[Ajuda] sem estabilidade acima dos 200km

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

thigiardini
Membro
Membro
Carro:

[Ajuda] sem estabilidade acima dos 200km

Mensagem por thigiardini »

bom galera gostaria de algumas dicas de voces para eu conseguir andar acima dos 200km

hoje eu estava vinda para casa do meu vo e vim brincando com uma audi 2.0 turbo das novas so que quando eu estava chegando aos 230 meu carro começou a fazer sigue saque eu consegui manter um pouco mas depois tirei o pe

eu acho que foi vendo lateral se foi isso eu colocando chumbo no carro resolveria o problema
agora se estiver algum truque na suspençao para resolver esse problema conto com voces

uma outra vez eu cheguei a 255 acelerando com um jetta 2.0 turbo na estrada so que meu carro ficou certinho retinho sem fazer sigue sague

bom pessoal conto com a experiencia de cada um
Marcus Vinicius
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Re: [Ajuda] sem estabilidade acima dos 200km

Mensagem por Marcus Vinicius »

Primeiramente, parabéns pelo carro, sinal que o motor deve ter MUITA saúde...

Tem diversas coisas que podem interferir nisso, ou seja, tipo de asfalta, alinhamento x balanceamento x cambagem, velocidade do vento, altura do veiculo, tipo de pneus ( se um tiver mais comido que o outro da diferença, normalmente quando se coloca suspensão rebaixada em um carro turbo, tem que informar ao fabricante que se trata de uma suspensão para carro turbo.. pq ele trabalha-rá ela mais firme.. ou seja, mais pressão no amortecedor, para ter o carro mais nas mãos...
Adeus Gol :'( ___ Nova Aquisição Pag. 20

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=27456

CDGQ! Familia Z/L
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por vinymetal »

Quer estabilidade para andar a 250 num carro com aerodinâmica ruim, (cx de 0,45) projetado para andar com segurança até 160, não tem o que fazer...

Se tu consegue andar a 180 sem se borrar de medo teu carro está perfeito. : )

Vento lateral é complicado, é o que mais interfere, faz a gente ter que fazer correção mesmo andando reto, as vezes abrir os vidros dianteiros melhora um pouco, mas isso até certo ponto.

Vale a pena conferir as buchas do eixo traseiro, se tiver qualquer folga por menor que seja o carro passarinha bastante.
Gol 1000 93/94 - Vendido
thigiardini
Membro
Membro
Carro:

as minhas buchas do eixo traseiro deve ser original ainda vou trocar elas essa semana agora
sobre suspençao foi feita na tag tudo sob medida em relaçao ao meu carro tipo de roda e pneus que eu uso
alinhamento perfeito conferi antes de viajar em relaçao a manter a 180 km sem borrar de medo
essa e minha velocidade de itanhanhem ate peruibe sem tirar o so que ai eu tava brincado com uma audi 2.0 turbo das nova
ai tive dar uma esticada a mais ate 240 km para ele ter certeza que nao ia conseguir me passar tipo deixei ele uns 4 carro para tras ate 220 audi veio mas depois disso ele foi ficando para tras aos poucos conforme meu carro foi indo embora rsrsr
o dono da audi ficou besta porque levei ele de final

mas eu acho que foi vento lateral
porque teve uma vez que acelerei com um jeta 2.0t que eu cheguei a 255km e nao aconteceu isso
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por vinymetal »

De qualquer forma, parabéns pela façanha!

Levar Jetta e Audi turbo não é pra qualquer um!

Qual a potência do teu carro?
Gol 1000 93/94 - Vendido
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Gabriel_CHT »

Cara vc é muito corajoso em rodar a uma velocidade dessa em um carro que não chegou nem perto de ser projetado a essa velocidade. Sem sacanagem ou deboche é muita coragem mesmo, não chego nem perto disso... Por curiosidade me diz como tu mediu essa velocidade toda? Tá usando qual painel no teu carro?
Abraço.
thigiardini
Membro
Membro
Carro:

responder as duas aqui em em relaçao a velocidade a forma de eu medir e no gps porque meu carro so marca ate 200km

em relaçao a potencia estimados por mim 300cv motor 2.0 original turbo

a potencia eu sei que esta dentro disso porque um colega meu montou o carro dele e deu 310 cavalos no motor
so que eu levo por pouca coisa mais levo tipo um meio carro de diferença saindo parado ate 200km nos temos os mesmos cambio
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Gabriel_CHT »

Parabéns thigiardini realmente o carro tá forte! Mas cara se liga com a sua vida meu, andar numa velocidade destas nas nossas estradas com carro original ("esportivo") já é tenso, andar com carro preparado (adaptado) é mais tenso ainda... Não quero dar lição de moral nem nada, entendo que a velocidade é um tesão, mas juízo quando tiver numa situações dessas... Alguns segundos podem custar a tua vida e esse papo de morrer feliz é história, pq garanto se um dia der merda e tu ainda tiver noção do que aconteceu, com certeza não vai morrer feliz... Já me acidentei de moto e posso te dizer, sou totalmente doido por motos e velocidade, mas no momento que me acidentei só pensava fudeu... acabou aqui, já era tudo, como minha família vai ficar... vou morrer aqui... claro que não morri e por sorte nem quebrar nada quebrei... mas enquanto tu tá rolando no asfalto ou voando em direção ao chão não sabe se vai ser só arranhão ou fatal... fora outros sustos depois... o pensamento é sempre esse... graças a Deus to vivo... Mas perdi toda coragem e audácia que tinha... Minha vida não vale o risco... Fora o fato de imaginar o gol que tanto amamos e investimos destruído... Desculpa dar esse toque, mas acho que é válido o conselho. Boa sorte no teu projeto!
thigiardini
Membro
Membro
Carro:

sem preucupaçao nao vou ficar bravo com isso estamos em um forum temos que aceitar a opiniao de todos agora seguir ela e outra coisa mas nao se preocupa sua informaçao ja esta guardada fique tranquilo que eu vou refletir sobre este fato
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Mensagem por Bill »

Amigos,

Realmente essa coisa de velocidade é fo%&a .....
Eu tb adoro dar umas puxadas e tal, mas as vezes vc passa uns perregengues que acaba agradecendo muito por não ter sido mais grave e para pra pensar ......
Morei praticamente 30 anos na beira da rodovia Raposo Tavares aqui em sampa e minha mãe mora até hj lá e cansei de escutar barulho sde freiadas, pneu arrastando e a porrada e vidroz quebrados caindo ao chão, quantas e quantas vezes não vi motoqueiros parados no farol e um carro não consegue frear e arrebenta o pobre, que voa e se estoura no asfalto .....
Ou ainda pessoas presas as ferragens e tudo o mais .....
Por essas e outras que penso muito qdo vou acelerar e evito ao máximo, pois se eu morrer por imprudência minha, azar o meu e aquele cara que pode ser atropelado ou esmagado dentro do seu carro que não tinha nada a ver com minha imprudência ???? Sem contar que vc até pode dirigir muito bem, mas e o seu "adversário", será que esta preparado para andar a seu lado ???? E tambem preparado para ganhar e para perder ????
Acho que se vc quer corre e tal procure um lugar adequado para isso, vá para um autódromo e corra com um mínimo de segurança ......
Acho que nenhuma emoção temporária vale mais que um vida duradoura !!!!
Desculpem se peguei pesado, mas só temos uma vida amigos !!!!

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
thigiardini
Membro
Membro
Carro:

up
thigiardini
Membro
Membro
Carro:

JNao me leve a mal mas nao julgue uma pessoa sem conhece-la
Mas opiniao e opinao cada um tem a sua.nao vou ter recentimentos sobre isso
Mas como voce me chamou de muleke vou agir como um
meu carro ta restaurando vou colocar o cinza do jetta aquele perola
Se voce ver algum dia esse gol na estrada so me faz um favor vai pra direita porque concerteza vou estarmais rapido que voce.
Tenha uma boa tarde
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTI

Mensagem por MacLeod »

Ae galera, não sou moderador nem nada, mas vamos debater o assunto de forma limpa... A liberdade de expressão tem certos limites, vamos nos ater a eles. ;-)

Sobre o tópico, é uma missão difícil fazer um quadrado ser estável nessa velocidade, mas não impossível, tudo depende da disposição do dono. Só como exemplo, os Opalas modificados da Stock Car ultrapassavam os 300 Km/h com alguma estabilidade.

Antes de tudo, cabe notar que atualmente existem lugares legalizados e adequados para se utilizar todo o potencial do carro, que são as arrancadas e os track days. Infelizmente algumas cidades estão bem afastadas desse tipo de evento, mas no Estado de São Paulo existem algumas opções bacanas, embora sejam caras.

No que se refere à rua, é preciso lembrar que disputar corrida por espírito de emulação é infração gravíssima prevista no art. 173 do CTB, que tem como pena o recolhimento da CNH, suspensão do direito de dirigir e multa. Além disso, participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística não autorizada pela autoridade competente, com dano potencial à incolumidade pública ou privada, configura o crime tipificado no art. 308 do CTB, o qual sujeita o infrator à prisão.

Por outro lado, existe o risco humano envolvido. Se o cara resolve andar rápido em via pública, que pelo menos o faça com o máximo respeito a si mesmo e aos outros. O que mais se vê na rua é um bando de imbecis, que se acham o máximo e não entendem nada de pilotagem, do próprio carro, das leis, e nem de si mesmos. Óbvio que existem exceções, aquelas pessoas que curtem andar rápido, mas o fazem em momentos e locais mais propícios, e não se fodem se vão "ficar pra trás" ou "perder um pega" pra um idiota que vai passar no sinal vermelho, vai ficar ziguezagueando no trânsito, ou vai fazer qualquer outra besteira. E não é justo que se generalize o assunto, mesmo porque muitas pessoas trafegam em baixas velocidades de forma tão irracional que colocam todos em risco, do mesmo jeito dos que são inconsequentes em alta velocidade.

Tecnicamente, é claro que o aumento da velocidade implica, no geral, no aumento do risco de se ocorrer um acidente. No entanto, é um grave erro imaginar que velocidade = acidentes. Na verdade, a grande maioria dos acidentes se deve à imprudência dos motoristas. Isso é bem observado nas famosas Autobahn, as estradas alemâs com trechos sem limite de velocidade. O índice de acidentes e fatalidades nas Autobahn é muito menor do que no centro das cidades alemâs, isto é, o índice de acidentes nas estradas de alta velocidade alemâs é menor do que nos trechos de baixa velocidade das cidades alemâs. E existem no Brasil algumas estradas bem parecidas com as Autobahn, embora o limite de velocidade seja sempre o mesmo. Todavia, acho razoável dizer que a maioria das estradas brasileiras está em péssima condição, de modo que andar a mais de 200 Km/h nelas é certamente um grande risco a ser considerado.

Então, observando-se todos os riscos envolvidos, o ideal é se optar pelas alternativas legais e seguras existentes (arrancadas, track days e similares). :y:

Sobre o Gol G1, acho que todos sabem que o coeficiente aerodinâmico dele não ajuda para se atingir altas velocidades. Entretanto, algumas medidas podem favorecer a estabilidade, como: diminuição da altura do carro, diminuição do volume de ar que entra por debaixo do carro (seja utilizando a frente mais baixa ou spoiler), uso de aerofólio projetado para fornecer downforce, uso de pneus mais largos, uso de barras anti-torção, uso de molas e amortecedores com maior carga, vidros um pouco abertos para diminuir a ação dos ventos laterais, etc. Lembrando que eu não tenho conhecimento técnico sobre o assunto, só estou reproduzindo algumas coisas que já li. De qualquer jeito, somente pelos dados fornecidos fica impossível se determinar qual fator é preponderante para o comportamente descrito.

Até mais!
Athlon
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Athlon »

A resposta do amigo McLeod é simplesmente completa.

Obrigado pela sua pesquisa no nosso Código de Transito Brasileiro, definitivamente muito informativa.
Ao thigiardini, cara, você é LOUCO! Parabéns! Seu carro deve ser uma máquina! (Isso é um elogio)
E ao colega Burto, entendo sua revolta, mas acredito que apesar de ter sido dito que ele chegou a essas velocidades, não sabemos em que estradas... Com certeza as condições estavam boas. Caso contrario ele não conseguiria chegar a essa velocidade.

Estou errado thigiardini?
Parabéns mais uma vez, e infelizmente não sei como você pode fazer pra melhorar a estabilidade. Sua suspenção, apesar de ter sido planejada pra potencia atual, ela está em boas condições?

Abraços
thigiardini
Membro
Membro
Carro:

Pensa em todas as buchas do carro de suspensao sao todas novas o amortecedores sao da tag de pista
As molas sao novas tambem. Na estrada era 3 da manha so tinha eu e um jetta stage 2 so mais ninguem
thigiardini
Membro
Membro
Carro:

up
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTI

Mensagem por MacLeod »

Ae, você usa algum spoiler dianteiro ou aerofólio para gerar downforce? A 80 Km/h não faz diferença, mas acima de 200 Km/h a história muda. Qual a altura do seu carro ao solo? Qual a largura dos pneus? Tem barra anti-torção inferior, superior, dianteira e traseira? Alinhamento está perfeito?
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Mensagem por Andre Reis »

Se o problema é estabilidade em altas velocidades, qualquer spoiler que vc colocar no carro vai fazer uma tremenda diferença. Coloca aquela barbichinha que tem nos quadrados, o pessoal nos foruns do New Fiesta debatem muito da utilidade da barbichinha que vem original de fábrica. Alguns tiram pra parar de raspar o carro que é muito baixo na frente, mas relatam que ele perde estabilidade em altas velocidades. Um aerofolio traseiro seria uma boa, esses itens podem até fugir do seu gosto mas vão te ajudar muito.
Vale ressaltar outras coisas. O Gol quadrado têm um CX alto, e outra, na parte da suspensão, seria bom vc ver quais molas estão usando. O gol original usa as molas mais lineares, dão uma tremenda aderência nas curvas mas não são boas em estabilidade além de não serem confortáveis.
Editado pela última vez por Andre Reis em 16 Jan 2015, 12:53, em um total de 1 vez.
thigiardini
Membro
Membro
Carro:

amigo eu uso a suspensao da tag de pista na dianteira e traseira.na dianteira as molas sao originais.
como voce quiz dizer com mola lineares me desculpe a minha falta de informaçao
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Mensagem por Andre Reis »

Eu tambem não manjo muito, mas é a forma que as molas são feitas, lineares são diferentes das progressivas. Talvez seja esse seu problema, o carro está segurando bem de traseira e pouco na frente.
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”