[RESOLVIDO] Qual vela usar? grau 9?

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

[RESOLVIDO] Qual vela usar? grau 9?

Mensagem por Edeilson »

E ai galera to pensando em trocar as velas do carango já para ficar com um toque especial!!!

O carro ta original com TLDZ a gasolina!

Queria saber qual vela usar, aquela coisa de grau?

Sei que uma marca boa é NGK!!!

E ai galera ajuda ai!
Editado pela última vez por Edeilson em 24 Jan 2011, 10:48, em um total de 1 vez.
butucao00
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por butucao00 »

Cara tem muitas velas no mercado, sem dizer as q nao sao pros nossos carros mas mesmo assim a galera põe!tem uns ate colocando vela de moto hehehehe....

vou te dizer as originais dos aps à gasolina da
NGK
até 1991 codigo BP5ES
acima 91 codigo BPR5EX eu ja usei essa no meu 89 e deu boa pos nao achei essa decima!

agora depois q fiz meu motor uso da bosh, sempre usei ate no meu 1.0 16vturbo q eh muito enjoado pra vela e essas bosh sempre dao conta, aki sao um pouco mais caras q as ngk!
e tem as da Acdelco q tambem sao muito boas!
se seu carro eh original poe vela original q eh a melhor coisa a se fazer
abrass
Nitrobboy
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Nitrobboy »

Vela boa é EGV
butucao00
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por butucao00 »

as EGV sao fodas mesmo, mas dai eh outro padrao de velas!
pra original nao precisa usar elas e sao bm caras pra por num original!
aki tah em torno de 150$ o jogo
dai tem as NGK iridiun nessa faixa de preço!
tem as Bosch Super 4 Eletrodo que sao as que eu uso atualmente sao muito boas tambem!
dai sao velas bm superiores ,qualquer uma dessas soh q nao baixam de cento e pocos reais o jogo!
abrass
de Azevedo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por de Azevedo »

Coloca vela de DT.
Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Edeilson »

Mas galera é pq eu não quero tipo pra ficar "original"!

Quero dar um melhorada no motor!!!

Mas agradeço a contribuição de todos!!
Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Edeilson »

Já vi falar muito nas de DT, só que um colega meu disse que é bom pra alcool pois são muito frias para gasosa!

Mas é uma preparação de Vela assim que eu quero!
de Azevedo escreveu:Coloca vela de DT.
MarcosD
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por MarcosD »

Fala Edeilson!

Aqui estou eu de novo para dar uns pitacos, rs...

Via de regra, o melhor funcionamento do motor é atingido com uma vela que permita a maior temperatura sem que cause problemas como batida de pino e/ou pré-iginição.
O grau das velas é definido de acordo com a temperatura que as câmaras de combustão atingem e também o quão rápido esse calor deve ser retirado do motor.
O que principalmente altera a temperatura é a maior taxa. Por isso que motores álcool usam velas de 1 a 2 pontos mais frias que um motor a gasolina, devido justamente à maior taxa, de 12 a 13 nos álcool contra 8 a 9 dos gasolina. E é por isso também que motores preparados com cabeçote rebaixado precisam de velas mais frias, ou seja, precisam que sejam frias para não quebrar o motor, não para dar mais performance. Exatamente por isso, motores que não tenham taxa muito alta, mas que trabalhem em regimes de rotação altas, como competições, também exigem o uso de velas mais frias. Ou se sua região é muito quente e você vive de pé embaixo por longos períodos, tipo 180km/h por 10 min.
Portanto, se seu carro é original ou com preparação leve, não adianta colocar velas mais frias ou de "moto", você só irá piorar o rendimento do motor. Use o mesmo grau recomendado para o seu motor, ou seja NGK 5 ou Bosch 7 para motores a gasolina, e NGK 6 ou Bosch 5 para álcool.
As velas de moto... Como motores de moto trabalham em regimes de rotação bem mais altos que os carros, suas velas são mais frias, tipo grau 8 a 9. São recomendados por serem uma opção barata comparados com as velas para carro para motores bem preparados, com taxa bem alta. Só que o pessoal erroneamente acha que dão mais performance porque "ouviram falar"..
Quanto às velas EGV, Iridium, independente do grau térmico delas, têm uma tecnologia de construção de eletrodos e materiais que favorecem a queima, mas essas diferenças aparecerão em motores com alta taxa de compressão ou turbos. Por quê? Porque quanto maior a pressão dentro da câmara de combustão, o que acontece em motores taxados ou turbocomprimidos, mais difícil fica da faísca pular, exigindo mais voltagem da bobina, que ele pode não fornecer. Nestes casos, temos que diminuir o gap das velas, pois, quanto maior a distância dos eletrodos, mais difícil fica da faísca pular. Só que se diminuir o gap, a faísca fica pequena, dificultando partidas, falhando mais e piorando a combustão. Nesta hora que entram as velas EGV, Iridium, etc, que têm eletrodo central mais fino, o que facilita o salto da faísca, permitindo o uso de gaps maiores, próximos dos originais, diminuindo a falhação. Ou, colocar módulos de potência e bobina, que permitirão usar os gaps originais ou até maiores. Conjugado com essas velas especiais, fica melhor ainda.
Ah, as velas para competição, como as NGK EGV, têm o seu eletrodo e isolador central recuados, para evitar detonações e batidas em componentes internos. Essas velas, em um motor original, deixarão o motor com jeito de ponto atrasado, pois a propagação de chama se dará perto da superfície da câmara e não perto de seu centro, gerando piora de performance e carbonização. Não acontece com as NGK Iridium e Denso Iridium, que têm ponta projetada e foram projetados para uso com motores originais.
De novo, se seu motor não atende às especificações, é dinheiro jogado fora....
As velas de 3 ou 4 eletrodos, como as NGK BUR5ETB10 ou as Bosch Super Four, apareceram para resolver problemas de emissão de poluições. Como a maior parte de falhas de ignição ocorrem perto da marcha-lenta, foi inventado as velas multi-eletrodos. O que acontece? Se só se tem um eletrodo, que, por qualquer motivo, não conseguiu saltar a faísca, ficou por isso mesmo, jogando combustível fora. Mas se você tem mais de um eletrodo, ainda tem outro para faiscar, aumentando as chances de ter faísca e diminuir a emissão de HC.. Sem falar que aumenta a durabilidade das velas. Porém, têm o problema de possuírem mais massa para absorver o calor gerado pela faísca, daí a vantagem das velas com eletrodo central mais fino e eletrodo massa chanfrado, como as NGK Iridium ou Denso Iridium...
Falando em durabilidade, as velas com platina (NGK BPR5EX) foram desenvolvidas exatamente para issso, aumentar a durabilidade. Se uma vela comum durava 15.000km, as de platina (e outros metais estranhos) durariam 30.000km. Mas nada que melhore muito o desempenho, apesar de ser melhor que a comum, já que tem eletrodo central ligeiramente mais fino, para ser usado com catalisador e diminuir emissões...
Agora, com certeza qualquer uma dessas velas especiais, que não sejam as de competição, desde que respeitado seu índice térmico, deixam seu motor rodando liso e um pouquinho mais econômico, com respostas no acelerador um pouquinho melhores, justamente porque diminuem as chances de falhas.
Pessoalmente, uso as NGK Green Plug, que são baratinhas mas têm uma construção que melhora a ignibilidade.
Já usei Bosch Super Four, NGK Iridium, Denso Iriidium, Bosch Super Platinum, etc, mas acho que o custo não vale a pena para motores levemente preparados. Uso a NGK BUR7ETB-10 no meu motor a álcool só para levar para a inspeção veicular de São Paulo, depois tiro e guardo para o próximo ano, rs.

Desculpem o longo post, mas queria tirar essas duvidas da galera.
Editado pela última vez por MarcosD em 19 Jan 2011, 08:32, em um total de 6 vezes.
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:

Mensagem por Fets »

velas não dão nenhuma potência no motor, muito menos melhoram ele...

a melhor vela pro carro é a original do motor, pois é a taxa de compressão e o combustível que diz qual a vela a ser usada

sem querer desanimar mas vela não muda nada na potencia... eu to usando as originais do ap 2.0 álcool grau 9 (agora que eu coloquei pistões álcool), com 49g e 4x1 e o carro ta um capetinha...

voltei as velas de qdu era turbo, que era grau 9, e fica a mesma coisa!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
MarcosD
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por MarcosD »

Fets escreveu:velas não dão nenhuma potência no motor, muito menos melhoram ele...
Exatamente Fets! A idéia é não perder potência com velas erradas!
Fets escreveu:a melhor vela pro carro é a original do motor, pois é a taxa de compressão e o combustível que diz qual a vela a ser usada

sem querer desanimar mas vela não muda nada na potencia... eu to usando as originais do ap 2.0 álcool grau 9 (agora que eu coloquei pistões álcool), com 49g e 4x1 e o carro ta um capetinha...

voltei as velas de qdu era turbo, que era grau 9, e fica a mesma coisa!
Velas grau 6 ou 7 do 2.0 álcool original, né?
MarcosD
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por MarcosD »

Pô Fets, você fica em Guarulhos...

Conhece a preparadora Ueda Motors? Seu Jorge Ueda?
Fica do lado da Fernão Dias...
butucao00
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por butucao00 »

por isso como disse ,em carros originais nada melhor que as velas originais!

se quizer melhorar a queima tem q mexer em bobina etc...
eu uso as Bosch Super Four sao exelentes meu carro tah com 10 de taxa
na gasolina e a queima perfeita uso apenas elas e bobina de MI
cabos de vela originais da bosh ,pois sao melhores q esses de silicone vagaba que tem por ai!

abrass
Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Edeilson »

Marcos agradeço muito pela explicação dada, vou guardar no meu pc!!!

Então assim cheguei a conclusão que vou usar as originais, NGK BPR5EX mais o cabo ST-V02, para o AP a gasolina!!!

Vlw galera agora é só arranjar o dinheiro :fiu:
MarcosD
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por MarcosD »

Valeu Edeilson!
Estamos aqui para compartilharmos informações!
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:

Mensagem por Fets »

errei, é grau 7 as velas originais, não 9, 9 era do turbo!

meu amigo ligou pra bosch [se não me engano] e lá explicaram que quem manda na vela é o motor, mesmo se for convertido, usar a vela original, a não ser em turbo ou aspirados fortes que muda a conversa!

conheço a Ueda sim, vira e mexe passo na frente mas nunca entrei!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
MarcosD
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por MarcosD »

Fets escreveu:conheço a Ueda sim, vira e mexe passo na frente mas nunca entrei!
Experimenta passar lá, é meu preparador. A oficina vive cheia de carros preparados, dificilmente tem carro com motor original.
Eu me divirto!
kdinnn
Membro
Membro
Carro:

Re: [RESOLVIDO] Qual vela usar? grau 9?

Mensagem por kdinnn »

Uma dúvida pessoal, meu carro é um GTS 94/94 a gasolina, ele é cabeçote rebaixado de fábrica, correto? Então, to colocando a bobina do MI, qual seria a configuração de cabos e velas na opinião de vcs para melhor queima de combustível?

Ps. Perdoem a minha leiguice no assunto
GTS 94/94 Preto
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
schioser
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por schioser »

Kdinnn, posso estar enganado, mas ele não é rebaixado de fabrica, mas sim tem de fabrica um comando melhor (49g).

Pode colocar a bobina do MI e usar velas e cabos originais.
schioser
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por schioser »

Aproveitando pra tirar uma duvida...

Segundo o Carlos, se vc melhorar a faisca com uma bobina melhor (ex. saindo da original asfaltica pra plastica do MI), vc pode usar um gap (ou abertura de vela) maior.

Em Opalas, quando se usa a bobina do MI, muitos preferem aumentar o gap (ou abertura) para melhor aproveitar a faisca e ter uma queima ainda melhor. Ha relatos de pessoas que rodas com mais de 1mm de abertura na vela original ha bastante tempo e diz que melhora muito.

Podemos também em nossos quadrados usar desse artificio????
kdinnn
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por kdinnn »

Brigadão pela resposta schioser! Assim q possível vou comprar cabos e velas bosch pra por no jatão!
GTS 94/94 Preto
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”