Para quem tem quadrado com ar-condicionado. Ajuda!

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marcus.dal
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Para quem tem quadrado com ar-condicionado. Ajuda!

Mensagem por marcus.dal »

Caros,

tenho um voyage 89 gls (com ar) e no meu essa peça existe, mas acho que os fios foram cortados por algum dos antigos donos. Não sei o porquê!!

Alguém com um quadrado com ar pode postar uma foto (e/ou informações) do fundo da ventoinha do radiador para eu ver essa ligação elétrica?

A peça em questão é essa que está marcada com uma seta abaixo:

Imagem

Vou tirar fotos de como está no meu carro e coloco aqui para vocês verem.

Marcus
marcus.dal
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Mensagem por marcus.dal »

up!
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Bill
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Mensagem por Bill »

Fala Marcus,


Pela foto parece que é a resistência que comanda as velocidades do ar, não é não ???
O meu não tem ar condicionado, mas essa peça fica alí embaixo da churrasqueira, perto do motor do ventilador interno ....
Para vc ter certeza se é ou não é só vc perceber se as velocidades do seu ar funcionam certinho, ou ele tem apenas uma velocidade, se for isso com certeza essa é a peça que controla a velocidade ....se não me engano ela tem tres saídas para se colocar os fios, não tem ??


Fui .... :cool:
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Mensagem por Haruji_Sato »

Pelo que sei esse resistor comanda as duas velocidades da ventoinha do radiador.
Imagem
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Mensagem por Bill »

Boa !!!



Realmente pode ser sim, ele liga a ventoinha automaticamente qdo liga o ar, né ....
Eu tinha me esquecido dessa função, ó ...
Pode ser até a mesma peça que faz o que descrevi antes, só que aplicada em outro lugar !!!
Realmente o Haruji_Sato deve estar com a razão !!!


Abraços !!! :cool:
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Mensagem por marcus.dal »

Haruji_Sato escreveu:Pelo que sei esse resistor comanda as duas velocidades da ventoinha do radiador.
Haruji_Sato,

É essa peça mesmo, agora tirei uma foto do meu para vocês verem:

Imagem

Notem que os ela tem dois "plugues" (1) e tem esses dois fios (2) aí perto (um vermelho com listra preta e outro vermelho com listra verde) que acho que pegam nela, certo? Eles vêm desse chicote que tem os da cebolinha.

Pelo que o Bill disse, para testar devo verificar se chega corrente apenas quando o ar-condicionado está ligado, certo?

E para saber se a resistência está funcionando? A ventoinha fica mais forte, é isso?

Valeu pessoal,
Marcus
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Mensagem por Bill »

Marcus,


A função dessa resistência é a de ligar a ventoinha automaticamente qdo vc liga o ar.
Se vc tiver um multímetro é só medir a resistência para ver se ela esta boa, e acho que nesse caso cada fio desse vermelho deve ir em um lado da resistência, aí ele teria dois sistemas de ativação da ventoinha paralelos, ou seja, ela é acionada qdo vc liga o ar e tb qdo o motor aquece .....
Para ver se ficou beleza, ligue os vermelhos nela e ligue o ar, se ligar esta tudo beleza !!! Aí confirme se qdo vc desligar ela tb vai desligar a ventoinha, se fizer tudo isso esta beleza !!! E, se não fizer vc vai acabar descobrindo o motivo do antigo dono ter descartado ela do circuito !!!


Abraço !!! :cool:
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Mensagem por marcus.dal »

Pessoal,

testei hoje e só chega energia quando ligo o ar-condicionado: um primeiro bom sinal!

Agora a dúvida é se a resistência está funcionando. Não entendo de multímetros, mas que valores ele tem que acusar?

Mas de qualquer forma, deixei a ligação feita.

PS. Sei que vou acabar levando em outra loja de ar, mas é que gosto de saber antes para não me enrolarem, pois na primeira não deixaram o ar "gelando".

Marcus
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Bill
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Mensagem por Bill »

Marcus,


Vc já fez a ligação, né ....
Pois então, se qdo vc liga o ar a ventoinha liga e qdo vc desliga o ar ela tb desliga, beleza, esta funcionando !!!
Não precisa testar com o múltimetro, pois vc já fez o teste na prática !!!! rsrsrs


Abraço !!! :cool:
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Mensagem por marcus.dal »

Bill escreveu:Marcus,


Vc já fez a ligação, né ....
Pois então, se qdo vc liga o ar a ventoinha liga e qdo vc desliga o ar ela tb desliga, beleza, esta funcionando !!!
Não precisa testar com o múltimetro, pois vc já fez o teste na prática !!!! rsrsrs


Abraço !!! :cool:
Agora descobri porque algum antigo dono desligou a resistência, ela não funciona. :(

Se os fios ficarem ligados na resistência a ventoinha não dispara nem pelo aquecimento normal nem ao ligar o ar-condicionado.

Vou atrás dessa peça em consessionária para ver se acho, mas por ora voltei a ligação direta dos fios.

Mas minha dúvida agora é: qual a funcionalidade dessa resistência já que funciona com a ligação direta. Dá alguma diferença?

Marcus
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Mensagem por marcus.dal »

Putz, vi hj o preço na concessionária: 57 paus!

Vou olhar em auto-peças para ver se vale a pena colocar ou deixar como está (ligação direta).

Marcus
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Mensagem por gusgol »

A função dessa peça é possibilitar 2 estágios da ventoinha quando acionados pelo cebolão, ou seja, quando a água atinge determinada temperatura, é acionado o primeiro estágio com rotação mais baixa por causa da resistência (diminui a tensão nos terminais do eletroventilador). Caso a temperatura da água não abaixe e suba um pouco mais, o segundo estágio será acionado e a ventoinha funcionará na sua velocidade nominal.
Quando vc liga o ar condicionado, a ventoinha funciona diretamente no 2 estágio...a resistência não irá interferir no funcionamento do A/C caso esteje defeituosa.
Se eu não me engano o pressostato deste carro é de dois fios e somente desarma o compressor na hipótese de alta pressão do gás (se a ventoinha não funcionar, por exemplo).
Gol, uma paixão.
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Mensagem por Haruji_Sato »

gusgol escreveu: Quando vc liga o ar condicionado, a ventoinha funciona diretamente no 2 estágio...a resistência não irá interferir no funcionamento do A/C caso esteje defeituosa.
Se eu não me engano o pressostato deste carro é de dois fios e somente desarma o compressor na hipótese de alta pressão do gás (se a ventoinha não funcionar, por exemplo).
Não, quando tu liga o A/C a ventoinha já funciona na 1ª velocidade, e quando a pressão sobe (se nõ me engano, 220psi) aciona o pressostato de alta ligando a 2ª velocidade. O compressor desliga só quando a pressão subir até uns 400psi.

E também tive de trocar esse resistor, saiu por R$38,00.
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Mensagem por gusgol »

Muito provavelmente seu ar é adaptado, pois na época não se tinha esse conceito de pressostato de 4 fios para o gol.
Já vi ar original de gol gti quadrado e o ar condicionado acionava diretamente no 2 estágio.
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Mensagem por Haruji_Sato »

gusgol escreveu:Muito provavelmente seu ar é adaptado, pois na época não se tinha esse conceito de pressostato de 4 fios para o gol.
Já vi ar original de gol gti quadrado e o ar condicionado acionava diretamente no 2 estágio.
Sim é adaptado, afinal o Gol 1000 nunca teve A/C. Só peguei o sistema completo de uma Parati. A parte elétrica foi copiado do original com todos relés, comandos e com os 3 pressostatos que vai no filtro secador.

Os pressostatos são de:
- Baixa: se não tiver pressão suficiente, o compressor não liga;
- De alta: Que aciona a 2ª velocidade.
- De alta: Que desliga o compressor.

http://i20.photobucket.com/albums/b208/ ... /272-1.jpg
http://i20.photobucket.com/albums/b208/ ... /272-2.jpg
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Mensagem por gusgol »

Esse diagrama que vc disponibilizou confirma o que eu falei.
Na figura http://i20.photobucket.com/albums/b208/ ... /272-2.jpg você pode verificar que o fio (vermelho-preto) que sai do "relé do sistema de arrefecimento" vai direto para o "motor elétrico do sistema de arrefecimento" após o negativo do relé ser aterrado pelo pressostato de alta pressão, ou seja, quando o botão A/C é acionado, o relé será atracado após alguns segundos (após o aumento de pressão no sistema) e terá uma diferença de potencial de 12V direto na ventoinha...não passa pela resistência. A resistência vc vê somente ligada diretamente ao cebolão, bem como a opção de acionamento do segundo estágio caso a temperatura suba mais.

A opção de colocar um pressotato de "dois estágios" é válida, mas lembre-se que o sistema foi projetado de outra maneira, provavelmente pq a ventoinha do gol não tem potência suficiente para refrigerar o condensador e radiador em outra velocidade a não ser a nominal.

Aqui no Rio de Janeiro, neste verão infernal, se eu colocar a ventoinha do meu gol pra funcionar com uma velocidade mais baixa (antes do acionamento do pressostato de alta) prejudicará o funcionamento do ar condicionado. Afirmo isto pq já testei o funcionamento com 2 estágios e não deu certo. Se eu ficar parado no engarrafamento a ar não sairá gelado como antes até o segundo estágio ser acionado.

Me tira uma dúvida, no seu carro vc substituiu a ventoinha pelo modelo com A/C ou trocou o modelo completo (radiador + defletor + ventoinha)?

Abraço
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Mensagem por Haruji_Sato »

Ole atentamente o arquivo "272-1", quando tu acionar a tecla "A/C" ou "BI-LEV" e a alavenca no "azul", aciona o "relé do climatizador" que liga o fio vermelho/verde e vai no n° "20". (lá em baixo tá alinhado com a coluna 15)
Olhando no "272-2", lá em baixo n coluna 20 e indo pra cima tem um fio de cor vermelho/verde e o n° "15" (notou a continuação do diagrama?) e este passa pelo resistor e pela ventoinha. Ou seja quando tu liga o A/C, já liga direto na 1ª velocidade.

No diagrama não deixa claro de o pressostato de alta (15 bares) é NA ou NF. Por experiência (e um multímetro) é NA quando o sistema está desligado, só alterna quando a pressão no sistema chegar a 15 bares (±250 Psi). Se o sistema estiver OK (sem vazamentos) a ventoinha liga na 2ª velocidade rapidamente.

Pode testar, desliga o fio que liga lá na embreagem do compressor, quando tu ligar o "A/C" ou "BI-LEV" e a alavanca totalmente no azul, a ventoinha do radiador vai ligar só na 1ª velocidade.

No meu troquei a ventoinha pelo modelo com A/C.
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Mensagem por gusgol »

Realmente vc está com a razão, pelo menos neste esquema elétrico há 2 estágios com o a/c ligado, eu apenas tinha visto a segunda folha em que há o acionamento direto do segundo estágio.

O seu ar tem um bom rendimento com a temperatura ambiente alta (como no verão, por exemplo)?

Já pensou na possibilidade de por um eletroventilador frontal ao seu condensador?

Em dias muito quentes o meu a/c não tem um rendimento satisfatório quando em trânsito lento ou engarrafado.

Quando vc trocou a sua ventoinha, vc trocou apenas o motor ou o conjunto (motor + defletor)? Pergunto isto pq não sei se o motor para ventoinhas com a/c cabem no deletor para carros sem a/c. O diâmetro do motor as ventoinhas para carro com a/c é um pouco maior se comparadas com as outras.

Sds
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Mensagem por Haruji_Sato »

Por problemas de vazamento, ainda não consegui usar direito o A/C...

Em trânsito lento realmente não vai "gelar" pois como a rotação é baixa não consegue funcionar a "todo vapor".

Só troquei a ventoinha, a "carcaça" mantive a original. A diferença é que com A/C ele é mais comprida. (Era de um 1989).
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Mensagem por gusgol »

Este é o meu receio de usar uma velocidade menor, em trânsito pesado pode comprometer o funcionamento.
Pretendo instalar uma entoinha adicional na frente, daí uso ela em conjunto no primeiro estágio e no segundo a velocidade mais alta dará conta do resto sem problemas.
Mais pra frente postarei resultados aqui.
Abraço
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