Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
nildosk8
Membro
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 28 Mai 2011, 22:13
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

bom galera, hj passei o dia na oficina mechendo no meu carro, sobre os reles, eu descobri que o que eu tinha colocado novo, não serve, porque ele não tem um diodo dentro...dai eu tbm descobri que o diodo do meu rele original estava queimado...dai rapidamente comprei outro e troquei...até ai blz,..

o mecanico colocou o carro no ponto perfeito, todas as marcações no seu devido lugar e tal....só que mesmo assim o carro fica desarmando o rele da bomba....

me falaram que pode ser o sensor hall com problema....dai me veio a duvida...será que pode ser mesmo ?

eu tenho outro sensor hall igualzinho o que esta no carro da bosch, mas não consegui desmontar o distribuidor para trocar...alguem sabe como retiro aquele pino que trava o eixo central do distribuidor ?

ja tentei com martelo e um pino de aço para soltar, só que não vai...o negocio ta colado...acho que vou meter a furadeira e depois travar com outro tipo de pino...

mas se alguem puder me ajudar agradeço...

aahhhh

ja cheguei a pensar que poderia ser o modulo que não esta bom..

mas quando passo o rasther não acusa EXATAMENTE NADA DE ERRADO...estranho né ..

boa noite amigos..
luciano.vermelho escreveu:eu uso reles de 40 tanto pra injeçao quanto pro bico/bomba e nao tenho problemas. tava com problemas no "fuzil" dos bicos que eram de 10ah e esquentavam pra caramba, mas troquei por um de 30ah e nao esquentou mais.
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Aews!!!

Bom pessoal testado chicote e nada, troquei o MAP , resetei a centralz (aquele esquema de cruzar os cabos da bateria ) bom o carro ficou bom, ate.;...

Fui ate a oficina do meu amigo , acelerei, tirei o pe , e carro blezinha , parei la e desliguei o bixo, ele andou no carro e blza!

Fiquei por la de conversa, pqp fui ligar o carro ( q m... ) nao dava lenta ele liga e nao mantem lenta e se eu acelerar e tirar o pe morre!

Botamos o Rasther nele, e o motor de passo tava dando umas mediçoes estranhas, nao fechava completo que seria entre 0.4º a 0.8º , estava dando mais e o carro ficava a quase 1700 rpm .... tiramos o maldito motor de passo, demos uma limpezinha , mesma coisa o carro liga e morre , dai desconectamos ele , ficou ate boa a lenta ..deixamos minutos desligado e fui ligar o carro achando que tinha resolvido pqp mesma coisa.... ( conectamos ele denovo ) e mesmo problema....ai vai a pergunta:

O motor de passo pode estar gerando os tais solavancos entre 1500 e 1200 rpm ao retirar todo pe do acelerador? Qto a lenta p/a o carro pegar creio que seja uma certeza nao e?
Ja nao sei mais onde procurar defeitos
Ajudem aews!!! PQ Ja estou ficando desesperado pois antes o carro funcionava bem ( passei ele p/a 2.0L ) " detalhe a injeçao e 2.0 ta com ops bicos p/a alcool IWP 043 " .
Poderia ser o aterramento da injeçao ( centralz )
Se a tensao ao ligar o carro ficar abaixo dos 12V , causa algum problema? Pois botei uma polia de aluminio de diametro menor e e necessario uma aceleradinha p/a ativar o alternador , e a tensao segundos depois da partida e de 11.8 V.

Relaçao de peças ja trocadas:
Cabos , bobina, velas grau 8 , sensor TPS, Sensor Hall, MAP.

Ajudaews pessoal!!!!
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

cara, sua bateria em repouso deveria marcar 12,5v e com o carro ligado algo em torno de 13,8~14,4v
Imagem
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Opa

POis eh Luciano, na bateria marca 12.5 V, la no cofre do carro, mas meu CD Pioneer marca 11.8 (ele tem essa funçao de voltimetro) , vou conferir os aterramentos ....
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

mede com o multimetro o positivo da bateria e o aterramento do motor e ve se marca a mesma coisa do que os 2 polos da bateria.
Imagem
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Aews
luciano.vermelho escreveu:mede com o multimetro o positivo da bateria e o aterramento do motor e ve se marca a mesma coisa do que os 2 polos da bateria.
medi e esta okz!

Bom partimos ontem e hoje p/a o chicotew, gente nao aparece nada so uma coisa que notei o fusivel que vai junto ao rele da bomba estava esquentando p/a diabo depois da imenda esquentava pacas, que eu fiz eliminei o fusivel, os fios nao esquentaram , o rele da bomba inverte a polaridade certo ? Mas no meu carro a luz da caneta de polaridade vermelha fica piscando (coisa que nao deve acontecer correto? ) sera que o rele esta errado ? Sera que é de algum modelo sem diodo.... ?
Troquei o distribuidor por um outro igual e mesmos defeitos ( manca aos 1500 p/a 1200 em desaceleraçao) e ao aquecer (tempereatura aos 90º) ao desligar nao segura lenta de jeito nenhum , tem que ficar acelerando ele nao firma!!! ( lembrando que ja troquei MAP, TPS, Motor de passo, Hall ) ....
Seria algum defeito do chicote nos conectores no motor?
Ainda nao medimos a pressao de combustivel p/a ver se esta oscilando , aterramento da bomba ta legal!
Seria problema de bicos eu tb ainda nao testei ?
Ja estou ficando sem recursos , a sonda pelos testes ta funcionando beleza, so nao troquei ela ( por ser cara e nao ter certeza que e ela ) e o sensor de temp da agua q tb esta marcando correto!

Ajudaews povo!
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

tenta ver qual é a voltagem que sua sonda esta trabalhando e verifica no escape se ta vindo cheiro forte de combustivel.

esse lance de rele funciona da seguinte forma:

rele da bomba/sonda/bicos vem um positivo da bateria que será ligado para a bomba, bicos e aquecimento e a resitencia da sonda quando ele esta "armado", quando desligado ele fica em repouso.(recebe sinal negativo vindo do outro lado.)

os bicos funcionam assim: eles recebem positivo do rele e ficam energizados o tempo todo quando o motor ligado, e o modulo pulsa o sinal negativo no momento exato de injetar o comustivel.

a sonda lambda recebe um sinal ´positivo e um negativo que sao os 2 fios brancos que aquecem uma resistencia pra fazer ela trabalhar na temperatura adequada. os outros 2 fios, um é aterramento, e o outro é sinal que o modulo recebe pra saber como esta a mistura.

um teste de sonda seria medir qual a voltagem que ela ta marcando com o motor ligado, que oscila de 0,01v a 1,0 volt, e essa oscilaçao nao pode ficar mais do que 3 segundos parado, caso contrario sua sonda esta "travada".
Imagem
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Aew Luciano

Bom fiz os testes que vc me recomendou e ai vai:

Bom removi a sonda e limpei, montei e liguei o carro , a voltagem oscila , tem horas que para mas volta oscilar entao creio que a sonda esteja okz!
Creio que o problema seja motor de passo, porque tem horas que ele nao arma , apos feitas outras checagens a marcha lenta esta assim, se vc ligar o carro ele vira e segura 950 rpm , se vc acelerear como se fosse arrancar sinto a aceleraçao inconstante (noto umas falhas) fui ao posto abastecer , e o carro ta com pressao mas se tirar o pe ao chegar nos 1500 / 1200 ele manca (sem pisar no acelerador) nesta hora quem deve comandar e o motor de passo correto? Aiq tah ele deve estar doido... (falta de sinal da central , pq o motor de passo e novo nem tem, 1 semana! )
To quase arrancando o chicote , sera que existe destes por ai novo? Nao pode ser a central, estou com 2 aqui!!! Mesmo problema!
Taxa de compressao nao deve ser ou isso tb influencia?

Ajudem aews!!! Estou desesperado!!!
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

taxa de compressao nao é. o meu é 1.8 gasolina carburado e ta rodando com injeçao 1.8 alcool e bicos iwp043 e esta perfeito, só que falta a taxa e o motor nao rende oque renderia na taxa original de alcool mi, mas como tenho um sopro vindo na admissao, nem faz falta!!!

ja verificou a pressao de combustivel, pois pode ser outro parametro... como fez a ligaçao da linha de combustivel?
Imagem
Avatar do usuário
choi87
Membro
Membro
Mensagens: 281
Registrado em: 15 Jun 2009, 21:55
Carro:
Localização: São Paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por choi87 »

Cara

Esses cabos do atuador de lenta estão certos mesmo?, não ta invertido? tem as marcações A,B,C e D no conector e também dentro do conector no proprio atuador, na no fundo..

Conector A da bobina no conector 19 da central, e assim por diante

A - 19
B - 21
C - 22
D - 18

Assim como nosso amigo Vermelho falou, ja mediu a pressão da linha e "gaçolina"? regulador de pressão...
mexell escreveu:Aew Luciano

Bom fiz os testes que vc me recomendou e ai vai:

Bom removi a sonda e limpei, montei e liguei o carro , a voltagem oscila , tem horas que para mas volta oscilar entao creio que a sonda esteja okz!
Creio que o problema seja motor de passo, porque tem horas que ele nao arma , apos feitas outras checagens a marcha lenta esta assim, se vc ligar o carro ele vira e segura 950 rpm , se vc acelerear como se fosse arrancar sinto a aceleraçao inconstante (noto umas falhas) fui ao posto abastecer , e o carro ta com pressao mas se tirar o pe ao chegar nos 1500 / 1200 ele manca (sem pisar no acelerador) nesta hora quem deve comandar e o motor de passo correto? Aiq tah ele deve estar doido... (falta de sinal da central , pq o motor de passo e novo nem tem, 1 semana! )
To quase arrancando o chicote , sera que existe destes por ai novo? Nao pode ser a central, estou com 2 aqui!!! Mesmo problema!
Taxa de compressao nao deve ser ou isso tb influencia?

Ajudem aews!!! Estou desesperado!!!
Imagem
Parati 1.6i
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Opa
E aews Choi , e a parati... ta file :)

JA arrumei as pinças cara ..hehehe

Bom voltando a vaca fria : Bom a pressao de combustivel tenho que checar, comprei um regulador que vc regulaa pressao manualmente ate 5bar :uia: , este e um parametro que tenho que checar mesmo; a linha de combustivele a seguinte : mangueira saindo do tanque passa por um filtro = do gol GTI antigo, vai p/a bomba e de la direto pro motor , com retorno normalz... mangueiras de alta pressao 7mm . (nao achei de 8 mm) .

Choi nao creio que estejam errados pois o carro tava com lenta mes passado ; mas vale checar ...

Eu faço uma pergunta a voces ao desacelerar o carro totalmente fecha-se a borboleta do TBI certo? Neste momento o motor de passo fornece o ar necessario pro carro nao morrer e a central vai reduzindo o ponto nao e? Se eu nao estiver errado o problema do meu carro tai!

Confirmem se eu nao estou enganado.

Se nao for este o caso dai meus queridows eu vou arrancar o chicotew e checar a continuidade de cada fio necessario porque nao e possivel
a um mes atras o carro funcionava a 90% (so com os solavancos entre 1500 /1200 em desaceleraçao) e hj so funciona bem em alta, porque disposiçao o bicho tem de sobra!
Vlws!
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

O FUNCIONAMENTO É ESSE MESMO...

QUANTO A SUA LINHA DE COMBUSTIVEL ESTA LIGADA NA BOIA ORIINAL OU TROCOU PELA DO GOL GTI?
Imagem
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Opa

Linha ligada na originalz!

Hj liguei o carro, e frio ta tudo normalz.... desconectei um fio branco da sonda , cheguei a achar q fosse ele, mas nao e... qdo fui dar uma volta com o carro , o desgraçado ficou com a lenta doida, e ao acelerar embolava as vezes ...
O problema ta qdo o carro esquenta ...

Uma outra pergunta se eu jogar um positivo da bateria no positivo da bobina da algum problema? achei uma voltagem menor la com o multimetro...
Amanha vou pegar o cabo VAG com , de um amigo emprestado e monatr meu PC na garagem efazer o scan ( uma questao tem como restaurar os parametros do modulo com este programa?)

A luta continua pessoalz.... To achando que pode ser o sensor de temp, pois ele nao segura 190ohms no multimetro a 90º da uma leitura rapida e apaga...mas no scanner do meu amigo ele tava normalz....
Se ele interfere a lenta pode mto bem estar deixando o motor de passo doido qdo carro aquesce nao e?

Vlws!
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

eroha escreveu:pessoal! Problema resolvido!!!!

Depois de ler aqui que poderia ser o chicote, módulo ou o tbi, comecei a procurar módulo e chicote novos. Até achei o chicote na crestana, mas era AVB (o meu é AVP). Então comecei a procurar um módulo AVB álcool, e o cara que estava vendendo disse: "chicote se repara".
Então levei o carro na auto-elétrica que instalou e mandei verificar FIO-POR-FIO.
Então a surpresa! O sensor de posição da tbi, que havia sido trocado por novo VDO na fase 1 (fase inicial, quando tinham gravado um programa ruim no módulo) estava com problemas! Doidão da cabeça! só de bater a mão em cima da tbi, o carro acelerava sozinho! Por isto tantas falhas!
Peguei o sensor antigo e bingo!!! Carro LISAÇO! Não acelera mais a toa na troca de marchas, nem sozinho! Dei uma ajustada no parafuso da tbi também.
Muito feliz de novo!

Agora vou atrás de um ar condicionado!! Abraços e força, turma quadrada injetada!
Que bom saber que tá tudo certo agora, meu velho... agora é aproveitar e curtir a viatura 100% operacional!

Abraço!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

Galera, pros amigos que estão batendo cabeça com os relés, eis uma dica mais simples que pipoca de microondas: relé DNI ref. 102, e era isso. Tanto pra usar de principal quanto da bomba.

É o que uso e nunca, mas nunca tive problemas. São de boa qualidade e não custam caro.

Atentem aos aterramentos, todos eles. Desde o que sai da bateria, passa pela lata do carro até a carcaça da caixa. Na dúvida, cabo de aterramento novo e pronto.

Fusível aquecendo é problema, desde sobrecarga até um possível curto... é delicado, portanto cuidado e atenção! Nos chicotes que montei uso sempre um suporte de relé que tem suporte pra fusível junto dele. Precisa só fazer um ajustezinho na ligação dos fios (um fio central não é utilizado, retiro ele do suporte) e funciona que é um luxo. Compro da marca ETE, referência ETE7607.

Quanto ao motor de passo, ou atuador da marcha lenta... quando resolve encroar, é um saco. Vale a tentativa de um óleo fino em spray, limpeza, mais óleo e remontar... se funcionar, beleza. Caso não, mete um novo e era isso. Uso desde os Magneti Marelli usadinhos e funcionam bem (limpeza periódica, óleo fino, etc).

Sobre o que li sobre o relé estar rateando, olha... dêem uma revisada se não ligaram um fio que tem sinal pulsante pra armar ele! Já vi isso acontecer, cuidado! O sinal de armar o relé tem que ser contínuo, galera... não pode pulsar!

Emendas e soldas, atenção e critério!! Chicote com muitas emendas é chave de cadeia. E, prestem atenção, SEMPRE antes de colocar no carro TEM que conferir "pino-por-pino" se está tudo ligado certo... problemas chatos, como de atuador de marcha lenta, costumam ocorrer por equívocos mínimos, mas são o suficiente pra uma frustração sem tamanho...

Outra dica recente: atentem para os terminais dos fios que encaixam no conector principal (que encaixa no módulo). Tem que estar seguro e certo de que na hora de grampear ele no módulo não tem nenhum saindo do encaixe e ficando com mal contato, ou até desconectado. Esses problemas intermitentes me chamam a atenção desse tipo de coisa. Não concordo, nem discordo, mas já vi gente aplicando cola quente (quem trabalha(ou) com manutenção de PC´s sabe que se usa muito isso pra evitar mal contato em conectores) no conector principal pra assegurar que a fiarada não vai sair do lugar na hora de encaixar no módulo.

Galera, desejo toda sorte do mundo a todos os valentes empreendedores na jornada de adaptar a 1AVB/1AVP nos seus clássicos. Ando MUITO sem tempo e com problemas pessoais que me impedem de ter o tempo que gostaria pra curtir e ajudar o pessoal... mas tô no tópico, e vamos à luta! Perseverem que a vitória virá a seu tempo!

Grande abraço a todos,

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Aews Alex!!!

Veio vo te mandar um emailz ...pq ja to num beco sem saida.... da dificultoso aqui!

Hj botei o carro no ponto 12º

O carro funcionou bem ate esquentar e eu desliga-lo...pronto ... o miseravel nao dava lenta nem por nada , oscila oscila e morre...pqp

Vo te mandar o emailz se der vc me responde!
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

mexell escreveu:Aews Alex!!!

Veio vo te mandar um emailz ...pq ja to num beco sem saida.... da dificultoso aqui!

Hj botei o carro no ponto 12º

O carro funcionou bem ate esquentar e eu desliga-lo...pronto ... o miseravel nao dava lenta nem por nada , oscila oscila e morre...pqp

Vo te mandar o emailz se der vc me responde!
Rapaz, isso tá com jeito de coisa bem simples... mas errada, no meio dessa fiarada do capeta aí... hehehehe

Manda o e-mail, eu já tô com umas idéias e talvez te peça algumas fotos e número das peças que tu tá usando.

Abraço
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Aews!

Gury mandei o email da uma checada la !!!
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

mexell escreveu:Aews!

Gury mandei o email da uma checada la !!!
Tá bom... vamos ver!

Abraço
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
sebada
Membro
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 18 Mar 2008, 09:16
Carro:
Localização: Montevideo/Uruguay

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por sebada »

mexell escreveu:
Eu faço uma pergunta a voces ao desacelerar o carro totalmente fecha-se a borboleta do TBI certo? Neste momento o motor de passo fornece o ar necessario pro carro nao morrer e a central vai reduzindo o ponto nao e? Se eu nao estiver errado o problema do meu carro tai!

Confirmem se eu nao estou enganado.

Se nao for este o caso dai meus queridows eu vou arrancar o chicotew e checar a continuidade de cada fio necessario porque nao e possivel
a um mes atras o carro funcionava a 90% (so com os solavancos entre 1500 /1200 em desaceleraçao) e hj so funciona bem em alta, porque disposiçao o bicho tem de sobra!
Vlws!
Mexell como vai ? Bom, quando voce desacelera a borboleta nao fecha totalmente, se voce olha com detenimento vai ver que a borboleta tem regulacao, mesmo como se fora a borboleta dum carburador. Se voce esta com problemas na lenta pode ser isso, faz um check ahi. :y:
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”