[DÚVIDA] PREPARAÇÃO AP 1.8s

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

neto594
Membro
Membro
Carro:

Re: [DÚVIDA] PREPARAÇÃO AP 1.8s

Mensagem por neto594 »

Fala André;

Vc falou das Binno 15x7, na lida com as peças me deparei com um jogo de Binno B760 competition, a famosa aranha, porém ela é tala 7,5 com pneus 195x55, será q dá certo? elas são bem leves, só to preocupado se não vai pegar, apesar que meu carro tá com suspensão original.

Valeu desde já pela atenção.
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por André Pinheiro »

Cara ... Tenho quase certeza que elas são 15" x 7", pois a medida é interna e muitos medem externamente a largura ai da mesmo 7,5". As minhas são 15 x 7 e deram certinho com os 195/55, e ficaram com cara de racing, pois visualmente parecem mais largas. No máximo vc terá que " comer " um pouquinho o braço da coluna, trampo fácil, as minhas nem precisaram.
Excelentes as rodas, vc vai ficar feliz com o que elas poderão proporcionar, pois muitos não sabem que esses detalhes fazem a direrença, ai uma roda boa com pneus leves, um bom acreto, regulagens de válvulas corretas, acerto do burra na faixa estequeométrica ( giclagem correta, pois magro não anda e gordo amarra de alta ), conjunto leve, uma ingnição capacitica mais forte, farão seu carro andar na frente de muitos e o pessoal vai dizer ... nooossssssssaaaaaa o que tem no seu carro, e vc vai dizer é original ... muitos risos !!!

Não esqueça de encurtar o seu cambio, isso muda muito !!! É como se vc tirasse peso do carro, pois relações menores necessitam de menos força do motor. É lenda quem fala que cambio curto fica ruim, so para vc ter idéia com a 3º, 4º, 5º do gol mil 16V, vc vai ter um cambio quase igual ao do GTI 16V, será que a VW iria fazer um cambio que fosse ruim, para um carro que é um mito !!! Porque ela encurtou o cambio para um carro que tem 152 cvs ??? A resposta é simples ela visou a performance do carro e não economia, concorda ???

Bom manda bala no projeto e boa sorte
Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
neto594
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por neto594 »

Entendi perfeitamente, o câmbio já estou providenciando conforme foi descrito aqui. Em relação as rodas, era bem isso que eu estava pensando, pois meu pai tinha no Santana GLS dele com uma volta cortada e não pegava, sem falar que as rodas estão lindas e são bem magrinhas(leves), então tudo se ajeita no final. Valeu novamente. Abraço
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Esqueci de comentar sobre a polia regulável !!! Cara é item indispensável para um correto enquadramento do comando, pois normalmente quando se estica a correia o comando da uma leve deslocada, ai a polia serva para reenquadrar o comando, tentende ??? Mesmo se vc quizer trabalhar com ele zerado. Eu gosto de mais torque por isso sempre deixo os meus comandos adiantados 3º, isso adianta a faixa de torque para o dia a dia, ai quando quero dar umas esticadas atrazo ele em 3º. Ando com uma chave allen 6 mm no porta luvas ... risos ... Com comandos mais altinhos, tipo 276º/278º vc já percebe muito a diferença, no meu caso quando ando adiantado de 4ª marcha a 40 km/h piso fundo é ele empurra muito, só que morre nos 6500 rpm, e com ele atrazado já não é tão forte a retomada, mas depois dos 4000 vai doido até os 7500 ... risos ...
Se o seu mecanico não aconselhou a polia, talvez ele não saiba realmente enquadrar um comando, tem muitos detalhes para ser feito direitinho, nada de se basear na marcação da polia com a base do cabeçote, tem que medir com um paquímetro o enquadramento. Já teve casos de dar mais de 2 mm da marcação da polia original. Fique esperto !!!

Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
neto594
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por neto594 »

Tranquilo André, a polia tá guardada só falta o comando e vamos lá. Abraço
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Bacana ... Manda bala e depois posta os resultados, ok ...

Compra mesmo as buchas de PU para a bandeja e agregado, e troca os coxins do motor pelos de Opala/Xevete, são maciçps porem de borracha, pois os de PU transmitem vibração para o carro. Barras estabilizadoras inferiores e superiores amarram a suspensão e melhoram a tração, excelente upgrades !!!
Não esqueça de uma alavanca de cambio de engate rápido, ajuda bem nas trocas de marchas, pois ficam mais curtas e justinhas, se quizer melhorar compra o trambulador do G3/G4 que são mais justos, e se quiser melhorar mais ainda manda fazer as buchinhas de nylon, ai terá uma troca de marchas com cara de carro de pista, seguras e rápidas !!!

Abração
Imagem
neto594
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por neto594 »

tudo bom André,

Enfim achei as relações de marcha do Gol 1.0 16v e do Gol GTI 16v, segue abaixo:

Transmissão Motor AT 1000-16V
Prefixo EFK
Razão de Transmissão
1a 39 / 10 1:3,900
2a 36 / 17 1:2,118
3a 37 / 27 1:1,370
4a 32 / 31 1:1,032
5a 29 / 35 1:0,829
Marcha-a-ré 38 / 12 1:3,167
Diferencial 43 / 09 1:4,777

Transmissão Motor AP 2000-16V
Prefixo CNX
Razão de Transmissão
1a 35 / 10 1:3,500
2a 36 / 17 1:2,118
3a 40 / 28 1:1,429
4a 35 / 34 1:1,029
5a 31 / 37 1:0,838
Marcha-a-ré 31 / 09 1:3,444
Diferencial 35 / 09 1:3,889

Vc comentou colocar a 3ª, 4ª e 5ª do 1.0 16v, mas não seria melhor a do GTI 16v? Com diferencial de 35/9.

Valeu novamente
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Fala cara ....
A estrutura do cambio do GTI 16V é diferente, e não da para intercambiar com os cambios dos ap's convencionais. Por isso que fazemos iso com as enbrenagens do 1.0 16V entende ??? O cambio do GTI tb não cabe no cofre do quadrado, ou melhor, da mas tem que mudar muita coisa.
Vai nessa receita que da certo, ok ...
Vc pode comprar engrenagens forjadas mas são caras, e um cambio desses de 1.0 sai por 500 contos, ai é só desmontar e por no seu cambio, pois já é um PV. Nem precisa tracar o diferencial agora pelo 3,89 do quantun/versállies, somente a 3º 4º e 5º do milzinho. Da para adaptar o cambio do 1.0 no ap, para isso tem que trocar a capa seca do camio e trocar o miolo da embreagem que tem estria diferente, ai sempre prefiro trocar as ergrenagens mesmo !!!

Abração
Imagem
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”