Detalhes do motor 2.0 Santana

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adriano ricardo
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Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por adriano ricardo »

Estou precisando de uma ajuda pessoal, meu gol quadrado tem o motor do Santana 2.0 (acho que é do Santana), creio que é do santana até ano 1999, este motor tem uma tubulação que vem da parte inferior do motor e sobe até a tampa de válvulas depois gruda no carburador, no caminho desta tubulação tem um "bujão", não tenho ideia o nome desta tubulação, vocês poderiam me ajudar? Pretendo trocar ela porque esta toda detonada e as juntas estão cortadas, hoje esta apenas encostada e com fio enrolando pra não sair.

Eu encontrei um motor muito parecido com o meu neste tópico:
http://www.golquadrado.com.br/​forum/vi ... 795d44​942

O que sei sobre ela é que apenas os motres 2.0 tem e que custaria uns 70 reais, pelo menos foi isso que um cara me falou. Se possível me fale tudo que sabem sobre ela, como vantagens e desvantagens de deixa-la funcionando, ao que sei é pra dar mais potência, ou não?

Outra coisa também, na tampa do meu filtro de ar tem aquela mesma capsula que tem neste modelo da parati do link, é uma capsula a vácuo não é? Só sei que no meu a "mangueirinha" esta cortada e capsula travada na metade, (1/2 ar do escape - 1/2 ar externo) Da uma real diferença deixar funcionando esta capsula diferente da forma que esta agora? Onde esta mangueira da capsula é ligada caso deseje reativa-la?

Sobre os maltratos do motor, já comprei ele assim e estou arrumando aos poucos. Só sei que este motor é uma ignorância de forte.

Agradeço toda e qualquer ajuda, um grande abraço e todos.

------------ Editado ------------

Fiquei algumas horas pesquisando aqui e descobri que é do anti-chamas, aquele bujão que falo é o Filtro-Separador de Oleo, ainda não encontrei mais informações =/
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por guilherme-pg »

aew blz adriano
entao ve se vc consegue postar umas fotos ai pq nao consigui ver as suas,tenho um santana ai talvez eu possa ti ajudar
falo ate mais
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por adriano ricardo »

Meu motor é exatamente este aqui:
http://bimg1.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_1 ... 7_3331.jpg
essa foto também ajuda:
http://www.mercadolivre.com.br/jm/img?s ... sll=281436

da quantum 1990 2.0 álcool

Na foto é aquela mangueira que passa atrás do alternador que tem um "bujão" preto

valew velho!
guilherme-pg
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por guilherme-pg »

entao cara eu tenho um ap 1993 2.0 so que nao tem essa peça nao
mas liguei pro meu pai que tem um ap 2.0 igual o seu e le disse que isso e um filtro anti chamas que é ligado pela uma mangueira que vem da tampa do carb passa ali na tampa de valvula e acaba no carte
a sua funçao seria filtrar o vapor de oleo que sobe do carte para ser queimado no carburador
se falei algo errado me corrigem ai
falo qualquer coisa grita ai
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por adriano ricardo »

Hummm... uma vez um mecânico me falou isso, acho que esta certo sim, mas a quanto potência? me falaram também que ele é responsável por dar uma potencia a mais =S será que é verdade?
guilherme-pg
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por guilherme-pg »

adriano
entao potencia acho que o filtro num gera,mais o filtro com problemas pode gerar perdas pq se ele entope os gases do oleo tem que sair por algum lugar estorando juntas virando aneis (fumar oleo) e mais agumas coisas
algo que nao gosto neste sistema de respiro e que com o tempo acabam sujando o carburador,injeçao tendo que limpar antes do tempo
acho que isso se falto algo ai o pessoal completa
qualquer coisa grita ai
falo
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por Bill »

adriano ricardo,


Beleza ???


Esse sistema é realmente isso aí que o amigo guilherme-pg disse, ele serve para queimar os vapores de óleo provenientes do carter e assim ajuda na redução da poluição ambiental .....
Ela não influi em potência não ... a não ser que esteja entupida e aí sim vai prejudicar, agora melhgorar não melhora em nada não a potência .....


Abraços !!! :cool:
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por Guilherme Roberto »

eh o canister ! ehehhehe
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por Newerton »

Meu motor 2.0, veio tampado a entrada do caster, ai o suspiro que to mandando uma mangueira pro lado, jogando debaixo do dimensionado.
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por adriano ricardo »

Pessoal, pintou outra dúvida, estava eu fuçando no chapolin, quando observei um fio solto perto da bateria, mais precisamente do lado positivo da bateria, ele estava isolado sem utilização, fiquei muito curioso e comecei a seguir pra ver onde dava ("não sei porque", mas eu até sabia pra onde ia), então o fio acabava no positivo da bobina, é um fio preto e razoavelmente largo. Vejam as fotos:
Imagem

Como podem ver chega mais 2 fios vermelhos no positivo da bobina. O que pode ser pessoal? Era pra estar conectado? Se grudar no positivo da bateria direto, pode dar algum problema? Pode melhorar o funcionamento dela? Quando disse que sabia pra onde o fio ia parar, é porque uns tempos atrás troquei a bobina e não consegui achar pra este motor 2.0, pro 2.0 só tinha pra aquela bobina de pino, então peguei uma que era pra 1.8. Sinceramente não achei muita diferença no carro, unica coisa que sofro muito é no frio e antes ele não era assim.

Agora ele izolado sem utilização:
Imagem

Vou aproveitar pra postar outras fotos do chapola!
Imagem
Imagem
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por Bill »

adriano ricardo,


Beleza ???


Esse fio aí devia ser de algum segredo ou corta-corrente que algum dia colocaram no seu carro, depois devem ter desativado e largaram o fio aí .....
Liga-lo na bobina não vai ajudar em nada não, uma coisa que eu faria seria colocar uma bobina do MI aí no lugar dessa latinha véia ..... kkkkkkk
Geralmente a queima melhora bastante, ele pega mais fácil e fica mais liso e um pouco mais econômico tb ....


Abraços !!! :cool:
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por adriano ricardo »

Grande Bill, valew a juda, pra instalar a bobina do mi não precisa ser aquele sistema hall? o meu ainda é o antigo =S da certo também? A minha bobina e cabos são daqueles que não tem o pino dentro, saca qual é?
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por Bill »

adriano ricardo,


Beleza ???


Não precisa do hall para colocar a bobina não, no seu caso seria apenas trocar a tampa do distribuidor e os cabos para colocar com sistema de pinos e já era, garanto que vc não vai se arrepender !!!!


Abraços !!! :cool:
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por adriano ricardo »

Putss Bill, só tem um problema, eu comprei semana passada:
- Rotor
- Tampa
- Cabos (a 1 mês)
- Velas (1 mês)
- Bobina(1 mês)

Tudo da Bosh

Puts, gastar tudo de novo vai ficar foda =/

Quem sabe mais pra frente, hoje testei se estava saindo uma faísca forte da bobina, minha nossa, um raio dos grandes rsrsrs
Acho que não terei problemas tão cedo com ela, inclusive tomei um choque na ponta de um dos cabos de vela, ainda bem que não foi direto, pegou só um pouquinho hehe

Mais um detalhe Bill, depois do carro ligado, eu medi a energia que estava passando pela bateria, e ela estava recebendo 13.4, é uma voltagem considerada boa?

Outra coisa que esta me atormentandoooo!!! Moro em uma região fria, mas não tão fria assim, o carro não pega! Antes dele ser meu eu já andava com ele, saída de madrugada e ele pegava só no álcool, nem precisava injetar, dai hoje eu já preciso injetar só que funciona apenas em dias amenos. Se esta um dia bem gelado e eu injeto PIORA! É sério, não estou brincando, enquanto estou tentando fazer o carro pegar só no álcool o motor da giro normal, se injeto parece que "amarra" o motor, não da giro, fica esquisito pra caramba, você saberia me dizer o que é isso?
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por Bill »

adriano ricardo,


Beleza ???


Caramba, comprou tudo a pouco tempo é ??? Que pena hein .....
Vc disse que viu a faísca, né .... que cor que ela era azul ou amarelada ???
A voltagem da bateria esta boa sim, se não me engano ela deve ficar entre 12,5 a uns 14V ....
Quanto a ele estar dificil para pegar tenta dar uma verificada no ponto dele .....


Abraços !!! :cool:
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por adriano ricardo »

Pois é, tudo a pouco tempo!

Ao que me lembro era uma faisca roxa, o que seria azul né =S

Tem diferença nas cores?

Então, quanto ao ponto dele, a última vez que foi colocado no ponto foi deixado com 15º, esta correto assim? Foi + ou - a uns 3 meses, o cara usou aquela maquina pra colocar no ponto certinho, segundo ele este motor teria que estar em 15.

Abraços e Valew!
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por Guilherme Roberto »

o motor a alcool original trabalha com 6º e o gasosa com 9º ... muda um poko dependendo do ano ... mas quase td mundo adianta um pouco ou até mto ...

eu andava com 17..18..19º na minha parati e nao batia pino..mas a partida fica meio pesada...

15º na minha opnião ta bom...aí vai de cada um ...
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por tonymask »

adriano ricardo escreveu:Estou precisando de uma ajuda pessoal, meu gol quadrado tem o motor do Santana 2.0 (acho que é do Santana), creio que é do santana até ano 1999, este motor tem uma tubulação que vem da parte inferior do motor e sobe até a tampa de válvulas depois gruda no carburador, no caminho desta tubulação tem um "bujão", não tenho ideia o nome desta tubulação, vocês poderiam me ajudar? Pretendo trocar ela porque esta toda detonada e as juntas estão cortadas, hoje esta apenas encostada e com fio enrolando pra não sair.

Eu encontrei um motor muito parecido com o meu neste tópico:
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O que sei sobre ela é que apenas os motres 2.0 tem e que custaria uns 70 reais, pelo menos foi isso que um cara me falou. Se possível me fale tudo que sabem sobre ela, como vantagens e desvantagens de deixa-la funcionando, ao que sei é pra dar mais potência, ou não?

Outra coisa também, na tampa do meu filtro de ar tem aquela mesma capsula que tem neste modelo da parati do link, é uma capsula a vácuo não é? Só sei que no meu a "mangueirinha" esta cortada e capsula travada na metade, (1/2 ar do escape - 1/2 ar externo) Da uma real diferença deixar funcionando esta capsula diferente da forma que esta agora? Onde esta mangueira da capsula é ligada caso deseje reativa-la?

Sobre os maltratos do motor, já comprei ele assim e estou arrumando aos poucos. Só sei que este motor é uma ignorância de forte.

Agradeço toda e qualquer ajuda, um grande abraço e todos.

------------ Editado ------------

Fiquei algumas horas pesquisando aqui e descobri que é do anti-chamas, aquele bujão que falo é o Filtro-Separador de Oleo, ainda não encontrei mais informações =/
amigo, este sistema em que vocë se refere é o sistema de controle de gases de combustiveis o bujão preto é um filtro de carvão ativado que serve para eliminar odores de combustiveis que saem do sistema de alimentação (carburador).
estero ter sanado sua duvida!
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por Bill »

adriano ricardo,


Beleza ???


Quanto a cor da faísca a azulada é a boa e mais forte, qdo ela esta enfraquecendo vai se tornando amarelada e mais fraca .....
Qdo vc diz que seu carro legal antes ele já estava com os 15º de avanço ????


Abraços !!! :cool:
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Re: Detalhes do motor 2.0 Santana

Mensagem por adriano ricardo »

Putss Bill pra você entender a história deste carro vou ter que falar muito, se arruma na cadeira que lá vem história! É necessário pra você entender o que o carro passou nos últimos tempos.

Este carro era da mãe de um amigo meu e saiamos direto com ele, por isso já conhecia o carro antes de ser meu, inclusive conhecia detalhes que era capaz de nem o dono saber que tinha (inclusive de motor). Certa vez fomos para Ourinhos, uma cidade do interior de SP e de lá resolvemos ir para uma “prainha” que já ficava no estado do Paraná, pra ir tudo beleza, mas na volta quebrou! Foi do nada, estava em 5º marcha na estrada, somente algumas curvas e principalmente SEM FORÇAR O MOTOR. Deveria estar a uns 80...90, a estrada era estreita e nem tinha como passar disso.

Nesta vez que quebrou ele fazia uma chiadeira que parecia vir do cambio, pensei que tinha acabado o disco, mas não era, o carro nem se movia. Então guinchamos ele até a cidade (No dia seguinte, pousou em um sítio). Levamos em um mecânico que nos informou que havia quebrado o “bolachão” até onde sei a famosa homocinética. E ainda falou que era de ficar cantando pneu com o carro que ela quebra, dai eu falei que estava na estrada com o carro e em linha reta sem forçar e que nunca havíamos feito essa graça de cantar pneu, mas ele insistiu na teoria dele. Foi então que ele realizou a troca e fomos em bora no dia seguinte. Logo quando peguei o carro já senti ele um pouco mais “fraco”, parecia que não estava com a mesma arrancada de antes, mas até ai tudo bem, poderia eu estar enganado, pois eu verifiquei se o carburador ainda era o que estava nele antes (3E), vi que o motor ainda era o mesmo rsrs.

Agora eu não me lembro se abasteci com Álcool de “tanqueiro” antes de ir a essa “prainha” ou depois, eu acho que foi antes, era aquele álcool de milho, não sei se você já ouviu falar, e o álcool não era misturado, era o puro! Depois de ter arrumado o carro voltei para a cidade de Avaré, também no interior de SP (com o mesmo álcool de milho). O dono do carro também percebeu diferença na força do carro e foi então que levou no parente dele que é mecânico pra ver o que estava acontecendo, ele falou que quando abriu a tampa de óleo tinha um borrão “branco”, foi então que este mecânico falou pra ele que era o álcool muito ruim, então ele abasteceu com álcool normal e o carro voltou a ficar forte como era antes.


Calma... tenha forças pra continuar lendo rsrs

O carro continuou em mãos dos antigos donos durante um certo tempo, se passou quase 1 e ano tiveram uma briga de casal e a mulher dele me vendeu a troco de nada (sorte minha rsrs). Mas antes dela me vender a mesma levou o carro em um funileiro indicado por um parente (o tal mecânico), e esse funileiro na verdade era um picareta! Eu que nunca lixei, pintei e soldei um carro faço serviço melhor que aquele fd*! O filho de uma quenga deixou o cabo do chicote da bateria em cima do escapamento, resultado: Derreteu toda a fiação até a caixa de fusíveis. Mass... voltando no tempo pro imbecil do funileiro saber que o carro estava em curto é claro que ele fez o carro pegar no tranco (Porque não dava partida normalmente), o carro pipocava pra caramba! Barulho muito esquisito! Chegou até a dar aqueles estouros pirotécnicos pelo escapamento e posteriormente só fumaça que saia do painel. (Ele ainda tentou me roubar um estepe, quase matei ele na porrada).

foi então que chamei o parente da mulher que tinha indicado aquele incompetente pra resolver o problema, foi então que ele trocou fio por fio e o carro ficou andando novamente. Ele falou que os “pipocos” eram porque o carro estava em curto e acabou atrapalhando a sequência do motor. Depois desse fato calamitoso eu percebi que o carro estava estranho, não pegava mais no frio e estava um pouco mais fraco. Foi então que voltei no mecânico e ele falou que o carburador estava dando excesso e tal. Beleza, regulou e falou que o motor estava fora de ponto, então o mané adiantou o ponto de mais, pra você ter uma ideia quando eu ia dar partida a impressão é que o motor dava 1 giro pra frente e 2 pra trás. Quando eu andava com o carro e soltava ele na marcha ele ficava dando “soquinhos”, travando de certa forma.

Mas beleza, fui pra cidade de Jaú e então sai perguntando quem era o melhor mecânico da cidade e todo mundo indicou o mesmo cara, então levei nele pra dar um diagnóstico e ver porque o motor ficava dando voltas pra trás rsrs, foi então que ele deu o diagnóstico de que um dos pistões nem estava funcionando, pois o cabo de vela estava completamente podre e isso ele mostrou na minha frente, nessa altura do campeonato queria fiscalizar tudo. Troquei os cabos de vela por novos (wire 7mm e 5k, era o que ele tinha, não sei se é de marca boa =S ). E sobre os “soquinhos” e motor girando pra trás ele falou que era o ponto completamente errado, dai ele colocou a maquininha pra confirmar e pelo que me lembro falou que estava em 37 ou 47, não sei dizer agora, minha memória esta falha. Então ele me informou que pra este motor era grau 15 e então ele ajustou belezinha com ajuda da máquina, o motor mudou na hora estava muito mais “macio” trabalhando uniforme saca? E outra coisa, este mecânico também me falou da bobina, me mostrou a borda dela e apontou um “borrão” que de certa forma parecia graxa, ele falou que a bobina já estava vazando e que assim que eu pudesse trocasse ela.


Fiquei rodando com o carro + ou - 1 mês, tudo beleza, mas ainda estava época de muito calor, depois voltou o friozinho e com ele veio os problemas de novo, estava ficando chato pra caramba de pegar no frio, aaa... voltei pra Avaré e comprei a bobina porque o carro parou na rua, então pensei que poderia ter sido a tal bobina, mmassss!! não era, era apenas um furo no tanque de combustível que até agora esta grudado com durepox! Nunca vi gambiarra melhor pra vedar tanque rsrsrsrs!


Depois fiquei rodando com a bobina um tempo e fui na casa de um amigo, e ele queria ver o estado que estava o rotor do meu distribuidor, ele iria comparar com o rotor da parati dele, dai caiu aquele carvão da tampa do distribuidor, resultado, tive que comprar uma tampa nova, aproveitei e comprei velas e rotor! Resultado: carro ficou chique de novo! Motor bala!

Mas agora nos últimos tempos ficou chato novamente de pegar e esta tudo novo, acho que faz 3 semanas que troquei tudo e ainda continua chato de pegar! Depois que o motor esquenta, minha nossa, pega fácil de mais. Da nem dois giros o bichinho tá ligado, só que no frio fica esquisito, fica com estre troço de injetar e a porcaria da gasolina “travar o motor”. Me falaram que era por tentar dar partida antes com o álcool dai quando misturava com a gasolina dava coco, mas mesmo injetando primeiro a porcaria continua a mesma! Estou acreditando agora que é a bateria, já que ela esta arriando mais rápido nas tentativas de partida ou então alguma coisa haver com pressão na combustão (Desculpe se falar merda, não entendo afundo.)

Quanto a fumaça preta o carro NÃO solta! A fumaça dele é bem pouquinha e branquinha, aparentemente o motor esta 100%. Depois que ele aquece e vai pra estrada, minha nossa, o bicho voa, não gosto de ficar dando pau em carro, mas esses dias dei uma pisadinha pra testar e ele chegou nos 160km/h e ainda tinha pé. Me falaram que não passa muito disso porque o cambio é da quantum, assim como o motor, falaram que o cambio dela é mais curto por se tratar de um carro pesado, já no Gol que é leve fica pedindo até 6 marcha. Qualquer dia quem sabe piso tudo pra ver onde chega, eu acho que da 170...

Bom, acho que é isso, desculpe por atormentar com toda esta história, mas era necessário pra entender a sequência, até mesmo porque já fiz perguntas aqui no fórum devido a estes problemas.
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