GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

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bola88
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GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por bola88 »

Tenho um gol 92 1.6 cht. A álcool.

Ele de uns tempos para cá esta misturando água no óleo, a água baixa rapidamente e o óleo esta com a aparência do famoso café com leite.

Eu troquei a bomba de gasolina, pois o óleo parecia estar com um cheiro de combustível..mas o problema continuou.

Todos me falam que é quase certo ser a junta do cabeçote...mas como ele não esquenta nem um pouco e serei mesmo eu que irei trocar ,e não tenho experiência em motores Volkswagen ( sou opaleiro) e estou totalmente sem grana ,queria a opinião dos colegas.

O estranho é que ele : Não esta esquentando ..Não perdeu força alguma ..
Faço esta pergunta pois em um opala uma vez o mesmo problema ocorreu e era somente um selo do bloco perto do admissão .

Assim imaginei ter o gol algo parecido .

Agradeço as dicas .

OBS: fico realmente meio confuso em foruns ...se abri um topico que já existia peço desculpas a equipe ,,mas procurei algo especifico a minha pergunta e não localizei ..novamente desculpas .
vinymetal
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por vinymetal »

bola88, blz?


Se acelerar o motor sai muita água pelo escapamento? E a borra é no óleo todo ou só na tampa e no respiro?

Teve algum dia que acendeu a luz ou o ponteiro de temperatura subiu?

Ele tem válvula termostática? Está abrindo/fechando?

Junta queimada é um defeito difícil de ter certeza q existe, pois outros problemas podem causar esses "sintomas", motor trabalhando com mistura rica demais pode contaminar o óleo com combustível e criar borra no óleo, principalmente o álcool que contém um pouco de água, a água baixando pode ter um pequeno vazamento que só aparece quando a pressão do sistema está alta, então para ter certeza o melhor é levar numa boa oficina porque é um serviço mais caro.

Abraço!
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bola88
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por bola88 »

vinymetal olá amigo ..agradeço a resposta ..ma vamos lá ..

Como informei no relato acima a agua baixa muito rapidamente ..a razão de 1 litro e meio a cada 1 ou 2 dias ..


A famosa "maionese " que fica na tampa de valvula ele sempre teve como quase todos os carros a alcool ,,mas agora aumentou mas sei que um pouco é relativamente normal em carros a alcool.

O problema esta na perca de agua que a alho nu é impossivel detectar e "" O OLEO ESTA COM COR CAFÉ COM LEITE "" e aumentando o nivel sempre ..

Assim que ""algo esta entrando no oleo é indiscutivel" o fogo é saber da onde ! rsrs

Pela quantidade de agua que o carro esta perdendo e pela cor do oleo e o seu nivel aumentando , eu descartei a hipotese de ser mistura muito rica a causa ..pois é muita coisa .

Sobre sua pergunta sobre sair agua pelo escape ...não notei diferença alguma além do normal

Sobre a valvula termo ...realmente nunca o abri ainda não sei se ele ainda tem ..

E como eu disse a temperatura esta normal ..não sobe nunca ...e tenho andando ate um pouco com ele ficando ate 2 horas com o motor ligado e a temperatura se mantem normal ,logicamente que coloco agua antes de sair ..

Em resumo ..ai que entra a bendita duvida ..

Tudo leva a crer ser a junta do cabeçote ...mas pelo pouco conhecimento que tenho ..e é pouco mesmo por isto recorre a vocês ..junta de cabeçote queimada faz no minimo o carro super aquecer ...sem contar que em "casos" faz o carro perder força ...falhar ..etc..

No meu caso o carro esta "redondo" ..não esquenta ..não falha ..nada ..

isso me levou a pensar talvez em alguma outra coisa ..como comentei um vez o mesmo problema em um motor opala e era o bendito selo do bloco perto do coletor de admissão ..

Andei olhando alguns forums que falam em " anel de vedação " ..bloco trincado ...etc.. e mais algumas ..

Sou leigo e curioso(sempre montei e desmontei motores mais simples como de opala e maverik carros que sempre tive) e estou mesmo sem $$$ e preciso do carro para trabalhar ...e sou ""obrigado a eu mesmo fazer ...por isto com a ajuda dos colegas queria ir ao ponto do defeito o mais certo possivel ..mas sei que isto é dificl ...


Assim é isso ai ...alguém com mais alguma opnião vai ajudar ..abraços :)
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Bill
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por Bill »

bola88,


Beleza ???


Eu tirava esse cabeçote fora e já trocava a junta logo viu .....
Como vc disse que não tem vazamento aparente, eu já trocaria logo a junta para ver como que fica .....
Além do mais é relativamente fácil trocar a junta do CHT, não difere muito do opala não ....
Uma boa dica seria assentar as válvulas, já que vai tirar o cabeçote fora mesmo e tb trocar os retentores de válvula, são baratos e costumam dar problemas com o tempo .....
E bem vindo opaleiro, tb sou !!!! kkkkk


Abraços !!! :cool:
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por bola88 »

E ai Bill ...!

Cara ...verdade ..depois de mais esta afimação na opinião vou trocar a bendita e ver a M.@%$!da que dá ..

Vou ver se já faço isto amanhã mesmo .....

bom saber que também é "opaleiro" rsrsrs ..estou com um 76 pra montar quem sabe um dia ..

Amigo mais uma pergunta abusando ...

Ao tirar o cabeçote do cht ele irá sair do ponto ?

Abraços !!
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Bill
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por Bill »

bola88,


Se vai sair do ponto, eu acho que o CHT não sai não, pois o distribuidor vai ficar no lugar e a corrente de distribuição e sincronismo tb vai ficar no lugar, e como o comando dele é no bloco não deve mudar não, é igual o opala mesmo .....
No ap sai do ponto sim, mas no cht tenho quase certeza de que não sai não ....


Abraços !!! :cool:
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por bola88 »

OK amigo ..obrigdado por mais esta !!
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Fernando Caio
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por Fernando Caio »

Bola, eu tenho Escort CHT e estou com o mesmo problema seu, só que a água não está passando para o carter tão rápido assim.

Eu fiquei desconfiado de junta do cabeçote e troquei ela por nova, mas não adiantou. Conversando com um amigo mecânico ele falou que é muito comum o CHT deixar passar água para o carter através das camisas dos cilindros, principalmente quando o cabeçote é retirado e o motor é girado "na mão". A solução é desmontar o carter, soltar as bielas, retirar os pistões/camisas e trocar a junta metálica das camisas (É uma junta de cobre cilindrica, beeeeem fininha), além de trocar a junta do cabeçote (Aproveita e troca tudo, a Taranto tem um kit de juntas para CHT que é muito bom).

É bom também fazer uma revisão no sistema de arrefecimento para isso não aocntecer, eu já tenho válvula termostática e mangueiras novas, falta só os sensores da partida a frio e do marcador do painel para ficar tudo novo de novo.

Ao retirar o cabeçote, como dito pelo Bill, o motor não sai do ponto pois você não mexe na bobina.

Abraço,
Fernando Caio
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por Bill »

Fernando Caio,


Beleza ???


Mas se o motor esta no carrro e não foi aberto, acho dificil o óleo estar entrando pelas camisas, sem contar que esse anel de vedação é colocado na montagem e uma vez vedando ´emuito dificil dar problem, a não ser como vc citou, tirar o cabeçote e virar o motor na mão, aí a tendência é levantras as camisas juntos com o pistão e aí sim abrir a folga entre o anel e a camisa .....
Se tirar o cabeçote e não virar o motor acho que não tem maiores problemas não .....
Quanto ao motor não sair do ponto não entendi essa de não mexer na bobina, o que tem a ver mexer na bobina com tirar o motor do ponto ???? A bobina só gera faísca e quem determina a distribuição dela entre os cilindros é o distribuidor e o sincronismo é feito pelas engrenagens e corrente .....


Abraços !!! :cool:
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por Fernando Caio »

Bill escreveu:Fernando Caio,


Beleza ???


Mas se o motor esta no carrro e não foi aberto, acho dificil o óleo estar entrando pelas camisas, sem contar que esse anel de vedação é colocado na montagem e uma vez vedando ´emuito dificil dar problem, a não ser como vc citou, tirar o cabeçote e virar o motor na mão, aí a tendência é levantras as camisas juntos com o pistão e aí sim abrir a folga entre o anel e a camisa .....
Se tirar o cabeçote e não virar o motor acho que não tem maiores problemas não .....
Quanto ao motor não sair do ponto não entendi essa de não mexer na bobina, o que tem a ver mexer na bobina com tirar o motor do ponto ???? A bobina só gera faísca e quem determina a distribuição dela entre os cilindros é o distribuidor e o sincronismo é feito pelas engrenagens e corrente .....


Abraços !!! :cool:
Bill, desculpe, não é bobina, é o distribuidor...Foi mal.

Na teoria, se o motor não foi mexido realmente não tem porque a junta da camisa sair do lugar, mas se você for trocar a junta do cabeçote aproveita e troca tudo de uma vez pois não é dificil - é trabalhoso, certamente - e você garante que todas as vedações estão novas e funcionando como deveriam. É um conselho para que não aocnteça com você o que aconteceu comigo: eu troquei as juntas de carter, cabeçote e tampa mas não mexi na junta das camisas e acabei não resolvendo meu problema, além de ter que gastar de novo com juntas novas.

Vamos falando!
Fernando Caio
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por Bill »

Fernando Caio,


Beleza ....


Nem esquenta com a bobina, só comentei para não ficar dúvidas mesmo ....... kkkkk
Realmente qdo se vai abrir um motor é melhor mesmo trocar tudo que for possível para evitarmos problemas futuros .....
O problema é que a coisa parece que não acaba, vc olha e vê a junta de não sei onde zuada, aí vc vai trocar, depois nota que os anéis estão meios gastos e por aí vai ..... kkkk


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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por Fernando Caio »

Bill escreveu:Fernando Caio,


Beleza ....


Nem esquenta com a bobina, só comentei para não ficar dúvidas mesmo ....... kkkkk
Realmente qdo se vai abrir um motor é melhor mesmo trocar tudo que for possível para evitarmos problemas futuros .....
O problema é que a coisa parece que não acaba, vc olha e vê a junta de não sei onde zuada, aí vc vai trocar, depois nota que os anéis estão meios gastos e por aí vai ..... kkkk


Abraços !!! :cool:
Verdade! Mas carro véio é assim mesmo, o bom do CHT é que ele é encamisado e um kit novo, completo (Pistão, anéis e camisas), tá na faixa de 500, e se o girabrequim não estiver detonado é só trocar os casquilhos, remontar e ser feliz com o motor novo!
Fernando Caio
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por bola88 »

Fernando caio ...ola amigo !!!

Cara ...vc acertou na mosca ....já haviam me falado sobre isto ..um amigo meu comentou e me recomendou a mesma coisa que vc..

Hoje sai e comprei o kit da Taranto por 45,00 ...vou trocar amanhã e falo o resultado aqui .

Vou arriscar somente a junta do cabeçote mesmo por uma razão simples ...moro em apartamento agora ..e não tenho nenhum local legal para mexer com calma no carro..vou estar sozinho e vou mexer na rua mesmo aqui perto do predio...


Resumindo to ferrado e mal pago .

Vou rezar para você estar errado ..KKK mas infelizmente acho que vc ta certo ..pois eu não acho que seja a junta ainda ..

O pior é que o carro não passou na controlar ainda ..atrasado desde 2011..tenho que passar esta semana ...kkk

Amanha posto o resultado :)

Valeu a todos
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por Fernando Caio »

Bola, trocar os anéis das camisas é mais simples do que você imagina! Compre a junta do cárter, sai uns 10 reais, tire o cabeçote, solte uma biela por vez (Não vire a biela nem a meia lua), tire a camisa com cilindro e biela dentro, limpe bem o assento da junta/camisa, coloque a junta de cobre nova, monte tudo de volta e boa.

No Escort dá para tirar o cárter sem ter que desmontar mais nada, nos Gol CHT é possível que não precise tirar mais nada, também, mas se tiver que baixar o agregado aí a coisa complica...

Por que eu recomendo trocar a junta das camisas? Porque eu fiz o mesmo que você quer fazer e não adnatou nada, agora vou ter que gastar com junta de cabeçote, do cárter e parafusos novamente...O barato saiu caro!
Fernando Caio
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por bola88 »

Olá Fernando ..cara depois desta to quase acordando cedo amanhã e indo comprar esta junta de cobre e tentar trocar ...confesso qu fiquei com medo agora ..


Amigo ..se não for abusar ..queria te fazer mais uma pergunta pois estou vendo que entende bem deste motor e eu nada ..

Esta ""junta de cobre""" qual é o nome dela para eu pedir no auto peças ? (pois acredito nada tem a ver com os anéis correto?)

Seria junta da camisa ?

Abraços
bola88
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por bola88 »

Fernando ..cara desconsidere a pergunta idiota ..rsrs

Fiz confusão ..

Abraços
bola88
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por bola88 »

Fernando ...por favor desconsidere a pergunta anterior ...fuz confusão ..abraços
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Fernando Caio
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por Fernando Caio »

bola88 escreveu:Olá Fernando ..cara depois desta to quase acordando cedo amanhã e indo comprar esta junta de cobre e tentar trocar ...confesso qu fiquei com medo agora ..


Amigo ..se não for abusar ..queria te fazer mais uma pergunta pois estou vendo que entende bem deste motor e eu nada ..

Esta ""junta de cobre""" qual é o nome dela para eu pedir no auto peças ? (pois acredito nada tem a ver com os anéis correto?)

Seria junta da camisa ?

Abraços
Bola. é isso mesmo, junta da camisa. São 4 anéis de cobre bem fininhos, lendo o manual do motor CHT fala que tem em 3 medidas, mas no kit de juntas que comprei veio somente um conjunto. Esse manual de motor CHT eu encontrei no Escort Clube e pode te ajudar bastante: http://www.escortclube.com.br/ec/downlo ... cht_EC.pdf

Não se preocupe, nenhuma pergunta é idiota quando a gente não tem conhecimento suficiente. Tenha certeza que o dia que eu precisar de dicas de Opala irei te procurar! ;-)

Abração!
Fernando Caio
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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por bola88 »

Fernando meu "véio" ..cara agradeço os toques até aqui ...e se um dia precisar de algo ..poxa será um prazer ..

Cara abri o bendito hoje ...abaixo coloquei umas fotos ai espero que der para ver ...

Meu irmão vou te falar ..quando eu tinha 20 anos era uma curtição abrir um motor ..mas agora eta cannseira cara ..!

Bem ..seguindo seu conselho comprei os anéis de vedação ...cara ,achei rediculo o negocio .paguei R$ 7,50 ..rsrs parece que vai desmanchar não mão ...uma mer@###da tão pequena que pode dar um problemão ..

Bem como falei to ferrado e mal pago e com poucas ferramentas ..abri com muito custo o cabeçote ..e ai vai os problemas ..

1 - Logo que abri o cabeçote notei que havia um parafuso solto ...pensei ai o probelma ..coloquei a mão e o bendito tava quebrado ...note que não fui eu ao tentar tirar ..ele ja estava quebrado ..ai vem a pergunta ou perguntas ..: Isto será a causa do vazamento ? Ele já estava assim a muito tempo e o defeito de agora nada tem haver com ele ? E agora o que faço ????

2 - Ao soltar o coletor ..logo abaixo na parte que liga o escapamento ....3 parafusos quebraram ao eu tentar soltar ;...o que fazer ? comprar outro ?

Bem tentei furar o parafuso com uma furadeira ...e substituir por parafusos 13 com porcas ..bem eu furei mas os furos ficaram tortos , notei que é mais facil furar outro furo no coletor do que conseguir furar o meio do parafuso quebrado ,,,bem amanha vou ver o que acontece .

3 - Ao tirar a bomba de agua outra parafuso quebrou ...cara tirei com o maior cuidado do mundo ..WD antes e tudo mas estava parece que soltado ...bem vou ver se não vasa agua com ele apenas sem parafuso pois dificil tirar ..


4 - O mecanico que fez este motor ...o infeliz encheu todas as juntas de cola ...caracas ..fiquei mais de 3 horas com a furadeira com palha de aço para tirar a antiga junta ,,,

Comecei 10 da manhã e parei as 8 da noite ....amanhã vou continuar ainda bem que não fiz o seviço na rua como queria ....fui a uma casa de um amigo ..ou tava ferrado ..

Bem ai vem a pergunta :

O que faço com este bendito parafuso do cabeçote quebrado ?

Ele esta quebrado bem na base ...ouvi falar de solda ..etc... etc ...um amigo ate falou para deixar sem mesmo ...veja ai se da para ver na foto ..ele é justamente o segundo parafuso da direita do cabeçote ...to com receio de montar assim e o problema continuar .

Cara sei que o idela seria levar o cabeçote para plainar ..banho quimico ,,.etc..mas to sem $$$ mesmo ..to fazendo tudo por conta da situação ..

Em vista dos B.O"S ..que apareceram ...vou montar assim mesmo sem mexer nos aneis de vedação ..vou arriscar ..to com medo de abrir e arrumar mais para a cabeça ..


Notei que a junta não me parecia tão rui assim ..pelo menos ate hoje juntas de cabeçotes queimadas so via duas e troquei duas e estavam bem piores ..assim queria sua opinião ...

Cara é isso ai..amanha depois do serviçlo terminado posto a """saga GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo ."" rsrs

Abraços !!


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Imagemhttp://img687.imageshack.us/img687/4496/mainonese.jpg[/img]

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Re: GOL 92 CHT 1.6 Misturando agua no olêo .

Mensagem por bola88 »

Ops !!! nas fotos da para ver que nem tirei as velas !!!! rsrs

Falta da Mer#@@@!!da da chave ..rs
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