Contran proíbe Xenon

Espaço de orientações e curiosidades sobre nossa legislação do transito.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
xandynn
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro: Gol GL 1992 Verde
Contato:

Contran proíbe Xenon

Mensagem por xandynn »

Galera, acabei de ler a notícia e estou postando aqui para quem usa ou gostaria de usar, saiba o que ocorre.

segue o link em um dos sites que eu costumo ler.

http://shockmotors.com/legislacao/contr ... aiba-mais/

abração
Galera do Rio de Janeiro, vamos tentar agitar um encontro de quadrados também!
Opinem nesse tópico: viewtopic.php?f=43&t=25893&p=330409#p330409

Imagem
Blog sobre a reforma do gol : http://alexandremattos.wordpress.com
fabianohgp
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Re: Contran proíbe Xenon

Mensagem por fabianohgp »

eae Xandynn, o pior que saiu uma parada sobre suspensão tbm. Estou na dúvida se ainda pode usar as molas esportivas.
Alguém pode ajudar?

http://g1.globo.com/carros/noticia/2011 ... cacao.html

Abs e fiquem com Deus!!
Daniluh
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Daniluh »

fabianohgp escreveu:eae Xandynn, o pior que saiu uma parada sobre suspensão tbm. Estou na dúvida se ainda pode usar as molas esportivas.
Alguém pode ajudar?

http://g1.globo.com/carros/noticia/2011 ... cacao.html

Abs e fiquem com Deus!!
É cara... Está bem claro o que está na resolução...

Nada de rodas que saiam para fora do paralama e nada de alteração de molas e suspensão original...

PQP, ASSIM FICA FODA!

....

....

...

VOU TURBINAR LOGO, QUE NA PRÓXIMA DESSA JÁ ERAM OS CARACOL!
Volkswagen Gol CL 89 AP 1.6 TURBO FORJADO
FuelTech
200cv nas RODAS
@0,8 BAR
Imagem
fabianohgp
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Pois é, tá tenso, comprei as molas e os amortecedores preparados, mas o carro não ficou pronto. Tô puto da vida com a oficina que está fazendo minha reforma. O projeto era pra 60 dia e sábado faz 7 meses.

Estou em dúvidas pq na matéria diz: "Alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão;". Porém as molas esportivas tem o mesmo número de elos e o resto da suspensão é original. Acho que com isso eles estão proibindo cortar molas, suspensão de rosca e suspensão a ar.

O que vcs entendem?

Vamos discutr pessoal.

Abs e fiquem com Deus!!!
xandynn
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro: Gol GL 1992 Verde
Contato:

Mensagem por xandynn »

tenso msm ... tipo eu n gosto de xenon ... acho lindo, mas realmente cega ... eu pelo menos quando viajei vinha alguns carros com xenon e eu ficava cegão ... agora mola ja axo um pouco de exagero ser tudo igualzinho, suspensão ... acredito que isso seja pq os caras n querem ter mais prejuizo ai geral anda de carro alto pq os buracos estão fodas, ai a gente cai num buraco, reclama processa e eles dizem que eh pq o carro é rebaixado.

nos estados unidos ( não querendo defender ) mas as vias são bem cuidadas, assim como portugal e vc pode tranquilamente ter carros rebaixados, alguns carros já vem rebaixados de fábrica ( são desenhados ) igual a lamborguini.

axo que eles devem parar de arrumar mais leis e começar a usar a merda do dinheiro que a gente paga para consertar as vias.

minha opinião =) vlw galera
Galera do Rio de Janeiro, vamos tentar agitar um encontro de quadrados também!
Opinem nesse tópico: viewtopic.php?f=43&t=25893&p=330409#p330409

Imagem
Blog sobre a reforma do gol : http://alexandremattos.wordpress.com
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Newerton »

O G1 coloco uma tabela INCOMPLETA no site.
VEJA OUTRAS MODIFICAÇÕES PROIBIDAS PELO CONTRAN
Segundo a Resolução 292/2008

É Proibidas, mais com regularização junto ao INMETRO é PERMITIDO.

Porem a notícia só ressalta do Xenon.

Então os demais da lista estão podendo fazer, mediante o Laudo!
Menos o Xenon!

E complicado essa discussão sobre o Xenon! Se todo mundo andasse com a potência correta dos gases, não ia rolar isso, tem carro 'antigo', que o foco do farol, passa da linha do meio pra cima, o que ofusca a vista mesmo, na estrada tenho que ficar olhando para a LINHA DO ACOSTAMENTO, para não sair fora da pista.

E sem falar que uns infeliz coloca de 10k 12k, eu acho que o 8k é o suficiente pra dar um charme e uma boa iluminação!
Eu tenho H1 de 8k, ia colocar o H4(Bi-xenon), porem eu ia mexer na regulagem do farol, se precisar até mesmo no painel da frente do carro.

Pra deixar o feixe o xenon do meio pra baixo!

Mais é isso, fazer o que, temos estradas ruims, que qualquer desnivel, o simples farol baixo, vira um farol alto na cara, até pelo retrovisor o xenon cega.

Mais tem lampadas da Tech-One que são de 8.5k, resta saber se presta!
Tem das Osram de 6300k, essa to querendo comprar!

Esqueci de dizer: Fiz a regularização da minha suspensão faz 1 mês, não tive dor de cabeça, para os que querem fazer ou que puderem fazer, faz. Cortar Mola: R$80 reais. Rebater Paralama: R$60 reais. Ver a cara do infeliz do :cop: olhando no documento a regularização: NÃO TEM PREÇO! :bronha:
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
fabianohgp
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Pois é pessoal, foi uma falha minha não ter prestado atenção, sobre as molas a referência é da Resolução 292 que entrou em vigor em 2008, e a suspa esportiva pode ser legalizada sim.

Newerton, aqui onde eu moro não legaliza com mola cortada não, somente com molas esportivas.

Abs e fiquem com Deus!!
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Newerton »

Fabiano,

Então, sabe que isso depende? Eu comprei uma mola esportiva para regularizar, a nota fiscal fico no detran, e na empresa responsavél pela vistoria se não me engano não pediu a nota, ou se pediu pego a referência rapida de alguma coisa.

Eu passei no teste da vistoria por sorte, por que os 2 amortecedores traseiro estava sem açao, tinha vazado oleo! E na trepidação da maquina não ia passar mais passou!

Não sei se precisa vim especifico na nota, se a mola e esportiva! Mais EU ACHO que se compra o jogo de MOLA ORIGINAL, deixar guardada, e corta a mola do carro, isso com certeza NINGUEM vai saber, ninguem vai pedir pra olhar a mola, só vai fazer o teste na empresa credenciada!

O que pode ocorrer de um infeliz la da vistoria do detran não deixar vc fazer vistoria por que o carro já está rebaixado! Mais vai com carro normal, pega a autorização pra fazer vistoria, e depois corta a mola(acho errado, POREM ATE HOJE DEPOIS DE ANOS NINGUEM ME RESPONDEU SE EXISTE MOLA REBAIXADA), e vai la na vistoria.

Só arrisca!
fabianohgp
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Newerton escreveu:Fabiano,

Então, sabe que isso depende? Eu comprei uma mola esportiva para regularizar, a nota fiscal fico no detran, e na empresa responsavél pela vistoria se não me engano não pediu a nota, ou se pediu pego a referência rapida de alguma coisa.

Eu passei no teste da vistoria por sorte, por que os 2 amortecedores traseiro estava sem açao, tinha vazado oleo! E na trepidação da maquina não ia passar mais passou!

Não sei se precisa vim especifico na nota, se a mola e esportiva! Mais EU ACHO que se compra o jogo de MOLA ORIGINAL, deixar guardada, e corta a mola do carro, isso com certeza NINGUEM vai saber, ninguem vai pedir pra olhar a mola, só vai fazer o teste na empresa credenciada!

O que pode ocorrer de um infeliz la da vistoria do detran não deixar vc fazer vistoria por que o carro já está rebaixado! Mais vai com carro normal, pega a autorização pra fazer vistoria, e depois corta a mola(acho errado, POREM ATE HOJE DEPOIS DE ANOS NINGUEM ME RESPONDEU SE EXISTE MOLA REBAIXADA), e vai la na vistoria.

Só arrisca!
Valew a dica Newerton, mas eu já comprei as molas esportivas e os amortecedores preparados.
Aqui liguei na empresa que libera o CSV da suspensão e me disseram que se for mola cortada não passa.
Pra vc ver com as leis são pura interpretação, aqui não se legaliza carro turbo, mas em outros estados sim. Sempre tive o sonhe de ter um carro "resfriado", mas ilegal não quero andar, tenso isso.

Abs e fique com Deus!!!
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Newerton »

Faz que nen eu fiz hoje, coloquei minha mola cortada denovo! hehehe
Mais ta regularizado já ;)

Espero que os infeliz não fiquei com fita querendo medir! hehehe
Carro alto é carro de veio, se eu quizesse carro alto comprava uma camionete ahuahuhuahuaahuha
fabianohgp
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Newerton escreveu:Faz que nen eu fiz hoje, coloquei minha mola cortada denovo! hehehe
Mais ta regularizado já ;)

Espero que os infeliz não fiquei com fita querendo medir! hehehe
Carro alto é carro de veio, se eu quizesse carro alto comprava uma camionete ahuahuhuahuaahuha

uhauhauhaua, é isso aí Newerton, depois que montar o carro vou ver como fica a altura, quero um dedo entre o pneu e a lataria. Depois de legalizar, se não estiver do meu agrado, vou mandar serra na mola.

Será que dá problema na segurança do carro se eu cortar a mola esportiva?

Abs e fique com Deus!!!

Obs: as mensagens já sairam do assunto tema: "Contran proíbe Xenon", auhauhauhuaa. Mas vamo que vamo!!!
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Newerton »

Olha um xenon TOTALMENTE regulado:
http://www.intellexual.net/hids/goodcutoff.jpg

Se todos anda-se asim, não teriamos este problema da BISCA DA CONTRAN!

Fabiano, vou te mandar MP, para não fugir do assunto do tópico.
fabianohgp
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Newerton escreveu:Olha um xenon TOTALMENTE regulado:
http://www.intellexual.net/hids/goodcutoff.jpg

Se todos anda-se asim, não teriamos este problema da BISCA DA CONTRAN!

Fabiano, vou te mandar MP, para não fugir do assunto do tópico.
Valew, abs.
JorgeLuizFilho
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro: Gol CL 2.0 Turbo
Contato:

Mensagem por JorgeLuizFilho »

Opa... nao ta Proibido Nao .....
Veja resolucao:

CONTRAN restringe uso do farol de xenon

Com a entrada em vigor da resolução 384, no dia 7 de junho de 2011, os veículos que não possuem fonte luminosa de descarga de gás (como o xenon) originalmente de fábrica, não poderão mais realizar a instalação desse tipo de equipamento.

A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de garantir maior segurança no trânsito. Já que os faróis utilizados na maioria dos veículos, comercializados no Brasil, foram projetados para o uso de lâmpadas halógenas e não de descarga de gás (xenon).

O xenon, quando instalado em um farol projetado para uso de uma lâmpada halógena, reflete a luz de forma diferente e não traz todos os benefícios de um farol projetado para este fim, como foco e distância de facho. O uso inadequado causa ofuscamento aos condutores que transitam em sentido contrário, o que pode gerar uma cegueira momentânea que pode originar a perda do controle direcional e aumentar o risco de acidente.

A lâmpada de xenônio possui um brilho elevado, por isso demanda faróis projetados especificamente para este fim.

Os veículos não dotados originalmente deste dispositivo, e que o instalaram, poderão trafegar até o seu sucateamento desde que tenham obtido o Certificado de Segurança Veicular (CSV). Estes poderão substituir as lâmpadas queimadas mantendo as características necessárias para o eficaz funcionamento do farol, de acordo com o CSV.

Quem descumprir as normas referentes ao uso do farol de xenon está sujeito a penalidade prevista no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração grave e prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Mais informações,

Assessoria de Imprensa – Denatran

ascom@cidades.gov.br

(61) 2108-1602
===============================================
Fonte:http://www.denatran.gov.br/ultimas/20110627_xenon.htm

jolly_filho@hotmail.com
Jorge
Jorge Luiz Filho
Sorocaba - SP - Brasil

Gol CL Bege 1992 - 2.0T - FT200
Gol GTS Preto 1993 - 1.8s Aspirado
:badbad:
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Newerton »

Jorge Luiz,

Como dito no primeiro posto e os comentários, o Xenon está proibido sim. Só quem poderá usar, são carros que sai de fabrica e os que conseguiram regulamentar junto ao INMETRO.
JorgeLuizFilho
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro: Gol CL 2.0 Turbo
Contato:

Mensagem por JorgeLuizFilho »

Opa... Neweton ... leia certinho a resolucao ...

O Meu esta com Xenon e Blitz parou e nao falou nada ... só Olhou !!!

Quem Legalizou passou pelo Inmetro e ja tem o CRLV emitido, podera circular ate o seu sucateamento !!! ( Conf. Descrito Resolucao )

Att..

Jorge Luiz
Jorge Luiz Filho
Sorocaba - SP - Brasil

Gol CL Bege 1992 - 2.0T - FT200
Gol GTS Preto 1993 - 1.8s Aspirado
:badbad:
Responder

Voltar para “Leis de transito”