Turbina para GTI

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Daniel Toledo
Membro
Membro
Carro:

Turbina para GTI

Mensagem por Daniel Toledo »

Forte Abraço.
Então, estou comprando as peças para dar um folego para criança...
A principio como a grana não é muita, segue a lista:
Kit Turbo AP 2.0
Turbina Master Power .50 quente 94 - Eixo e Rotor 49,5
Coletor Escape SPA Racing TMW 14 - Slim
Suporte e Bico Auxiliar
Mufla para Coletor
Dosador Caçula
Abertura do motor e troca das peças necessarias...mantendo as caracteristicas originais (Sem forjo)
Expectativa de pressao: 0,6

As questões são:
Modelo da Turbina... A Biaggio custa aprox. 300,00 a menos (poderia investir estes em cabo de vela ou outros)?
Alguma sugestão? Algo que esteja esquecendo, necessidade?
Ajuda ae rapaziada, primeiro carro turbo!
Obrigado
rafaeldex
Membro
Membro
Carro:

Re: Turbina para GTI

Mensagem por rafaeldex »

Compra uma Master Power que é 300 reais a mais, é o melhor investimento que voce faz
Gol Gti 2000 1993

Imagem
Daniel Toledo
Membro
Membro
Carro:

Obrigado Rafael...vou ficar com mesmo, 1 ano de garantia!
Henrique GTI
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol T.

Mensagem por Henrique GTI »

Teu GTi vai andar injetado ou carburado?

As Master Power são muitos boas sem dúvidas, mas a Biaggio não é ruim.
Daniel Toledo
Membro
Membro
Carro:

Injetado...FT 200
Henrique GTI
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol T.

Mensagem por Henrique GTI »

Daniel Toledo escreveu:Injetado...FT 200

Então vá de Master Power, já que irá usar equipamentos bons.

Boa sorte
Daniel Toledo
Membro
Membro
Carro:

Tamu junto, decidido!
Master Power R474-4 - .50fria .94quente - rotor e eixo 49,5
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por André Pinheiro »

Daniel Toledo escreveu:Tamu junto, decidido!
Master Power R474-4 - .50fria .94quente - rotor e eixo 49,5
Essa trubina originalmente tem rotor de 47 mm, vc mandou fazer sob medida ??? Outra a caixa quente não é grande para andar com 0,6 bar de pressão ??? Acredito que vai demorar um pouco a vir a pegada !!! Acho que uma carcaça quente .58 duplofluxo cairia melhor no seu projeto.
O que vc deseja do seu carro ??? Quantos cv imagina ???
Tenho um 2.0 com uma .42.48 que esta super bem dimensionado, pegada cedo e indo bem até o corte de 5º !!!
Dimensionamento de turbina é complicado mesmo, mais as vezes o pessoal acha que uma turbina pequena fica ruim, eu sou a favor de ter um conjunto bem linear do que ter uma turbina que jogue a pegada para cima, entende. Tem um video te teste da Fullpower com uma .42, uma .50 com carcaça quente .48 e uma .70.70 e o resultado com 1 bar de pressão, foi bem parecido da .42 e da .50 até os 3000 rpm, e depois a .50 ganhou dando mais 20 cv do que a .42. Já a .70 perdeu para as duas, pois sua faixa de potencia ficou para as rpm mais altas. Observe que usaram .48 como parte quente, ai acredito que para andar com 0,6 ar essa .94 vai ficar grande para esse nível de pressão. Se fosse usar mais pressão ai acredito que ficaria melhor, porem como tem miolo original, não vai poder abusar da pressão.

Bom só mais uma opinião.

Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Daniel Toledo
Membro
Membro
Carro:

Pô Andre, ai é que ta! Tá foda!
O desejo junto ao carro é de tocar um turbo (hehehe), agora é meu único carro, faço o uso diario e familiar, cavalaria acredito que pelo conjunto inicialmente original motor/cambio/suspensao/freios, nao podera ser algo tao agressivo, imagino uns 200cv-215cv, o mais seguro possivel!
Vamos lá:
Fui na loja comprar a turbina incialmente sugerida pelo preparador .50.48 (coletor pra baixo)
Ele pediu para ver se dava para incluir no meu orçamento um coletor de escape melhor e o outro para 2 bancada, resolvi comprar um coletor SPA TMW-14 "Escape"(mais pela estetica), segunda bancada inicialmente esta fora pelo meu recurso disponivel no momento, disse a ele que futuramente pode ate ser...dai ele pediu que alteraçe a quente para .94..
O dono da loja de peças, tbm me sugeriu uma turbina menor, citou uma apl...sob meu argumento de pouca pressao(0,6 - max 0,8)
O preparador disse o famoso ditado"montamos com 0,6 em 3 meses vc vai querer subir e subir..."
Minha maior preocupação é com a quebra, logo nao poderei subir pressao dado ao motor original, e ainda sim andar com cuidado, certo? Será meu primeiro turbo inclusive...
Acho que esta havendo uma divergencia, o preparador parece esta pensando em futuras modificações e eu em evitar quebra...
Em suma 0,6/0,8 de pressao = quente menor / acima de 0,8 = meu motor pro saco - Tenho um carro a principio limitado, se tiver que andar com 0,4 de pressao estou disposto, o carro já anda bem, nao estou montando para pista e sim pelo prazer...
Agora tenho uma preocupação, será que procede? Dizem por ai que a turbina menor em estrada amarra o carro e força muito...
Sei nao viu! Será que compro tipo a .48 ou .58 e mando ele montar? Troco de preparador? Espero apesar da anciedade e compro bielas e pistoes?
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Cara ...
Seu carro é a gasolina ???
Na minha opinião deve-se usar a menor turbina possível dentro da faixa de potencia desejada, pois assim vc vai ter um excelente resultado em todas as faixas. Quando se superdimensiona uma turbina, pensando em futuros upgrades, os resultados não são adequados.
O meu projeto é um 1938 cc quase um 2.0 que tem originalmente 1978 cc, e uso uma .42.48 e o carro é um tesão, quem anda se surpreende. Esse papo de amarrar em alta e na estrada é lenda, pois se quer 215 cv ela vai ser espetacular sim. O que faz amarrar em alta é pressão e volume, pois realmente as turbinas pequenas não serviriam para potencias elevadas, mais no seu caso com certeza uma .42.48 seria o ideal.
Ando com 1.6 bar de pressão e acredito ter uns 270 cv, dessa forma nem precisaria de ter forjado, pois o motor original daria conta.
Tenho um companheiro de oficina que tem um GTI e anda com uma .42.48 e 1.0 bar de pressão e esta super satisfeito, todo original.
Tenho certeza que se instalar o seu kit com o coletor para baixo vai ficar bom, ai vc alimenta a faze turbo com um bico monoponto e uma HIS na pressurização, pois o que pretende de cavalaria é super tranquilo. Vai ter um carro quase original só que bem mais forte.
Dimensionamento é coisa séria, ai vem um monte de "mecânicos preparadores" que não sabem interpretar o que o cliente quer e faz cagada !!!
Porque os carros de fábrica turbos, não vem com turbinas maiores ??? Não teria aumento de custo nenhum, correto ??? De fato eles estudam e calculam para o carro ter progressão sem ser sentida, ou seja, o carro acelera como se fosse um aspirado mais forte, pois a turbina foi dimensionada corretamente. Vc já viu uma turbina de Jetta de 200 cv ??? É uma curiquinha bem menor do que uma .42.48, ou seja o seu projeto de 215 cv poderia ser uma menor ainda.
Cara da uma conversada com outros preparadores, pois para o que quer essa turbina é super dimensionada, ok ...
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Daniel Toledo
Membro
Membro
Carro:

Sim a gasolina, o que inclusive "sugestão do mecanico" seria alterado.
Entendi correto? 1,6bar e 270 cv nao preciso forjar? ou .42.48 e 1bar? Claro! Depende de montagem e pé? Ma diz ai...
Sobre o coletor, já comprei:
Imagem
Sim é verdade, os turbos originais são extremamente pequenos...
Será sim montado com bico auxiliar,mas me explica:
O carro já anda com uma FT200 e Peak and Hold seria necessario a compra e instalação da HIS tbm?
Obrigado meu velho...
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Cara se seu carro já esta injetado, basta vc trocar os seus bicos para bicos que alimentem o que quer de potencia. SE quer 215 cv bicos de 50 lbs/ dão conta, ai vai do seu preparador em acertar o carro. Nesse caso não precisa por bicos extras. Ou se quiser pode deixar os seus bicos originais e instalar + 4 bicos para a faze turbo, bastando fazer a adaptação no seu coletor GTI, ou trocar o seu coletor pelo do MI, pois a furação dos bicos já são no coletor, dessa forma vc pode usar os bicos do cabeçote para a baixa e os do coletor para a alta.

Esse coletor de escape é meio chatinho para instalar,as vezes pega no coletor ou na longarina, e a saída do escape fica apertada, mais nada que não se de jeito. Eu prefiro os deslocados de FoFo no farol, são mais rápidos e a posição fica muito boa, mais limpa e com mais espaço.

Cara se usa Peak and hold para bicos de baixa impedância, no meu caso uso só 4 bicos de alta ai não é necessário.

Curiosidade:
Ontem andei com um GTI com uma .42.48, coletor para baixo e 8 bicos, sendo 4 no cabeçote para a baixa e + 4 no coletor MI, como te falei. O carrinho ficou show. Ele tava andando com 1,5 bar de pressão e empurra bonito. Até a 2º andamos juntos de pois dei uma boa distanciada .. hauhauhuauah !!!!

Quando falo que em pressão não é muito correto, pois 1,5 bar de pressão e uma .42 é muito diferente de 1,5 bar em uma .50, ou uma .70, ou seja, digo que motores originais aguentam algo perto dos 270 cv, acima disso é arriscado, e o bom mesmo é deixar na casa dos 240/250 para ficar tranquilo. 250 cv bem acertados e com um bom chão dão trabalho heim ...

Qq coisa grita !!!
Abração
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Bom acho que o seu mecânico esta falando para usar álcool porem com a taxa de compressão original a gasolina, certo ??? Se for é isso mesmo, pois assim vc poderá usa mais pressão de turbina, pois se o seu carro fosse a álcool a taxa seria muito grande e as pressão usadas teriam que ser mais baixas.
Para motores originais até 21:1 de taxa dinâmica vai bem, ou seja, 9:1 de taxa estática nos carros a gasolina + 1,4 bar de pressão de turbo dariam 21,6:1 de taxa dinâmica ou ainda 12,3:1 de taxa estática dos a álcool + 0,75 bar seria igual a 21,6:1 de dinâmica entende ??? O resultado é praticamente o mesmo, sendo o com maior taxa melhor de baixa e o com menor taxa de alta basicamente, porem muita coisa pode influenciar nisso !!!

Abração
Imagem
henrique.viel
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por henrique.viel »

é eu acho que uma turbina MP 50.48 ou 50.58 reflow seria legal hem... motorzinho 2.0 vai vir a pegada monstro. rs!!!
HenriquE...[OvelhA]
Voyage Gls T forged
CdGQ! Filial Z/O
O mundo maravilhoso de OZ City

Projeto Gol G4 DT-B ...
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

henrique.viel escreveu:é eu acho que uma turbina MP 50.48 ou 50.58 reflow seria legal hem... motorzinho 2.0 vai vir a pegada monstro. rs!!!
Cara até concordo com vc, porem o que importa é saber o que o amigo espera do carro e que nível de potencia. Para que usar uma turbina maior para ter 200 cv ??? Como falei acima, sou da opinião que se deve usar a menor turbina possível para a faixa de potencia desejada, entende.
O amigo tem que definir realmente o que deseja, para poder ser dimensionado a turbina corretamente, fora isso é chute !!!

É claro que uma .50.58 vai ser muito melhor para pressões maiores, ai mais uma vez falo: Porque as montadores não usam turbinas grandes ???
Outra turbina pequena faz economizar cambio e transmissão, quando bem dimensionada, pois o torque vem linear, diferente de uma maior que a pancada vem forte quando ela começa a encher, Basta olhar a curva de torque x potencia de uma turbininhas dessas, vai notar que o torque vem cedo e sobe mais linear, é claro que menos pois elas são limitadas, só que para o uso que ela foi projetada fica show.

Henrique ... Não estou te contrariando, é porque vejo muita gente dimensionando turbina equivocadamente, entende ??? Eu mesmo aprendi na prática, pois minha turbina é uma .42.48 rotor 42mm e eixo 49,5 e te digo uma coisa, o carro esta espetacular para o que foi projetado. Sempre quis um carro torcudo desde cedo, e ela me deu essa pegada, aliado a outras coisas tb ( comando, cabeçote e etc... ) e hoje todos dizem que para meu projeto tenho que ter uma turbina maior, só que do jeito que o carro ta não vou mexer não !!! Só se for por uma Garrett 2860 RS ai sim trocaria, e olha que tem eixo 47,2 mm e rotor 46,5 mm sendo bem pequena mesmo ... Ai teria ainda mais pegada em baixos rpm e falando alto até o corte sem restrição ...

Bom abração ...
Imagem
henrique.viel
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

André fica tranquilo, entendi sua colocação e concordo plenamente com vc, o problema é que, se o amigo colocar uma turbina menor ele vai ter que restringir potencia e pressão, ou seja, como a maioria das pessoas com o primeiro turbo ( igual a mim atualmente) quando monta começa com pressão la em baixo ( 0.8kg), mas ai depois de um tempo essa pressão ja não te satisfaz mais ( tipo droga msm) ai vc ou vai querer forjar o motor para meter pressão ou vai meter pressão na turbina atual e ai turbina vai sair do contexto entende.

Se o amigo estiver com a ideia fixa de montar um 2.0 com ate essa faixa de potencia e não mudar mais ,uma 42.48 seria bem interessante pela pegada mais cedo, mas como disse, tem que ter em mente que para futuramente quizer mudar o setup aumentando a pressão terá que pensar em trocar de turbina.

Como vc disse André, esse negocio de dimensionar turbina para configuração do motor é mtu complicado.

Atualmente uso no meu carro um 50.48 com refluxo, para mim estava perfeita, mas vou logo logo vou trocar a caixa quente para uma .70, pois busco uma faixa de potencia um pouco maior e para se adequar ao fluxo do novo cabeçote.
HenriquE...[OvelhA]
Voyage Gls T forged
CdGQ! Filial Z/O

Projeto Gol G4 DT-B ...
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Cara ... Entendo o seu ponto de vista. É complicado mesmo !!!

No meu caso alguns acertos foram utilizados para deixar o carro como imaginei. Tb pensava como vc, porem depois que o carro ficou pronto reavaliei os meus conceitos, pois não é assim como muitos falam por ai sobre turbinas pequenas, entende !!! Ando com 1,6 bar no pé não 0,8 bar e o carro se comporta perfeitamente, tanto que anda na junto ou nafrente dos carros da oficina acertados pelo mesmo preparador, com .50, .70., .42, carburados e injetados, só perdendo dos tops, com tudo armado e mais alguma coisa, e olha que ando perto não é um espanco tão feio !!!
Prefiro mil vezes um carro com menos potencia e mais chão do que um cavalo sem controle, pois nessas situações saio muito na frente e para pegar o marronzinho é mais difícil. Ontem mesmo dei uma amassadas com um amigo ( Gol bola, 1.8, fluxo cruzado, .70.70, injetado e etc... ) Saindo andando de segunda com três buzinadas, botava uns 5 caros na frente, pois ele tem muito lag, e quando troca a 3º cai pressão e tb tem lag ai abro mais ainda. Conclusão ele só começa a me pegar quando o meu cambio acaba, pois ele tem um PS, mais em 400 metros ou 600 chego antes. As minha retomadas são muito fortes e te digo que a 150 km/h basta afundar o pé que vai até o corte de 5º ( 7250 rpm ) muito rápido, então concluo que a história de que uma turbina pequena amarra o carro talvez não seja totalmente verdade, pois alguns fatores podem mudar um pouco a história ...

Abração
Imagem
henrique.viel
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Com certeza, seu carro tem uma configuração de retomadas bem mais rapidas, enquanto a turbina (70) do seu amigo esta pensando em entrar, a do seu carro ja ta sentando pressão pra dentro faz tempo, por isso mesmo que vc falou leg da turbina.É que para mim, antes de colocar a turbina tem que se pensar bem no que pretende obter com a preparação, se vc quer um carro mais experto em baixa e retomadas mais rapidas essa que vc ta usando é a perfeita, mas por exemplo, qro um carro que tenha uma faixa de pressão mais alta ( 2,5kg a 3,2kg) e que a turbina fique acessa ate altas rotações, acredito que necessite de um caracol maior.

no meu carro por exemplo ( voyage 1.8 ) todo mundo falava para eu colocar um 42.48, mas eu estava pensando em que qria uma turbina que entrasse pouco mais tarde que uma 42 e mais cedo que uma 70, tanto que ela tem cx quente .48, começa a entrar em 2.800 rpm. Meu proximo Up grade será uma HX 35 50.70.

Mas andré acho que para que o nosso amigo deseja, a faixa de potencia e tals, acho que tanto uma .42.48 quanto uma 50.48 ficaria legais em um motor 2L.

abraço...
HenriquE...[OvelhA]
Voyage Gls T forged
CdGQ! Filial Z/O

Projeto Gol G4 DT-B ...
Daniel Toledo
Membro
Membro
Carro:

Agradeço demais, estão me ajudando muito...o melhor esclarecimento que poderia ter. Obrigado!
Então, estou pensando assim:
Comprar uma .42.48 para pressão inicial de 0,6 e max 1,0bar.
Bicos originais + auxiliar, estou com um bom coletor de escape já em mãos, fueeltech, velas e cabos, motor todo feito, polias, enfim montar um kit basico, bem feito!
Se me empolgar e quizer mais pressão, parto do principio de pistoes e bielas, intercooler, coletor com + 4 bicos e claro a turbina maior. Certo? E põe R$ debaixo do braço!
Pegarei pouca estrada, o uso será 99% urbano. Pensava na turbina maior pq viajava toda semana, mas parei...O tal "mito", amarrar, um certo medo do carro ficar limitado a uso urbano, mas como o Andre cita seu exemplo que vai de boa, vou seguir o exemplo!
APL = .42.48? O que são essas APL240; APL525? Qual me recomendam? Alguma receita especial, eixo /rotor? Existe APL pulsativa? pois meu coletor é pulsativo...
Bom como não comprei o kit e nem a turbina, ate em função do topico, coloquei 4 sapatas zero (195/50/15) para acompanhar as orbitais 15 novas e a suspenção estao as duas no chao (refazendo tudo), inclusive freios.
henrique.viel
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Legal cara, aqui no clube tentamos esse objetivo mesmo, ajudar ao maximo os membro e aprender uns com os outros, o André mesmo, ja me ajudou em mtus casos rs... Um dica de imediato, para rodar mais tranquilo, tente colocar um pistão a gasolina, assim pode usar um pressão de 1,2kg sem dor de cabeça.

Turbo é uma droga cara, quando fui montar meu voyage eu pensei em montar kizinho basico, 2e, turbina 50 e tudo original com no maximo 1,2kg de pressão...e rodar de boa...agora, ve se isso aconteceu?kkk.. hoje meu carro ta com injeção, modulo fuel tech ft 200, Piestão forjado Iapel, bielas forjadas SPA Super A, tudo forjado no motor...3 bombas gti, cash tank, turbina com refluxo, coletor pulsativo.. ate agora, desde o começo do projeto, ja se foram mais de 15 mil só de motor.

estou em tratamento intensivo para amenizar essa drogakkk, mas o vicio continua sempre...
HenriquE...[OvelhA]
Voyage Gls T forged
CdGQ! Filial Z/O

Projeto Gol G4 DT-B ...
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”