Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

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gusgol
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

Souza, seu procedimento está correto, é assim mesmo que deve ser feito o ajuste do ponto. Retira-se o terminal (shorting plug) com o carro ainda ligado, após um certo tempo (+-1') o carro é religado, após o ajuste do ponto insere-se o terminal e o motor deve ser desligado. Após + ou - tb 1' pode-se ligar o carro e o ponto já estará ajustado.
Quanto ao avanço da ignição, tanto álcool quanto gasolina, 1.8 ou 1.6, todos são 9°.
Taxa de 11:0 é uma taxa excelente para gasolina, mas requer cuidados: não usar gasolina de péssima qualidade e não ter avanço de ignição muito alto (creio que 9° é o limite de ajuste).
Sentiu muita diferença com o cabeçote de 2.0? No meu carro (álcool, 1.8 e injeção 1AVB) tb pus um cabeçote de motor 2.0Mi. Mandei pra retífica e rebaixei cerca de 1mm, pra taxa chegar próxima a 13:1. Já andei na gasolina com ele pra teste, mas preferi não arriscar muito (risco certo de detonação e pré-ignição...).
Conte aí suas impressões a cerca do novo cabeçote. Eu particularmente percebi um ganho de fôlego do motor em médias e altas rotações e uma pequena perda de torque.
Uma dúvida, se seu carro tem uma capacidade volumétrica de 1.8, pq vc está usando o módulo de 2.0? Lembro que o tempo de injeção é diferente pra cada cilindrada. Seu cabeçote poderá ser de carro 1.6, 1.8 ou 2.0, mas o módulo terá que ser obrigatoriamente de um 1.8. A sua cilindrada continua a ser 1.8, mesmo com a mudança do cabeçote.
Com relação ao sensor de temperatura da água, usei o sensor de 2 fios (do gol Mi). Na peça metálica que fica preso o sensor, há uma tampinha na parte de cima. Retire esta tampinha e pus o sensor de temperatura do painel do carro. Não sei se a faixa de resistência do seu sensor é idêntica a faixa de resistência do sensor original do Mi. Se for diferente sua injeção interpretará uma temperatura que não é real, causando falta ou excesso de combustível. Consulte o catálogo do fabricante para verificar os valores de resistência associados a temperatura.
Abraço
Souza.SSA escreveu:não sei se posso ajudar vocês mas sei que existe um procedimento para ajuste do ponto no ap injetado...é preciso ajustar o ponto com a pistola da forma já explicada, desligar o carro e desconectar o “Shortig Plug”, aguardando se não me engano 1 minuto...esse procedimento é para que a central entre em "modo de ajuste de ponto"...se não fizer isso mesmo que ajuste o ponto com a pistola a central ainda "entenderá" que o carro está com o ponto gravado pela mesma...o carro irá funcionar e você poderá rodar com o carro sem problemas, porém ocorrerá oscilações no motor, como se a marcha lenta estivesse irregular. Depois disso ligue o carro e a central irá gravar o novo ponto. É comum desconectar o “Shortig Plug” com o carro ligado, ajustar o ponto, conectá-lo novamente e pronto, no entanto a forma correta é a explicada. Se não me engano se for usar gasolina o ponto pode ser de 9 a 12 e etanol de 12 a 15.

Estou em fase final de montagem de uma injeção no meu gol. Abaixo darei detalhes:

Usei os pistões do 1.8 flex em substituição dos 1.8 a gasolina. Com isso minha taxa passou para 11,0:1 sem mexer no cabeçote.
Usei o cabeçote do 2.0 5 mancais com tucho hidráulico
Minha injeção era de uma parati 1.8 porém troquei o módulo por um 2.0 a gasolina. Como era IAW 1AVB foi só tirar uma e encaixar a outra.
Os bicos são iwp de 4 furos
Usei uma bomba externa de Monza 2.0 com filtro de celta flex
Mangueiras gates do Brasil 7mm (desci por baixo da bateria, passou por dentro da caixa de ar quente, pela lateral e para-lama traseiro direito e desci do lado do tubo que leva o combustível ao tanque)
No lugar da bomba mecânica coloquei uma tampinha de ferro.
Fiz o cash tanque.
O distribuidor é o Hall 1.8 (é o mesmo do 1.6)
Bobina mi 3 fios
Sonda lambda 4 fios.
Escape 4x1

A conecção onde fica o sensor de temperatura da água tem que usar uma que pega 2 sensores em paralelo: um para o sensor da injeção e o outro para o sensor original dos quadrados. Ou seja, um envia informações para o módulo e outro serve para mostrar a temperatura no painel.
Como usei o cabeçote hidráulico, não utilizei aquela passagem de água através daquele tubo bicromatizado, que levava água do arrefecimento para o coletor de admissão. Tirei o tubo e comprei um mangote que vai direto para a bomba dágua.
Troquei tb o sensor de temperatura do radiador visto que o carro injetado foi projetado para trabalhar com temperatura mais elevada...
Ajustei o ponto a 12° o máximo para gasolina....é por que pretendo usar etanol...taxa o carro tem para queimar...e como estou usando uma central de 2.0 a gasolina num 1.8 não vai ficar descompensado.

Se for contar toda minha historia...tenho 2 anos montando meu gol...fiz chaparia, pintura e agora estou finalizando a parte de injeção e capotaria. Acho que vou abrir um tópico para contar toda minha história. Vou por fotos...sou novo por aqui e nem sei como por fotos...rsrs
http://youtu.be/58GvfzAkjZw
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gusgol
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

Nildo, o carro morre principalmente por 2 motivos: falta de combustível ou falta de centelha. Descobrindo se é a primeira ou a segunda alternativa, vá em busca dos problemas. Falta de combustível: problema na bomba, problemas elétricos associados a bomba, etc. Falta de centelha: falta de alimentação do módulo, problemas no sensor hall, distribuidor, bobina, etc.
Vc tem o cabo de diagnóstico para conexão com o computador? Ajuda muito, principalmente para consultar os códigos de erro e p/ apagá-los tb.
Abraço

nildosk8 escreveu:amigos, ontem meu carro parou, levei em um mecanico amigo meu, fomos a procura do problema..

resumindo
1 bico paralelo que estava mandando 10ml a mais do que os outros 3 originais = resultado, o carro ficava oscilando e cheio de tremedeira em baixa
2 o regulador de pressão estava ruim, dai no manometro estava marcando 2bar, troquei ele, coloquei um de 3.8 bar, dai no manometro ficou marcando 3.5 bar de pressão

3 agora de vez em quando o carro fica desligando sozinho, do nada ele morre... vou procurar ver o que é amanha
4 sobre o rele da bomba..acho que era o cabo do distribuidor que estava com sujeira ou mal contato, pois o mecanico disse que derrepente o modulo não receber o sinal hall do distribuidor ele corta a bomba...." sera que é isso mesmo"

e é isso ai, agora vou continuar equalizando o meu carro para ficar redondinho e filé, com um bom desempenho e com um gasto razoável.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

entendi, vou fazer uma MAIS uma revisão em cada cabo e ponto eletrico da injeção, pra ver se descubro alguma coisa...

por enquanto obrigado
gusgol escreveu:Nildo, o carro morre principalmente por 2 motivos: falta de combustível ou falta de centelha. Descobrindo se é a primeira ou a segunda alternativa, vá em busca dos problemas. Falta de combustível: problema na bomba, problemas elétricos associados a bomba, etc. Falta de centelha: falta de alimentação do módulo, problemas no sensor hall, distribuidor, bobina, etc.
Vc tem o cabo de diagnóstico para conexão com o computador? Ajuda muito, principalmente para consultar os códigos de erro e p/ apagá-los tb.
Abraço

nildosk8 escreveu:amigos, ontem meu carro parou, levei em um mecanico amigo meu, fomos a procura do problema..

resumindo
1 bico paralelo que estava mandando 10ml a mais do que os outros 3 originais = resultado, o carro ficava oscilando e cheio de tremedeira em baixa
2 o regulador de pressão estava ruim, dai no manometro estava marcando 2bar, troquei ele, coloquei um de 3.8 bar, dai no manometro ficou marcando 3.5 bar de pressão

3 agora de vez em quando o carro fica desligando sozinho, do nada ele morre... vou procurar ver o que é amanha
4 sobre o rele da bomba..acho que era o cabo do distribuidor que estava com sujeira ou mal contato, pois o mecanico disse que derrepente o modulo não receber o sinal hall do distribuidor ele corta a bomba...." sera que é isso mesmo"

e é isso ai, agora vou continuar equalizando o meu carro para ficar redondinho e filé, com um bom desempenho e com um gasto razoável.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

Nildo,
compre o cabo de diagnóstico para checar todos os parâmetros da sua injeção. Ele é inferior ao scaner automotivo, mas adianta muito caso vc queira saber se há erros gravados no módulo e verificar o funcionamento de alguns sensores.
O preço é bem em conta no http://www.dealextreme.com/ . Vale a pena cada centavo.
Abraço
nildosk8 escreveu:entendi, vou fazer uma MAIS uma revisão em cada cabo e ponto eletrico da injeção, pra ver se descubro alguma coisa...

por enquanto obrigado
gusgol escreveu:Nildo, o carro morre principalmente por 2 motivos: falta de combustível ou falta de centelha. Descobrindo se é a primeira ou a segunda alternativa, vá em busca dos problemas. Falta de combustível: problema na bomba, problemas elétricos associados a bomba, etc. Falta de centelha: falta de alimentação do módulo, problemas no sensor hall, distribuidor, bobina, etc.
Vc tem o cabo de diagnóstico para conexão com o computador? Ajuda muito, principalmente para consultar os códigos de erro e p/ apagá-los tb.
Abraço

nildosk8 escreveu:amigos, ontem meu carro parou, levei em um mecanico amigo meu, fomos a procura do problema..

resumindo
1 bico paralelo que estava mandando 10ml a mais do que os outros 3 originais = resultado, o carro ficava oscilando e cheio de tremedeira em baixa
2 o regulador de pressão estava ruim, dai no manometro estava marcando 2bar, troquei ele, coloquei um de 3.8 bar, dai no manometro ficou marcando 3.5 bar de pressão

3 agora de vez em quando o carro fica desligando sozinho, do nada ele morre... vou procurar ver o que é amanha
4 sobre o rele da bomba..acho que era o cabo do distribuidor que estava com sujeira ou mal contato, pois o mecanico disse que derrepente o modulo não receber o sinal hall do distribuidor ele corta a bomba...." sera que é isso mesmo"

e é isso ai, agora vou continuar equalizando o meu carro para ficar redondinho e filé, com um bom desempenho e com um gasto razoável.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Souza.SSA »

Gusgol,

Eu comprei o cabeçote do santana 2.0 que vem com um comando para dar torque pois o objetivo era compensar o peso do carro com seus opcionais(ar+dh+etc). Sendo assim, no gol que é muito mais leve o carro ficou com um torque muito forte o que é o meu objetivo. Se você quiser uma velocidade final maior tendo um menor torque coloca o 027.7 original da vw que equipou as versões mais fortes.
Quanto ao módulo foi a melhor coisa que fiz...o carro ficou muito mais forte e não existe nada quanto a cilindrada ser 1.8...é como chipar o módulo 1.8 só que gastando menos e de maneira mais fácil, basta tirar um e colocar outro. O que muda em relacão aos módulos é apenas uma coisa: o 2.0 manda um pulso mais prolongado para os bicos injetores que obviamente injeta mais combustível pois para o módulo se trata de um motor 2.0. O carro fica muito mais forte, principalmente nas arrancadas e retomadas. A mistura não fica rica pois a central continua utilizando a sonda lambda e o sensor de temperatura para controlar a mistura. Pode trocar seu módulo sem medo. Essa mudança só não fica boa de 1.6 para 2.0 mas de 1.8 para 2.0 pode usar sem medo. Procure por lugares que consertam módulos e veja se tem a central 2.0 e chame pra jogo trocando pela sua. Eles fazem pq as centrais 1.8 são muito mais procuradas que as 2.0(foram vendidos muitos carros da vw com essa central). Vc já vai com seu gol e testa a central no carro(não esqueça de pedir para ver se tem erros na memória e zerar os erros caso tenha).

Quanto ao sensor de temperatura utilizei o sensor original para os ap injetados aquele com plug azul e o sensor original do gol quadrado. É simples, basta vc comprar aquela peça que prende o sensor(aquela de aluminio, que parece um tubo) com furo para dois sensores(um na frente do outro), teve um carro da vw que saiu assim, eu não lembro qual foi(essa peça é original da vw).

Quanto ao ponto, pode ser de 9° a 12° para gasolina e 12° a 15° para etanol. O avanço é feito eletronicamente pela injeção utilizando o sensor Hall do distribuidor. Não existe avanço de ponto como nos carburados. Por exemplo, eu uso ponto de 12° com gasolina, é o ponto máximo que posso utilizar na gasolina. O ponto é esse, não muda...o avanço quem faz é a central.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

Souza,
há alguns equívocos na sua mensagem.
Carro 1.8 com cabeçote de 2.0 perde torque, a não ser que vc utilize um comando que privilegie o torque ao invés de potência final. Qual o comando de válvulas que você está usando? Rebaixou o cabeçote?
Seu motor não é 2.0 e sim um 1.8 com mais fôlego em altas rotações por conta das válvulas de admissão maiores.
O ponto de todo Mi 1.6 e 1.8, álcool ou gasolina, é 9°. Fiz recentemente um teste no meu carro avançando um pouco o ponto e o resultado foi o seguinte: a medida que ia avançando o ponto de ignição perdia em potência final, fora que o carro ficava muito ruim de se dirigir, ficava áspero. Como tenho taxa de 13:1 o sensor de detonação atrasava constantemente o ponto pra evitar maiores danos. O melhor desempenho que achei em termos de dirigibilidade foi com o ponto em 9° ou próximo dele. Com este ponto sentia o avanço trabalhando a medida que pisava fundo. O carro ficava mais gostoso de dirigir e conseguia maiores rotações com o motor girando mais livremente.
Por o sensor de temperatura da água não requer nenhuma adaptação como vc mencionou. Já há uma furação na tomada d'água próximo ao cabeçote.
Seu carro está trabalhando afogado, daí a sua sensação de que o módulo 2.0 é melhor...na verdade não é melhor, seu carro está afogado, logo vc terá a sensação de ter mais potência. Isso tem um custo: diminuição da vida útil do catalisador e o desperdício de combustível. Se vc quer que seus bicos pulsem por mais tempo, basta desconectar o sensor de temperatura...vai jorrar combustível pro seu motor.
Não esqueça de por velas adequadas pro seu combustível e por conta do motor injetado.
Sds
Souza.SSA escreveu:Gusgol,

Eu comprei o cabeçote do santana 2.0 que vem com um comando para dar torque pois o objetivo era compensar o peso do carro com seus opcionais(ar+dh+etc). Sendo assim, no gol que é muito mais leve o carro ficou com um torque muito forte o que é o meu objetivo. Se você quiser uma velocidade final maior tendo um menor torque coloca o 027.7 original da vw que equipou as versões mais fortes.
Quanto ao módulo foi a melhor coisa que fiz...o carro ficou muito mais forte e não existe nada quanto a cilindrada ser 1.8...é como chipar o módulo 1.8 só que gastando menos e de maneira mais fácil, basta tirar um e colocar outro. O que muda em relacão aos módulos é apenas uma coisa: o 2.0 manda um pulso mais prolongado para os bicos injetores que obviamente injeta mais combustível pois para o módulo se trata de um motor 2.0. O carro fica muito mais forte, principalmente nas arrancadas e retomadas. A mistura não fica rica pois a central continua utilizando a sonda lambda e o sensor de temperatura para controlar a mistura. Pode trocar seu módulo sem medo. Essa mudança só não fica boa de 1.6 para 2.0 mas de 1.8 para 2.0 pode usar sem medo. Procure por lugares que consertam módulos e veja se tem a central 2.0 e chame pra jogo trocando pela sua. Eles fazem pq as centrais 1.8 são muito mais procuradas que as 2.0(foram vendidos muitos carros da vw com essa central). Vc já vai com seu gol e testa a central no carro(não esqueça de pedir para ver se tem erros na memória e zerar os erros caso tenha).

Quanto ao sensor de temperatura utilizei o sensor original para os ap injetados aquele com plug azul e o sensor original do gol quadrado. É simples, basta vc comprar aquela peça que prende o sensor(aquela de aluminio, que parece um tubo) com furo para dois sensores(um na frente do outro), teve um carro da vw que saiu assim, eu não lembro qual foi(essa peça é original da vw).

Quanto ao ponto, pode ser de 9° a 12° para gasolina e 12° a 15° para etanol. O avanço é feito eletronicamente pela injeção utilizando o sensor Hall do distribuidor. Não existe avanço de ponto como nos carburados. Por exemplo, eu uso ponto de 12° com gasolina, é o ponto máximo que posso utilizar na gasolina. O ponto é esse, não muda...o avanço quem faz é a central.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Souza.SSA »

Acho que vc não entendeu minha mensagem. Como disse, meu cabeçote é de 2.0 do santana com comando para dar torque 49h. Ele vinha no santana justamente por se tratar de um carro pesado e assim dava mais torque para o mesmo.

Nunca disse que meu carro era 2.0. Meu carro é um 1.8 com injeção de 2.0. Roda sem nenhum problema, perfeitamente, com consumo normal de um AP, sem engasgos e etc...

Não rebaixei o cabeçote, como meu motor era 1.6, eu comprei os pistões do 1.8 flex (é quase um pistão a alcool só que com uma cava pequena no meio) e comprei um vira de 1.8. Ganhei taxa somente com o pistão.

Quanto ao ponto, depende da taxa do carro. No seu caso o seu gol está com taxa de alcool 13:1 e vc tem que acertar o distribuidor para rodar com taxa de alcool que é de 12° a 15° e não de 9° caso vc esteja rodando com alcool. Se vc estiver rodando na gasolina 9° é otimo, porém é melhor vc ter uma taxa menor, pois a gasolina trabalha melhor com taxas mais baixas.

Meu carro nunca rodará afogado! Uma injeção rodando de maneira correta(com todos os sensores funcionando) nunca deixará o carro assim. Desconecte o sensor de temperatura e verá que o carro dará excesso e desligará. Amigo, quando o motor esquenta, a central aumenta a mistura de combustível para fazer o carro diminuir a temperatura, pois o combustível por ser líquido refrigera a câmara de combustão. O objetivo da central é justamente controlar a mistura ar/combustível economizando assim combustível. Uma mistura pobre (muito ar) esquenta de mais o motor, então a central faz injetar mais combustível. Uma mistura rica (muito combustível) pode trincar/furar o pistão ou até mesmo causar um calso hidráulico no motor, por isso a central evita isso diminuindo a injeção de combustível. A sonda lambda "respira" o ar da queima e avisa a central como está a mistura. Esses dois sensores são os principais de uma injeção e faz com que a injeção se torne tão eficaz. Meu carro nunca andou afogado!

Valew man!
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

Amigos boa noite

bom, ja tenho um histórico de perguntas aqui no forum, e com as respostas eu consegui solucionar varios problemas, mas tem um em especial que não consegui solucionar e quero compartilhar com vcs pra ver se alguem consegue me ajudar...

instalei injeção mi no meu motor que era carburado,

troquei cabeçote mecanico, por hidraulico do motor 1.8 pronto da retifica

REVISEI
bicos revisados e medido a vazão, esta com 47ml de vazao em 2 min, acho que é isso que o mecanico falou
pressão de combustivel 3.5bar
tampa de distribuidor
vela, cabo de vela
bobina
modulo
chicote inteiro
todos os sensores
correia dentada "colocando um dente pra cima ou pra baixo"
ponto do distribuidor 9º

e mesmo com tudo funcionando certinho o motor não responde como deveria na aceleração, como ?

eu ligo o carro e deixo ele na lenta, dai eu simplismente dou uma acelerada forte e carro engasga, intala, da estouros no coletor e depois sobe a rotação do motor.
se eu acelerar devagar, ele funciona normal

consumo = eu coloco 50reais de gasolina e rodo em média de 130 a 150km depende do meu pé e quando a luz da reserva acende eu vou pro posto...

não sei mais o que fazer nem o que testar pra resolver o problema da resposta do motor quando acelero

detalhe, meu motor esta batendo saia de pistão, só que tres mecanicas diferentes em tres pontos da cidade disse que não tem nada haver o motor bater saia e interferir na injeção...

uma coisa que eu não fiz foi medir a taxa de compressão do motor...a unica coisa...
então ainda não sei o que fazer...POR FAVOR ALGUME ME DE UMA LUZ..
ERocha
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por ERocha »

nildosk8
O meu estava assim com pré-detonação (estouros) quando o distribuidor estava errado.
Veja isto... tem que ser o 1.6 MI cujo código está na primeira página.
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

meu carro é 1.8
eroha escreveu:nildosk8
O meu estava assim com pré-detonação (estouros) quando o distribuidor estava errado.
Veja isto... tem que ser o 1.6 MI cujo código está na primeira página.
ERocha
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por ERocha »

nildosk8 escreveu:meu carro é 1.8
para 1.6 e 1.8 é o mesmo, veja lá na página 1
-Distribuidor com sensor Hall PRO SEU MOTOR (o do 2.0 é um e do 1.6 e 1.8 é outro).
segue o código correto (1.6 e 1.8) [9 230 087 243]
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

aaa entendi....
mas vc apenas trocou o distribuidor e ja resolveu o problema ?
eroha escreveu:
nildosk8 escreveu:meu carro é 1.8
para 1.6 e 1.8 é o mesmo, veja lá na página 1
-Distribuidor com sensor Hall PRO SEU MOTOR (o do 2.0 é um e do 1.6 e 1.8 é outro).
segue o código correto (1.6 e 1.8) [9 230 087 243]
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por ERocha »

sim, coloquei o distribuidor certo e resolveu o problema. O retardado que montou a injeção para mim tinha colocado um distribuidor com avanço e travado. Mas só isto não iria resolver, pois o distribuidor do MI tem janelas diferentes para saber quando está mandando a faísca para o primeiro cilindro e os demais.
O ponto foi ajustado também, mas não em 9º, mas sim em 12º (original do motor 1.6 álcool carburado).
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

O MEU AP 1.8 GASOLINA TA DANDO O MESMO SINTOMA, POREM NAO CHEGA A ESTOURAR COMO VOCE DIZ, UMA VEZ OU OUTRA DA UM ESTOURO ABAFADO NO COLETOR.

TO SUSPEITANDO QUE É POR CAUSA DO MODULO QUE USO QUE É DO 1.6 E MEU MOTOR É 1.8.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por allanbg »

Pessoal, qual o ponto inicial que vcs estão colocando no 1.8 alcool (antigo carburado)? Deixei o meu em 9°, mas a injeção parece que está funcionando mal... outra coisa, alguém teve problemas em utilizar sonda lambda sem o catalizador no escape? a minha está lendo mistura pobre e consequentemente o modulo está aumentando o tempo de injeção, ferrando com tudo! ta dando um excesso lascado... to usando os bicos 115 do flex e regulador de pressão original mantendo entre 2,5 e 3,0 bar...

Agradeço...
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

allanbg escreveu:Pessoal, qual o ponto inicial que vcs estão colocando no 1.8 alcool (antigo carburado)? Deixei o meu em 9°, mas a injeção parece que está funcionando mal... outra coisa, alguém teve problemas em utilizar sonda lambda sem o catalizador no escape? a minha está lendo mistura pobre e consequentemente o modulo está aumentando o tempo de injeção, ferrando com tudo! ta dando um excesso lascado... to usando os bicos 115 do flex e regulador de pressão original mantendo entre 2,5 e 3,0 bar...

Agradeço...

fala Allan

entao, pelo que andei pesquisando o ponto de igniçao do ap alcool é 12° e ap gasolina é 9°, oque eu acho que estou apanhando é na posiçao do distribuidor, pois tem um esquema de montagem pra ficar apontando pro local exato o rotor.

quanto ao catalizador, nao tem nada a ver, o problema seria se sua sonda estivesse depois do catalisador, ai sim seria uma leitura irregular.

sua sonda é do modelo de 4 fios, com aquecimento? ja tentou trocar a sonda pra ver se ela nao esta com defeito?

outra coisa, sua sonda esta colocada no escapamento depois que ele vira um unico tubo?
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

O ponto do meu gol 1.8 álcool está em 9º.
Não tenho problemas com a sonda e o meu escape não tem catalisador (o ano do meu gol é 1989 e nesta época não era obrigatório o uso do catalisador).
Pressão do meu regulador 3bar (original magneti marelli) e os meus bicos também são iwp115.
Estouro no coletor pode significar carro fora de ponto (verifique o ponto da correia dentada e o ponto de ignição). Como está a compressão do seu motor?
Todos dos módulos 1AVB, álcool ou gasolina, trabalham com ponto inicial de 9º.
Sds

luciano.vermelho escreveu:
allanbg escreveu:Pessoal, qual o ponto inicial que vcs estão colocando no 1.8 alcool (antigo carburado)? Deixei o meu em 9°, mas a injeção parece que está funcionando mal... outra coisa, alguém teve problemas em utilizar sonda lambda sem o catalizador no escape? a minha está lendo mistura pobre e consequentemente o modulo está aumentando o tempo de injeção, ferrando com tudo! ta dando um excesso lascado... to usando os bicos 115 do flex e regulador de pressão original mantendo entre 2,5 e 3,0 bar...

Agradeço...

fala Allan

entao, pelo que andei pesquisando o ponto de igniçao do ap alcool é 12° e ap gasolina é 9°, oque eu acho que estou apanhando é na posiçao do distribuidor, pois tem um esquema de montagem pra ficar apontando pro local exato o rotor.

quanto ao catalizador, nao tem nada a ver, o problema seria se sua sonda estivesse depois do catalisador, ai sim seria uma leitura irregular.

sua sonda é do modelo de 4 fios, com aquecimento? ja tentou trocar a sonda pra ver se ela nao esta com defeito?

outra coisa, sua sonda esta colocada no escapamento depois que ele vira um unico tubo?
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allanbg
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por allanbg »

Fala Gusgol, então cara o meu carro está na mesma config do seu, sobre a compressão não sei como está tenho que medir...a lenta está um pouco irregular como se estivesse com excesso (na verdade está) o carro pipoca entre 1000 à 2500 giros depois disso ele dispara... o ponto está em 9°agora sobre a correia vou ver se pulou algum dente ou algo do tipo... alguma outra sugestão?
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allanbg
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por allanbg »

complementando ... estou desconfiado da sonda, pois quando ligo o carro frio ele se comporta bem melhor, entretanto depois de quente o carro começa a dar todo esse excesso. Ou seja, como a sonda "demora" para entrar em ação, pois a Mi utuliza estratégia de traballhar com valores pré-determinados enquanto o carro está frio e após quente e com a sonda quente e operacional ele fica uma merda...rsrsrsrs o problema é que a minha sonda é nova magneti mareli zero... existe diferença entre sonda a alcool e a Gasolina? pedi sonda de Gol 97 1.8 (sistema AVB) na loja..
luciano.vermelho
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

allanbg escreveu:complementando ... estou desconfiado da sonda, pois quando ligo o carro frio ele se comporta bem melhor, entretanto depois de quente o carro começa a dar todo esse excesso. Ou seja, como a sonda "demora" para entrar em ação, pois a Mi utuliza estratégia de traballhar com valores pré-determinados enquanto o carro está frio e após quente e com a sonda quente e operacional ele fica uma merda...rsrsrsrs o problema é que a minha sonda é nova magneti mareli zero... existe diferença entre sonda a alcool e a Gasolina? pedi sonda de Gol 97 1.8 (sistema AVB) na loja..

ja verificou o sensor de temperatura de agua, aquele de conector azul que fica entre os 3 e 4 cilindro, onde se conecta a mangueira do radiador?
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