[DÚVIDA] válvula termostática - opniões

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
wgdel
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mai 2011, 07:46
Carro:

[DÚVIDA] válvula termostática - opniões

Mensagem por wgdel »

Galera é o seguinte: Tenho um gol 1000 1993 a gasolinha comprado a pouco mais de um mes. O carro era de uma mulher que praticamente não andava, mas também não cuidava do carro.
Confesso que a princípio fiquei meio desanimado e cheguei até anunciar o carro para venda.
Bom vamos lá, percebí que a água do radiador estava muito suja então tomei como referência um tópico aqui do fórum e fiz uma limpeza, adicionei o aditivo, mas pouco tempo depois a água do radiador ficou mais suja ainda. Acredito que por ela nunca ter feito uma limpeza e por ter adicionado aditivo. Depois o carro apresentou um vazamento na tampa da bomba d'agua, então fiz a desmontagem da mesma e constatei que ela estava com a carcaça muito corroida, porém a bomba estava ainda boa. Quando tirei fora a bomba constatei que o carro estava sem a tal válvula termostática. Aí me veio a dúvida: Compra-la ou não compra-la, porque não compra-la, compreia-a. Contrariando a opnião de várias pessoas que me disseram pra deixar sem. Comprei também a carcaça da bomba d'agua nova, juntamente com algumas mangueiras e braçadeiras que estavam desgastadas. Aproveitei para tirar o radiador fora e fazer uma limpeza geral.
O interessante é que após fazer o serviço e adicionar a válvula termostática percebí uma melhora significativa no funcionamento do carro, que antes até parecia que era a álcool.
Me aconselharam a não usar a válvula pois o gol 1000 não tem ponteiro de temperatura, o que seria perigoso caso venha ter problemas com a válvula.
Gol 1000, cinza, ano 1993, gasolina
[X] Alarme de presença Buster

Imagem
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [DÚVIDA] válvula termostática - opniões

Mensagem por Bill »

wgdel,


Beleza ??

Eu tambem sou a favor da válvula termostática sim, pois com ela o motor vai funcionar na faixa ideal de temperatura, fazendo com que o rendimento e desempenho sejam otimizados.
Falar que ela pode travar fechada e pode ferrar seu motor é fato, mas é dificl de acontecer, e, se acontecer, v cpode retira-la fora e depois arrumar ....
Qualquer peça esta sujeita a falhas, se o cebolão tambem der pau e não acionar a ventoinha o motor tb ferve e por aí vai .....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
binhodrummer
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1985
Registrado em: 04 Jul 2008, 14:06
Carro:
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Re: [DÚVIDA] válvula termostática - opniões

Mensagem por binhodrummer »

saiu de fabrica amigo! certeza que o carro bebe mais sem ela, e o desgaste do motor é maior...
wgdel
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mai 2011, 07:46
Carro:

Re: [DÚVIDA] válvula termostática - opniões

Mensagem por wgdel »

Pois é, realmente percebí uma boa melhora no funcionamento do carro, até agora andei com ele só no domingo, pois no dia-a-dia meu transporte é moto. Mas confesso que coloquei a válvula termostática com medo pq o Gol 1000 não tem um ponteiro oque daria pra acompanhar a temperatura mais tranquilamente. Só com essa luz no painel é bronca! Quando ela vem acender é como aquele programa: Agora é tarde...
A ex-dona quando me vendeu o carro me passou algumas notas fiscais de serviço que fez, inclusive de troca da junta do cabeçote. Ele havia me falado que o carro uma vez deu problema de aquecimento e que gastou bastante dinheiro. Acredito eu que tenha sido a bendita válvula termostática.
Vou procurar manter o sistema de arrefecimento sempre o mais limpo possível e pretendo trocar a válvula no máximo a cada 15.000Km pra não correr riscos, já que é uma peça relativamente barata.
Abraço a todos
Gol 1000, cinza, ano 1993, gasolina
[X] Alarme de presença Buster

Imagem
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”