[RESOLVIDO] Como fazer a instalaçao de retorno combustivel

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Gutto_RS
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Nov 2010, 11:13
Carro:

[RESOLVIDO] Como fazer a instalaçao de retorno combustivel

Mensagem por Gutto_RS »

Estive procurando e nao achei nada sobre como fazer entao posto aqui minha duvida.

Meu carro esta faltando o retorno do combustivel, possui um bura 2EA weber.Motor Ap 1.6 alcool
Gostaria de que me ajudem a identificar onde fica(se tiver) o retorno do bura e como fazer a ligaçao das mangueiras
de retorno de preferencia com foto!

Obrigado a todos! :mestre:
Editado pela última vez por Gutto_RS em 31 Jul 2011, 18:13, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Duvida] Como fazer a instalaçao de retorno combustivel

Mensagem por bleidao »

Qual o seu motor?
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [Duvida] Como fazer a instalaçao de retorno combustivel

Mensagem por Bill »

Gutto_RS,


Beleza ??


Seu carro é a alcool ou a gasolina ???


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Gutto_RS
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Nov 2010, 11:13
Carro:

Re: [Duvida] Como fazer a instalaçao de retorno combustivel

Mensagem por Gutto_RS »

bleidao escreveu:Qual o seu motor?
Motor Ap 1.6 Alcool.
Gutto_RS
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Nov 2010, 11:13
Carro:

Re: [Duvida] Como fazer a instalaçao de retorno combustivel

Mensagem por Gutto_RS »

Bill escreveu:Gutto_RS,


Beleza ??


Seu carro é a alcool ou a gasolina ???


Abraços !!! :cool:

Alcool
danilocmc
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Abr 2010, 20:15
Carro:
Localização: São Paulo

Re: [Duvida] Como fazer a instalaçao de retorno combustivel

Mensagem por danilocmc »

amigo, o carro é original???

usa bomba mecanica original???

se for, esquece o retorno....

NENHUM motor AP alcool original tem retorno de combustivel para o tanque....

isso existe apenas em carros carburados gasolina hehehe.....e os injetados e ou os que usam bomba eletrica com dosador....

fica tranquilo que nem a boia tem o local para colocar o retorno......o bico até existe, mas ele é fechado.....

ok???

abraços
Gol Gli 1.8T 1987 Prata Lunar
Imagem
Gutto_RS
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Nov 2010, 11:13
Carro:

Re: [Duvida] Como fazer a instalaçao de retorno combustivel

Mensagem por Gutto_RS »

danilocmc escreveu:amigo, o carro é original???

usa bomba mecanica original???

se for, esquece o retorno....

NENHUM motor AP alcool original tem retorno de combustivel para o tanque....

isso existe apenas em carros carburados gasolina hehehe.....e os injetados e ou os que usam bomba eletrica com dosador....

fica tranquilo que nem a boia tem o local para colocar o retorno......o bico até existe, mas ele é fechado.....

ok???

abraços
Uso bomba mecanica original do carro sim.
Mais vou colocar o retorno, pois conversando com um amigo meu o avo dele tem um gol 1989 a alcool com retorno original de fabrica.
O problema e que ele se mudou pra SC e por isso nao posso visualizar como é feito o tal retorno, vou colocar o retorno até pra melhorar a economia de combustivel, porque quero instalar o Desborbulhador de ferro original VW que comprei na PANAMBRA.
Se tiver que furar o tanque farei mais nao posso ficar colocando dinheiro fora, pois o alcool novamente esta quase no preço da gasolina.
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [Duvida] Como fazer a instalaçao de retorno combustivel

Mensagem por Bill »

Gutto_RS,


Beleza ??


Como o danilocmc falou carro a alcool não tem retorno não !!!!
Não é só AP's não, nenhum carro a alcool tem retorno, se esse seu amigo falou que o do avô dele tem e é original, deve ser o ÚNICO que a VW fez então ....
E, se não me engano o retorno começou a sair nos AP's a gasolina por volta de 90, 91, me corrijam se estiver errado !!!
Vc quer economia de combustível, então regule muito bem seu bura, troque o kit de giclagem, verifique o funcionamento do avanço a vácuo, embuchamento dos eixos, coloque um bobina MI, troque cabos, velas, rotor e tampa do distribuidor, aí vc terá economia e desempenho ....
E, sob o ponto de vista mecânico mesmo, vc já ouviu dizer que o alcool forma bolhas de ar e tem que entrar frio no motor ??? Pois colocando o retorno seria mais ou menos isso que vc ia coneguir, uma coisa necessária na gasolina mas que não tem serventia alguma no alcool ..... e outra, a agulha do bura é que regula a entrada de combustível, então o que vc vai fazer é o seguinte, qdo a agulha fechar o alcool vai ser mandado para o motor de volta e a linha de combustível vai ficar despressurizada, e, como o alcool é mais "fino" digamos assim do que a gasolina isso pode ate trazer problemas para a aceleração rápida e possível falhas no funcionamento do motor, pois poderá dar falta em várias situaçõs de uso .....
Seria por isso que as fábricas nunca colocaram retorno nos carros a alcool ??? Quem sabe, né .......
Mas, se vc for fazer mesmo, conta aí pra gente como ficou e se tem algum problema, quem sabe podemos te ajudar, ok ???


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
danilocmc
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Abr 2010, 20:15
Carro:
Localização: São Paulo

Re: [Duvida] Como fazer a instalaçao de retorno combustivel

Mensagem por danilocmc »

com certeza NAO existe NENHUM AP alcool carburado com retorno original.....

o avô do seu amigo está enganado e o neto dele mais ainda........ou o carrro era gasolina e foi passado pro alcool deixando essa ligação "gambiarra", ou ele confundio o carro.....

e outra, o Bill está certissimo, isso nao economizara NADA de combustivel, apenas trará PROBLEMAS para o carro......

se quer algo CORRETO, faça uma boa regulagem no carburador, olhe a folga das valvulas, troque cabos, velas, tampa do distribuidor, rotor, valvula termostatica e afins do carro.....ai terá um carro alcool economico......

com certeza combustivel está valendo ouro hoje......

mas o pior é vc gastar proximo de 100 reais ou mais fazendo essa gambi, e no final das contas nao mudar nada.....ai vai ficar doido....

abraços
Gol Gli 1.8T 1987 Prata Lunar
Imagem
Gutto_RS
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Nov 2010, 11:13
Carro:

Re: [Duvida] Como fazer a instalaçao de retorno combustivel

Mensagem por Gutto_RS »

Ok! Galera....Obrigado pela ajuda.
Fiz a adptaçao e nao senti diferença quanto a desempenho ou problema.
A unica diferença que notei e ainda procuro o motivo meu carro passou significativamente de 5.2Km/L de consumo para 7.6KM/L.
PROBLEMA RESOLVIDO!
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [RESOLVIDO] Como fazer a instalaçao de retorno combustiv

Mensagem por Bill »

Gutto_RS,


Parabéns !!! Vamos só ver se isso se confirma, né ....
Porque geralmente qdo a gente coloca alguma coisa faz de tudo para dar certo, tipo quem vai medir o consumo com uma garrafa de 1 litro, vc pisa menos, não reduz, vai só na boa, aí consegue bons resultados, diferente de um uso diário.
Mas espero que o seu caso seja diferente !!!


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Gutto_RS
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Nov 2010, 11:13
Carro:

Re: [RESOLVIDO] Como fazer a instalaçao de retorno combustiv

Mensagem por Gutto_RS »

Bill escreveu:Gutto_RS,


Parabéns !!! Vamos só ver se isso se confirma, né ....
Porque geralmente qdo a gente coloca alguma coisa faz de tudo para dar certo, tipo quem vai medir o consumo com uma garrafa de 1 litro, vc pisa menos, não reduz, vai só na boa, aí consegue bons resultados, diferente de um uso diário.
Mas espero que o seu caso seja diferente !!!


Abraços !!! :cool:
Realmente na maioria das vezes e assim, porem como tenho um filho pequeno, e sempre nos horarios que rodo estou com ele, pois levo para creche pela manha, e pego no final do dia.
Mais como onde moro e simplesmente um transito infernal, sem falar o caminho cheio de pardais, so ando a 60KM(tenho uma multinha de 574,00) na moto por passar de 60KM/H.
Mais vou fazer um video de como retorna combustivel e postar em breve no youtube!
Abraço
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [RESOLVIDO] Como fazer a instalaçao de retorno combustiv

Mensagem por bleidao »

Fala ai, GUTTO.

To aguardando o video estiver pronto, posta mesmo.

Estou curioso para saber como ficou o retorno.

Voce mesmo o fez?
danilocmc
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Abr 2010, 20:15
Carro:
Localização: São Paulo

Re: [RESOLVIDO] Como fazer a instalaçao de retorno combustiv

Mensagem por danilocmc »

engraçado esse consumo ter sido alterado, porque a bomba mecanica gera uma pressao muito pequena de combustivel, logo com a cuba cheia, a agulha veda e NAO PERMITE que entre mais combustivel na cuba, mesmo com o carro ligado.......entra apenas o limite da cuba......ou seja, pra que funcionaria o retorno nesse sistema???? se entrar mais combustivel do que a agulha permite, com certeza o carro iria transbordar alcool e enxarcar o carburador.....

nao tem conexao, entende????

se fosse um carro carburado com bomba mecanica, é necessario usar um dosador, pra regular a pressao, porque a agulha do carburador nao aguenta vedar e transborda TUDO, fazendo o carro nem sair do lugar de tanto excesso.....

mas se funcionou, vai fundo.....as vezes esse complexo sistema, está camuflando um problema na agulha ou boia do carbura.....

abraços
Gol Gli 1.8T 1987 Prata Lunar
Imagem
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [RESOLVIDO] Como fazer a instalaçao de retorno combustiv

Mensagem por bleidao »

Cara... eu tava vendo de colocar um dosador no meu carro, o mecanico me falou a mesma coisa.

A bomba mecanica não gera pressão suficiente para passar pela agulha quando a cuba jah esta cheia.

E disse que se eu colocasse um dosador, teria que furar meu tanque para colocar um sistema de retorno.
Gutto_RS
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Nov 2010, 11:13
Carro:

Re: [RESOLVIDO] Como fazer a instalaçao de retorno combustiv

Mensagem por Gutto_RS »

Salve salve galera, estive meio ausente devido ao trabalho que esta me comendo um baita tempo mais agora posso responder aos amigos e assim tentar sanar suas duvidas(que nao sao poucas :D :D :D )!

Realmente o retorno do carburador do alcool nao existe.
Portanto terao que fazer um utilizando o material abaixo.
O que fiz foi instalar um desborbulhador(R$10,00) e colocar uma mangueira de retorno ate o tanque 5Mts(R$ 19,50) e instalar 2 "T" na no retorno original do tanque.
Ao instalar o retorno partindo do desborbulhador com a mangueira de retorno sendo ligada ao retorno original do tanque faz com que nao falte combustivel na cuba e o alcool como e menos denso do que a gasolina e evaporado no momento que a boia tranca o excesso. Nota-se isso pelo cheiro de alcool que pode ser sentindo no momento em que se abre o capo um leve cheiro de alcool.
Recomendo a todos que instalem o desborbulhador com a instalaçao somente interna no capo utilizando uma garrafa de 2Lts.
Saia e rode da mesma forma que vc costuma andar ao acabar o combustivel da garrafa troque a instalaçao para que passe pelo desborbulhador com retorno ligado a garrafa de 2Lts e faça novamente o caminho de volta e veras o resultado.
Eu tenho sempre a mesma forma de andar portanto nao saio pisando feito doido.Mais cada um e cada um e tem seu ritimo.Vou ver se faço o video com e sem o desborbulhador.

Abraço a todos!
GuilhermeAP
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 28 Mar 2010, 13:34
Carro:
Localização: Montenegro-RS

Re: [RESOLVIDO] Como fazer a instalaçao de retorno combustiv

Mensagem por GuilhermeAP »

Eu tenho um Gol 86 AP 1.8 Alcool e ele ja tinha um desborbulhador quando comprei..
Vo dizer que retorna MUITO alcool pro tanque (praticamente enxeu uma garrafa de 2L em poucos minutos na lenta).
Tudo bem que a agulha veda a passagem de combustivel quando a cuba enxe mas, a bomba segue puxando alcool sem parar do tanque e continua tentando mandar pro bura...
Acredito que com o uso do desborbulhador, eh mantido sempre uma boa pressao entre bomba e bura, sem forçar ambos, ja que o excesso vai embora...
Alem disso, a quantidade de ar retirado do alcool tbm eh grande, eh perceptivel...

Eu soh vejo vantagens em seu uso...tanto em gasolina como alcool..
Perera
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1375
Registrado em: 16 Mai 2011, 16:50
Carro:
Localização: Mogi das Cruzes

Re: [RESOLVIDO] Como fazer a instalaçao de retorno combustiv

Mensagem por Perera »

vou tentar fazer no meu tbm quem sabe não melhora alguma coisa de vez enquando meu carro da umas engasgadas
e ta gastando muito tbm vamos tentar de tudo né rsrsrrsrsr
Parabéns pela iniciativa gutto abç.
Avatar do usuário
AZ
Membro
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 03 Dez 2010, 23:24
Carro:
Localização: São Paulo - SP - Z/L

Re: [RESOLVIDO] Como fazer a instalaçao de retorno combustiv

Mensagem por AZ »

Gutto_RS escreveu:Salve salve galera, estive meio ausente devido ao trabalho que esta me comendo um baita tempo mais agora posso responder aos amigos e assim tentar sanar suas duvidas(que nao sao poucas :D :D :D )!

Realmente o retorno do carburador do alcool nao existe.
Portanto terao que fazer um utilizando o material abaixo.
O que fiz foi instalar um desborbulhador(R$10,00) e colocar uma mangueira de retorno ate o tanque 5Mts(R$ 19,50) e instalar 2 "T" na no retorno original do tanque.
Ao instalar o retorno partindo do desborbulhador com a mangueira de retorno sendo ligada ao retorno original do tanque faz com que nao falte combustivel na cuba e o alcool como e menos denso do que a gasolina e evaporado no momento que a boia tranca o excesso. Nota-se isso pelo cheiro de alcool que pode ser sentindo no momento em que se abre o capo um leve cheiro de alcool.
Recomendo a todos que instalem o desborbulhador com a instalaçao somente interna no capo utilizando uma garrafa de 2Lts.
Saia e rode da mesma forma que vc costuma andar ao acabar o combustivel da garrafa troque a instalaçao para que passe pelo desborbulhador com retorno ligado a garrafa de 2Lts e faça novamente o caminho de volta e veras o resultado.
Eu tenho sempre a mesma forma de andar portanto nao saio pisando feito doido.Mais cada um e cada um e tem seu ritimo.Vou ver se faço o video com e sem o desborbulhador.

Abraço a todos!
Blz Gutto_RS,

Teria como vc desenhar esse sistema ai? pode ser no Paint mesmo :D

Abraço!
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”