[Dúvida] GNV Motor AP 1.8

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

PedroRJ
Membro
Membro
Carro:

[Dúvida] GNV Motor AP 1.8

Mensagem por PedroRJ »

Pessoal, instalei no meu carro um kit GNV de 10m3.

Valeu muito apena, estava gastando R$50-70 por semana de gasolina, aqui está R$3,14 o litro!! :uia: e agora gasto R$20-25 de GNV aqui está R$1,69. :lala:

Minha dúvida é, utilizo a vela NGK Green BPR5EY. Essa vela é indicada para o GNV ou tem alguma melhor??? Pesquisando na net vi muita gente falando das velas Bosch. Realmente são melhores que a NGK?

O carro liga normalmente no GNV, a lenta ficou otima, mas quando eu piso fundo, parece que o carro quer andar, mas ao mesmo tempo ele não quer, fica tipo vai pra frente e alguem puxa para tras.... tipo uns coices...

Alguem sabe oq pode ser??? As velas não são novas, troquei em novembro de 2010 mas na epoca meu carro estava queimando um pouco de oleo. Depois que troquei os aneis de segmento, não troquei as velas. Bobina, Tampa do distribuidor e cabos são novos e em bom estado. O caximbo já foi lixado algumas vezes.
Ah, ainda não alterei em nada o ponto do motor!!

Já regulei naquele registro que vem na mangueira do GNV para o carburador, mas não adiantou muito. Na gasolina não acontece isso!!!

Obrigado por qualquer ajuda!!!
GOl 91/91 CL motor AP 1.8 a Gasolina, TLDZ
Óleo: Castrol GTX 5X 20W50
Pneu: Continental ContiEcoContact EP 175/70 R13
Vela: NGK BPR5EY / Cabo de Vela: NGK ST-V02
Rotor: BOSCH 1234 332 300 / Tp do Dist: BOSCH 9 231 086 370
Som: H-Buster HBD-4100MP/A
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Re: [Dúvida] GNV Motor AP 1.8

Mensagem por Bill »

PedroRJ,

Beleza ???

Pelo o que vc falou deve ser o ponto que esta segurando seu carro, vc falou que ele é a gasolina e ponto da gasolina já é mais atrasado do que o alcool que ainda é atrasado em relação ao GNV, então acho que o problema deve estar aí mesmo .....

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
PedroRJ
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por PedroRJ »

Beleza!

Valeu pela ajuda Bill.

Vou levar no meu mecânico de confiança e pedir para ele regular o ponto. Mas antes disso é melhor eu trocar as velas e o caximbo né??

Tirei uma vela para ver o estado, e ela está muito carbonizadas, bem preta!

Abrs.
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

PedroRJ,

Estamos aqui pra isso mesmo, ajudar e ser ajudado, mas com relação ao ponto acho dificil achar um legal para GNV e gasolina, pois eles são muito distantes, mas não custa nada tentar com o mecânico, né, vai que ele tem alguma manha, sei lá ....
Não sei se da para colocar em todo carro que tem GNV mas já ouvi falar em um variador de avanço, ele deve fazer exatamente esse serviço de alterar o ponto conforme o combustível, tenta se informar a respeito dele, ou quem sabe algume que conheça mais GNV aqui do fórum possa te ajudar ....
Quanto as velas e cachimbo, sempre é bom tê-los em bom estado, mas no caso vc disse que as suas velas estão bem pretas, isso é indício de excesso de combustível, se fosse comigo eu tentaria lixar com uma lixa bem fina tipo 600 os eletrodos delas e corrigir o excesso, se ficasse bom já era, não seria o caso de trocar, mas se elas já estiverm bem velhas eu faria isso e depois que comprovasse que não esta mais com exceso aí eu as trocaria ....

PedroRJ
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por PedroRJ »

Bill,

Falei com meu mecânico hoje, e ele falou que vai deixar o carro muito bom. Confio nele pra kct. Agora, vamos ver né!!!

O meu não tem variador de avanço. Pesquisei na net, e somente o variador de avanço Fônico, é que pode ser instalado no carburado. Pq ele regula o ponto pela ignição eletrônica. Tem 2 modelos para carro carburado da Tury. Vou verificar onde eu instalo isso!! Eu coloquei o KIT GNV na DelGás e ninguem me falou do variador.

Abrs.
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Beleza Pedrão,

Depois conta aí como o mecânico deixou o seu carro ...
De repente nem precisa do variador, né

madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992

Mensagem por madson »

E aí amigo carioca. Essa história de variador de avanço por enquanto é balela ok?

Seu carro está fora do ponto e é só isso que vc irá pedir ao mecânico. O ponto para o GNV é mais adiantado, pois no GNV o carro requer uma queima mais rápida. Use velas NGK próprias para GNV e depois se sobrar dinheiro compre cabos de vela de silicone 8.0mm e se ainda sobrar dinheiro coloque uma bobina MI.

Tudo isso aí em cima tem no meu carro 1.6 CHT, o qual, além de ser econômico deixa qualquer AP GL ou CL para trás, pois dificilmente alguém consegue deixar um AP à gasolina ou álcool com o carburador 100% regulado. Disputar com um AP GTS ou GTI aí o buraco já é mais embaixo...

No meu carro faço em média 280km com um bujão de 16m3 cheio.

Abraço,
Madson.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Edeilson »

Madson desculpa ai mas eu discordo plenamente com o que vc falou, blz!!!

O vairador de avanço tem importancia sim senhor, agora se vc só anda no GNV ai a historia é outra, vc adianta o ponto e pronto!!!

Mas se vc utiliza os dois combustiveis a hitória é diferente pois os pontos são diferentes!!!

Pedro não se preucupe não, o meu tem GNV e ta com o mesmo problema, tenho que colocar o variador de avanço se não fica uma droga no gnv!!!

Agora uma coisa é certa que o Madson falou, cabo, vela e bobina vai dar uma grande melhora no seu carro!!!

fala alguma coisa ai a respeito do que vc fez Pedro, vlw!!!
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por madson »

Edeilson escreveu:Madson desculpa ai mas eu discordo plenamente com o que vc falou, blz!!!

O vairador de avanço tem importancia sim senhor, agora se vc só anda no GNV ai a historia é outra, vc adianta o ponto e pronto!!!

Mas se vc utiliza os dois combustiveis a hitória é diferente pois os pontos são diferentes!!!

Pedro não se preucupe não, o meu tem GNV e ta com o mesmo problema, tenho que colocar o variador de avanço se não fica uma droga no gnv!!!

Agora uma coisa é certa que o Madson falou, cabo, vela e bobina vai dar uma grande melhora no seu carro!!!

Discordar de uma opinião é válido, porém alegar indiretamente que o opinante não sabe de nada é incomensurável.
Em que momento eu disse que o variador de avanço não é importante?
Eu disse que por enquanto alegar que o problema é variador de avanço é balela, por favor leia meu post novamente.
Eu reafirmo para ele se preocupar primeiro com o ponto do carro, pois ele só vai gastar em mão-de-obra do mecânico e bem pouco, pois é um serviço fácil e pode até solucionar o caso.

Mas pode deixar que quando o amigo que fez o comentário vier na minha oficina querendo revisão no carburador eu vou dizer aos meus mecânicos para retificar todo o motor primeiro.

É cada um que aparece...quando for criticar um usuário ou membro, seja mais cauteloso ou delicado por gentileza.
Estamos todos aqui para ajudar. Sempre fui bem humilde e amigável com todos no fórum tentando resolver as diversas situações, mas o contexto pediu este post como resposta.

Abraço, Madson.
Editado pela última vez por madson em 19 Mar 2017, 07:23, em um total de 1 vez.
Viva à graxa!!!
Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Edeilson »

madson escreveu:
Edeilson escreveu:Madson desculpa ai mas eu discordo plenamente com o que vc falou, blz!!!

Discordar de uma opinião é válido, porém alegar indiretamente que o opinante não sabe de nada é incomensurável.
Em que momento eu disse que o variador de avanço não é importante?
Eu disse que por enquanto alegar que o problema é variador de avanço é balela, por favor leia meu post novamente.
Eu reafirmo para ele se preocupar primeiro com o ponto do carro, pois ele só vai gastar em mão-de-obra do mecânico e bem pouco, pois é um serviço fácil e pode até solucionar o caso.

Mas pode deixar que quando o amigo que fez o comentário vier na minha oficina querendo revisão no carburador eu vou dizer aos meus mecânicos para retificar todo o motor primeiro.

É cada um que aparece...quando for criticar um usuário ou membro, seja mais cauteloso ou delicado por gentileza.
Estamos todos aqui para ajudar. Sempre fui bem humilde e amigável com todos no fórum tentando resolver as diversas situações, mas o contexto pediu este post como resposta.

Att,
Madson Vinicius Aguiar Siqueira
Eng.: 00.0357.18
Bacharel em Engenharia Mecânica e Elétrica
Pós-Graduado em Motores Diesel, Gasolina, Álcool, GNV, Turbinas a Vapor e a Gás
Poxa Madson eu acho que vc entendeu de uma forma errônea meu comentário!!!

Se a pessoa adiantar o ponto não vai ficar ruim na gasolina não? Pois é isso que eu penso que um variador de avanço pode fazer, alterar o ponto do motor de acordo com o combustível pelo motorista utilizado no momento, pois os pontos para cada combustível não diferente, GNV ou Gasolina?!!!

E peço que me desculpe, pois somos humanos e as vezes erramos!!!
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por madson »

Deixa pra lá amigo, já passou.
Vamos agora aos fatos:
Se apenas tivermos um variador de avanço no carro o problema não será solucionado, pois a função do variador de avanço é auxiliar o desenvolvimento do carro na medida que o pé do motorista vai "solicitando potência". Se o ponto do carro não estiver adiantado no distribuidor o variador de avanço será prejudicado em seu trabalho pela falta de centelhamento.
O que vc não entendeu ou não sabe (isso é muito comum não se preocupe e por favor não me interprete mal) é que o variador de avanço influencia na mistura de combustível e não na centelha. Portanto um variador de avanço permite um ajuste melhor para que seja usado GNV e gasolina, mas não irá solucionar o caso da falta de centelhamento. Sendo assim, seu carro pode ter 10 variadores de avanço, mas se o ponto não estiver adiantado o rendimento do GNV continuará um m..., pois teremos boa mistura e pouca centelha para queimar essa mistura.
Por isso que falei que variador de avanço se torna "balela" no caso do post, pois nosso amigo disse exatamente nas palavras dele o que eu expliquei acima "parece que o carro quer andar mais não quer", então sugeri a instalação das velas, cabos, etc, mas enfatizei que antes de tudo ele deverá adiantar o ponto do carro, pois na verdade ele está querendo mesmo é andar bem no GNV e "cagar" para gasolina. Aqui no Rio quase todos nós que usam GNV "chutam o balde" para gasolina, ou seja, que se dane se funciona mal na gasolina, pois o GNV se torna nosso combustível diário. Eu só gasto 2 litros de gasolina por semana só para desligar o carro e sair com ele no combustível original. E a gente acaba convivendo com o problema de adiantar o carro e ele não andar bem na gasolina. Acrescentando ainda mais o vosso saber, nem com carros mais modernos conseguimos deixar o carro 100% no GNV e na gasolina/álcool. Quando instalamos GNV em carro moderno é colocado um Notebook no carro e utilizado um aparelho chamado Kaptor e perguntamos ao dono: você vai andar em qual combustível diariamente? Se ele responde GNV, então o carro é programado na injeção para GNV e fica prejudicado no outro combustível. Quando o carro é flex é pior ainda, pois temos que "eliminar" ou o álcool ou a gasolina para melhorar a programação do GNV.

À título de curiosidade o mecânico não pode cobrar nem mais que R$ 20,00 para adiantar um ponto de Golzinho, pois ele apenas afrouxa o parafuso do distribuidor e gira o distribuidor adiantando a ordem 1-3-4-2 da queima.

Percebe o qto meu post ficou grande e chato? Pois geralmente engenheiro se empolga explicando alguma coisa. Por isso que quando eu ajudo a galera aqui no fórum eu sou mais objetivo e parece até que sou grosso ou rude. Algumas vezes eu simplesmente deixo uma frase nos posts, exemplos: "troque as velas", "mude de posto de gasolina", "troque a bateria", "troque as buchas da balança", etc.

Fique tranquilo que não estou mais chateado com nada não, já passou.
Espero que agora todos entendam melhor sobre variador de avanço e adiantamento de ponto.

Abraço a todos,
Madson.
Viva à graxa!!!
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

madson,

Beleza ???

Pelo visto esse variador de avanço não é um variador de avanço, aí fiquei com a seguinte dúvida ..... PORQUE ESSA COISA TEM ESSE NOME ????
Qdo o citei disse que não entendia bem de GNV e tal e que tinha lido algo a respeito desse variador de avanço, que, na minha cabeça seria sim alguma peça ou mecanisco que atuasse no ponto do carro, de repente destravando um pouco mais a mesa do distribuidor e aumentando o vácuo para que o ponto se alterasse e tal ......
Aí vem vc e me diz que o variador de avanço atua na mistura e não na centelha !!!
COMO É QUE VOU DORMIR AGORA ??? Vc acabou com o meu sonho !!!! rsrsrsrrs
Mas, tirando a parte cômica sempre é bom saber um pouco mais !!!!

madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por madson »

Bill escreveu:madson,

Beleza ???

Pelo visto esse variador de avanço não é um variador de avanço, aí fiquei com a seguinte dúvida ..... PORQUE ESSA COISA TEM ESSE NOME ????
Qdo o citei disse que não entendia bem de GNV e tal e que tinha lido algo a respeito desse variador de avanço, que, na minha cabeça seria sim alguma peça ou mecanisco que atuasse no ponto do carro, de repente destravando um pouco mais a mesa do distribuidor e aumentando o vácuo para que o ponto se alterasse e tal ......
Aí vem vc e me diz que o variador de avanço atua na mistura e não na centelha !!!
COMO É QUE VOU DORMIR AGORA ??? Vc acabou com o meu sonho !!!! rsrsrsrrs
Mas, tirando a parte cômica sempre é bom saber um pouco mais !!!!

Calma Bill, sua dúvida é realmente pertinente. Estamos falando de dois tipos da variadores de avanço.

1- Há um variador de avanço mecânico que atua na mesa do distribuidor. Esse variador irá melhorar a distribuição da centelha sim, porém essa melhora na centelha vem regulada de fábrica para melhorar a combustão da gasolina. Então para que o variador de avanço da mesa ajude na melhora da centelha (para o GNV) o ponto do carro é um pouco adiantado. Se o ponto não for adiantado o variador de avanço do distribuidor não ajuda no GNV. Além disso, para aumentar ainda mais o rendimento a gente diminui a abertura das velas (se forem comuns), pois melhora ainda mais a centelha. Pronto expliquei sobre o variador que vc conheçe e já sabia que fazia isso.

2- O que falaram para o nosso amigo dono do post, muito provavelmente estavam falando do variador de avanço eletrônico que atua no misturador do GNV, por isso que eu falei que ele atua na mistura. Mas estavam tentando "pegar" o dinheiro do nosso amigo e por isso que eu falei que é balela. Nos kits de GNV para carros carburados esse variador de avanço não vem junto e por isso o kit é mais barato para carros antigos. E o variador não vem junto pq não precisa!!!

Fui mais claro agora amigo? Entendeu a diferença entre os dois? Desculpe pessoal, mas realmente explicar certas coisas detalhadamente na internet é muito complicado, pois não tem como eu mostrar ou apontar as peças e o funcionamento das coisas. Este é um dos motivos que eu nunca ensino nada sobre freios aqui no fórum, inclusive sempre sugiro (exijo) que o cara que tá querendo fazer sozinho vá em um mecânico, pois já pensou eu explicar sobre trocar partilhas, sangrar, entre outras coisas e o cara faz cagada em casa? Daí o cara morre por falta de freio e a gente nem tem como saber se deu certo, pois o cara não irá ressucitar para mandar fechar o tópico.

Abraço a todos,
Madson.
Viva à graxa!!!
Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Edeilson »

E ai Madson blz!!!

Meu pensamento em relação ao "variador de avanço eletronico" não sei se é o mesmo componente eletronico que o que vc está pensando e falou acima, é um que ele fica em série com a saida da caixinha eletronica para mandar o sinal à bobina!!!

Tipo assim, como para ligar o "variador" cortamos o condutor que vai até à bobina e ligamos de forma que ele vai entrar agora no módulo novo, variador, e esse sim através de uma espécie de microcontrolador vai mudar a frequencia de forma que vai adiantar o sinal de pulso que ia antes para a bobina mandando um novo sinal adiantado agora!!

Madson isso que falei acima eu não vi em nenhum canto to apenas falando meu ponto de vista, então me explica ai!!!

Eu tava vendo que existe dois tipos de variador, esse que eu falei que é pela a bobina e o outro que através da roda fônica, sei lá se esse componente, sei que tem outro que vi na internet!!!

Vlw!!!
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por madson »

Edeilson escreveu:E ai Madson blz!!!

Meu pensamento em relação ao "variador de avanço eletronico" não sei se é o mesmo componente eletronico que o que vc está pensando e falou acima, é um que ele fica em série com a saida da caixinha eletronica para mandar o sinal à bobina!!!

Tipo assim, como para ligar o "variador" cortamos o condutor que vai até à bobina e ligamos de forma que ele vai entrar agora no módulo novo, variador, e esse sim através de uma espécie de microcontrolador vai mudar a frequencia de forma que vai adiantar o sinal de pulso que ia antes para a bobina mandando um novo sinal adiantado agora!!

Madson isso que falei acima eu não vi em nenhum canto to apenas falando meu ponto de vista, então me explica ai!!!

Eu tava vendo que existe dois tipos de variador, esse que eu falei que é pela a bobina e o outro que através da roda fônica, sei lá se esse componente, sei que tem outro que vi na internet!!!

Vlw!!!
Desculpe mas eu não entendi bem o que vc falou, se possível explique melhor. Mas de qualquer forma, meu carro é carburado e não possui esse variador de avanço eletrônico (seja lá qual for) e o amigo dono do post não tem um GTI, então a história ainda tá na mesma coisa: basta ele adiantar o ponto do carro.

Com relação à sua dúvida, vá no MercadoLivre e procure por variador de avanço GNV e verás de tudo quanto é tipo: há uns que chamam de módulo de variação, mas independente de onde eles são colocados, todos tem a função eletrônica de adiantar o ponto e já expliquei sobre isso: é fato não valer um adiantamento eletrônico se o ponto mecânico impede o desenvolvimento do carro. Digo ponto mecânico pq é um adiantamento feito com um giro no distribuidor.

Abraço,
Madson.
Viva à graxa!!!
Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Edeilson »

Ta blz Madson, eu tbm tenho um gol no GNV, vou ver se compro esse variador para ver como é que fica ai eu te digo algo sobre ele!!!

Eu quero que ele fique com o ponto legal na gasolina, pq eu de vez em quando dou uma pisada ai vc sabe neh, vlw Madson!!
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por madson »

Edeilson escreveu:Ta blz Madson, eu tbm tenho um gol no GNV, vou ver se compro esse variador para ver como é que fica ai eu te digo algo sobre ele!!!

Eu quero que ele fique com o ponto legal na gasolina, pq eu de vez em quando dou uma pisada ai vc sabe neh, vlw Madson!!
Aí sim, para quem quer andar de boa nos dois combustíveis é bom fazer o possível para que isso aconteça, porém esteja ciente que nenhum dos dois ficará 100%, pois achar o equilíbrio além de difícil deixa o carro com rendimento de 80% e cada tipo de combustível.

Abraço.
Viva à graxa!!!
Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Edeilson »

É pode crer Madson, mas assim pelo meu gosto eu queria que ficasse ao mesmo nivel o gnv e a gasolina!!!

Como eu não mando só no carro e sim meu irmão tbm, ele quer deixar bem esperto na gasolina!!!

Ele questiona o seguinte, GNV não é para andar bem naum, é para nos trazer economia, pois a emoção quem dá é o combustível líquido, hshsh!!!

Vlw!
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por madson »

Edeilson escreveu:É pode crer Madson, mas assim pelo meu gosto eu queria que ficasse ao mesmo nivel o gnv e a gasolina!!!

Como eu não mando só no carro e sim meu irmão tbm, ele quer deixar bem esperto na gasolina!!!

Ele questiona o seguinte, GNV não é para andar bem naum, é para nos trazer economia, pois a emoção quem dá é o combustível líquido, hshsh!!!

Vlw!
Seu irmão está 50% certo e 50% errado. Na gasolina o carro anda bem sim e anda mais do que no GNV, mas tem um grande porém: com o carburador, o carro não consegue andar melhor no combustível líquido, somente será verdade se o carro tiver injeção. Não existe nenhum mecânico que pegue um carro com mais de 15 anos carburado que deixe ele andando mais do que no GNV, pois o carburador é um sistema que só é bom quando sai de fábrica. Com o passar dos anos a base empena e ele fica com entrada de ar. O GNV funciona como uma injeção, pois ele manda GNV direto para admissão.

No meu Gol CHT 1.6 já dei 160km/h no GNV, mas na gasolina eu não passo de 130km/h, pois sempre sou impedido pela má mistura por causa das falsas entradas de ar no carburador ou pelos giglês entupidos (ôh trocinho pra dar zica) ou ainda pela regulagem das bóias que nunca estão 100%. Desta maneira, por incrível que pareça, meu carro anda mais no GNV do que na gasolina.

Abraço,
Madson.
Viva à graxa!!!
Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Edeilson »

Poxa Madson é muito bom conversar com você, cada vez mais que falo com vc me passa na cabeça mais dúvidas, hehehe!!!

Dúvida do dia, hshshs:

No meu carro a mangueira que vem do redutor, entra na tampa do filtro de ar, ou seja, na entrada de ar do carburador!!!

Li sua postagem acima e percebi que vc falou da entrada do gnv pelo coletor de admissão, que naum é o caso do meu!!!

Poxa Madson deve ficar muito bom, pois fica sendo uma espécie de carro injetado, injetando combustível bem próximo aos cilindros diminuindo as perdas!!!

Então será que estou perdendo muito rendimento assim no meu caso? Será que se eu tentar ao máximo melhorar as entradas falsas de ar vou poder melhorar meu rendimento?

Vlw, Madson, já sei que meu carro ta cheio de gambiarra, kkkkk!!!
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”