Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

sebada escreveu:
luciano.vermelho escreveu:nao é ser burro ou pao duro, o problema é achar esse bendito... só achei de injeçao monoponto, o codigo era diferente e de 2.0 que a base é maior... por isso tava tentando funcionar com o carburado... mas acredito que nao deu certo...
Ae galera,

o distribuidor do monoponto é diferente do multiponto :?: Eu comprei um distribuidor do gol injeçao para meu projeto de tirar o carburador e colocar a injeçao, mas nao sei se ele era monoponto ou multiponto.... :roll:
Da injeção monoponto e/ou injeção analógica (que todos os bicos pulsam juntos) o distribuidor tem as 4 janelas iguais. No distribuidor da Magneti Marelli 1AVB/1AVP é diferente, é 3+1, ou seja, 3 janelas iguais e uma maior, que indica a fase do motor, a central precisa saber e é o distribuidor que informa.

Pro motor 1.6/1.8 o distribuidor é o de referência com final 243. Nenhum outro, ponto final.

Coincidentemente comprei mais um, pro meu Passat GTS Pointer que se juntou à família recentemente... hehehehe
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

sebada escreveu:
luciano.vermelho escreveu:Alex, socorroooooo


eu comprei o distribuidor mi e funcionou o motor... porem......

o motor tem uma lenta meio quadrada, e quando começa a acelerar, ele vai com dificuldade, tipo como se estivesse um ou mais cilindros falhando... no escapamento em alta rotaçao chega a dar uns estouros....

minha configuraçao é: cabos de vela MSD, tampa do distribuidor e rotor bosch, velhas NGK grau 8 (celta vhc flex)

outro detalhe, a pressao de combustivel varia de 2.8 em lenta e 3,5 em alta rotaçao, acho que deve ser assim mesmo...

hallmeter ta marcando mistura miseravel, pois esta abaixo de pobre....

meus bicos sao iwp 024 porem retrabalhados e alimentava um kadett 2.0 turbo, mas nao sei se estao todos funcionando, pois ficaram 1 ano parados...

mexi no ponto de igniçao, mesmo sem a lampada, pra ver se melhorava, mas só sentia oscilaçoes de marcha lenta conforme adiantava ou atrasava o ponto, em marcha lenta.

tentei tirar o hallmeter do sinal da sonda lambda pra ver se era interferencia, mas nada mudou.

desliguei o sensor de detonaçao pra ver se era o fato dos tuchos mecanicos, mas tambem nao mudou nada...

troquei o sensor de temperatura, mas nao melhorou tambem...

carreguei a bateria, e até testei com 2 baterias pra ver se era falta de energia, mas tambem nao melhorou..

E ESTOU SEM FILTRO, SOMENTE A TBI, NAO SEI SE ISSO INFLUENCIA...

E AGORA A NOITE DISPAROU A MARCHA LENTA, TA NA FAIXA DOS 2500RPM MAIS OU MENOS.. SE TAPAR A TBI COM A MAO, O MOTOR MORRE INSTANTANEAMENTE, ENTAO ACREDITO QUE NAO SEJA ENTRADA FALSA DE AR...


oque poderia ser?
Luciano, voce deu uma olhada para o motor da marcha lenta :?: Nao será que ele esta sujo :?: Eu acho tambem que a pressao de combustivel deveria ser 3.0 bar na marcha lenta, mas nao tenho certeza disso.... :roll:
Em marcha lenta deve ficar entre 2,4~2,6. Em carga fica entre 2,8~3,2.
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:
sebada escreveu:
luciano.vermelho escreveu:Alex, socorroooooo


eu comprei o distribuidor mi e funcionou o motor... porem......

o motor tem uma lenta meio quadrada, e quando começa a acelerar, ele vai com dificuldade, tipo como se estivesse um ou mais cilindros falhando... no escapamento em alta rotaçao chega a dar uns estouros....

minha configuraçao é: cabos de vela MSD, tampa do distribuidor e rotor bosch, velhas NGK grau 8 (celta vhc flex)

outro detalhe, a pressao de combustivel varia de 2.8 em lenta e 3,5 em alta rotaçao, acho que deve ser assim mesmo...

hallmeter ta marcando mistura miseravel, pois esta abaixo de pobre....

meus bicos sao iwp 024 porem retrabalhados e alimentava um kadett 2.0 turbo, mas nao sei se estao todos funcionando, pois ficaram 1 ano parados...

mexi no ponto de igniçao, mesmo sem a lampada, pra ver se melhorava, mas só sentia oscilaçoes de marcha lenta conforme adiantava ou atrasava o ponto, em marcha lenta.

tentei tirar o hallmeter do sinal da sonda lambda pra ver se era interferencia, mas nada mudou.

desliguei o sensor de detonaçao pra ver se era o fato dos tuchos mecanicos, mas tambem nao mudou nada...

troquei o sensor de temperatura, mas nao melhorou tambem...

carreguei a bateria, e até testei com 2 baterias pra ver se era falta de energia, mas tambem nao melhorou..

E ESTOU SEM FILTRO, SOMENTE A TBI, NAO SEI SE ISSO INFLUENCIA...

E AGORA A NOITE DISPAROU A MARCHA LENTA, TA NA FAIXA DOS 2500RPM MAIS OU MENOS.. SE TAPAR A TBI COM A MAO, O MOTOR MORRE INSTANTANEAMENTE, ENTAO ACREDITO QUE NAO SEJA ENTRADA FALSA DE AR...


oque poderia ser?
Luciano, voce deu uma olhada para o motor da marcha lenta :?: Nao será que ele esta sujo :?: Eu acho tambem que a pressao de combustivel deveria ser 3.0 bar na marcha lenta, mas nao tenho certeza disso.... :roll:

sensor de marcha lenta esta limpo sim, mas nao sei se esta funcionando 100, pois peguei usado... quando o motor começou a funcionar, ele tava de boa, foi depois de varios minutos de funcionamento que começou a dar pau...
Teria como tu tentar relacionar em vez de minutos de funcionamento observar se não é quando o motor entra na faixa de temperatura "normal de trabalho"?

Olha... tem muita relação! É a partir de onde a estratégia da central muda pois entende que está em temperatura normal, então muda mapa de ponto, ignição, injeção... violentamente se comparado com os valores com o motor frio.
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

sebada escreveu:
luciano.vermelho escreveu:parece que é diferente sim.... sua injeçao é mi ou monoponto?
Eu estou começando a comprar as peças para tirar o carburador e colocar a injéçao multiponto no meu golzinho. :banana:

Boooaaaaaa!!!! Mete ficha!!!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

sebada escreveu:
luciano.vermelho escreveu:
sebada escreveu: Luciano, voce deu uma olhada para o motor da marcha lenta :?: Nao será que ele esta sujo :?: Eu acho tambem que a pressao de combustivel deveria ser 3.0 bar na marcha lenta, mas nao tenho certeza disso.... :roll:

sensor de marcha lenta esta limpo sim, mas nao sei se esta funcionando 100, pois peguei usado... quando o motor começou a funcionar, ele tava de boa, foi depois de varios minutos de funcionamento que começou a dar pau...
E agora, se voce liga o carro (com ele frio), a lenta ta boa o nao :?: Se quando o motor esta frio a lenta esta boa, entao pode ser a pressao de combustivel mesmo, porque quando o carro esta frio, o modulo injeta mais combustivel ate que o motor afogue e fique na temperatura de funcionamento, depois injeta menos combustivel e por isso da falta.
Perfeitas observações, Luciano.
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:na verdade meu dosador tem uma mangueirinha de vacuo que mexe na pressao de combustivel, variando de 2,8 a 3.5
Normal e necessária que tenha e que o dosador esteja variando a pressão da linha.

O brabo é que muita gente "envenena" o carro apertando o dosador, ou seja, restringe o retorno dele... dá mais pressão, gasta mais, e aparenta andar mais...

Ah, esse "tal" de ser humano... hehehehehe
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:AGORA PAROU DE FUNCIONAR A BOMBA DE COMBUSTIVEL.... TROQUEI A BOMBA, MAS O PROBLEMA É ELETRICO....

ESTRANHO, POIS O RELE FAZ BARULHO DE ARMAR, MAS NAO TEM CORRENTE SUFICIENTE PRA FAZER A BOMBA GIRAR...
Testou o relé?

Sugestão a todos: quando forem trocar ou comprar os relés pras adaptações de vocês, usem o DNI-102. É de ótima qualidade e não custa caro.

Tem outras marcas, mas não conheço. Só usei os originais ou os da DNI quando montei tudo desde o zero do chicote.

Finalizando: relé e fusível é possível causa desse tipo de problema. Além, claro, da bomba ruim... ela tenta armar mas não vai...
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

eroha escreveu:novidades... tá quase!!!
ontem foi reparada e reprogramada a central e o carro ficou muito bom, só está morrendo na lenta (provável motor da marcha lenta).
Consumo na estrada: 9,1km/l álcool....
Que ótimas notícias!! Show!!

Mas em que condições essa média? Meus respeitos... tá espetacular!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:noticia boa, minhas 2 bombas de gti estavam travadas, por isso nao funcionou... nao me pergunte como.....

coloquei a bombinha de monza pra testar e o carro pegou de boa...

to com um pequeno problema... depois que esquenta, o motor fica acelerado, acredito que mais de 2000 rpm em marcha lenta... pensei em entrada falsa de ar, mas de vez em quando ele baixa a rotaçao para menos de 900rpm... tem como testar o motor de passo (marcha lenta) para saber se é ele??
Tua borboleta usa o atuador da lenta de ponta metálica (e relativamente fina) ou de ponta grossa e de borracha?

Eu passei por situação parecida com meu Golzinho, quando usava borboleta e atuador da lenta dos AP-MI "modernos", flex. Troquei pela borboleta "antiga", com o atuador da lenta com ponta de metal, perfeito.

Tem outra, pode ser a combinação de um tipo de borboleta com outro tipo de modelo de atuador que não o correto pra ela, entende?
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:
sebada escreveu:Isso nao sei Luciano, mas que bao noticia que pegou o carro.
O que pode ser é que o avanço na lenta esteja muito avançado, tem qeu ficar em 12ª mais o menos.

to colocando o carro no ponto, deixei com 12° de avanço, porem nao tive tempo de deixar funcionando pra ver oque acontece...

a otima noticia é que travei 2 bombas de gti porque tive a ideia fantastica de testar elas com agua ha um mes mais ou menos... fica a dica, NAO TESTE BOMBA DE COMBUSTIVEL COM AGUA!
TESTOU BOMBA ELÉTRICA DE COMBUSTÍVEL COM ÁGUA???????????????????

Não pode... tu tá de brincadeira... não pode!!! :asgh:
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

eroha escreveu:ATÉ QUE ENFIM !

Consegui! funcionando! Trocado o motor de passo e não morre mais! Aproveitei e coloquei as velas adequadas para a Parati 1.6 Mi Álcool.

A única dúvida é: o tal do CANISTER faz falta? não tem no meu carro, e teria um sensor da válvula do canister que também não existe.

Ainda está pouca coisa irregular a lenta, mas acho que a injeção irá se adaptar ao motor de passo agora funcionante e não vou mais ficar 'procurando chifre em cabeça de gato'.

Sinceros agradecimentos a todos que ajudaram, deram forças, rezaram, etc !
Que magnífica notícia... o bom de ir lendo e respondendo as msg´s atrasadas em linha de tempo crescente é isso... as soluções aparecem rápido... hehehehe

Fazer falta, faz. Mas como no motor a álcool não é utilizado canister (o pino é utilizado pra partida a frio original, automática), não precisa. Fica um registro de erro na memória da injeção, mas como é um elemento secundário no sistema, não tem problema.

Todo mundo feliz, isso é que vale!!

Abraços!!

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:
sebada escreveu:
luciano.vermelho escreveu: a otima noticia é que travei 2 bombas de gti porque tive a ideia fantastica de testar elas com agua ha um mes mais ou menos... fica a dica, NAO TESTE BOMBA DE COMBUSTIVEL COM AGUA!
Pfffff :bronha: hehehe
Como se diz, "vivendo e aprendendo"

o problema é estragar 2 bombas.... aprendi do pior jeito e fica a liçao para todos!
Mais uma dica de quem já padeceu pra aprender: a bomba externa de S10/Monza/Kadett é ótima pra álcool, mas pra carburado. Pois a pressão de trabalho é baixa, e essa bomba é utilizada em carros monoponto, onde a pressão de trabalho não passa de 1,5~1,8 bar.

Eu fiquei empenhado duas vezes, por causa dessas bombas, com a 1AVB. A bomba não aguenta muito tempo, é fato. A boa e velha Bosch "GTI" é insuperável.
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

frankbtos escreveu:Tenho um gol 1.6 93 to afim de instalar ineção nele, tenho noção de mecânica mais zero de elétrica e to com duvidas, na parte do motor ta tudo certo bicos 044, bomba de gti, distribuidor 9 230 087 243 hall injetado, central 1.6 1avp descodificada, o chicote completinho, e pro lado de fora ta todo instalado, agora chegou a parte que eu naum sei nada, o chicote pra dentro do carro, então vai ai minha duvida.
no chicote que entra pra dentro do carro,
1° sai um outro chicote que vai para a central junto com o fio do negativo de aterramento,
2° um outro chicote que vai para os reles preto e azul
3° um fio preto com uma listra vermelha separado que deve ser do pós chave?
4° um outro chicote que termina em tres conectores roxo, vermelho e marrom

roxo seis fios: vermelho, vermelho com azul, amarelo, azul com branco, verde, preto
vermelho cinco fios: preto com azul, preto, marrom, marrom com branco, marrom com verde
marrom cinco fios: preto com verde, preto com azul, preto com amarelo, marrom com amarelo, azul

o 1° e o 2° ta pronto né, sendo que naum tem nenhum fio desencaixado ou cortado
o 3º é do pós chave?
o que fazer com esse monte de fios do 4° chicote sendo que termina nos conectores, é onde liga a bomba elétrica?
Irmãozinho, pega o esquema da 1AVP e tenta identificar. É a dica que tenho pra te dar.

Depois disso, aí sim as coisas começam a clarear. É normal complicar. Até hoje, depois de algumas adaptações, quando chega a parte de ligação elétrica, relés e afins eu faço com muuuuuuita calma e atenção, confiro inúmeras vezes pra não ter riscos de se enganar, pq não tem maior frustração do que montar tudo, ligar a chave e o motor não funcionar.

Sobre os relés: te habitua a se referir a eles como "principal" e "da bomba", vai ficar mais simples de assimilar a ligação deles. Também atenta para a fiação que vai pra central e que vem dela para armar o sistema.

Se não tiveres o esquema da injeção, me manda um e-mail que te encaminho, ok? Anota aí: chucro@gmail.com
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

sebada escreveu:
luciano.vermelho escreveu:mais um detalhe importante que apanhei...

cuidado de onde voce puxa o sinal do pós chave, pois de onde eu puxei, quando virava na partida, o comutador da chave desligava o sinal pós chave, religando assim que eu parava de dar na partida, logo a injeçao tava com dificuldade de funcionar....
boa dica luciano, ;-) a chave tem uma posiçao "açesorios" que quando voce tenta ligar o carro, desliga a corrente sim, isso acontece com as luces dianteiras por exemplo.
Usem como pós-chave o mesmo fio da ligação do módulo de ignição de carburado, e pronto. Não tem erro. O resto TODO é direto da bateria pros relés, e deles pra seus dependentes.
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
ERocha
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Jan 2010, 12:45
Carro:
Localização: São Bento do Sul-SC

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por ERocha »

Pois é Alex, eu estou na última tentativa antes de desistir e voltar para o carburador.
Ela continua ruim quando o motor está frio.
Aliás "ruim no frio" foi exatamente o que me motivou instalar a injeção.

Na próxima semana, um mecânico que trabalha na VW vai ver se descobre o que há de errado.
A central realmente estava com problemas, foi arrumada.
Troquei também motor de passo, sensor do TBI, velas novas para motor 1.6MI álcool, cabos já eram resistivos e estavam novos.
Estava péssima para pegar, coloquei uma solenóide nova e mangueirinhas boas... e retirei o "T" de retorno no tanquinho da gasolina (acho que este sistema é só para o carburado, que não usa solenóide). Melhorou, agora pega na 2ª ou 3ª, as vezes até na primeira.
Mas ainda morre. Andando, mesmo com o motor quente, ao pisar na embreagem, quase todas as vezes a rotação cai demais - menos de 500 rpm, e morre.
O que pode ainda estar errado? sensor de rotação? amanhã vou verificar o distribuidor, se é 243.
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

eroha escreveu:Pois é Alex, eu estou na última tentativa antes de desistir e voltar para o carburador.
Ela continua ruim quando o motor está frio.
Aliás "ruim no frio" foi exatamente o que me motivou instalar a injeção.

Na próxima semana, um mecânico que trabalha na VW vai ver se descobre o que há de errado.
A central realmente estava com problemas, foi arrumada.
Troquei também motor de passo, sensor do TBI, velas novas para motor 1.6MI álcool, cabos já eram resistivos e estavam novos.
Estava péssima para pegar, coloquei uma solenóide nova e mangueirinhas boas... e retirei o "T" de retorno no tanquinho da gasolina (acho que este sistema é só para o carburado, que não usa solenóide). Melhorou, agora pega na 2ª ou 3ª, as vezes até na primeira.
Mas ainda morre. Andando, mesmo com o motor quente, ao pisar na embreagem, quase todas as vezes a rotação cai demais - menos de 500 rpm, e morre.
O que pode ainda estar errado? sensor de rotação? amanhã vou verificar o distribuidor, se é 243.
Chegaste a testar (ou pegar um outro emprestado para testes) o teu MAP?

Sobre o motor pegar no frio, com partida a frio... olha... eu já vi pessoa se enganando e na hora de acionar a partida a frio estava afogando de gasolina pq o sistema injetava muito, e precisava um ou dois segundos apenas de acionamento e já era.

Pra tu teres idéia, acho que ano passado (ou no outro anterior, não lembro) cheguei a fazer um videozinho de como era pra ligar meu Golzinho no inverno, nesse dia estava uns 5~6°C. Só não pegou de primeira pq eu rateei... hehehehe

Ainda sobre teu motor custar a pegar e lenta baixa... Se tem injeção de gasolina, tem que funcionar. PONTO FINAL!!

Se não fica ligado é pq tá faltando 'bóia' pra manter o motor funcionando. Aí entra a questão de bicos, sensores de temperatura (água e ar) e posição mecânica da borboleta + atuador da lenta.

Como trocaste o atuador da lenta, eliminado (a princípio). Mas vai que a borboleta tenha que mexer no parafuso de encosto dela? Se tu tiver critério até dá pra arriscar e mexer. Sabe onde fica?

Caso tu saiba, pega uma chave de fenda pequena e COM MUITO CRITÉRIO aperta apenas UMA volta do parafuso, isso fará com que a borboleta fique mais aberta, logo, terá um pouco mais de passagem de ar. Pensa nisso e experimenta, já resolvi problemas de rotação baixa em lenta com isso, mas como falei... COM MUITO CRITÉRIO E ATENÇÃO!!!

Ótima sorte, abraço!

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

eroha escreveu:Pois é Alex, eu estou na última tentativa antes de desistir e voltar para o carburador.
Ela continua ruim quando o motor está frio.
Aliás "ruim no frio" foi exatamente o que me motivou instalar a injeção.

Na próxima semana, um mecânico que trabalha na VW vai ver se descobre o que há de errado.
A central realmente estava com problemas, foi arrumada.
Troquei também motor de passo, sensor do TBI, velas novas para motor 1.6MI álcool, cabos já eram resistivos e estavam novos.
Estava péssima para pegar, coloquei uma solenóide nova e mangueirinhas boas... e retirei o "T" de retorno no tanquinho da gasolina (acho que este sistema é só para o carburado, que não usa solenóide). Melhorou, agora pega na 2ª ou 3ª, as vezes até na primeira.
Mas ainda morre. Andando, mesmo com o motor quente, ao pisar na embreagem, quase todas as vezes a rotação cai demais - menos de 500 rpm, e morre.
O que pode ainda estar errado? sensor de rotação? amanhã vou verificar o distribuidor, se é 243.
Uma outra coisa que fiquei pensando... que modelo é tua borboleta e atuador da lenta?

Tens como ver o número da peça (borboleta) e me passar para conferir?

Tua central é 1AVB ou 1AVP? Desculpe, mas esqueci... são tantos amigos do fórum com tipos diferentes que é preciso confirmar pra pensar em uma estratégia pra tentar ajudar.

Tá com chip original pra qual litragem de motor? Álcool ou gasolina? Teu motor é a álcool, isso eu sei... ao menos isso, né?! hehehe
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

Alex

meu carro ta pegando relativamente bem, porem quando frio, o motor fica um pouco acelerado, acoisa de 1200~1500 rpm, qua considero normal por estar gelado.


quando aquece, parece que acelera mais... beirando os 2000rpm.

verifiquei o fechamento da borboleta e ta fechadinha, sem frestas, nao verifiquei nem a instalaçao e nem o funcionamento do tps, pois nao entendo como testar...

meu motor de passo é com ponta plastica, meio arredondado, nao aquela classica ponta metalica como se fosse uma ponta de lança... este tambem nao verifiquei o funcionamento, mas vou tirar de um santana 1.8 mi 1998 que ta na oficina e ver oque acontece...

ponto de igniçao esta em 12°, meu motor é 1.8 original gasolina e rodando no alcool, e turbo (ainda sem pressao, pois quero acertar o motor primeiro)

velas ngk de celta vhc, cabos de vela MSD novos, distribuidor tampa e rotos da bosch.

sensor de temperatura ainda é o original do carburado, pois o que comprei é mais comprido e de rosca diferente do original do carro, e como estava la o do carro, só tirei, dei uma lixada nele para limpar e deixei.

o carro ta soltando um vapor pelo respiro do cabeçote com cheiro bem forte de alcool, nao sei se isso é normal, pois nao acontecia quando carburado...
Imagem
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:Alex

meu carro ta pegando relativamente bem, porem quando frio, o motor fica um pouco acelerado, acoisa de 1200~1500 rpm, qua considero normal por estar gelado.


quando aquece, parece que acelera mais... beirando os 2000rpm.

verifiquei o fechamento da borboleta e ta fechadinha, sem frestas, nao verifiquei nem a instalaçao e nem o funcionamento do tps, pois nao entendo como testar...

meu motor de passo é com ponta plastica, meio arredondado, nao aquela classica ponta metalica como se fosse uma ponta de lança... este tambem nao verifiquei o funcionamento, mas vou tirar de um santana 1.8 mi 1998 que ta na oficina e ver oque acontece...

ponto de igniçao esta em 12°, meu motor é 1.8 original gasolina e rodando no alcool, e turbo (ainda sem pressao, pois quero acertar o motor primeiro)

velas ngk de celta vhc, cabos de vela MSD novos, distribuidor tampa e rotos da bosch.

sensor de temperatura ainda é o original do carburado, pois o que comprei é mais comprido e de rosca diferente do original do carro, e como estava la o do carro, só tirei, dei uma lixada nele para limpar e deixei.

o carro ta soltando um vapor pelo respiro do cabeçote com cheiro bem forte de alcool, nao sei se isso é normal, pois nao acontecia quando carburado...
Vamos lá...

Tchê, verifica se essa borboleta não é dos AP-MI flex, daí ela tem que usar esse atuador da lenta com a ponta mais grossa e de borracha. A lenta não deve ser influenciada, apenas a aceleração fica um pouquinho diferente, mas não chega a comprometer. O bom é usar a borboleta com o atuador (o conjunto, ok!) com a ponta de metal, o famoso "5150".

Aparentar que a borboleta está fechada é uma coisa, e estar de fato é outra. Além disso tem a passagem do ar pelo atuador da lenta, ok?

Dá uma verificada se a tua borboleta tem o furo "pequeno" pra ponta do atuador... pode ser isso também... o contrário é também problemático, pq o atuador de "ponta fina" não fecha o buraco da borboleta de AP-MI flex, a lenta oscila AFÚ, fica acelerando o tempo todo, como se tivesse alguém apertando e soltando o acelerador.

Sensor de temperatura original de carburado??????? Não, tu tá de brincadeira, né?! Rapaz... é um dos principais indicativos de informação pra central e tu me deixa o de carburado?? PQP, parceiro!! Vai colocar o sensor de temperatura certo e nem tem o que questionar!!!

Depois do sensor de temperatura da água correto instalado, recomeça tudo pra resolver (caso ainda tenha) algum problema.

Se tá saindo vapor do respiro é pq tá lavando teu motor de álcool, meu irmão... fato!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
ERocha
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Jan 2010, 12:45
Carro:
Localização: São Bento do Sul-SC

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por ERocha »

AlexNichele escreveu: Chegaste a testar (ou pegar um outro emprestado para testes) o teu MAP?

Sobre o motor pegar no frio, com partida a frio... olha... eu já vi pessoa se enganando e na hora de acionar a partida a frio estava afogando de gasolina pq o sistema injetava muito, e precisava um ou dois segundos apenas de acionamento e já era.

Mas vai que a borboleta tenha que mexer no parafuso de encosto dela? Se tu tiver critério até dá pra arriscar e mexer. Sabe onde fica?
Alex,
não testei com outro MAP, mesmo pq parece novo. Mas vou pedir para o mecânico ver isto.
O sistema de injeção da gasolina está como a original, automatizado. Não tem botão injetor, é a central que comanda.
Este negócio do parafuso da borboleta eu não entendo e nem sei onde fica...
AlexNichele escreveu: Uma outra coisa que fiquei pensando... que modelo é tua borboleta e atuador da lenta?

Tens como ver o número da peça (borboleta) e me passar para conferir?

Tua central é 1AVB ou 1AVP? Desculpe, mas esqueci... são tantos amigos do fórum com tipos diferentes que é preciso confirmar pra pensar em uma estratégia pra tentar ajudar.

Tá com chip original pra qual litragem de motor? Álcool ou gasolina? Teu motor é a álcool, isso eu sei... ao menos isso, né?! hehehe
onde fica o número da peça da borboleta? Dei uma olhada por cima e não vi.
A central é 1AVP, foi desbloqueada, tá com o chip original 1.6 álcool.
O atuador da lenta é magneti, assim como o sensor do tbi que foi trocado.
Só o MAP que é genérico.
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”