[ DICA ] Aditivo na água x bomba de água!

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Marcus Vinicius
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1057
Registrado em: 15 Abr 2011, 16:06
Carro:
Localização: Filial CdGQ!-zOna Leste

[ DICA ] Aditivo na água x bomba de água!

Mensagem por Marcus Vinicius »

Olá pessoal, queria alertar a galera sobre o uso do aditivo...

Como a maior parte de nós sabemos, os aditivos trabalham junto com os lubrificantes do motor, cuja função é diminuir atritos internos, existem várias tipos de aditivos e também várias utilizações, alguns são para motores novos, sua utilização tem como objetivo prolongar a vida útil do motor...

MAIS ATENÇÃO:

Antes de usar aditivo no seu quadrado' recomendo...

Trocar o reservatório de água do radiador por um 'novo', o aditivo tem por função eliminar resíduos, no meu caso meu reservatório estava muito velho e sujo ( 3 anos sem trocar kkk ), me indicaram trocar, para que não corra risco de vazamento devido ao desgaste com o tempo...

Verificar todas as mangueiras de água, para ver se não estão desgastadas ( no meu caso, quando adicionei aditivo, passou uns 15 minutos mangueira inferior que liga o radiador ao bloco do motor começou a vazar, troquei imediatamente, me falaram que é normal, o aditivo limpa todo tipo de resíduo interno, e como nunca havia trocado aquela mangueira, ja estava bem desgastada ...)

Lembrando : ''faça isso com o motor do carro frio, para não correr riscos com queimaduras ''

Bomba de Água... normalmente a bomba de água dos nossos quadrados, junta muito sujeira, o adivitivo quando adicionado a água, vem limpando tudo, então se você nunca usou aditivo, fique de olho na bomba, que é quase certeza que ela vai dar pau. Caso isso aconteça, ai vai média de preço --> bomba nova R$68,00 + carcaça da bomba R$50,00, a carcaça na maior parte das vezes tem que trocar, com o aquecimente da agua, os parafusos 10mm que a prendem ressecam e é normal quebrar com uma pegada mais forte para solta-los... muita atenção também nos apertos, pois essas peças não fabricam mais original e são muito frágeis, se não souber dosar a força, vai trincar a carcaça nova ( assim como eu fiz ), então cuidado com o aperto, pois na peça vai uma junta de papelão, ja para não ter necessidade de sufocar a peça.

Como trocar: primeiramente esgote toda água (mangueira inferior do radiador ), solte o alternador, empurre ele para baixo, remova a correia... empurre o mesmo para cima, ficando fácil de visualizar 4 parafusos 13mm da bomba de água e 1 parafuso 10mm na frente da bomba ( sem a grade dianteira é mais fácil de retirar com uma L' 10mm ), após isso remova todas as mangueiras, não tem segredo, preste atenção na posição das mangueiras para não fazer confusão, remova o diafragma da antiga bomba ( 2 parafusos 10mm ) e monte-os na bomba nova, em seguida que todos parafusos estiverem presos ( pegue base pela bomba antiga ) faça o processo inverso do que citado acima... adicione novamente a aguá, muita atenção para ver se não vaza nada, após isso, ligue o motor completando a água... OBS: nunca encha até o nivel, sempre um pouco abaixo para não dar muita pressão, pois a água circula mais livremente para o resfriamento do motor ).

Prestem atenção principalmente no RADIADOR, no meu caso não tive problemas, mais andei conversando com uma galera, alguns tiveram problemas de vazamentos pelo radiador...

Só para a galera saber, no meu quadrado' usei Bardahl ( anticorrosivo para radiador, a cor do líquido é Rosa ), segundo indicações, é o melhor que existe no mercado, custa média de R$19,00

espero ter ajudado...

vlw
Adeus Gol :'( ___ Nova Aquisição Pag. 20

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=27456

CDGQ! Familia Z/L
Avatar do usuário
Glaucio Silva-Missões RS
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1086
Registrado em: 06 Ago 2009, 17:11
Carro: Não Tenho
Localização: Santo Ângelo - RS

Re: [ DICA ] Aditivo na água x bomba de água!

Mensagem por Glaucio Silva-Missões RS »

só pra complementar, existem dois tipos de aditivos, os de limpeza (se usa por uns dias e depois esvazia e troca a água de novo)

e outro que é anticorrosivo e anti-fervura/congelamento (pra ser usado normalmente e trocado uma vez por ano)

pra quem não usa aditivo regularmente, não recomento usar o de limpeza, pode abrir buracos em possíveis ferrugens no radiador.
Avatar do usuário
Marcus Vinicius
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1057
Registrado em: 15 Abr 2011, 16:06
Carro:
Localização: Filial CdGQ!-zOna Leste

Re: [ DICA ] Aditivo na água x bomba de água!

Mensagem por Marcus Vinicius »

bem lembrado Glaucio...

vlw
Adeus Gol :'( ___ Nova Aquisição Pag. 20

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=27456

CDGQ! Familia Z/L
GOL 1000 1994
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 25 Out 2010, 12:09
Carro:
Localização: SÃO PAULO

Re: [ DICA ] Aditivo na água x bomba de água!

Mensagem por GOL 1000 1994 »

"OBS: nunca encha até o nivel, sempre um pouco abaixo para não dar muita pressão, pois a água circula mais livremente para o resfriamento do motor )."

Essa ou não sabia, valeu pelas dicas.

Uso Radiex R1922 o de cor azul, como aditivo anticorrosivo e anti-fervura/congelamento na proporção 30%, é um produto também recomendavel???

Grato

GOL 1000 1994 Unico dono
Original Exceto:
Painel de Instrumentos do GTS
Barras Inferior/Superior
Avatar do usuário
Marcus Vinicius
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1057
Registrado em: 15 Abr 2011, 16:06
Carro:
Localização: Filial CdGQ!-zOna Leste

Re: [ DICA ] Aditivo na água x bomba de água!

Mensagem por Marcus Vinicius »

essa do nível de água pouca gente sabe...

esse anticorrosivo Radiex R1922 ( azul ) também é excelente anticorrosivo, meu pai tem um Corsa GLS 1.6 16v 97/98( ele é segundo dono 70.000 km ) e usa no carro dele.

Caso a galera que use Anticorrosivo ( aditivo ) queira indicar fiquem avont's, afinal quanto mais opniões melhor, pois a água do radiador é uma coisa muito importante...

Vlw amigo.
Adeus Gol :'( ___ Nova Aquisição Pag. 20

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=27456

CDGQ! Familia Z/L
Avatar do usuário
Paulo Medis
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 08 Jun 2012, 23:37
Carro:

Re: [ DICA ] Aditivo na água x bomba de água!

Mensagem por Paulo Medis »

Estou para comprar um quadradinho e uma das primeiras coisas que quero fazer é essa limpeza. Se acontecer isso de abrir buracos no radiador por conta da ferrugem, vou ter que trocar o radiador?
Em breve com meu 1.6 CL 93
Na dúvida, acelere!
Avatar do usuário
Marcus Vinicius
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1057
Registrado em: 15 Abr 2011, 16:06
Carro:
Localização: Filial CdGQ!-zOna Leste

Re: [ DICA ] Aditivo na água x bomba de água!

Mensagem por Marcus Vinicius »

Amigo tem lugares que eles 'arrumam' radiador, mais ja sabe neh... nada como novo... se seu carro nunca viu aditivo, adicione ele aos poucos, o meu ja estava pra ferrar, eu eu adicionei tudo de vez, então sai limpando tudo, conheço muitas pessoas que nunca tinham colocado aditivo e colocaram que nunca tiveram problemas, é relativo isso, cada motor pode estar de um estado diferente! qualquer duvida estamos aii! boa sorte.
Adeus Gol :'( ___ Nova Aquisição Pag. 20

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=27456

CDGQ! Familia Z/L
Avatar do usuário
Sr.Ida
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 20 Ago 2009, 17:35
Carro:
Localização: São Paulo

Re: [ DICA ] Aditivo na água x bomba de água!

Mensagem por Sr.Ida »

Quando a patroa comprou o gol bolinha, eu fiz esta limpeza. Foi dramático a sujeira q saiu. Eu coloquei este aditivo aí (Radiex azul) e o problema foi q depois o nível sempre baixava pouca coisa, quase imperceptível. Levou no mecânico
trocou uma mangueira q começou abrir o bico, coloquei menos aditivo. De novo os pingos na garagem. Levou denovo e ele mostrou bem no cantinho na junta do cabeçote, havia uma pelotinha azul. Bom ele falou ...Pode ser na junta ou vai colocando um pouquinho de água toda semana. Opinei pela segunda alternativa, toda semana colocava um pouquinho de água. Pesquisei bastante na internet, aqui no forum e decide somente colocar água de radiador (não vale água com cloro da rua). O problema era que parece q depois de quase 6 meses de tanto renovar água foi lavando e foi selando. Recentemente, antes da revisão controlar eu troquei uma peçinha (losangular) atras do motor AP e com anel de vedação dificil de encontrar (custou 5 reais). Ela estava deformada (talvez pela temperatura) e acredito q era por ali q vazava a água, apesar do mecanico achar q é na junta do cabeçote. Estou usando o aditivo da Texaco (laranja) q passou no teste Inmetro. O nível está completo já algum tempo, sem reposição de água, mas vou ter q trocar outra mangueira q está começando a ficar estufada, e estou muito preocupado, afinal gostaria trocar esta junta mais adiante.

Portanto cuidado, se tiver muito sujo, não adicione muito aditivo, troque todas mangueiras e boa sorte!

No gol quadrado, nunca tive problemas com aditivo (usava os originais VW mas depois usei outros), pois sempre renovei o sistema anualmente conforme os procedimentos, mas recentemente tive trocar esta bomba de água (comprei uma da marca Urba), e coloquei aditivo Valeo Protect solução q passou no teste Inmetro e é menos corrosivo.
Gol AP 1600 Álcool
Autolatina 89 Manual de Instruções e Manutenção Volkswagen
Não é carro de garagem
Pega trânsito todo dia e viaja muito...
Avatar do usuário
Marcus Vinicius
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1057
Registrado em: 15 Abr 2011, 16:06
Carro:
Localização: Filial CdGQ!-zOna Leste

Re: [ DICA ] Aditivo na água x bomba de água!

Mensagem por Marcus Vinicius »

Sr.Ida escreveu:Quando a patroa comprou o gol bolinha, eu fiz esta limpeza. Foi dramático a sujeira q saiu. Eu coloquei este aditivo aí (Radiex azul) e o problema foi q depois o nível sempre baixava pouca coisa, quase imperceptível. Levou no mecânico
trocou uma mangueira q começou abrir o bico, coloquei menos aditivo. De novo os pingos na garagem. Levou denovo e ele mostrou bem no cantinho na junta do cabeçote, havia uma pelotinha azul. Bom ele falou ...Pode ser na junta ou vai colocando um pouquinho de água toda semana. Opinei pela segunda alternativa, toda semana colocava um pouquinho de água. Pesquisei bastante na internet, aqui no forum e decide somente colocar água de radiador (não vale água com cloro da rua). O problema era que parece q depois de quase 6 meses de tanto renovar água foi lavando e foi selando. Recentemente, antes da revisão controlar eu troquei uma peçinha (losangular) atras do motor AP e com anel de vedação dificil de encontrar (custou 5 reais). Ela estava deformada (talvez pela temperatura) e acredito q era por ali q vazava a água, apesar do mecanico achar q é na junta do cabeçote. Estou usando o aditivo da Texaco (laranja) q passou no teste Inmetro. O nível está completo já algum tempo, sem reposição de água, mas vou ter q trocar outra mangueira q está começando a ficar estufada, e estou muito preocupado, afinal gostaria trocar esta junta mais adiante.

Portanto cuidado, se tiver muito sujo, não adicione muito aditivo, troque todas mangueiras e boa sorte!

No gol quadrado, nunca tive problemas com aditivo (usava os originais VW mas depois usei outros), pois sempre renovei o sistema anualmente conforme os procedimentos, mas recentemente tive trocar esta bomba de água (comprei uma da marca Urba), e coloquei aditivo Valeo Protect solução q passou no teste Inmetro e é menos corrosivo.
Isso ai amigo, o meu uma mangueira esta estufada, tenho que trocar, mais foi bom vc ter colocado de puco-pouco, eu sou meio ignorante joguei TUDO de uma vez só ! PQP ¬¬'

mais depois disso NUNCA mais tive problemas com água baixando, ja rodei 2 meses sem completar agua só pra CTZ, e não baixou 1mm ... agora de 2 em 2 semanas eu troco toda a agua ! mais é isso ai, boa sorte para nós! kkkk

abçs
Adeus Gol :'( ___ Nova Aquisição Pag. 20

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=27456

CDGQ! Familia Z/L
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”