ae galera eu comprei meu carro a pouco tempo
um gol gts 94
eu achei que andando abaixo de 2000rpm ele ficaria economico
mas quando deixo a rotação subir até uns 3000rmp antes de trocar marcha ele fica mais economico
alguem me explica esse fato?
[AJUDA] Consumo x rotação
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
- madson
- Membro - 1.6
- Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Seria mais fácil vc visualizar este fato se tivesse um vacuômetro ligado no seu carro, mas tentarei ser sucinto na explicação. Em um carro vc não dirige potência e sim torque. O que isso quer dizer? Quer dizer que se vc tiver um Corsa Classic 1.0 ele bebe mais do que um Corsa Classic 1.6 (Corsa 1.0 para ser econômico só presta o hatch que tem peso menor). O que isso tem a ver com o seu post? É simples, quando vc consegue aliar um bom torque do motor com o peso que está deslocando o carro fica mais econômico, então nem sempre a quinta marcha fica sendo a mais econômica. Caso esteja numa leve subida de quinta marcha e a rotação cair, é melhor jogar a quarta marcha e subir a rotação para 2500, pois assim vc adequa o teu motor ao peso deslocado do carro. Compliquei muito? Vou tentar outro exemplo: andando de bicicleta vc usa a marcha leve para subir ladeira, mas se vc usar a marcha leve para andar numa reta vc quase não sai do lugar, pois não produz torque e acaba cansando mais sua perna de tanto que tem que pedalar para sair do lugar se a marcha estiver leve, ou seja, vc precisa adequar o peso deslocado ao sistema de engrenagens da bicicleta para andar bem e cansar menos. No carro acontece a mesma coisa. Por isso vc sente beber menos para certas rotações que pareciam que ía beber mais. Sugiro que mantenha sempre seu carro em 2000rpm independente da marcha que esteja, ou seja, não se baseie na marcha e sim na rotação do carro para que ele seja econômico. Se tiver mais dúvida manda aê.
Abraço,
Madson.
Abraço,
Madson.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Viva à graxa!!!