[DUVIDA] Sistema de Arrefecimento, Aditico ou não ??
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- GustaviN_CL
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[DUVIDA] Sistema de Arrefecimento, Aditico ou não ??
Olá Galera do Clube.
Tenho uma dúvida cruel com relação a aditivo no sistema de arrefecimento das goletas, alguns mecânicos dizem que para carros antigos não é bom colocar mais pesquisando na net sempre falam que é bom.
Tenho um gol quadrado 1.6 CL ano 93 motor CHT, queria saber se devo colocar aditivo no sistema de arrefecimento e qual marca devo colocar e em qual proporção com água coloco ??
Agradeço desde já.
Abraços;
Tenho uma dúvida cruel com relação a aditivo no sistema de arrefecimento das goletas, alguns mecânicos dizem que para carros antigos não é bom colocar mais pesquisando na net sempre falam que é bom.
Tenho um gol quadrado 1.6 CL ano 93 motor CHT, queria saber se devo colocar aditivo no sistema de arrefecimento e qual marca devo colocar e em qual proporção com água coloco ??
Agradeço desde já.
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- lukinhas.killer
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eles falam isso porque: geralmente o motor apesar de estar bom de manutenção ja roda a um bom tempo, e querendo ou não cria sujeiras e ferrugem no motor, portanto colocando aditivo ele faz a sujeira se desprender das paredes do bloco, podem fazer as mangueiras ressecadas estourarem e etc!
então pelo mesno uma boa limpeza antes de colocar é bom, conheço um cara que compra um e roda uns dias e depois que soltou parte de sujeira ele troca e coloca um novo!
quanto a marca nao sei, eu gosto de selenia, e quantidade tem que ler na embalagem, depende do tipo dele!
[]s
então pelo mesno uma boa limpeza antes de colocar é bom, conheço um cara que compra um e roda uns dias e depois que soltou parte de sujeira ele troca e coloca um novo!
quanto a marca nao sei, eu gosto de selenia, e quantidade tem que ler na embalagem, depende do tipo dele!
[]s
... TEMPRA 2.0 16v ......
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se não usar a agua come tudo, se ficar com medo de colocar ai sim vc vai ter um prejuizo posterior muito pior podendo perder ate cabeçote nessa brincadeira! se seu carro saiu com aditivo de fabrica é pq a coisa é boa! se vir a perder selo de bloco, ou algum vazamento, sera logo depois de vc colocar o aditivo...mas tb depois de colocado e sempre trocando de ano em ano...vc nunca mais precisara mecher me mais nada no seu sistema de arrefecimento! o marrom que vc ve na sua agua de arrefecimento não é sujeira e sim ferrugem!!!
Uso Paraflu concentrado, duas garrafinhas, e o resto de agua desmineralizada. Antes de fazer a troca limpe o sistema o max. que conseguir, e troque o reservatorio por um novo.
ta cheio de reportagem sobre isso...boa sorte!
http://www.motorclube.com.br/materias/a ... motor.aspx
Uso Paraflu concentrado, duas garrafinhas, e o resto de agua desmineralizada. Antes de fazer a troca limpe o sistema o max. que conseguir, e troque o reservatorio por um novo.
ta cheio de reportagem sobre isso...boa sorte!
http://www.motorclube.com.br/materias/a ... motor.aspx
- GustaviN_CL
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Pois é eu também acho que é melhor com Aditivo mais por mecânicos falarem que não é bom pra carro antigo fiquei meio na dúvida.
Mais qual a proporção que coloco pois li artigos que tem que ser na proporção correta senão pode prejudicar o motor ???
Quantos litros de agua e quantos de aditivo ??
E qual cor devo colocar azul ou verde ??
Mais qual a proporção que coloco pois li artigos que tem que ser na proporção correta senão pode prejudicar o motor ???
Quantos litros de agua e quantos de aditivo ??
E qual cor devo colocar azul ou verde ??
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E aí Gustavo!!
Dirijo um Gol 1991, também CHT 1.6. Tinha a mesma dúvida que vc. No meu caso fiz o seguinte: levei em um bom eletiricista e pedi para ele limpar todo o sistema de arrefecimento. Depois pedi para usar o fluido de arrefecimento, utilizando 60% de áqua e 40% de fluido, conforme recomenta o próprio manual do carro. No caso, levei água destilada para ele lmisturar com o líquido de arrefecimento.
Como o cara é da rede de serviços Bosch, ele utiulizou o Glacelf Classic da Total, um bom fluído. Até hoje não tive qualquer problema. Como o tanto o manual como o pdf do Glacelf Classic recomendam a troca do fluído acada dos anos, vou voltar agora no meio do ano nesse eletricista e refazer tudo . Mas até agora não tive nenhum problema.
Dirijo um Gol 1991, também CHT 1.6. Tinha a mesma dúvida que vc. No meu caso fiz o seguinte: levei em um bom eletiricista e pedi para ele limpar todo o sistema de arrefecimento. Depois pedi para usar o fluido de arrefecimento, utilizando 60% de áqua e 40% de fluido, conforme recomenta o próprio manual do carro. No caso, levei água destilada para ele lmisturar com o líquido de arrefecimento.
Como o cara é da rede de serviços Bosch, ele utiulizou o Glacelf Classic da Total, um bom fluído. Até hoje não tive qualquer problema. Como o tanto o manual como o pdf do Glacelf Classic recomendam a troca do fluído acada dos anos, vou voltar agora no meio do ano nesse eletricista e refazer tudo . Mas até agora não tive nenhum problema.
a minha tava barrenta..
esgotei, coloquei o RADIEX e completei com agua para limpar...
liguei o carro, depois de 30 minutos desliguei, esgotei o sistema, saiu um caldo grosso de ferrugem quinem toddy, deixei passando agua pelo sistema uns 10 minutos com o carro desligado....depois coloquei 2 litros de paraflu e completei com agua de torneira, ficou show...
a agua está tão limpida que parece o mar do Havaii, temperatura media caiu um pouco.
esgotei, coloquei o RADIEX e completei com agua para limpar...
liguei o carro, depois de 30 minutos desliguei, esgotei o sistema, saiu um caldo grosso de ferrugem quinem toddy, deixei passando agua pelo sistema uns 10 minutos com o carro desligado....depois coloquei 2 litros de paraflu e completei com agua de torneira, ficou show...
a agua está tão limpida que parece o mar do Havaii, temperatura media caiu um pouco.
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se for usar um aditivo vagabundo, melhor só colocar água! tem que ser um aditivo BOM, e geralmente esse BOM, vem acompanhado da palavra CARO!
o aditivo tem que ser ETILENO-GLICOL, se não for esse o composto descrito na embalagem, esquece! e não server parecidos, se vc procurar vai encontrar muitos parecidos com isso e terminados em glicol também, mas não serve!
bons são Paraflu, ACDelco, Valvoline (e não havoline), Radiex (esse tem vários tipos, denovo, tem que ser etileno-glicol
geralmente a proporção é meio-a-meio... o gol são 5,5 litros, serão 2,75 litros de aditivo e o restante de água!
o bom é que o etileno-glicol (geralmente) é rosa, caso haja vazamento, a hora que secar ele fica um grude rosa no lugar, e vc identifica onde vazou, e esse grude sai com água! :bailajesus:
o aditivo tem que ser ETILENO-GLICOL, se não for esse o composto descrito na embalagem, esquece! e não server parecidos, se vc procurar vai encontrar muitos parecidos com isso e terminados em glicol também, mas não serve!
bons são Paraflu, ACDelco, Valvoline (e não havoline), Radiex (esse tem vários tipos, denovo, tem que ser etileno-glicol
geralmente a proporção é meio-a-meio... o gol são 5,5 litros, serão 2,75 litros de aditivo e o restante de água!
o bom é que o etileno-glicol (geralmente) é rosa, caso haja vazamento, a hora que secar ele fica um grude rosa no lugar, e vc identifica onde vazou, e esse grude sai com água! :bailajesus:
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
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- GustaviN_CL
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Fala galera..
Quero agradecer a todos que responderam ao tópico.
Vou ter que trocar a bomba d' agua do meu carro aí já pedi o mecânico para colocar Paraflu para mim.
É bom saber que podemos contar com respostas dos tópicos para no auxiliar e nos ajudar a coidar das nossas goletas.
Obrigado a todos.
Abraços;
Quero agradecer a todos que responderam ao tópico.
Vou ter que trocar a bomba d' agua do meu carro aí já pedi o mecânico para colocar Paraflu para mim.
É bom saber que podemos contar com respostas dos tópicos para no auxiliar e nos ajudar a coidar das nossas goletas.
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bom entrando na "discussao"
eu comprei um litro de radiex (azul) e vou fazer o limpeza nesse fds...
mais so vou colocar esse um litro de radiex!!!!!
será que é necessario colocar outro litro?
pois vou fazer o seguinte, limpar tudo (com agua de torneira) e depois tirar um pouco (agua do reservatorio) e encher com o radiex... :fiu: :fiu:
depois colocar pra funcionar....
eu comprei um litro de radiex (azul) e vou fazer o limpeza nesse fds...
mais so vou colocar esse um litro de radiex!!!!!
será que é necessario colocar outro litro?
pois vou fazer o seguinte, limpar tudo (com agua de torneira) e depois tirar um pouco (agua do reservatorio) e encher com o radiex... :fiu: :fiu:
depois colocar pra funcionar....
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xiiiiibinhodrummer escreveu:tem que ser dois litros e o resto de agua SEM CLORO!
entao ferro, pq to sem $$ pra comprar outro litro e agua
a agua ainda posso ver de utilizar as minerais ou de poço que pego aqui no trampo, mais o radiex vai ser dificil pq ainda preciso comprar o reservatorio tbm pq o da paratosa ta lindo, todo marrom ahahahhah
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entao, o f**a que to sem $$ no bolso pra comprar mais nada...Cresh escreveu:lembre-se de quando for limpar... colocar akele acido pra limpar o sistema... senao vai sujar de novo em alguns dias...
a agua em si não esta "suja" apenas o reservatório, e ja faz muito tempo (cerca de 1 ano e pouco) que nao coloco nenhum produto junto, apenas completo com agua de poço ou mineral.....
mais conforme for, vou fazer a limpeza com o que eu tenho e daqui uns meses caso verifique sujeira novamente ai faço novamente e de forma mais correta (ai tenho tempo e juntar $$ pra isso)