Quanto ao avanço da ignição, tanto álcool quanto gasolina, 1.8 ou 1.6, todos são 9°.
Taxa de 11:0 é uma taxa excelente para gasolina, mas requer cuidados: não usar gasolina de péssima qualidade e não ter avanço de ignição muito alto (creio que 9° é o limite de ajuste).
Sentiu muita diferença com o cabeçote de 2.0? No meu carro (álcool, 1.8 e injeção 1AVB) tb pus um cabeçote de motor 2.0Mi. Mandei pra retífica e rebaixei cerca de 1mm, pra taxa chegar próxima a 13:1. Já andei na gasolina com ele pra teste, mas preferi não arriscar muito (risco certo de detonação e pré-ignição...).
Conte aí suas impressões a cerca do novo cabeçote. Eu particularmente percebi um ganho de fôlego do motor em médias e altas rotações e uma pequena perda de torque.
Uma dúvida, se seu carro tem uma capacidade volumétrica de 1.8, pq vc está usando o módulo de 2.0? Lembro que o tempo de injeção é diferente pra cada cilindrada. Seu cabeçote poderá ser de carro 1.6, 1.8 ou 2.0, mas o módulo terá que ser obrigatoriamente de um 1.8. A sua cilindrada continua a ser 1.8, mesmo com a mudança do cabeçote.
Com relação ao sensor de temperatura da água, usei o sensor de 2 fios (do gol Mi). Na peça metálica que fica preso o sensor, há uma tampinha na parte de cima. Retire esta tampinha e pus o sensor de temperatura do painel do carro. Não sei se a faixa de resistência do seu sensor é idêntica a faixa de resistência do sensor original do Mi. Se for diferente sua injeção interpretará uma temperatura que não é real, causando falta ou excesso de combustível. Consulte o catálogo do fabricante para verificar os valores de resistência associados a temperatura.
Abraço
Souza.SSA escreveu:não sei se posso ajudar vocês mas sei que existe um procedimento para ajuste do ponto no ap injetado...é preciso ajustar o ponto com a pistola da forma já explicada, desligar o carro e desconectar o “Shortig Plug”, aguardando se não me engano 1 minuto...esse procedimento é para que a central entre em "modo de ajuste de ponto"...se não fizer isso mesmo que ajuste o ponto com a pistola a central ainda "entenderá" que o carro está com o ponto gravado pela mesma...o carro irá funcionar e você poderá rodar com o carro sem problemas, porém ocorrerá oscilações no motor, como se a marcha lenta estivesse irregular. Depois disso ligue o carro e a central irá gravar o novo ponto. É comum desconectar o “Shortig Plug” com o carro ligado, ajustar o ponto, conectá-lo novamente e pronto, no entanto a forma correta é a explicada. Se não me engano se for usar gasolina o ponto pode ser de 9 a 12 e etanol de 12 a 15.
Estou em fase final de montagem de uma injeção no meu gol. Abaixo darei detalhes:
Usei os pistões do 1.8 flex em substituição dos 1.8 a gasolina. Com isso minha taxa passou para 11,0:1 sem mexer no cabeçote.
Usei o cabeçote do 2.0 5 mancais com tucho hidráulico
Minha injeção era de uma parati 1.8 porém troquei o módulo por um 2.0 a gasolina. Como era IAW 1AVB foi só tirar uma e encaixar a outra.
Os bicos são iwp de 4 furos
Usei uma bomba externa de Monza 2.0 com filtro de celta flex
Mangueiras gates do Brasil 7mm (desci por baixo da bateria, passou por dentro da caixa de ar quente, pela lateral e para-lama traseiro direito e desci do lado do tubo que leva o combustível ao tanque)
No lugar da bomba mecânica coloquei uma tampinha de ferro.
Fiz o cash tanque.
O distribuidor é o Hall 1.8 (é o mesmo do 1.6)
Bobina mi 3 fios
Sonda lambda 4 fios.
Escape 4x1
A conecção onde fica o sensor de temperatura da água tem que usar uma que pega 2 sensores em paralelo: um para o sensor da injeção e o outro para o sensor original dos quadrados. Ou seja, um envia informações para o módulo e outro serve para mostrar a temperatura no painel.
Como usei o cabeçote hidráulico, não utilizei aquela passagem de água através daquele tubo bicromatizado, que levava água do arrefecimento para o coletor de admissão. Tirei o tubo e comprei um mangote que vai direto para a bomba dágua.
Troquei tb o sensor de temperatura do radiador visto que o carro injetado foi projetado para trabalhar com temperatura mais elevada...
Ajustei o ponto a 12° o máximo para gasolina....é por que pretendo usar etanol...taxa o carro tem para queimar...e como estou usando uma central de 2.0 a gasolina num 1.8 não vai ficar descompensado.
Se for contar toda minha historia...tenho 2 anos montando meu gol...fiz chaparia, pintura e agora estou finalizando a parte de injeção e capotaria. Acho que vou abrir um tópico para contar toda minha história. Vou por fotos...sou novo por aqui e nem sei como por fotos...rsrs
http://youtu.be/58GvfzAkjZw