chicote da injeção, módulo e as coisas q ainda estavam lá referentes a injeção
aí fui funcionar o carro e nada, com mta briga pegar tremendo todo e estourando no carburador
aí fui conferindo tudo: testei outra tampa, rotor, caixinha, bobina, distribuidor, conferi o ponto umas 20 vezes, tentei colocar com 9, 11, 15 graus e nada

meu próximo passo seria pegar um mecânico e levar lá pra ver o diagnóstico, mas como tô tentando fazer eu mesmo neh, se alguém tiver uma luz kkkkk
Opa!
Cara, acho que está fora de ponto!
Dependendo de como se monta, altera a ordem dos cabos de vela. Pode ser que seja isso.
Monte tudo e veja onde ficou apontado o rotor, esse será o cilindro 1 (da polia do comando). Ordem de ignição 1-3-4-2.
Fazendo isso, "tem que pegar"!
Dai tu pode fazer pequenos movimentos no distribuidor pra ver se pega, caso não pegue.
Chegou a dar um gole de gasolina direto no carburador pra ver se pega?
Valeu
cguilger
Membro
Membro

Mensagem por cguilger »

GTRs84 escreveu:

Opa!
Dependendo de como se monta, altera a ordem dos cabos de vela. Pode ser que seja isso.
Monte tudo e veja onde ficou apontado o rotor, esse será o cilindro 1 (da polia do comando). Ordem de ignição 1-3-4-2.
Dai tu pode fazer pequenos movimentos no distribuidor pra ver se pega, caso não pegue.
Valeu
E ae fera,
então eu fiz esse esquema, coloquei no OT, vi a posição do rotor e coloquei no 1
fiz a ordem e nada, tentei inverter, mas mesmo assim nada
joguei gasosa no bura tbm, o máximo q acontece eh o motor virar 2 segundos tropicando todo e dar um pipoco no bura
ou eh alguma besteira q eu não tô achando ou deu pau no cabeçote, tipo coincidência de ser bem qdo troquei o distribuidor

vlw
GTRs84
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por GTRs84 »

cguilger escreveu:
GTRs84 escreveu:

Opa!
Valeu
E ae fera,
então eu fiz esse esquema, coloquei no OT, vi a posição do rotor e coloquei no 1
fiz a ordem e nada, tentei inverter, mas mesmo assim nada
joguei gasosa no bura tbm, o máximo q acontece eh o motor virar 2 segundos tropicando todo e dar um pipoco no bura
ou eh alguma besteira q eu não tô achando ou deu pau no cabeçote, tipo coincidência de ser bem qdo troquei o distribuidor

vlw
Acho difícil ser problema no cabeçote. Provavelmente o negócio é ali no distribuidor mesmo...
Chegou a ficar "pescando" o ponto enquanto alguém bate arranque pra ti?
Tenta isso, mas mexe o distribuidor milimetricamente...quando ficar pesado o arranque, o ponto está adiantado demais. Dai vai indo pro outro lado (horário atrasa).
Verifica se está chegando gasolina no carburador também (tira a mangueira de entrada e bate arranque)
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Mensagem por Rodrigo Naressi »

bom dia amigo, vendeu a injeção?
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
cguilger
Membro
Membro

Mensagem por cguilger »

GTRs84 escreveu:
Acho difícil ser problema no cabeçote. Provavelmente o negócio é ali no distribuidor mesmo...
Tenta isso, mas mexe o distribuidor milimetricamente...quando ficar pesado o arranque, o ponto está adiantado demais. Dai vai indo pro outro lado (horário atrasa).
Verifica se está chegando gasolina no carburador também (tira a mangueira de entrada e bate arranque)
Combustível chega, to na bomba elétrica ainda, e chega la no filtro, e tbm tentei jogar gasosa direto no bura

Vou tentar o ponto de novo.... Horário atrasa? Achava q adiantava kkkk
cguilger
Membro
Membro

Mensagem por cguilger »

Rodrigo Naressi escreveu:bom dia amigo, vendeu a injeção?
Não vendi não amigo, ta tudo lá em casa ainda
GTRs84
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por GTRs84 »

cguilger escreveu:
GTRs84 escreveu:
Combustível chega, to na bomba elétrica ainda, e chega la no filtro, e tbm tentei jogar gasosa direto no bura

Vou tentar o ponto de novo.... Horário atrasa? Achava q adiantava kkkk

No distribuidor atrasa, no relógio adianta...hehe
Abraço
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0

boa tarde amigo, parece ser problema do distribuidor mesmo, se está na posição, cabos corretos não entendo... a tua bomba elétrica esta ligada direta, quando bate chave ela continua acionada? tu está testando o PMS do cilindro 1 como? como o cilindro 1 sobe uma vez para expulsar os gases e uma vez para compressão tem que ter certeza que tempo está... tirando a tampa de válvulas tu pode observar qual aciona e qual sequência, dai tu olha o ponto do distribuidor inclusive tu solta todos os cabos de vela (não arriscar de o carro pegar) e com a 4a engatada e ignição ligada tu sincroniza tudo, empurra o carro para tras e volta para frente e observa se a faisca solta da vela correta......

referente a injeção, se tens interesse em vender estou a procura, se for alcool melhor ainda...

abraço e boa sorte no reparo ai...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTS 91/92

Mensagem por Schubert »

Tem que ter certeza do ponto primeiro, acho melhor tirar a tampa da correia dentada e colocar a marca do O|T da polia na reta da tampa de válvula, lá no volante do motor também tem que estar na mesma marca O|T, ou seja no volante ali na janelinha e também na polia, são 2 marcas O|T feito isso vai no distribuidor colocar os cabos na seguinte ordem de ignição 1-3-4-2, depois aponta o marca na carcaça do distribuidor e o rotor para o primeiro cilindro ou primeiro cabo, tente ligar o carro, se não ligar avança um pouquinho o ponto e tenta novamente, quando ele pegar ajusta o ponto correto com a pistola é o melhor a se fazer, já no seu caso, pode deixar a entender que são outras coisas então vai na pistola de ponto mesmo.

Veja se estes sites pode te ajudar:

http://mecanicacaseira.blogspot.com.br/ ... or-ap.html

http://planetabuggy.forumeiros.com/t277 ... p-16-18-20

Da uma olhada neste video também, aqui o cara já colocou direito no grau que ele quer isso manualmente, se fizer o que disse acima e não funcionar, tente fazer que nem ele fez também:

https://www.youtube.com/watch?v=jQSTwPUMHoM
cguilger
Membro
Membro

Mensagem por cguilger »

Rodrigo Naressi escreveu:boa tarde amigo, parece ser problema do distribuidor mesmo, se está na posição, cabos corretos não entendo... a tua bomba elétrica esta ligada direta, quando bate chave ela continua acionada? tu está testando o PMS do cilindro 1 como? como o cilindro 1 sobe uma vez para expulsar os gases e uma vez para compressão tem que ter certeza que tempo está... tirando a tampa de válvulas tu pode observar qual aciona e qual sequência, dai tu olha o ponto do distribuidor inclusive tu solta todos os cabos de vela (não arriscar de o carro pegar) e com a 4a engatada e ignição ligada tu sincroniza tudo, empurra o carro para tras e volta para frente e observa se a faisca solta da vela correta......

referente a injeção, se tens interesse em vender estou a procura, se for alcool melhor ainda...

abraço e boa sorte no reparo ai...
to meio sem tempo pra mexer no carro, mas vou dar uma revisada geral no ponto dele pra ver

a injeção vou vender sim, ela eh a gasolina, estava em um gol ap 1.6 96
ela está bem completinha, tirei tudo o q não ia usar no carro, inclusive os relés e porta relés
no chicote não cortei nada
no fds vou dar uma olhada cetinho em td o q tem nela e te mando uma mp

abç vlw
cguilger
Membro
Membro

Mensagem por cguilger »

Schubert escreveu:Tem que ter certeza do ponto primeiro, acho melhor tirar a tampa da correia dentada e colocar a marca do O|T da polia na reta da tampa de válvula, lá no volante do motor também tem que estar na mesma marca O|T, ou seja no volante ali na janelinha e também na polia, são 2 marcas O|T feito isso vai no distribuidor colocar os cabos na seguinte ordem de ignição 1-3-4-2, depois aponta o marca na carcaça do distribuidor e o rotor para o primeiro cilindro ou primeiro cabo, tente ligar o carro, se não ligar avança um pouquinho o ponto e tenta novamente, quando ele pegar ajusta o ponto correto com a pistola é o melhor a se fazer, já no seu caso, pode deixar a entender que são outras coisas então vai na pistola de ponto mesmo.

Veja se estes sites pode te ajudar:

http://mecanicacaseira.blogspot.com.br/ ... or-ap.html

http://planetabuggy.forumeiros.com/t277 ... p-16-18-20

Da uma olhada neste video também, aqui o cara já colocou direito no grau que ele quer isso manualmente, se fizer o que disse acima e não funcionar, tente fazer que nem ele fez também:

https://www.youtube.com/watch?v=jQSTwPUMHoM
vlw fera,
vou ver se no fds consigo dar uma revisada geral no ponto do bicho
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0

Blz... fico no aguardo! caso tenha interesse tenho alguma coisa de multimídea e som para troca também...
Imagem
GTRs84
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por GTRs84 »

Rodrigo Naressi escreveu:Blz... fico no aguardo! caso tenha interesse tenho alguma coisa de multimídea e som para troca também...

Como está a situação
cguilger
Membro
Membro

Mensagem por cguilger »

GTRs84 escreveu:
Rodrigo Naressi escreveu:Blz... fico no aguardo! caso tenha interesse tenho alguma coisa de multimídea e som para troca também...

Como está a situação
Não tive tempo de mexer ainda, vamos ver se agora no feriado eu consigo dar uma fuçada lá
cguilger
Membro
Membro

Mensagem por cguilger »

Fala galera,

aproveitando o carnaval pra mexer na caranga, descobri o problema do carro com a ajuda de um amigo
entrada de ar, no final não tinha nada com a ignição, fiquei batendo cabeça nela porque era o q eu tinha mexido
e o problema era entrada de ar na base do carburador,

vlw a colaboração de todos aí
abç
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”